O Cantinho do SCBraga

edinho1.jpg

[size=14pt]Edinho está sob pressão[/size]

Um golo apenas apontado na Liga, e de grande penalidade, frente ao Belenenses, na 2.ª jornada, coloca Edinho sob escrutínio. Ou nem isso, porque Hugo Vieira ameaça destronar o internacional português, que não se pode dar o luxo de desperdiçar nova oportunidade.

Sombra permanente de Éder, foi nessa condição que o atacante reentrou em Braga, depois de uma época inspirada na Académica - 18 golos em 40 jogos.

A lesão do seu grande concorrente seria o pretexto perfeito para Edinho cavar a sua posição como referência atacante do SC Braga, mas a exibição frente ao V. Setúbal teve mais de entrega do que propriamente o poder de fogo que se espera de um goleador.

Com Hugo Vieira ou Edinho, o SC Braga não será a mesma equipa, porque, conforme explicou Jesualdo, «não há no plantel nenhum jogador com as características de Éder».
 
adeptos8.jpg

[size=14pt]Adeptos bracarenses não deixaram saudades na Madeira[/size]

Não foi pacífica a passagem dos adeptos bracarenses pela Madeira. No total quase duas centenas de apoiantes deslocaram-se à Pérola do Atlântico para apoiaram a sua equipa. Contudo, quando todos esperavam que viessem à Madeira apenas assistirem a um jogo de futebol, muitos fizeram questão de serem notados pelas piores razões.

Começaram logo na chegada ao Aeroporto da Madeira quando levaram, sem pagar, várias garrafas de Vinho Madeira que estavam em exposição e que serviam para oferecer aos turistas na entrada da Região. Logo aí os agentes policiais no local sentiram dificuldades para repor a ordem, que veio, contudo, a acontecer passados alguns minutos.

Não contentes com estes primeiros atos, eis que esse grupo de adeptos dirigiu-se para o Funchal onde continuaram a provocar distúrbios.

Primeiro num bar no centro do Funchal, onde fizeram diversos estragos e depois na Avenida Arriaga, local por excelência da capital madeirense para a concentração de turistas e onde se encontram edificadas construções alusivas ao Natal.

Sempre em grupo e com alguns a revelarem sinais de embriaguez, mais confusão com proprietários de algumas barracas existentes no local, sendo que houve, inclusive, e necessidade da intervenção firme da BIR (Brigada de Intervenção Rápida).

A confusão continuou às portas dos Barreiros, com a PSP a ter dificuldade em suster atos de vandalismo.

Um dos pontos mais negros desta passagem deu-se no final do jogo, com Rúben Micael, por sinal madeirense, a ter papel fundamental para o despoletar a violência.
 
Pedro Santos volta da Roménia

pedrosantos1.jpg


Pedro Santos, 25 anos, extremo, foi um dos reforços do início de época, mas a fartura de alternativas no plantel bracarense para as alas aconselhou o futebolista português a uma aventura no estrangeiro.

A Roménia foi o destino eleito, concretamente o Astra Giurgiu, líder da liga local.

Só que, ao contrário de Yazalde (também ele cedido até final da época pelo SC Braga ao mesmo clube romeno e já considerado uma das figuras maiores de tão surpreendente campanha ), as oportunidades para Pedro Santos mostrar serviço foram quase nulas.

O atacante apenas participou em dois jogos do campeonato, contabilizando 101 minutos de ação. Resultado: o processo de rescisão com o Astra Giurgiu está em marcha e o regresso a Braga após o Natal é uma certeza, prevendo-se que seja cedido a outro clube para concluir a última metade da época.
 
andrepinto1.jpg

[size=14pt]André Pinto apresenta-se em Braga depois do Natal[/size]

Jesualdo Ferreira conhece-o como poucos: o técnico chegou a convocá-lo para dois jogos do FC Porto (época 2007/2008), tinha o central 18 anos, e levou-o, em 2012, para o Panathinaikos (Grécia).

Mas, antes de o professor regressar a Braga, há muito a SAD tinha um dossiê só com informações sobre André Pinto.

E depois de o defesa ter rescindindo com o clube grego, António Salvador não perdeu a oportunidade de o agarrar.
O português será mesmo reforço dos guerreiros. O acordo está mais do que definido (será válido por três anos e meio) e falta apenas oficializar essa ligação contratual.

André Pinto deve apresentar-se ao serviço logo após o Natal, para reforçar um setor que sofrerá mudanças inevitáveis, até porque além do jogador formado no FC Porto, também Kadú (ver peça à parte) já se encontra em Braga.

Se acrescentarmos os nomes de Santos, Sasso, Nuno André Coelho e Paulo Vinícius, sem esquecer Hebert, que também já foi chamado por Jesualdo Ferreira, percebe-se que há agora alternativas em excesso para o eixo defensivo. O que fazer?
 
«Temos a obrigação de fazer mais e melhor» – António Salvador

antoniosalvador5.jpg

O presidente António Salvador tomou posse, esta segunda-feira, para mais três anos na liderança do SC Braga e alertou que não têm mais espaço para errar e os objetivos passam por chegar aos lugares cimeiros e vencer a Taça da Liga e a Taça de Portugal.

«Tal como os associados e adeptos também eu não estou contente com o lugar que ocupamos. Não eram, estes os objetivos propostos para no início da época. Temos obrigação de fazer mais e melhor. Acredito na equipa e acredito que os resultados vão melhorar mas também não temos margem para mais erros. Erros já cometemos nós no início de época. Queremos lutar pelos primeiros lugares e conquistar a Taça de Portugal e da Liga. Acredito que ainda vamos dar grandes motivos de satisfação aos nossos adeptos», afirmou António Salvador, no hall do Estádio AXA, perante muitos sócios.

O presidente também revelou que são os objetivos da direção: «Tornar realidade a cidade desportiva, a Braga TV, chegar aos 40 mil sócios e manter a elevada performance desportiva».

Sobre os reforços na reabertura do mercado, o presidente confirmou as chegadas dos defesa Kadú, André Pinto (ex-Panathinaikos) e do avançado Rosescu, emprestado pelo Sevilha.
 
rusescu4.jpg

[size=14pt]Rusescu apresenta-se até final da semana[/size]

Negócio definitivamente fechado e selado: Raul Rusescu, avançado romeno de 25 anos, será mesmo o terceiro reforço de Inverno do SC Braga.

O acordo entre os guerreiros e o Sevilha, clube ao qual o atacante está vinculado até 2017, já acertaram os detalhes que faltavam para dar por concluída a transferência de Rusescu para a cidade dos arcebispos.

O ponta-de-lança vem por empréstimo e rubricará um compromisso de apenas seis meses, com os minhotos a garantirem ainda a hipótese de exercer o direito de opção de compra do futebolista, já internacional pela Roménia e com a fama de goleador, obtida depois de se ter sagrado rei dos golos na liga romena na temporada 2012/2013 (assinou 26 remates certeiros ao serviço do Steaua de Bucareste).

Com pouco espaço de manobra no emblema andaluz (só participou em sete jogos, tendo ainda assim marcado três golos na Liga Europa), Rusescu encara o projeto bracarense como a alternativa ideal para recuperar o brilho de matador.

O jogador foi passar o Natal ao seu país é esperado em Braga até final da semana, para então se dar a conhecer a companheiros e adeptos.
 
pedromoreira.JPG

[size=14pt]Pedro Moreira e Candeias nas compras de janeiro[/size]

Omercado abriu cedo em Braga. Depois de asseguradas as contratações do centrais André Pinto (Panathinaikos) e Kadu (Vitória da Bahia) e garantido junto do Sevilha o empréstimo do atacante romeno Rusescu, a SAD aponta bateria a dois jogadores formados no FC Porto, mas com percursos seniores diferentes: o médio Pedro Moreira e o extremo Candeias, este último um desejo que se acendeu no verão e que não esmoreceu com a primeira nega dada pelo Nacional.

Vamos por partes: Pedro Moreira, 24 anos, é um dos jogadores mais influentes da equipa B do FC Porto (19 jogos na Liga 2, um golo marcado) e recebeu há pouco tempo proposta de um clube chinês para três anos de contrato, com contrapartidas financeiras muito atraentes. O médio, um número 8 já bem trabalhado, estava inclinado em aceitar a aventura, mas de Braga acenam com um projeto desportivo bem mais aliciante e é neste ponto que o cruzamento de interesses poderá gerar o casamento.

Em final de contrato com o FC Porto, e sem perspetivas de renovar contrato, tendo em conta a inflação de médios no plantel principal dos dragões, Pedro Moreira terá forma de facilitar a sua saída em janeiro. No início da temporada, o Estoril chegou a estar na iminência de assegurar o jogador, por ser uma unidade muito apreciada por Marco Silva, mas uma lesão travou a mudança de Pedro Moreira para a Amoreira.

Novo ataque
A aposta em jogadores portugueses, com sólidas bases de formação, é política que o SC Braga procura estimular e foi nesta perspetiva que a SAD avançou para a contratação do central André Pinto. Em janeiro, os minhotos não perderam, no entanto, o norte a outra referência que vem desde o verão: Candeias.

Falhada a contratação do jogador em agosto, devido à recusa do Nacional de o negociar para o Minho, nova investida ganha forma e para o clube insular será a última oportunidade de fazer algum encaixe com o ativo - sendo que o FC Porto tem metade dos direitos económicos de Candeias.

É com estes argumentos que o SC Braga volta ao ataque, acenando, também, com troca de jogadores. Pedro Santos, que regressou de um experiência frustrada no Astra, da Roménia, pode ser englobado no negócio. Agora, ou em junho, é seguro que Candeias terá como destino o SC Braga, até porque o jogador recusou todas as hipóteses para sair rumo ao estrangeiro.
 
rusescu4.jpg

[size=14pt]«Quero ser útil ao SC Braga» - Rusescu[/size]

Rusescu assinou ontem contrato com o SC Braga até final da época e será inscrito no dia 2 de janeiro, estando disponível para atuar no primeiro desafio de 2014, frente ao Arouca, para os oitavos de final da Taça de Portugal.

O romeno será uma das das atrações do treino matinal de hoje, nos relvados secundários do Axa.

Para trás ficam seis meses para esquecer no Sevilha. Rusescu disputou apenas oito minutos na Liga espanhola - entrou frente ao Osasuna -, duas partidas na Copa do Rei e quatro na Liga Europa, onde aí sim, revelou os seus dotes de finalizador ao apontar três golos. Apesar de enfrentar feroz concorrência no Sevilha, onde o colombiano Bacca e o franco-português Gameiro são algumas das referências mais fortes, Rusescu terá sido vítima de um desencontro de ideias entre o treinador Unai Emery e o presidente do clube, Del Niro, responsável pela sua contratação.

Aparentemente, o romeno, que custou 2,2 milhões de euros, não constava no perfil de atacante desejado pelo treinador espanhol, isso apesar de na época anterior ter apontado 21 golos no Steaua de Bucareste.

«Trabalhei muito no Sevilha, mas não joguei. Agora espero ver o meu esforço recompensado em Braga e ajudar o clube a chegar longe em todas as competições», declarou ontem Rusescu, ainda no seu país, poucos minutos antes embarcar no voo que o trouxe até Portugal. «Quero marcar golos mas nunca prometo golos. O que quero é ser útil ao SC Braga e ter mais tempo de jogo e acho que o clube vai proporcionar-me isso. Ainda bem que vou para Portugal e para um bom Campeonato», rematou o ponta-de-lança, que ontem já se cruzou com os seus novos colegas.
 
rusesco1.jpg

[size=14pt]«Não prometo golos» - Rusescu[/size]
Cedido pelo Sevilha até ao final da temporada, Rucescu quer ajudar o SC Braga a conseguir o apuramento para as competições europeias.

«Conheço algumas coisas do SC Braga porque na época passada jogaram nas competições europeias com equipas romenas. Não prometo golos mas prometo ser uma unidade útil para ajudar a equipa. Queremos qualificar-nos para uma competição europeia e esse objetivo, para mim, é ótimo», disse o avançado romeno, que recusa fazer planos para o futuro:

«Por agora, o objetivo é ficar aqui seis meses. Não sei o que vai acontecer depois. Quero jogar no Braga e sei que, para um avançado, é importante marcar golos.»

Questionado porque não jogava no Sevilha: «Não sei. Sei que é frustrante treinar, trabalhar no duro e não jogar.»

Ruscescu foi apresentado juntamente com André Pinto (ex-Panathinaikos) e Kadu (ex-Vitória da Bahia), centrais que chegaram ao clube a custo zero.
 
andrepintorusescukadu.jpg

[size=14pt]Reforços para atacar o ‘derby’ minhoto[/size]

Em Braga mora o clube mais ativo no mercado de inverno. Ontem, os três reforços contratados pelo emblema arsenalista, os centrais Kadu e André Pinto, e o avançado Raul Rucescu, fizeram uma breve apresentação.

São ativos que Jesualdo poderá aproveitar no curto prazo, em especial Kadu, que chegou com rotinas do Campeonato brasileiro e o atacante romeno, que apesar de pouco utilizado no Sevilha está em boa forma e fortemente estimulado com a mudança de ares.

O trio será inscrito no segundo dia de 2014 e estará apto para jogar oficialmente pelo SC Braga na partida da Taça de Portugal, frente ao Arouca, a 5 de janeiro.

Um compromisso que poderá funcionar como aperitivo para o prato forte do dia 12, esse sim, fator que mobiliza adeptos e convoca os mais díspares sentimentos - o derby minhoto frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio Axa, para a Liga.
Em face da lesão de Éder e da pouca produtividade revelada pelos outros atacantes, Rusescu terá frente ao rival dos bracarenses o seu grande teste de fogo.

E se Kadu se adaptar rápido, também será solução...
 
rubenmicael4.jpg

[size=14pt]Rúben Micael um mês parado[/size]

Rúben Micael sofreu uma lesão muscular na parede abdominal e enfrenta uma paragem estimada em um mês.

Significa isto que o médio que Jesualdo Ferreira elege como a grande referência do meio-campo do SC Braga falhará o derby minhoto do dia 10, frente ao Vitória de Guimarães, juntando-se a Éder nas baixas mais significativas da equipa para 2014.

O exame a que o jogador se submeteu no dia seguinte à lesão sofrida no jogo da Taça da Liga frente ao Estoril eliminou dúvidas.

Se tudo correr normalmente, o madeirense regressará nos primeiros dias de fevereiro, mas pelo meio perde um ciclo preenchido de jogos dos bracarenses para as três competições nacionais.

Entre seis a sete desafios. É a conta por alto dos encontros que Rúben Micael irá ver da bancada. A lesão do jogador foi na mesma zona que atirou Sasso para nove meses de inatividade...
 
santos3.jpg

[size=14pt]Aderlan Santos debaixo de forte pressão; Rennes chega aos 5 milhões de euros[/size]

Aderlan Santos está em alta e os clubes franceses não o largam.

Depois de A BOLA ter dado conta do interesse, fortíssimo, do Mónaco no defesa-central, o Rennes, porventura o primeiro emblema gaulês a descobrir o talento do brasileiro, voltou à carga e aumentou a proposta que fizera no verão passado.
Na altura, o Rennes acenou com quase 4 milhões de euros por Santos, agora chegou aos 5 milhões, um valor manifestamente inferior ao desejado pelo SC Braga.

António Salvador tem a noção de que o binómio rendimento/idade proporcionará um negócio bem mais rentável.

Santos tem 24 anos, é nesta altura o melhor central da equipa e só por um montante a rondar os 10/15 milhões os minhotos aceitarão sentar-se à mesa para falar. Um valor para... início de conversa, claro.
 
agra2.jpg

[size=14pt]Hugo Vieira e Agra com mercado[/size]

Só depois do jogo com o Vitória de Guimarães a SAD irá debruçar-se sobre os reajustamentos a fazer no plantel até finais de janeiro, sem esquecer que fora da esfera do plantel há ainda os casos de Djamal e Guilherme para resolver, sendo que este último treina-se na equipa B e não está recetivo a renovar o contrato que termina no final desta temporada.

No que respeita ao grupo principal, dois nomes sustentam agora a cobiça generalizada de muitos clubes portugueses e estrangeiros: Hugo Vieira e Salvador Agra. O primeiro, a ter de sair, prefere claramente ficar em Portugal depois de uma experiência para esquecer no Sporting Gijón, de Espanha, cedido pelo Benfica.

Quanto a Agra, é um jogador apreciado por Jesualdo, que o colocou nos minutos finais do desafio da Taça, com o Arouca. Está cedido por mais época e meia pelo Bétis mas sendo um atleta inconformado, Agra não se contenta com a pouca utilização no SC Braga.

Casos... para resolver.
 
jesualdo4.jpg

[size=18pt]Jesualdo chama 18 para o ‘derby’[/size]

Jesualdo Ferreira convocou 18 jogadores para o encontro de amanhã, frente ao V. Guimarães.

Devido a lesão, continuam de fora o médio Rúben Micael e o atacante Éder.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Cristiano

Defesas: Elderson, Joãozinho, Baiano, Nuno André Coelho, Santos e Sasso

Médios: Vukcevic, Custódio, Luiz Carlos e Mauro

Avançados: Salvador Agra, Alan, Rafa, Edinho, Rusescu e Pardo
 
battaglia1.jpg

[size=14pt]«Battaglia é um investimento que pode ser positivo» - Jesualdo Ferreira[/size]

Jesualdo Ferreira justifica a aposta do SC Braga na contratação de Rodrigo Battaglia com a «qualidade e margem de progressão» do médio argentino.

«É um jogador que conheço da observação que faço. Tem qualidade e margem de progressão. Começou muito jovem a jogar na Liga argentina e chegou à seleção. Portanto, achamos que é um investimento que pode ser positivo no futuro», afirmou, em conferência de Imprensa.
 
luissilva1.jpg

[size=14pt]Luís Silva espera oficialização[/size]

Luís Silva, médio defensivo recentemente cedido pelo SC Braga ao Gil Vicente, ainda não teve a apresentação oficial com a nova camisola.

O jogador recupera de uma lesão e o facto de não ter incorporado os trabalhos até à data sustenta algumas reservas gilistas quanto ao anúncio da sua aquisição.

O jogador que começou por despontar no Leixões, despertando a atenção do clube bracarense, deve ver em breve todos os entraves resolvidos a fim de começar a lutar pelo seu lugar no plantel do Gil Vicente com a firme ideia de se afirmar em Barcelos.
 
elderson1.jpg

[size=14pt]Elderson no Mónaco[/size]

Elderson está a caminho do Mónaco, segundo classificado da Liga francesa.

O lateral-esquerdo nigeriano, de 25 anos, já não se treinou hoje no SC Braga e será o novo companheiro de João Moutinho, Ricardo Carvalho e dos ex-portistas James Rodriguez e Radamel Falcao.
 
nunoandrecoelho12.JPG

[size=14pt]Nuno André Coelho desejado em Belgrado[/size]

A notícia é avançada pela Imprensa sérvia: Nuno André Coelho, defesa-central do SC Braga, pode estar a caminho do Partizan de Belgrado.

Com espaço de manobra reduzido na formação arsenalista, depois das aquisições de Kadu (ex-Vitória da Bahia) e André Pinto (ex-Panathinaikos), o defensor português parece disposto a dar novo rumo à carreira.

Inclusivamente, sabe A BOLA, já foram estabelecidos contactos entre os dirigentes do Partizan de Belgrado e do SC Braga, com os sérvios a solicitarem a cedência de Nuno André Coelho até final da época.

Resta saber se os dirigentes arsenalistas estão numa de aprovar o empréstimo, até porque a intenção inicial era vender o passe do central.
 
jesualdo4.jpg

[size=14pt]Kappel nos 18 eleitos de Jesualdo Ferreira[/size]

Kappel, extremo habitualmente utilizado na equipa B mas que já havia atuado a meio da semana, contra o Beira-Mar na Taça da Liga, volta a fazer parte dos eleitos de Jesualdo Ferreira para o jogo com o Paços de Ferreira, amanhã às 17 horas.

De resto, também Miljkovic faz parte de uma lista que já não conta com Elderson, reforço do Mónaco.

Convocados
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano

Defesas: Santos, Miljkovic, Baiano, Sasso, Joãozinho e Nuno Coelho

Médios: Luiz Carlos, Custódio, Vukcevic e Mauro

Avançados: Rusescu, Rafa, Alan, Edinho, Kappel e Pardo
 
antoniosalvador1.jpg

[size=14pt]Salvador não entra em leilões por Moreno[/size]

Dia D para Erick Moreno. Mas não só. Além do dossier do atacante colombiano, há outros relacionados com o reajustamento do plantel que vão merecer sentença final de António Salvador, que hoje regressa de uma viagem de negócios.

A um dia do encerramento da janela de transferências, o SC Braga fará uma última tentativa para convencer o Millonarios a aceitar a oferta por Moreno, atacante de 22 anos que está no epicentro de dura negociação. O caso não é para menos: nas últimas horas, mais clubes, de Espanha e França, apareceram a acenar com propostas e sondagens, num leilão que o SC Braga não está disposto a participar.

Entre avanços e recuos, os minhotos não deixaram de estar ativos na mesa de negociações, mas apesar de apreciar, e muito, os atributos de Moreno, deixaram bem claro aos dirigentes do Millonarios que não entrarão em loucuras. Pelo jogador, o emblema colombiano pretende mais de 500 mil euros, valor considerado exagerado pelo SC Braga até porque Moreno termina contrato em dezembro deste ano. Pés bem assentes no chão e firmeza negocial são ingredientes servidos pelo SC Braga neste processo, que a bem ou mal tem de ficar definido hoje.

Se Moreno não vier, há outros nomes estudados e nalguns casos até apalavrados com os agentes, como é o caso de David Rodriguez, 27 anos, jogador do Celta de Vigo, que como A BOLA anunciou ontem tem carta branca para sair do emblema galego.
 
Voltar
Topo