O cantinho do lampiões

[h=2][/h]




cardozo10.jpg


Águias a quatro golos da centena

Perto da centena. De golos. É uma das imagens de marca era Jorge Jesus no Benfica: desde que chegou ao reino encarnado, as suas equipas têm ultrapassado sempre os 100 golos.

Esta temporada já viu a equipa concretizar em 96 ocasiões, em 42 jogos em todas as provas, contando com a ajuda de quatro autogolos (dois na Liga, dois nas restantes provas), faltam, por isso, quatro golos para a centena.

O próximo adversário é o Rio Ave... equipa que na época passada, para a Liga, quando visitou a Luz regressou a casa com cinco golos na bagagem.

A repartição dos golos faz-se da seguinte forma: 60 golos na Liga, 12 nas provas europeias (Champions e Liga Europa); seis na Taça da Liga (prova de onde as águias já foram eliminadas) e 18 golos na Taça de Portugal, em cinco partidas numa prova onde ainda não sofreram qualquer golo até agora.

Com Jesus no comando, esta é já a segunda melhor média do Benfica, apenas atrás do ano do título, em 2009/10.

A média nesta temporada é de 2, 28 golos por jogo; nas duas épocas anteriores foi de 2,01 e em 2009/10 chegou aos 2,43/jogo, número impressionante graças aos 124 golos em 51 jogos).

Fonte:
 
[h=2][/h]




garay3.jpg


Man. City oferece 17,5 milhões por Garay

Informações que circularam ontem em Inglaterra sugerem que o Manchester City, o campeão em título daquele país, pode avançar seriamente para a tentativa de contratação do defesa central argentino do Benfica Ezequiel Garay, que se encontra ao serviço da seleção.

A Imprensa britânica avança que uma proposta de 17,5 milhões de euros pode chegar à Luz, número próximo da cláusula de rescisão do jogador de 26 anos, fixada em 20 milhões.

Manchester United, Barcelona e Chelsea são outros pretendentes na corrida por Garay.

Fonte:
 
salvio8.jpg

Salvio mais influente que na época de estreia na Luz



Cada vez mais influente. Existe um ditado que diz que dificilmente se é feliz duas vezes no mesmo local. Mas não é esse o caso de Eduardo Salvio. O argentino, de 22 anos, está a revelar que é possível ser ainda mais feliz na segunda ocasião em que representa as águias do que na primeira.

Os números assim o comprovam. Apesar de ainda não ter igualado o número de jogos de 2010/11, a primeira passagem pela Luz, então por empréstimo do Atl. Madrid, Toto Salvio já tem o mesmo número de golos (dez), maior número de minutos de competição e mais, bem mais assistências do que então.

A estatística ajuda, assim, a perceber o valor elevado do investimento feito pela SAD liderada por Luís Filipe Vieira no argentino no início desta temporada. Salvio impressionou em 2010/11 e mais ainda nesta temporada, quando ainda faltam dois decisivos meses para o final da temporada. O extremo, que em número de jogos, 38, é o homem mais utilizado esta temporada por Jorge Jesus, tem impressionado sobretudo no capítulo das assistências para golo. Tem nove e é o melhor amigo dos goleadores desta época, ao contrário do que aconteceu na primeira passagem, em que não foi além das quatro assistências.
 
garay10.jpg

Jesus com problemas no setor defensivo



Atenção redobrada ao setor defensivo. A pouco mais de 72 horas do jogo com o Rio Ave, sábado, na Luz, é o quarteto defensivo que deixa Jorge Jesus mais expectante. Pela simples razão que somente amanhã terá o grupo completo com a chegada de Ezequiel Garay, central argentino que apesar de não ter jogado ontem em La Paz, na Bolívia, esteve concentrado com a seleção de Messi e sujeito a viagem desgastante.

Garay será, por isso, um dos homens a merecer cuidados atentos por parte do treinador encarnado, sabendo-se também que antes da viagem para os compromissos na seleção, o argentino apresentou alguns problemas físicos no ombro esquerdo, que o impediram, por exemplo, de jogar em Bordéus.

Perspetiva-se o regresso de Luisão, mas também ele esteve a recuperar de lesão, pelo que naturalmente Jesus irá avaliar se o capitão se encontra fisicamente a cem por cento, após uma paragem de mais de três semanas. Jardel é alternativa a levar em linha de conta para qualquer eventualidade.
Mas há mais preocupações. Maxi Pereira já esteve ontem no relvado e aparentemente sem queixas, mas a verdade é que também voltou condicionado da viagem ao Uruguai e tem estado sob atenta vigilância médica. André Almeida está de prevenção.
 
matic10.jpg

«Matic é a estrela do Benfica» - Frank Arnesen



Antigo diretor da formação do Chelsea, Frank Arnesen critica a fraca aposta do clube londrino nos jovens, apontando o exemplo do médio sérvio Nemanja Matic, que tem brilhado esta época ao serviço do Benfica.

Matic foi contratado pelo Chelsea em 2009 pela mão de Arnesen, mas dois anos volvidos, quando estava por empréstimo no Vitesse, foi envolvido no negócio da transferência do brasileiro David Luiz para o clube londrino.

O antigo diretor da formação dos blues lembra: «Tínhamos muitos talentos no Chelsea, jogadores maravilhosos que precisavam de ter oportunidade de jogar. No entanto, nunca tiveram isso, a pressão era enorme.»

Ainda assim, Arnesen, citado pelo jornal London Evening Standard, diz estar orgulhoso com o seu trabalho no clube: «Contratei Borini e Sturridge, que estão agora no Liverpool; Miroslav Stoch fez o golo do ano para a FIFA pelo Fenerbahçe; e Nemanja Matic é a estrela do Benfica.»
 
enzoperez44.jpg

Cardozo e Enzo em dúvida para receção ao Rio Ave; Garay e Melgarejo disponíveis



Enzo Pérez, médio argentino de 26 anos, que tem apresentando limitações, não se treinando nos últimos dias com os companheiros, e Óscar Cardozo, ponta-de-lança paraguaio de 29 anos, que ontem só cumpriu parte da sessão de trabalho realizada da parte da tarde no Caixa Futebol Campus, no Seixal, estão a preocupar o treinador dos encarnados, mas nem por isso Jorge Jesus abdicará da intenção de lançar a equipa mais forte no encontro com o Rio Ave, uma vez que não tenciona fazer poupanças a pensar na partida de quinta-feira com o Newcastle, para a Liga Europa.

Estes dois jogadores, as grandes dúvidas do plantel tendo em conta a partida de amanhã à noite, no Estádio da Luz, frente ao Rio Ave, para o Campeonato, darão certamente que pensar até ao dia do jogo, mas a favor das intenções do técnico das águias está o facto de poder utilizar Lorenzo Melgarejo e Ezequiel Garay.

O lateral-esquerdo paraguaio, que ontem já realizou a sessão de trabalho sem limitações aparentes, deu um sinal afirmativo em relação à disponibilidade para o encontro da 24.ª jornada da Liga, mas também o defesa central argentino mostrou total abertura, até porque se treinou sem problemas no dia em que regressou a Lisboa. Garay fez a viagem de Buenos Aires para Lisboa e apesar do desgaste de muitas horas de voo não ficou no ginásio do Seixal, integrando imediatamente o trabalho de campo, sinal de que estará ao lado de Luisão.

Desta forma, Jesus vai poder utilizar a melhor dupla de centrais, depois de três partidas sem o capitão de equipa, que falhou os encontros com Gil Vicente, Bordéus e Vitória de Guimarães.
 
jorgejesus02.jpg

«O Benfica não tem medo de ninguém» - Jorge Jesus



O treinador do Benfica, Jorge Jesus, não está preocupado com o jogo do FC Porto em Coimbra e diz que equipa tem de se preocupar consigo pópria.

«Não nos podemos preocupar com os nossos rivais, temos de fazer o nosso trabalho e o nosso trabalho é vencer. Se vencermos o Rio Ave, isso é que interessa. As consequências da jornada estamos cá depois para fazer uma avaliação», afirmou o técnico das águias em conferência de imprensa.

Jesus considera que os jogos até final do campeonato são todos difíceis e elogia a equipa: «Todos os sete jogos que faltam são difíceis. Às vezes os que parecem mais fáceis teoricamente, são os mais difíceis. O Benfica está uma equipa muito humilde, que respeita os adversários e que não tem medo de ninguém.»
 
ultima.jpg

Águias na máxima força para o Rio Ave



Óscar Cardozo, Enzo Pérez, Maxi Pereira e Melgarejo, jogadores que estavam em dúvida para o encontro desta noite com o Rio Ave, no Estádio da Luz (20.30 horas), integram a lista de convocados de Jorge Jesus para o compromisso das águias na 24.ª jornada da Liga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;

Defesas: Garay, Luisão, Jardel, André Almeida, Maxi Pereira e Melgarejo;

Médios: Carlos Martins, Pablo Aimar, Ola John, Gaitán, Matic, Salvio, Enzo Perez, Urreta e André Gomes;

Avançados: Rodrigo, Lima e Cardozo.
 
jorgejesus15.jpg

«Sentimo-nos cada vez mais confiantes» - Jorge Jesus



O treinador do Benfica lembra que ainda há seis jornadas para disputar e que nada está ganho, mas admite que a dinâmica que a equipa tem adquirido confiança acrescida pela dinâmica que tem vindo a apresentar nos últimos jogos.

«Neste momento, faltando seis jogos, o importante é vencer como disse, nem que seja por meio a zero. Hoje acabámos por vencer por 6-1 mas, para além de ter ganho, a equipa jogou com qualidade. O importante, neste momento, é saber que quando não se pode jogar bem tem de se atingir os objetivos. Hoje, os jogadores fizeram algumas jogadas com mais açúcar porque o marcador o permitiu», disse Jorge Jesus em conferência de Imprensa, frisando que «está tudo em aberto» na luta pelo título, apesar de a equipa se sentir «cada vez mais confiante» à medida que se aproxima o final da época.

«Gostava que o Benfica jogasse sempre a um nível alto. Todas as equipas têm períodos bons e outros menos bons durante o campeonato. O Benfica está a acabar o campeonato com uma boa dinâmica. Este mês vencemos os jogos todos», atirou.

Sobre a condição física de Salvio, que saiu lesionado: «Ainda não há um diagnóstico sobre a gravidade da lesão de Sálvio. Estamos neste momento em três frentes e vamos jogar nos limites de tudo. A gestão dos jogadores vai ser sempre em função do momento e não em função do próximo jogo. Quem estiver melhor é que joga.»
 
oblak1.JPG

Oblak na mira do Everton



Segundo avança o jornal britânico The Sun, o guarda-redes do Benfica Jan Oblak, actualmente cedido ao Rio Ave, poderá estar a caminho do Everton.

O clube estará alegadamente interessado em contratar um novo guarda-redes e o esloveno de 20 anos, que se tem destacado a defender as redes do clube de Vila do Conde, poderá ser a escolha dos toffees.

O clube de Liverpool terá disponibilizada uma verba a rondar um milhão de euros para a contratação do jovem jogador, numa altura em que o Benfica tentará a renovação de contrato com o mesmo.
 
cardozo14.jpg

Cardozo já só tem Eusébio à frente



Com o golo marcado diante do Newcastle, de grande penalidade, Oscar Cardozo passou a somar 30 remates certeiros nas competições europeias. Melhor, ao serviço de equipas portuguesas na Europa, apenas Eusébio, com total de 57 golos.

O avançado paraguaio igualou esta noite a marca de José Torres, contando em termos globais com 11 golos na Liga dos Campeões, 1 na extinta Taça UEFA e 18 na Liga Europa.

Eusébio, com 57 golos (46 na Taça dos Clubes Campeões Europeus, 7 na Taça das Taças e 4 na Taça UEFA), continua no trono, não só no Benfica mas também no que diz respeito a jogadores ao serviço de equipas portuguesas nas competições europeias.
 
hugomiguel2.jpg

Nomeação de Hugo Miguel gera mal-estar na Luz



A nomeação do árbitro Hugo Miguel para o Olhanense-Benfica, amanhã, em Olhão, a contar para a 25.ª jornada da Liga, está a gerar um sentimento de profundo mal-estar na nação encarnada, e é mesmo encarada como um alerta vermelho em relação a eventuais jogadas de bastidores na ponta final do campeonato.

Hugo Miguel, 36 anos, natural de Lisboa e bancário de profissão, foi o juiz do Académica-Benfica da época passada (20.ª jornada), a 25 de fevereiro de 2012. As águias vinham de uma derrota em Guimarães (0-1), que tinha permitido a aproximação do FC Porto à liderança - a vantagem encarnada passou de cinco para dois pontos -, e entraram em Coimbra pressionadas pelo facto de na ronda seguinte receberem o FC Porto. O jogo terminou num empate sem golos (os dragões venceram o Feirense no dia seguinte e colaram-se à liderança), mas a atuação de Hugo Miguel motivou sinais de insatisfação dos adeptos - note-se, porém, que também a exibição da equipa foi criticada.

Na edição de 23 de janeiro deste ano, o nosso jornal publicou uma grande reportagem sobre as suspeitas que pairam na arbitragem portuguesa, e um dos vários casos relatados prende-se com o referido jogo. «Hugo Miguel esteve no Académica-Benfica da época passada, onde, segundo o observador José Ferreira, terão ficado dois penalties por marcar a favor do Benfica. Hugo Miguel ficou com a nota de 2,1, mas consta-se que alguém influente lhe terá dito para reclamar do relatório. Foi o que fez, e de dois lances de penalização passou para um, o que lhe valeu melhorar a média e perfilar-se para árbitro internacional», pode ler-se.

Hugo Miguel, que juntamente com Marco Ferreira substituiu Bruno Paixão e João Ferreira (este por limite de idade) na lista de juízes internacionais, não voltou a apitar jogos do Benfica até final dessa temporada, e esta época, em que conta 10 partidas na Liga e 16 na Segunda Liga, também não foi chamado a qualquer encontro das águias, o que significa que não apita o clube da Luz há mais de um ano.
 
[h=2]Águias não perdem há um ano..[/h]



benspor16.jpg

O Benfica alargou em Olhão, com a vitória, por 2-0, sobre a turma algarvia, a série de jogos sem perder em provas nacionais, que já vai em 39, e conseguiu igualmente fixar num ano exato o período temporal sem conhecer o desaire.

Foi a 9 de abril de 2012 que os encarnados visitaram o Estádio José de Alvalade, em partida respeitante à jornada 26 da Liga, e o ponta de lança holandês do Sporting Ricky van Wolfswinfel fez, de grande penalidade (18 minutos), o golo que decidiu o encontro. E que acabaria igualmente por decidir a luta pelo título de campeão, dado que os encarnados praticamente entregaram no terreno do grande rival de Lisboa as faixas ao grande rival do norte, o FC Porto.

Curiosamente, o próximo adversário interno dos águias para a Liga é novamente o Sporting, se bem que o derby esteja marcado, desta feita, para o Estádio da Luz.









a bola
 
chegadalisboa2.jpg


Festa e confrontos na chegada do Benfica

Mais de 150 adeptos do Benfica saudaram a equipa, esta madrugada, à chegada a Lisboa, depois do empate a um golo em Newcastle, que selou o apuramento para as meias-finais da Liga Europa.

A chegada do Benfica também ficou marcada por confrontos com a polícia, que provocaram um ferido e duas pessoas identificadas.

Os incidentes terão começado, após um repórter de imagem ter sido agredido por adeptos.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP revelou, à rádio Renascença, que quando tentou identificar o autor da agressão as forças policiais foram atacadas com pedras e garrafas, tendo essa situação despoletado a intervenção policial.

Para controlar a zona foram necessários alguns disparos com balas de borracha.

O adepto, que foi atingido na cabeça por uma garrafa, foi transportado para o Hospital de São José, para ser avaliado.

Fonte:
 
Nene99.JPG

A noite em que o Benfica esmagou o Fenerbahçe



Setembro de 1975. Calhara em sorte ao Benfica o Fenerbahçe na primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Na Luz, os turcos não resistiram ao inferno e acabaram esmagados por 7-0, golos de Shéu, Nené (3) e Jordão (3), numa exibição irresistível da equipa treinada por Mário Wilson que, duas semanas depois, em Istambul, abordou o jogo com toda a tranquilidade. E nem o resultado negativo, derrota por 0-1, golo de Verel, beliscou uma jornada de glória.

Refira-se que nessa edição da prova, o Benfica caiu nos quartos de final, diante do Bayern Munique (0-0, na Luz, 1-5, na Alemanha), depois de ter eliminado os húngaros do Ujpest (5-2, em Lisboa, 1-3, em Budapeste).

Aquela noite de setembro, essa, parece já esquecida pelos turcos – pudera! -, os tempos são outros, ninguém está à espera de golear ninguém, mas, pelo menos para já, adivinha-se uma eliminatória muito, muito interessante e disputada.
 
Cheryshev2.jpg


Benfica agrada a Cheryshev

O Benfica foi apontado, ontem, pelo diário As, como um dos clubes interessados na contratação do russo Denis Cheryshev, do Real Madrid Castilla, mas o empresário do jovem de 22 anos, Gines Carvajal, disse a A BOLA que «não há qualquer contacto» com as águias.

O agente FIFA reconheceu, no entanto, que o extremo esquerdo está interessado em dar um novo rumo à carreira, pelo que a saída do Real Madrid é, no fim da época, o cenário mais provável.

«O Benfica é um grande clube europeu. Claro que um eventual interesse agradaria a Cheryshev, como aconteceria se fosse do Manchester United ou Bayern.

Mas insisto que não há nada», esclareceu Gines Carvajal. Denis Cheryshev, filho do ex-futebolista Dmitri Cheryshev, começou nas escolas do Sp. Gijón, mudou-se para o Burgos, seguindo as pisadas do pai, e chegou ao Real Madrid em 2002.

Em entrevista ao jornal Marca, disse que se sentia mais espanhol do que russo, mas acabou por estrear-se, em novembro, pela Rússia. Soma um jogo pela equipa principal do Real, na Taça, e 29 pelo Castilla (9 golos).

Fonte:
 
benfica41.jpg


Europa já rendeu 13,6 milhões de euros

A qualificação para as meias-finais da Liga Europa proporcionou ao Benfica um encaixe de mais um milhão de euros, prémio da UEFA pela participação nesta fase da competição.

Os encarnados já tinham acumulado €11,6 milhões pelo desempenho na Liga dos Campeões e um milhão pelo percurso na Liga Europa. No total, chega-se, então, a €13,6 milhões.

Os ganhos das águias podem não ficar por este valor. O finalista vencido da Liga Europa recebe €2,5 milhões e o vencedor ganha €5 milhões.

Fonte:
 
lfvieira2.jpg

«Voltámos a ser uma referência europeia» - Luís Filipe Vieira



Em Paris, onde este sábado inaugurou a nova imagem da Casa do Benfica na capital francesa, Luís Filipe Vieira congratulou-se pela dimensão europeia recuperada pelas águias ao longo dos últimos anos.

«O trabalho que desenvolvemos até aqui serviu para transformar o Benfica num clube mais sólido, mais competitivo, mais inovador e mais global. Um clube com ambição, onde sonhar voltou a ser permitido, onde voltámos a ser uma referência europeia. Um clube respeitado e admirado, um clube credível e cada vez mais observado e mais seguido nas soluções que adota», salientou o presidente dos encarnados, perante cerca de 250 sócios e adeptos da águia que marcaram presença no Club House du Stade Charlety, para um almoço comemorativo da inauguração da nova imagem da Casa do Benfica na cidade luz.

«O Sport Lisboa e Benfica é, seguramente, uma das maiores referências de Portugal no Mundo, porque é o clube mais representativo do País e uma das suas maiores bandeiras no estrangeiro», realçou, sublinhando: «A dinâmica de crescimento do Benfica também se vê pela expansão das suas Casas, pelo esforço que os nossos adeptos emprestam à divulgação do clube e ao seu crescimento».

O líder dos encarnados não tem dúvidas de que os sócios e adeptos do Benfica são o «principal ativo» e os «verdadeiros ´proprietários`» do Benfica. «O clube é vosso e nós, que formamos parte da Direção, temos a obrigação de garantir que assim vai continuar a ser no futuro», frisou.

Na presidência das águias desde novembro de 2003, Luís Filipe Vieira diz viver «o mesmo entusiasmo e a mesma ilusão» que experimentou no primeiro dia em que chegou ao Benfica.

«Os desafios de hoje não são menores daqueles que encontrei há 12 anos, mas são diferentes e exigem a nossa total determinação», vincou.
 
cardozo4.jpg

Cardozo à procura do 10.º golo ao Sporting



Óscar Cardozo, de 29 anos, tem um jeito muito especial para fazer golos ao Sporting, como, aliás, também tinha Liedson para fazer a bola beijar as redes encarnadas.

Os jogos com os leões, dos mais complicados que as águias encontram em território nacional, não tornam, no entanto, mais tímido o goleador sul-americano, que regista, desde que chegou a Portugal, em 2007/08, para trabalhar com Fernando Santos, nove golos ao rival lisboeta dos encarnados, que vai estar na Luz no próximo domingo.

Oito desses golos foram apontados a Rui Patrício, o guarda-redes que sofreu mais golos de Cardozo, sendo dois deles na Taça da Liga e meia dúzia no campeonato.
 
garay3.jpg

«Num derby não importa quem está a jogar melhor» - Garay



O central do Benfica, Ezequiel Garay, diz que o derby frente ao Sporting é muito importante e que num jogo destes não importa quem está a jogar melhor ou a posição das equipas na classificação.

«É um jogo muito importante. É um derby, um clássico e, por isso, não importa quem está a jogar melhor ou quem está mais acima ou mais abaixo na classificação. O importante é conquistarmos os três pontos e mantermos a vantagem pontual», afirmou o defesa argentino em declarações à margem de um evento de apresentação das novas botas Adidas.
 
Voltar
Topo