O cantinho do lampiões

jesus19.jpg

[size=14pt]«Em termos práticos, o Benfica só perdeu um jogo em Portugal» - Jorge Jesus[/size]

O treinador do Benfica assumiu que a equipa ainda não atingiu o rendimento da época passada em termos exibicionais, mas também lembrou que apenas perdeu um jogo nas competições internas.

«O Benfica ainda não atingiu o nível que atingiu no ano passado, mas penso que temos vindo a melhorar de jogo para jogo. De qualquer forma, em termos práticos, o Benfica só perdeu o primeiro jogo em Portugal. É verdade que em nota artística não está como esteve na época passada, mas o mais importante é ganhar e o Benfica tem vindo a ganhar», afirmou Jorge Jesus.

O treinador não deixou de referir a época passada. E apesar da ausência de títulos no final, Jorge Jesus revelou que não se importava nada de repetir: «Não me importava nada que o Benfica chegasse onde chegou na época passada, mas claro que vencendo alguma das finais que disputámos. Era sinal que teríamos muitas vitórias.»
 
carlosmartins4.jpg

[size=14pt]Carlos Martins parte hoje para o Al Wahda[/size]

Tudo acertado com o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, para receber Carlos Martins por empréstimo pelos próximos seis meses. O acordo entre as partes ficou celebrado ontem, com o jogador a viajar já hoje para o Médio Oriente, onde vai reencontrar o treinador José Peseiro.

As negociações decorriam há alguns dias, porque havia questões financeiras para resolver, mas, depois de novo encontro entre as partes, o assunto ficou resolvido e Carlos Martins embarca rumo a nova aventura no estrangeiro, na esperança de encontrar as oportunidades que não estava a ter no Benfica.

As negociações entre jogador, Benfica e Al Wahda tiveram sempre Nélson Almeida como mediador, empresário que vai acompanhar o médio ofensivo na longa viagem até aos Emirados Árabes Unidos, e que teve papel determinante na contratação de José Peseiro por parte do clube de Abu Dhabi.

A presença do treinador português acabou por ser determinante para o desfecho deste empréstimo. José Peseiro orientou Carlos Martins no Sporting, na temporada 2004/2005, naquele que terá sido um dos melhores momentos da carreira do futebolista.

Sem qualquer minuto somado nesta época, e com pouquíssimas hipóteses de ser chamado por Jorge Jesus, o jogador, de 31 anos, entendeu que o empréstimo seria a solução ideal para voltar à competição, o que pode acontecer a curto prazo.

Para o Benfica, esta foi uma forma de resolver o caso de um atleta que estava sem jogar e de poupar cerca de 900 mil euros, relativos aos seis meses de salários que serão suportados pelo Al Wahda, que, em junho, pode avançar para a contratação do jogador.
 
eusebio9.jpg

[size=14pt]Eusébio vai ser recordado no clássico com coreografia nas bancadas[/size]

O Estádio da Luz não precisava de perder Eusébio da Silva Ferreira para ver as suas cadeiras preenchidas num clássico como o de domingo. Benfica e FC Porto são cartaz mais do que suficiente para encher normalmente qualquer casa em que se encontrem.

Não obstante, o cenário que rodeia esta partida da Liga é diferente em todos os aspetos e o público será voz ativa, pelo menos assim esperam os responsáveis benfiquistas que terão por missão organizar aquela que se pretende ser mais uma bonita homenagem a Eusébio. Do respeito que é esperado por parte dos milhares de adeptos portistas que estarão, com certeza, no anfiteatro das águias para apoiarem a sua equipa, à dedicação dos benfiquistas, que agora, em dia de jogo, quererão jogar também.

O Benfica não levanta o véu sobre o que irá passar-se, mas contactos feitos por A BOLA permitiram saber que se prepara uma enorme coreografia dedicada ao king, para a qual os adeptos estão convocados.

«Que venham cedo e ajudem o Estádio da Luz a mostrar todo o seu esplendor», disse ao nosso jornal figura destacada da organização do Benfica, que deseja «uma festa com a dignidade que Eusébio merece».

Também Luís Filipe Vieira se referiu, segunda-feira, ao papel dos benfiquistas: «Que cantem o nome de Eusébio e no fim estejam felizes com uma vitória. Seria a melhor homenagem.»
 
ruiaguas.JPG

[size=14pt]Rui Águas atribui ligeiro favoritismo ao Benfica no clássico[/size]

O antigo avançado Rui Águas, que representou Benfica e FC Porto, considera que o vencedor do clássico do próximo domingo ganhará alento para a segunda metade do campeonato.

«São os maiores rivais dos últimos anos e uma vitória, além dos pontos, acrescenta sempre bastante moral. Quem sair em vantagem ganha alento. O FC Porto é sempre uma equipa segura mas penso que se pode atribuir um ligeiro favoritismo ao Benfica», diz em declarações à Renascença, acrescentando que a morte de Eusébio não significa uma pressão acrescida para os encarnados:

«Pressão não. Um pouco mais de simbolismo e inspiração divina.... os fatores psicológicos são importantes e este é um factor que pode acrescentar algo mais ao Benfica.»

Cardozo faz falta

A ausência de Óscar Cardozo, lesionado, será, para Rui Águas, uma baixa de peso no Benfica para o clássico da Luz: «O Benfica tem outros jogadores, como o Lima, mas Cardozo é diferente e tem sido uma figura marcante. Esta ausência serve para outros jogadores fazerem figura.»
 
jesus56.jpg

[size=14pt]Jesus procura vitória 100 pelas águias na Liga[/size]

A ocasião dificilmente poderia ser melhor: Jorge Jesus, 59 anos, procura, frente ao FC Porto, no domingo, no Estádio da Luz, a centésima vitória pelo Benfica na Liga. O problema é que os dragões têm sido a besta negra do técnico na mais importante prova do calendário nacional...

Em oito jogos frente ao FC Porto (quatro em casa e outros tantos fora), o técnico soma uma vitória, dois empates e cinco derrotas, tendo visto a sua equipa sofrer 19 golos contra os 10 marcados.

O único triunfo aconteceu precisamente no primeiro clássico de Jesus contra o FC Porto, a 20 de dezembro de 2009, na 14.ª jornada da Liga 2009/10, no Estádio da Luz: Saviola (22) foi o autor do único golo da partida, numa temporada que terminaria em glória para as águias, com a conquista do título nacional, único desde que Jesus orienta as águias. Depois disso seguiram-se três segundos lugares, sempre atrás do grande rival nos últimos anos, o FC Porto.

Desde então, não mais Jesus venceu o FC Porto para o campeonato (só o voltou a conseguir na Taça da Liga, em duas ocasiões, e na Taça de Portugal).
 
rodrigo1.jpg

[size=14pt]Zenit oferece contrato milionário a Rodrigo[/size]

O Zenit promete não olhar a meios para concretizar a transferência de Rodrigo, acenando com números irrecusáveis não só para o clube da Luz - o clube de São Petersburgo está disposto a chegar aos €35 milhões - mas também para o jovem avançado de 22 anos.

Segundo A BOLA apurou, o hispano-brasileiro pode ficar a ganhar qualquer coisa como três vezes mais do que aufere ao serviço das águias. Um contrato milionário, na ordem dos três milhões de euros limpos por temporada, e com possibilidade de progressão salarial a cada época.

Os responsáveis do Zenit têm plena consciência de que só através do lado financeiro podem competir com os riscos que implica, para qualquer jogador, em particular os mais jovens, uma mudança para a Rússia, não só do ponto de vista social mas cima de tudo do ponto de vista profissional, tendo em conta, desde logo, a falta de visibilidade e o consequente perigo de caírem em esquecimento.
 
brunocarvalho2.jpg

[size=14pt]«Palavras de Jorge Jesus desmotivam qualquer jogador da formação» - Bruno Carvalho[/size]

Antigo candidato à presidência do Benfica, Bruno Carvalho continua crítico perante a atual gestão do clube, não poupando também críticas a Jorge Jesus pelas suas palavras sobre a venda de Nemanja Matic.

«Soluções a Matic na formação? Tinham de nascer 10 vezes», referiu Jorge Jesus sobre um eventual sucessor para o médio transferido para o Chelsea por 25 milhões de euros.
«É muito desmotivador para qualquer jogador da formação ouvir as palavras do treinador da equipa principal. Andamos a gastar dinheiro e a dizer frases propagandísticas como ‘Benfica made in Benfica’, mas depois desvaloriza-se a formação desta formação», apontou Bruno Carvalho, em declarações prestadas à Antena 1.

Além disso, o antigo candidato à presidência do clube da Luz não entende a venda de Matic: «Parece que estamos a refazer o plantel numa altura em que estamos a liderar o campeonato. Acho a saída de Matic absolutamente inqualificável. Será que o Benfica está assim tão desesperado por 25 milhões de euros? Se dizem que o Benfica está de boa saúde financeira não percebo porque precisam deste dinheiro de forma tão urgente. Vender o Matic nesta altura vai diminuir a equipa e os clubes grandes não vendem os melhores jogadores em janeiro.»
 
jesus26.jpg

[size=14pt]Águias à beira da melhor série sem sofrer golos na era Jesus[/size]

O Benfica vai numa sequência de sete vitórias consecutivas (desde o empate caseiro com o Arouca, 2-2, para a Liga) e não perde há 12 jogos (desde a derrota em Atenas, 0-1, com o Olympiakos, para a Champions), mas há outro aspeto no bom momento da águia que merece destaque, sobretudo depois dos tão badalados problemas defensivos que a equipa atravessou ao longo de quase toda a primeira metade da temporada.

Nesse particular, a tempestade parece ter passado e deu lugar à bonança, já que os encarnados não sofrem golos há cinco jogos, em todas as provas.

Este é desde logo o melhor registo da presente campanha (antes a equipa não tinha conseguido estar mais do que dois jogos seguidos com a baliza a salvo...) e iguala também o máximo conseguido por Jorge Jesus desde que chegou à Luz, no verão de 2009. Na verdade, é a quarta vez na era JJ que o Benfica chega à mão cheia de jogos em branco, mas nas três ocasiões anteriores (uma em 2010/11 e duas em 2012/13) caiu sempre na sexta partida.

Frente ao Marítimo, amanhã, no Estádio da Luz, em compromisso da Liga, as águias têm a oportunidade de quebrar finalmente essa barreira, mas pode até dar-se o caso de não chegarem aos tais seis jogos seguidos sem golos sofridos mas conseguirem, ainda assim, bater o máximo de minutos sob o comando do atual técnico. Para tal, o Marítimo só poderia balançar as redes encarnadas a partir do minuto 31...
 
contrato1.jpg

[size=14pt]Águias reforçam aposta na formação[/size]

O Benfica anunciou, esta quinta-feira, a renovação de contrato com quatro jogadores da formação, promovendo ainda cinco outros a contratos profissionais.

João Teixeira, Alexandre Alfaiate, Pedro Rebocho e Raphael Guzzo renovaram a ligação ao clube, ficando agora com contrato válido até 2019.

Gilson Costa, André Ferreira, Hildeberto Pereira, João Lima e Kevin Oliveira assinaram pela primeira vez contrato profissional.

O presidente Luís Filipe Vieira marcou presença na celebração dos respetivos contratos.
 
jorgejesus04.jpg

[size=14pt]
«O Benfica motiva todas as equipas» - Jorge Jesus[/size]


O treinador do Benfica, Jorge Jesus, não dá particular importância ao facto de o próximo adversário da sua equipa ser o Gil Vicente, que atravessa série de 12 jogos sem vencer, os últimos sete sem marcar qualquer golo.

«O Gil Vicente, e todas as equipas com objetivos semelhantes, passam por momentos destes. Já treinei equipas como o Gil Vicente e sei como é. Fizeram um primeiro terço do campeonato muito bom, agora está a passar momento não tão bom em termos de resultados, mas tem bons jogadores e um dos bons treinadores jovens portugueses. Não esperamos facilidades, pois o Benfica motiva sempre os adversários, independentemente da classificação ou do momento que essas equipas atravessam», afirmou Jorge Jesus.

Será o quarto jogo entre as duas equipas na presente época, por isso não há segredos. «Isso já não existe nos outros jogos, pois as novas tecnologias oferecem essa qualidade a quem quiser observar o que fazem as outras equipas. Com quatro jogos muito menos, por isso será mais um jogo para mostrar a nossa responsabilidade e que queremos continuar na frente do campeonato. Para tal, temos de olhar para a vitória.»

Para Jorge Jesus, no entanto, há o perigo de o Gil Vicente ter o conhecimento total da equipa do Benfica. No entanto, o treinador assume: «O Benfica está sempre pressionado em ganhar, não tem outro ADN. Quando há jogos em que não há pressão parece que já nem me sinto treinador.»
 
heldercristovao5.jpg

[size=14pt]«Formar jogadores com vitórias é muito mais fácil» - Hélder Cristóvão[/size]

O treinador do Benfica B destaca as melhorias da equipa em relação à primeira volta da Liga 2 e lembra que o objetivo é continuar a formar jogadores para a equipa principal.

«Estamos cientes que o principal objetivo da equipa B é formar jogadores e, quando se forma com vitórias, é tudo mais fácil. Queremos continuar este caminho, mantermo-nos nos lugares cimeiros faz parte de todo o trabalho que tem sido feito», disse Hélder Cristóvão em conferência de imprensa, onde destacou as qualidades ofensivas da equipa mas também as melhorias no setor mais recuado:

«Não sabemos jogar de outra maneira a não ser mandar no jogo. Gostamos de ser mandões, no último terço somos uma equipa muito perigosa e na defesa somos uma equipa muito melhor do que fomos na primeira volta. Neste momento, temos apenas cinco golos sofridos. Continuamos a ser perigosos na frente mas estamos muito mais seguros atrás», analisou, depois de abordar o próximo desafio com o Desportivo das Aves.

«O objetivo é, como sempre, conquistar os três pontos. Porém, o Aves é uma equipa que tem vindo a melhorar e, neste momento, está com 44 pontos. É um conjunto mais maduro pelo que antevejo um jogo difícil. Penso que o Aves não vem só jogar à defesa, vem procurar transições rápidas, com processos bem consolidados. É uma formação que vai querer pontuar», concluiu.
 
cardozobarcelos01.JPG

[size=14pt]Cardozo volta e... pede desculpa[/size]

Cardozo sempre no coração dos benfiquistas, ele que já não jogava desde 1 de novembro para o Campeonato e desde 9 do mesmo mês num âmbito geral, dia em que celebrou um formidável e decisivo ´hat trick´ frente ao Sporting, que ajudou o Benfica a seguir em frente na Taça de Portugal.

Ao fim de muito tempo sem ser opção, devido a lesão, Jesus voltou em Barcelos a socorrer-se do paraguaio. Os adeptos aplaudiram bastante a sua ida para aquecimento, mais ainda o momento em que foi chamado para entrar. A substituição é que foi retardada por vários acontecimentos, primeiro a expulsão de Siqueira, logo depois o golo de Lima, tendo sido o empate obtido pelo Gil Vicente a indicar o caminho para a sua entrada.

Mesmo no fim, por ironia do destino, e já depois de ter sido perdulário, foi tacuara quem deitou tudo a perder, falhando um penalty, com Lima tão desejoso de o bater. Mais um momento difícil para Cardozo, Jesus e adeptos do Benfica. O avançado já não é de todo virgem em falhanços comprometedores da marca de onze metros e desta vez ficaram dois pontos em Barcelos. No final, pediu desculpa aos adeptos, através de um gesto com a mão direita.
 
garay3.jpg

[size=14pt]Zenit insiste e pode levar Garay[/size]

O nome de Ezequiel Garay esteve em foco no mercado, mas a verdade é que ainda continua no Benfica. Até quando, não se sabe, uma vez que os russos do Zenit continuam empenhadíssimos na sua contratação e, após uma primeira recusa do Benfica em aceitar transferir o jogador, vão voltar nos próximos dias à carga, estando prevista uma nova ronda negocial.

As partes continuam a conversar, a possibilidade do negócio poder concretizar-se continua em aberto, pelo que o internacional argentino pode ter feito ontem o último jogo pelo Benfica, caso a SAD não consiga resistir à oferta dos rublos.

Os valores em cima da mesa rondam os 20 milhões de euros, podendo, neste negócio, o Benfica obter ainda, como contrapartida, a aquisição de Luís Neto, defesa-central, internacional português, ainda que, caso as conversações avancem nesse sentido, só viaje para Lisboa no início da próxima temporada.

Certo é que o mercado russo está aberto e o Zenit promete não desistir de contratar Ezequiel Garay.
 
estadio1.jpg

[size=14pt]Jesus pede repetição do ambiente do clássico com o FC Porto[/size]

Jorge Jesus exorta os adeptos do Benfica a lotarem as bancadas do Estádio da Luz no ´derby´ com o Sporting, repetindo o ambiente de união vivido no clássico com o FC Porto.

«Normalmente os derbies e os clássicos são jogos apaixonantes. Seria bom se pudéssemos ter o mesmo ambiente do clássico com o FC Porto. Houve uma grande união, os adeptos do Benfica não só compareceram como se envolveram no jogo e ajudaram a equipa a conquistar a vitória», salientou, juntando:

«Normalmente nestes jogos temos períodos por cima e outros em que o adversário está melhor. No jogo com o FC Porto os adeptos ajudaram a termos confiança, empenho e determinação».
 
estadio1.jpg

[size=14pt]Luz chega à meta dos 500 mil adeptos[/size]

Ambiente de derby garantido para o encontro entre os históricos rivais da capital, Benfica e Sporting, amanhã, no Estádio da Luz, às 18 horas, para a 18.ª jornada do Campeonato.

Em perspetiva uma das melhores assistências da época para os encarnados - o derby assinalará a passagem da marca de 500 mil espectadores, na contagem dos 14 jogos no palco das águias, para todas as competições, sem contar com a partida discutida com o Gil Vicente no Estádio do Restelo, para a Taça da Liga. Ainda há seis mil bilhetes disponíveis, mas é certo que adeptos e sócios do Benfica vão estar, novamente, ao lado da equipa de Jorge Jesus.

Os encarnados registaram a maior assistência da época no clássico com o FC Porto, a 12 de janeiro, sete dias depois da morte de Eusébio. Estádio perto da lotação máxima e 62.508 espectadores a participarem na homenagem ao pantera negra. Amanhã, sem idêntica carga emocional, mas com o primeiro lugar em discussão, as expectativas em relação a mais um grande espectáculo nas bancadas são elevadas - como é habitual nestes jogos haverá uma coreografia para enriquecer o derby, antes do pontapé de saída dos artistas.

Na receção ao Sporting para a Taça de Portugal, a 9 de novembro, foram vendidos 47.156 bilhetes, mas, desta vez, o número deverá ser mais elevado e mais próximo daqueles registados nos últimos dois derbies: 62.553 espectadores na época 2012/13 e 63.146 na temporada 2010/11, em jogos para o Campeonato.

Para já, estão garantidas perto de 59 mil pessoas na Luz, faltando ao Benfica, então, vender mais seis mil ingressos entre hoje e amanhã.
 
siqueira1ap.jpg

[size=14pt]Siqueira nos convocados para o «derby»[/size]

Jorge Jesus já divulgou a lista de convocados para o jogo Benfica-Sporting, que tem início às 18 horas.

Siqueira é o principal destaque desta convocatória. O defesa regressa às opções depois de ter cumprido jogo de castigo.

Quem também está de regresso à lista de convocados é o guarda-redes Oblak, que não tinha sido chamado para o jogo da Taça de Portugal frente ao Penafiel.

Em sentido inverso, ficam de fora João Cancelo e Ivan Cavaleiro.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes – Artur Moraes e Oblak;

Defesas – Jardel, Luisão, Garay, Siqueira, Maxi Pereira e Sílvio;

Médios – Djuricic, Sulejmani, Fejsa, Enzo Perez, Ruben Amorim, Gaitán e André Gomes;

Avançados – Cardozo, Rodrigo, Lima e Markovic
 
estatua1.jpg

[size=14pt]Tecnologia de ponta no Memorial Eusébio[/size]

O Benfica tornou-se esta quinta-feira o primeiro clube de futebol a nível mundial a dispor da tecnologia ´Beacon`.

Instalado no Memorial Eusébio, o dispositivo vai permitir uma maior interação do clube com os adeptos que todos os dias visitam o local, disponibilizando um extenso naipe de informações nos equipamentos móveis num raio de 50 metros.

Dados estatísticos ou vídeos alusivos à carreira do Pantera Negra - através da aplicação ´Eusébio Sempre´ -, informações sobre o Estádio da Luz ou o Museu Cosme Damião são algumas das valências que estarão ao dispor de todos quantos visitarem o local.
 
garay1ap.jpg

[size=14pt]Garay fica até ao fim da época[/size]

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, está empenhado em resistir às ofensivas do Zenit para contratar Ezequiel Garay.

A SAD encarnada entende que a permanência do argentino até ao final da época é mais importante do que qualquer negócio que possa fortalecer os cofres e enfraquecer a equipa de Jorge Jesus.

Ideia reforçada depois da vitória sobre o Sporting, que deixou o Benfica mais seguro na primeiro lugar do campeonato.

Garay, 27 anos, acaba contrato com o Benfica em 2015.
 
estatua9.jpg

[size=14pt]Eusébio homenageado em Salónica[/size]

Eusébio é imortal e ontem foi homenageado em Salónica. Antes do jantar que reuniu as direções de Benfica e PAOK, bem como os delegados da UEFA, o King foi, mais uma vez, recordado.

Um pequeno filme com grandes momentos da carreira do Pantera Negra foi exibido como forma de homenagear um dos maiores jogadores da história do futebol, desaparecido a 5 de janeiro deste ano.
 
vieira1.jpg

[size=14pt]Águias inauguram em março escola de futebol em Angola[/size]

O Benfica irá inaugurar, no próximo mês de março, uma escola de futebol Geração Benfica em Angola.

A escola será inaugurada em Sumbe, capital da província do Cuanza Sul, em Angola, e deverá contar com a presença do presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira.

O projeto tem por base uma parceria entre o Benfica e a Sports Solutions, uma empresa destinada a projetos de incentivo à prática do desporto.
 
Voltar
Topo