O cantinho do lampiões

rodrigo8.jpg

«Matic é o melhor jogador do campeonato» – Rodrigo




O avançado Rodrigo considera que o colega Nemanja Matic é a revelação do campeonato português.

«Matic evoluiu muito. Todos estavam um pouco temerosos com a saída do Javi García no verão para o City, principalmente porque foi com a Liga já a decorrer. E realmente Matic conseguiu fazer “esquecer” o Javi. Não só isso, ele também está conseguindo ser uma peça fundamental da equipa. Esse ano ele está sendo o melhor jogador do Campeonato Português», afirmou Rodrigo, em declarações à Fox Sports.

O avançado está feliz no Benfica: «Sei que na Imprensa existem interesses de um clube ou de outro, de uma Liga ou de outra. Realmente é uma coisa que eu não paro para pensar muito. Apenas estou concentrado no que eu faço dentro de campo».
 
olajohn012.jpg

Ola John avança para o onze se Gaitán não recuperar



O onze do Benfica para esta noite apresenta duas questões difíceis de solucionar para quem não está dentro da cabeça de Jorge Jesus.

O mais complexo, porque envolve questões relacionadas com limitações físicas, diz respeito ao extremo argentino Gaitán, que realizou uma semana de trabalho diferente, condicionada por queixas musculares, mas luta para reunir argumentos que lhe permitam estar em campo hoje.

Jesus falou do assunto, mas não deu garantias: «Durante a semana tivemos o problema do Gaitán, que saiu do jogo com o P. Ferreira com um problema muscular. Esteve a semana toda praticamente sem se treinar e vamos ver no último dia [hoje]. Já fez qualquer coisa individualmente, veremos se nos dá garantias para o levarmos para o jogo.»

O número 20 é favorito, face ao excelente momento de forma, a entrar no onze inicial, mas caso não recupere totalmente avançará Ola John, o extremo holandês que tem dividido minutos com Gaitán e Salvio.

A outra grande dúvida em relação às escolhas iniciais do treinador está relacionada com a posição de lateral-direito. Nesta capítulo, tratar-se-á de uma decisão puramente técnica, dado que Maxi Pereira e André Almeida estão em plenas condições físicas.

O uruguaio é favorito a ocupar o lugar, mesmo que André Almeida esteja impedido de jogar em Istambul, na Turquia, quinta-feira, frente ao Fenerbahçe, em partida relativa à primeira mão das meias-finais da Liga Europa.
 
ruicosta3.jpg

«Temos equipa para ganhar as três provas» - Rui Costa



O antigo capitão do Benfica acredita que a equipa orientada por Jorge Jesus tem capacidade para chegar ao final da época e festejar a conquista do campeonato, da Taça de Portugal e Liga Europa.

«Estamos a demonstrar que temos equipa para isso. A equipa tem capacidade para ganhar as três provas», disse o agora administrador da SAD do clube, à margem do lançamento de um empréstimo obrigacionista na sede da Euronext, em Lisboa.

Sobre o duelo desta quinta-feira com o Fenerbahçe, em Istambul, referente à primeira “mão” das meias-finais da Liga Europa, limitou-se a dizer: «A equipa está preparada. »
 
aimar6.jpg

«Não me senti bem, não jogava há muito» – Aimar



O médio argentino de 33 anos Pablo Aimar, que foi a grande surpresa reservada por Jorge Jesus para o jogo com os turcos, não era titular desde 30 de janeiro deste ano, quando ajudou os encarnados a derrotar o Paços de Ferreira, por 2-0, na Mata Real, em partida respeitante à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, e admite que não estava nas melhores condições no relvado turco.

«Não me senti muito bem, uma vez que não jogava há muitos encontros. Espero jogar um pouco mais no que resta da temporada. Há muito tempo que não jogava e há jogadores que estão melhor do que eu nesta altura da temporada», explicou o número 10 argentino, que só teve direito a 45 minutos em campo, tendo cedido a posição ao compatriota Nico Gaitán, substituição que não seria suficiente para virar a ordem dos acontecimentos, o que não impossibilita que os encarnados possam chegar à final da Liga Europa, em Amesterdão, na Holanda.

«Creio que se impusermos o nosso futebol em Lisboa temos condições de passar. Mas temos de ter mais posse de bola, como, aliás, acontece habitualmente em quase todos os jogos», sublinhou o médio, que não realizou 90 minutos em qualquer partida da presente temporada e nos encontros mais recentes só tem tido direito a um punhado de minutos perto do apito final dos encontros.
 
jorgejesus15.jpg

«Estamos muito confiantes para trazer os três pontos» - Jorge Jesus



Jorge Jesus deposita total confiança na capacidade da equipa do Benfica para vencer o Marítimo e, consequentemente, somar mais três pontos na caminhada para o título.

«Em casa ou fora o Benfica tem sempre a responsabilidade de sair vencedor, o Benfica tem de jogar sempre para ganhar», começou por frisar o treinador das águias, para quem «o Marítimo é um adversário forte e que cria complicações a todas as equipas na Madeira».

No entanto, salientou Jorge Jesus que os encarnados estão «preparados para ter um jogo difícil», mas também «muito confiantes para trazer os três pontos» na bagagem.

«Espero que a equipa mantenha a confiança e o poder emocional para continuar a levar de vencida os seus adversários», desejou, desvalorizando o escasso tempo de recuperação do plantel: «Não podemos falar sobre uma situação que faz parte do sucesso».
 
gaitan6.jpg

Gaitán ainda em dúvida para o jogo com o Fenerbahçe



Nico Gaitán é a grande dor de cabeça de Jorge Jesus para o jogo de amanhã, na segunda mão da meia final da Liga Europa com o Fenerbahçe.

Sem Ola John, castigado, Gaitán seria a opção natural para o lado esquerdo do setor atacante, mas o argentino ainda luta para debelar a mazela que o deixou fora do jogo com o Marítimo.

Os encarnados ainda fazem dois treinos antes da receção aos turcos (hoje e amanhã) daí que residam naturais esperanças na recuperação do talentoso número 20 da equipa. No resto, destaque para o possível regresso da dupla atacante Lima/Cardozo, que terá a responsabilidade de liderar o assalto à baliza turca.
 
lfvieira12.jpg

«Esta época crescemos muito» – Luís Filipe Vieira


O máximo dirigente encarnado realçou que o Benfica cresceu muito na presente temporada e isso é visível pelo facto de estarem em primeiro lugar e na final da Liga Europa e Taça de Portugal.

«Agradeço a todos os adeptos a sua presença no Estádio da Luz. Acreditamos sempre e desde o princípio traçamos os objetivos para estarmos na decisão da Taça de Portugal, do campeonato e na Liga Europa. Vamos manter a postura que o próximo jogo é sempre o mais importante. Temos de provar que somos melhores e esta época crescemos muito», afirmou Luís Filipe Vieira, em declarações à Benfica TV.

O presidente revelou o segredo do sucesso: «Estamos em sintonia e quando as coisas estão nessa vertente é mais fácil atingir os objetivos».
 
Luís Filipe Vieira diz que "Jesus vai continuar de certeza" no Benfica



ng2529999.jpg



O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, assumiu, sexta-feira, a continuidade de Jorge Jesus ao serviço dos encarnados. O dirigente elogiou a qualidade do técnico e lembrou que sempre foi a sua escolha.

A aproximação entre as partes, verificada nas últimas semanas, tal como o JN referenciou oportunamente, permitiu um entendimento entre o treinador e líder da SAD, que garantiu a permanência do treinador à frente da equipa encarnada.

"Se vendemos os jogadores com mais-valias [Javi Garcia e Witsel] é porque sabíamos que dentro da nossa casa e com a qualidade do nosso treinador iríamos encontrar soluções. Isso é que aliciante. É para isso que cá está. Jorge Jesus vai continuar de certeza, para fazer esse tipo de trabalho", sublinhou Luís Filipe Vieira, em declarações à Benfica TV.

Luís Filipe Vieira lembrou ter segurado o treinador quando muitos "pediam a sua cabeça". "No ano passado, perguntaram-me se, face ao fracasso da época, ficaria ou não. Respondi, numa altura má, que era o meu treinador. Se é o meu treinador e se vou continuar como presidente, logicamente que também vai continuar", enfatizou.

Os pormenores do princípio de entendimento não são conhecidos. Mas, sabe o JN, existia a ideia de ajustar o tempo contratual ao atual mandato de Luís Filipe Vieira que termina em outubro de 2016 - ou seja mais quatro épocas.

Jorge Jesus vai iniciar a quinta temporada consecutiva no clube e iguala Otto Glória, que também orientou a águia de 1954/59.

O líder encarnado admitiu que o regresso às finais representa o cumprir de um sonho e rejeitou qualquer hipótese de negociar Cardozo ou algum dos elementos determinantes. "Podem tentar aliciar-nos. Mas neste momento, a resposta que levam é sempre não."








JN
 
adeptos.jpg

Lotação esgotada para o jogo com o Estoril



Estádio da Luz, segunda-feira, 20 horas. Adversário: Estoril. Lotação: 65 mil pessoas. A Luz não esgotou com o Fenerbahçe para a etapa final rumo a Amesterdão mas está esgotada para o embate com a turma da Linha, num jogo que pode encerrar em definitivo as contas do título caso o FC Porto não consiga levar a melhor sobre o Nacional, hoje, na Choupana.

O que explica, então, a avidez com que os benfiquistas quiseram reservar o seu lugar na catedral, que pode, dessa forma, celebrar o título que foge desde a época 2009/10.

As bancadas irão engalanar-se e delas sairão gritos a plenos pulmões para ajudar a equipa de Jorge Jesus no sprint final rumo ao 33.º título da centenária história encarnada. Depois de amanhã, é oficial, o Benfica irá jogar com 12 jogadores, 11 em campo e mais um nas bancadas.
 
jorgejesus24.jpg

Jesus satisfeito com palavras de Vieira



Jorge Jesus apreciou a mensagem emitida por Luís Filipe Vieira, anteontem, em que praticamente garantiu a continuidade do treinador de 58 anos. Jesus mostra-se, ainda assim, concentrado em atingir os objetivos pelos quais a equipa trabalha, sem se desviar um milímetro que seja para pensar em outros temas. Daí que o ponto final no processo tenha de ficar adiado.

A questão da renovação é, naturalmente, ponto sensível. Já existiram conversas entre os envolvidos neste processo, tal como A BOLA noticiou oportunamente, Jesus sabe aquilo que o Benfica lhe pode dar e o presidente encarnado também sabe aquilo que o treinador pretende.

Como Vieira sublinhou na entrevista desta sexta-feira à Benfica TV, a partir daqui trata-se apenas de limar detalhes. Como por exemplo o número de épocas a inscrever no novo vínculo. Pormenores à parte, o noivado acabará por redundar em novo casamento.
 
«Benfica está a crescer e o FC Porto vai ter de se habituar a isso» - António Figueiredo

antoniofigueiredo5.jpg



Na próxima jornada o Benfica vai deslocar-se ao Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto. O antigo dirigente das águias, António Figueiredo, confia num triunfo dos homens de Jorge Jesus no reduto dos bicampeões nacionais.

«Benfica não tem nada a provar, muito menos ao FC Porto, que teria sim de provar a forma ilícita com que ganhou alguns campeonatos. Lembro-me de uma Supertaça em Coimbra que ainda hoje deveria vigorar nos anais dos roubos de sacristia. É evidente que o Benfica está a crescer e a voltar às glórias dos anos 60 e 70 e o FC Porto vai ter de se habituar a isso», afirmou o antigo dirigente aos microfones da TSF.







a bola
 
jorgejesus38.jpg

«A nossa prioridade é o campeonato» – Jorge Jesus



Embora reconheça que a nível internacional uma vitória na Liga Europa seria mais importante, Jorge Jesus realça que o objetivo principal é o campeonato.

«A nossa prioridade em termos de objetivos é o campeonato nacional e dizemos isso desde o primeiro minuto e os adeptos também pensam como eu. Individualmente não tenho dúvida que fora de Portugal ser vencedor da Liga Europa seria mais reconhecido do que vencer o campeonato», afirmou Jorge Jesus.
 
salvio5.jpg

«Vamos ao Dragão sem medo e para sermos campeões» - Salvio



Eduardo Salvio dá o mote para o clássico com o FC Porto. Extremo argentino diz que o Benfica «está muito melhor» que o rival e deixa a garantia que as águias vão ao Estádio do Dragão com o firme propósito de conquistar o título.

«A ilusão é a mesma. Esperamos fazer um grande jogo e chegar ao título. É esse o nosso objetivo. Temos sempre uma mentalidade ganhadora. Estou confiante e a equipa também. Queremos fazer um grande jogo no Porto e sairmos campeões», afiançou Salvio, em declarações prestadas ao jornalistas durante o Media Open Day promovido pela UEFA no Seixal, no âmbito da final da Liga Europa com o Chelsea.

Questionado se o FC Porto parte como favorito para o ´jogo do título`, Salvio foi taxativo: «São as duas maiores equipas de Portugal. Confio na minha equipa, estamos muito melhores. O Benfica merece o título».

«Não há que ter medo. Vamos fazer um grande jogo. Se seria especial conquistar o título no Dragão? [Risos] Respondo a essa pergunta depois do jogo», disse.

Qualquer que seja o desfecho do clássico, garante o argentino que o Benfica se vai apresentar na Arena de Amesterdão, na próxima quarta-feira, com a motivação nos píncaros para conquistar a Liga Europa:

«Quero ganhar as duas competições, trabalhámos muito para chegar aqui. Vamos ter um jogo muito importante que pode dar o título, mas seja qual for o resultado vamos mudar o ´chip` e pensar no Chelsea».
 
jorgejesus55.jpg

«O que está decidido com o presidente não será modificado agora» - Jorge Jesus



A quatro jogos para o final da época, Jorge Jesus ainda não renovou contrato com o Benfica. Na última semana, o presidente deu a entender que o acordo entre as partes está apalavrado e Jorge Jesus vai pelo mesmo sentido.

«O presidente sabe o que temos conversado nos últimos meses. Logo, o que está decidido não será nestas semanas que será modificado», afirmou Jorge Jesus.
 
lfvieira1.jpg

«O nosso adversário não é o sr. Pedro Proença, mas sim o FC Porto» - Luís Filipe Vieira



O presidente do Benfica recusou falar sobre a nomeação de Pedro Proença para o clássico deste sábado (20.30 horas), no Dragão, mas mostrou-se confiante de que o clube vai conseguir terminar a época com o objetivo de vencer nas três competições em que está envolvido: campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa.

«O nosso adversário de amanhã não é a equipa de arbitragem nem o senhor Pedro Proença, mas sim o FC Porto. Estamos todos focados no sonho que temos e em concretizar os nossos objetivos, que são vencer em todas as frentes. Faltam quatro jogos bastante importantes para nós, e um deles é com o FC Porto. Tudo o que temos em mente é vencer todos os jogos e nada nos pode desviar desse objetivo», disse, escusando-se a falar sobre a renovação do treinador Jorge Jesus:

«O mais importante é o Benfica e isso está acima de todos nós. (...) Estamos concentrados nos nossos objetivos e a equipa focada no sonho que tem. É a primeira vez que vamos ao Dragão, de certeza que todos os benfiquistas podem confiar nesta equipa.»
 
lfvieira1.jpg




«A nossa hora vai chegar» - Luís Filipe Vieira



O presidente do Benfica deixou, esta quinta-feira, uma mensagem de agradecimento a todos os adeptos pelo apoio dado à equipa na final da Liga Europa.

«A todos o meu muito obrigado não apenas pela presença, mas pela forma como mostraram ao Mundo o que é o Sport Lisboa e Benfica», agradece Luís Filipe Vieira, que também deixou mensagem a todos os adeptos do clube que não puderam estar presentes no Arena de Amesterdão.

O líder do clube da Luz termina a mensagem com uma garantia: «Vamos continuar com esta vontade, determinação e humildade, com pensamento positivo e unidos na certeza de que a nossa hora vai chegar!»

Eis a mensagem na íntegra:

«Há momentos em que devemos ter memória e gratidão e este é um deles. Tenho orgulho na equipa do Sport Lisboa e Benfica, mas é impossível não ficar emocionado e orgulhoso depois do que assisti ontem [quinta-feira], no ArenA de Amesterdão, com a forma como os milhares de benfiquistas que estiveram presentes no estádio apoiaram, ao longo de todo o jogo, nos bons e nos maus momentos, a nossa equipa.

Sei que muitos deles, com sacrifício da sua vida pessoal, procedentes de toda a Europa, mas também de África e da América do Sul e do Norte, não quiseram perder a oportunidade de estar presentes. A eles o meu muito obrigado não apenas pela presença, mas pela forma como mostraram ao Mundo o que é o Sport Lisboa e Benfica.

Os cânticos, a coreografia das bancadas e as lágrimas no final são imagens que marcam e que têm de servir de exemplo a todos nós. O Benfica é único! Este meu obrigado segue também para todos aqueles que por uma ou outra razão não puderam viajar até Amesterdão mas não deixaram de vibrar e apoiar a equipa num jogo, por todos, reconhecido de alto nível. Obrigado a todos pelo vosso exemplo e pela vossa dedicação ao Clube.

Vamos continuar com esta vontade, determinação e humildade, com pensamento positivo e unidos na certeza de que a nossa hora vai chegar!»







a bola
 
jorgejesus10.jpg

Jorge Jesus explica por que disse que ia pensar após derrota em Amesterdão



«Esta derrota vai levar-me a pensar muita coisa». Foi esta frase, proferida por Jorge Jesus na conferência de imprensa após a final da Liga Europa, que abriu a especulação em torno de uma possível saída do técnico do Benfica. Este sábado surgiu a explicação.

«Depois do carinho, depois daquela jornada em Amesterdão de grande orgulho benfiquista, depois de ver os adeptos muito mais fortes do que os adeptos do Chelsea, lembrei-me deles depois do jogo. Não consegui dar-lhes a alegria que eles mereciam. Senti a desilusão de não lhes ter dado aquela alegria. Foi nesse sentido», afirmou o treinador encarnado.
 
jorgejesus95.jpg

«Receção dos adeptos após final de Amesterdão mexeu comigo» - Jorge Jesus



Apesar da derrota na final da Liga Europa em Amesterdão, o Benfica foi recebido com forte manifestação de apoio na chegada a Lisboa, que não deixou Jorge Jesus indiferente.

«A receção dos adeptos mexeu com todos, principalmente comigo. É sinal que os adeptos acreditam no Benfica, que aquilo que os jogadores fizeram na final lhes deu um orgulho muito grande. Ficámos extremamente satisfeitos com esse apoio» afirmou o técnico do clube da Luz em conferência de imprensa.

Jesus também não esqueceu o apoio ainda em Amesterdão: «A maior parte dos empregados portugueses do aeroporto de Amesterdão, que eram uns quinze, saíram todos dos seus locais de trabalho para nos darem apoio e para gritarem pelo Benfica. Perdemos uma final, mas ganhámos orgulho benfiquista. Quando chegámos a Lisboa ainda senti mais isso.»
 
maxipereira10.jpg

«Conquista da Taça não salva a época» - Maxi Pereira



Maxi Pereira diz que o Benfica está motivado para jogar e ganhar a final da Taça de Portugal no próximo domingo. Para o lateral dos encarnados, uma eventual conquista da Taça seria um prémio para o que as águias fizeram esta época.

«Depois de todos os golpes duros foi complicado mas levantámos a cabeça e pensámos na final da Taça. Estamos com muita vontade de jogar. Vai ser uma linda festa, é a primeira vez que vou vivê-la. Pressão? É nenhuma. Estamos desejosos que chegue domingo. Os jogadores estão motivados. Perdemos dois objetivos mas domingo temos outro. Seria um prémio para o treinador, jogadores e adeptos», afirmou o uruguaio na conferência de imprensa de antevisão da final da Taça onde também esteve Alex, capitão do Vitória de Guimarães.

Maxi foi ainda questionado se a eventual conquista da Taça salvava a época do Benfica: «Não é um jogo que salva a época mas é um objetivo que tínhamos. Queremos ganhar e terminar a época da melhor maneira.»

O adversário do Benfica na final a Taça é o Vitória de Guimarães, a quem os encarnados já golearam esta época por 4-0. Ainda assim, Maxi não espera facilidades.

«Os jogos contra o Vitória de Guimarães são sempre difíceis. Têm boa equipa. Respeitamo-los mas este não é mais um jogo para nós. É um dos objetivos. Não vai ser como o 4-0 em Guimarães».
 
jorgejesus1.jpg

«Espero que para o ano não seja preciso “inventar” jogadores» - Jorge Jesus



O treinador do Benfica falou das adaptações que tem sido obrigado a fazer na equipa devido à falta de jogadores para algumas posições. É o caso do paraguaio Melgarejo, extremo que tem atuado a lateral, e que deve ser aposta no “onze” na final da Taça de Portugal.

«Na posição de lateral-esquerdo têm jogado o Melgarejo e o André Almeida. O Melgarejo tem sido poupado porque não estava habituado a fazer três jogos por semana, mas deve ser o escolhido para o jogo amanhã. Inventar jogadores? Não gosto da palavra inventar. Se me disserem que um treinador cria ou potencia jogadores, tudo bem. É preciso trabalho e conhecimento. Espero que para o ano isso não seja preciso no Benfica», disse Jorge Jesus em conferência de Imprensa, confirmando que o argentino Ezequiel Garay está apto para o embate com o Vitória de Guimarães no Jamor.

«Garay estará pronto para o jogo. Carlos Martins, desde o jogo em que saiu lesionado, ainda não treinou e está fora do processo da equipa. Tudo o resto está dentro da normalidade.»

Sobre se a renovação do contrato de treinador com o Benfica está dependente da vitória no Jamor: «O que estava continuar a estar, nada se vai alterar em relação ao jogo de amanhã.»
 
Voltar
Topo