O Cantinho do Vitoria de Guimarães

ruivitoria2.jpg

Rui Vitória e o jogo na Luz: «Vamos atuar numa sala de espetáculos importante»





Respeito pelo líder mas com os três pontos no pensamento. Rui Vitória promete um V. Guimarães fiel a si próprio no jogo de sábado com o Benfica, no Estádio da Luz, a contar para a jornada oito da Liga.

«Tentamos vencer todos os jogos, independentemente do adversário. Temos uma visão otimista do jogo, mas sabemos que as nossas armas são diferentes das do Benfica. Vamos defrontar um adversário complicadíssimo mas temos os nossos argumentos», sublinhou o treinador, em conferência de Imprensa.

Nas primeiras sete jornadas da Liga, apenas FC Porto e SC Braga lograram derrubar o castelo vimaranense. Segue-se outro candidato ao título. Alterações à vista?

«Podemos ter pequenas nuances mas sempre sem desvirtuar as nossas ideias de jogo. O Benfica pode empurrar-nos mais vezes, mas eles também foram obrigados a alterar o seu jogo quando defrontaram o Barcelona. Vamos tentar impor a nossa forma de jogar», afiançou Rui Vitória, observando que «há uma motivação natural para jogar na Luz».

«Qualquer resultado positivo terá um grande impacto», admitiu, rematando: «Vamos atuar numa sala de espetáculos importante e frente a um bom adversário».
 
ricardo2.jpg


Ricardo mostra-se à Luz





Titularíssimo na equipa de Rui Vitória, com 610 minutos em 720 possíveis, o avançado Ricardo está a despertar para a alta roda com consistência assinalável e aos 19 anos é uma das grandes referências na montra vimaranense — é ele a nova ferinha da equipa.

Comenta-se que Ricardo está a ser observado por diversos clubes de grande expressão face à exposição que tem ganho e este interesse não é de todo despropositado.

Além da consistência que tem revelado desde que cumpriu o primeiro jogo pela equipa principal, em janeiro, Ricardo tem também um passado recomendável a falar por ele.

O avançado vem de uma escola de referência, é produto da fábrica de talentos do Sporting, onde jogou durante seis anos consecutivos.

Ricardo mostra-se pela primeira vez no Estádio da Luz depois de ter lidado já com Sporting e FC Porto esta temporada e terá oportunidade magnífica de dar mais sinais positivos a um trajeto sempre a subir.
 
ruivitoria10.jpg

«Quando perdemos nunca ficamos satisfeitos» - Rui Vitória




O treinador do V. Guimarães não estava naturalmente satisfeito com a derrota diante do Benfica, mas salientou a capacidade de luta da sua equipa.

«Quando perdemos nunca ficamos satisfeitos. Sabíamos que teríamos poucos momentos no jogo, mas tivemos dois momentos chave na partida: uma bola em que poderíamos ter marcado e outro, no início da segunda parte, ao sofrer o segundo golo», começou por dizer Rui Vitória na habitual flash interview.

«Queríamos obviamente outro resultado, os jogadores bateram-se, lutaram, e agora vamos continuar a trabalhar, procurar retificar já no próximo jogo aquilo que não está bem», prosseguiu o treinador dos vimaranenses, deixando o alerta:

«Sabemos que temos um caminho duro pela frente e vamos ter de trabalhar muito.»
 
juliomendes2.jpg

Passivo aumenta quase nove milhões de euros





O Vitória de Guimarães, presidido por Júlio Mendes, agendou três assembleias gerais para os dias 17 (duas) e 18 de novembro.

A constituição do projeto de Sociedade Desportiva é um dos pontos em cima da mesa, mas o que maior interesse poderá levantar é a análise e votação do Relatório e Contas relativo à pretérita temporada, no qual o clube registou um resultado liquido negativo de um pouco mais de 8 milhões de euros, aumentando o passivo em praticamente nove milhões de euros (8.878.054,21 euros).
 
juliomendes4.jpg

Constituição da SAD aprovada com 72,5 por cento dos votos




A maioria dos sócios aprovou, este domingo, o projeto para a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva no V. Guimarães.

Dos 1.330 sócios votantes, 945 responderam positivamente à proposta apresentada pela Direção liderada por Júlio Mendes, contra apenas 340 votos contra. Houve ainda um voto nulo e 17 em branco.

Total em percentagem: 72,5 por cento votos a favor, 26,9 contra.
 
freire1.jpg

Freire virou a vida do avesso em apenas uma semana



Numa semana apenas, Freire passou do mais obscuro isolamento mediático, sem argumentos para discutir a titularidade no eixo da defesa, a principal figura do Vitória de Guimarães. Autor de um golo em Aveiro e da assistência para Baldé fazer o 2-2 com que os minhotos empataram a vida do Beira-Mar, o central parece ter finalmente encontrado o rumo certo.

A estreia absoluta do jogador, esta época, aconteceu no jogo da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Setúbal. Compromisso duramente disputado, decidido nas grandes penalidades e no qual Freire marcou no tempo extra. Um golo revitalizador numa exibição muito equilibrada que Rui Vitória terá apreciado, ao ponto de retirar N`Diaye do onze e renovar a confiança em Freire.

Com 23 anos e contrato com o Vitória até 2014, o brasileiro entra na terceira época no clube. Nunca foi um indiscutível: 20 jogos no total, 16 a titular, uma flutuação por vezes gritante de rendimento que nunca o autorizou a gozar mais do que breves ciclos no onze. Esta temporada cristalizou no banco graças à eficácia revelada pelo seu concorrente, N`Diaye.

Com o Mali qualificado para o CAN-2013, é muito provável que o grande concorrente de Freire esteja muito tempo ausente do Minho entre janeiro e fevereiro. Rui Vitória já teria planos traçados para uma sucessão pacífica no eixo defensivo da equipa, mas provavelmente nem o treinador e muitos menos os adeptos anteviam que Feire antecipasse os prazos.

Dois golos e uma assistência não escondem, contudo, a necessidade de criar com Defendi laços mais fortes. Em Aveiro, a desunião dos centrais quase custou três pontos.
 
freire1.jpg

Freire quer voltar ao Jamor com o Vitória


Com dois golos marcados nas duas últimas partidas, o defesa Leandro Freire espera ter recuperado a confiança de Rui Vitória, depois de muitos jogos afastado das opções do treinador do Vitória de Guimarães.

«Foi difícil ficar de fora todo este tempo mas o treinador é que sabe quais são as melhores opções e temos de respeitar. O jogo com o Vitória Setúbal [da Taça de Portugal] foi muito difícil e reconheço que o meu golo favoreceu», disse Freire.

Sobre o jogo da Taça de Portugal com o Marítimo, no próximo domingo: «Já tive a felicidade de ir ao Jamor com a equipa do Vitória. A nossa equipa e o nosso treinador sabem o que têm de fazer para que isso se repita. Frente ao Marítimo, devemos estar concertados e aproveitar qualquer oportunidade que surja para marcar porque, se sofrermos, fica mais difícil.»

O regresso aos treinos está marcado para amanhã, quinta-feira, às 10 horas.
 
votacao1.jpg

Subscrição de ações vale presença na AG



A subscrição de ações da SAD do Vitória não está a despertar grande interesse por parte dos associados vitorianos e, de acordo com um comunicado emitido ontem, apenas 150 sócios manifestaram interesse na compra de títulos.

Desta forma, e quando faltam quatro dias para o encerramento da primeira fase, destinada exclusivamente a sócios, o vice-presidente Francisco Príncipe, lançou o apelo a uma maior participação dos vitorianos de forma a que «continuem a manter voz firme na nova sociedade e contribuam para o Vitória Sport Clube ultrapassar este período dificílimo da sua história».

Contrariamente àquilo que alguns possam pensar, os interessados «não terão que pagar qualquer comissão relacionada com a posse dos títulos», que «existem apenas nos registos da sociedade e poderão ser sempre transacionados». A propósito, a realização do capital subscrito vai efetuar-se entre 4 e 7 de dezembro, nos serviços do clube ou através das contas bancárias que serão anunciadas brevemente, sendo que o talão de pagamento serve como documento comprovativo.

A constituição de uma SAD no Vitória foi sempre muito debatida em Guimarães, havendo uma corrente de adeptos que entendia que o clube deixaria de pertencer-lhes. A propósito desse tema, Francisco Príncipe recorda que aqueles que subscreveram títulos podem continuar a seguir de perto a vida da sociedade. «Um número de 50 ações representa sempre um voto em assembleia geral. Mesmo após um possível aumento de capital, o associado terá sempre direito aos seus votos e à presença na assembleia geral», refere o vice.
 
addy1.jpg

Alemães atentos a David Addy



David Addy está na rota do Eintracht Frankfurt e Wolfsburgo. Os dois clubes alemães estão dispostos a investir em janeiro no defesa ganês.

Apesar de Addy ter assegurada a sua participação no CAN, os emblemas da Bundesliga alemã têm seguido com entusiasmo as exibições do jovem de 22 anos.

Ligado até 2014 ao V. Guimarães, Addy é o único lateral-esquerdo do plantel, mas a Direção nunca fechará a porta a um bom negócio.
 
kaka2.JPG

Kaká chamado à última hora



Kaká, lateral esquerdo da equipa B, foi chamado à última hora por Rui Vitória, para o jogo com o Marítimo, para a Taça de Portugal.

O clube escusou-se a esclarecer os motivos da repentina convocatória do atleta, que ontem viajou com destino à Madeira para se juntar aos colegas.

Frente ao V. Setúbal, David Addy sofreu lesão na coxa direita e a chamada de Kaká poderá ter a ver com eventual recaída do ganês.
 
eladoua.JPG

El Adoua rende N`Diaye




El Adoua está pronto para regressar às origens, leia-se ao centro da defesa vimaranense. O marroquino (26 anos) é o escolhido para render no jogo desta noite, com o Olhanense, N`Diaye, que passou a semana debilitado fisicamente. E este é apenas mais um episódio entre as vidas cruzadas destes jogadores.

N`Diaye perdeu parte da preparação e do andamento necessário para regressar ao onze, onde também não estará o lesionado Defendi. Confrontado com estas baixas, e sem outras soluções no plantel, Rui Vitória decidiu recuar El Adoua para o eixo, dando sequência àquilo que tinha feito no passado domingo, quando defrontou o Marítimo, para a Taça de Portugal (ao intervalo, deixou o maliano nas cabinas).

Quando El Adoua foi contratado ao Qadsia, do Kuwait, os responsáveis vimaranense estavam convencidos de que N`Diaye seria transferido, num negócio que ia encher os cofres do clube de milhões de euros, ao estilo do que tinha sucedido com a venda de Bebé para o Manchester United.

Circularam muitos rumores, houve muitos clubes a observar o central do Mali, mas ninguém se atravessou e avançou com uma proposta concreta para o levar de Guimarães. Isso não impediu a compra de El Adoua, que veio integrar um plantel onde havia excesso de defesas-centrais.

Perante este cenário, e conhecendo as qualidades e potencialidades de Issam, o treinador de então, Manuel Machado, entendeu que o magrebino poderia ser-lhe útil como médio. E assim foi, El Adoua subiu uns metros no terreno, transformando-se num autêntico todo-o-terreno, transmitindo imagem de polivalência que é particularmente do agrado de Rui Vitória, até pelo quadro deficitário de soluções no plantel.
 
luiscirilo1.jpg

Luís Cirilo oficializou demissão



Luís Cirilo oficializou hoje a sua demissão do cargo de vice-presidente do Vitória de Guimarães.

O agora ex-dirigente, que era responsável pela pasta do desporto, confirmou há momentos esta decisão, na página oficial do Vitória de Guimarães. «Na base deste desfecho estão razões de natureza pessoal e profissional», lê-se no comunicado.

Luís Cirilo esteve hoje no camarote presidencial do Estádio D. Afonso Henriques a assistir ao jogo do V. Guimarães B frente ao União da Madeira (0-0), e terá sido nessa altura que apresentou a carta de demissão a Júlio Mendes, líder do clube vitoriano. Até que ponto esta saída irá criar instabilidade na direção é a questão que se coloca, isto numa fase em que o Vitória continua a debater-se com graves problemas financeiros.
 
ruivitoria1.jpg

Vitorianos podem participar na apresentação do Kabuscorp




O Vitória de Guimarães está a estudar um convite do Kabuscorp, clube angolano onde esta época jogou o brasileiro Rivaldo, para jogar em Angola na apresentação do emblema de Luanda aos sócios.

O diretor desportivo dos minhotos, Flávio Meireles, recebeu já o convite formal e ficou de confirmar a presença do Vitória de Guimarães a qualquer momento.

A acontecer, o jogo dos vimaranenses com o Kabuscorp acontecerá em fevereiro, após a realização do Campeonato Africano e antes do início do Girabola. Poderá ser uma oportunidade para Júlio Mendes, presidente dos minhotos, fazer uma investida em busca de investidores para a SAD, já que o clube atravessa situação financeira complicada. Na época passada, foi o Vitória de Setúbal a estar na apresentação do Kabuscorp.
 
ruivitoria3.jpg

«Já terá havido épocas mais agradáveis para trabalhar» - Rui vitória




O treinador do Vitória de Guimarães admite que os salários em atraso no plantel não é o único problema num clube que se encontra em restruturação.

«Salários em atraso? Há vários problemas que não se resumem a questões financeiras. Esta é a vida de um clube que se está a restruturar. Mas reconheço que já terá havido épocas mais agradáveis para trabalhar», disse Rui Vitória na antevisão ao jogo de domingo com o Paços de Ferreira, na Mata Real.

«Foi uma casa que representei durante uma época, com resultados positivos, onde tenho amigos mas, neste momento, o mais importante é ganharmos e não há amizades que resistam a essa vontade. Será um jogo importante frente a uma equipa de qualidade com bons jogadores e bem organizada. O que construímos ficou mais consolidado após a vitória com o Olhanense e queremos dar sequência a isso já nesta partida», afirmou o treinador dos minhotos.
 
NDiaye1.jpg

NDiaye pré-convocado para o CAN




O central Ndiaye já foi informado de que o seu nome faz parte do lote de jogadores que o selecionador do Mali para o Campeonato Africano das Nações, que decorrerá na África do Sul entre 19 de janeiro e 10 de fevereiro. O jogador prepara-se para repetir presença na fase final desta competição, onde não estará David Addy, que acabou preterido pelo selecionador do Gana, situação que mereceu ontem um comentário do treinador Rui Vitória:

«É um rapaz descontraído e positivo, capaz de ver aspetos favoráveis noutras situações. Se não vai lá, fica a valorizar-se connosco e será melhor assim. Por um lado, gostava de ter mais um jogador no CAN, mas também fico contente que não se mexa tanto na nossa estrutura.
 
defendi1.jpg

Defendi trocou Guimarães pelo Vitória da Bahia



Rodrigo Defendi trocou o Vitória de Guimarães pelo Vitória da Bahia, numa transferência que permitiu ao clube minhoto realizar um encaixe financeiro. O central viajou já ontem para o Brasil, trajeto que também deve ser feito pelo compatriota Marcelo Toscano, que já acertou a rescisão.
Em poucas horas, o plantel vimaranense deixou de de contar com os serviços de dois jogadores que eram habitualmente utilizados pelo treinador Rui Vitória.

Defendi chegou a Guimarães em 2001 e passou por um longo período sem jogar. O defesa, que fez escola no Cruzeiro e conta no seu currículo com passagens pelos italianos da Roma, Udinese e Avelino e pelo ingleses do Tottenham, não desistiu e no final da época anterior soube agarrar a oportunidade que lhe foi concedida. Esta temporada prosseguiu em alta e até se lesionar foi titular absoluto, tanto no Campeonato e como na Taça de Portugal.

A regularidade patenteada pelo futebolista cruzou fronteiras, convocando a presença de alguns observadores de clubes estrangeiros nos desafios do Vitória. O facto de Defendi terminar contrato em junho do próximo ano era outro aliciante. As negociações para a renovação com os minhotos não se concretizaram e a hipótese de uma transferência imediata acabou por ser a melhor solução para todas as partes envolvidas no negócio.

O interesse e a proposta apresentada pelo Vitória da Bahia foi bem acolhida pela Direção vimaranense, facilitando a rápida conclusão da transferência.
 
paulooliveira.JPG

Paulo Oliveira dá o salto para o plantel principal



Paulo Oliveira é a escolha natural para preencher no imediato a vaga criada pela saída de Defendi, que regressou ao futebol brasileiro, e para fazer face à ausência de N`Diaye, que vai jogar no CAN. O defesa-central é titularíssimo nos bês vimaranenses, mas falta-lhe estrear-se na equipa principal e na Liga.

Os recursos financeiros não abundam no castelo e, por isso, a formação e o conjunto secundário dos minhotos continuam a revelar-se como a primeira opção para solucionar lesões ou saídas de jogadores do plantel maior. Foi assim com Ricardo, no início da temporada, sucedeu agora com Kanu e, tudo o indica, vai prosseguir com a integração de Paulo Oliveira.

Embora existam outros centrais com qualidade a atuar na equipa B, a primeira escolha vai passar por Oliveira, que, dos centrais que atuam na formação às ordens de Luiz Felipe, foi o único que o treinador Rui Vitória chamou para realizar o estágio de pré-época e com apontamentos positivos.

Depois de ter cumprido grande parte da formação nas escolas do Vitória, o ano passado Paulo Oliveira foi cedido ao Penafiel. Na equipa da 2.ª Liga, realizou 39 jogos e só falhou uma partida do Campeonato. Números reveladores da influência e importância que o internacional sub-21 assumiu no conjunto penafidelense.

Em Guimarães, Paulo Oliveira foi por três vezes convocado para jogos da Liga, mas não teve oportunidade de saltar do banco, algo que pode suceder brevemente.
 
kanu45.jpg

Vimaranenses querem segurar Kanu



Kanu é a mais recente novidade de Rui Vitória nesta época. O central foi adaptado a lateral-direito nos bês do V. Guimarães e foi nessa posição que se estreou pela primeira equipa, frente ao SC Braga, na Taça da Liga. Passou com distinção no teste de fogo e agora pretende afirmar-se em definitivo no plantel principal.

O brasileiro chegou este verão a Guimarães, cedido pelo Mauaense (tal como o avançado Índio), mas o Vitória, acreditando nas potencialidades do atleta de 20 anos, reservou o direito de opção de compra. O dinheiro não abunda no castelo, mas a Direção dos vimaranenses não quer deixar escapar o atleta da mesma forma que o fez o SC Braga.
 
RuiVitoria2012.jpg

Oliveira e Bastos, a dupla de futuro



O Campeonato Africano das Nações (CAN) afastará o marroquino El Adoua e o maliano N´Diaye do V. Guimarães durante os meses de janeiro e fevereiro e a contenção financeira do clube já promoveu a rescisão amigável do brasileiro Defendi.

O técnico Rui Vitória está sem três opções para o eixo defensivo, mas poderá ganhar dois jogadores de futuro. Como? Se, naquele período de dois meses, apostar em Paulo Oliveira e Vítor Bastos.

Paulo Oliveira (20 anos) cumpriu os escalões de formação no V. Guimarães e foi emprestado no primeiro ano de sénior. Na época passada, ao serviço do Penafiel, na Segunda Liga, conquistou o estatuto de titular e uma invejável notoriedade para um atleta que conhecia aqueles palcos pela primeira vez.

Idêntico percurso apresentou Vítor Bastos (22 anos), que na última temporada defendeu as cores do Atlético, também na Segunda Liga, e pelo qual foi titular na grande maioria das partidas.
 
ruivitoria3.jpg

Rui Vitória aposta em jovens da equipa B



Para colmatar as saídas de Defendi e Toscano, o treinador vimaranense Rui Vitória apostou nas chamadas de Índio, Lemos e Crivellaro, da equipa B, para a partida, de domingo, frente ao Beira Mar, referente à Taça da Liga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Douglas e Delac;

Defesas: Lemos, N´Diaye, Freire, El Adoua e Addy;

Médios: Olímpio, André, Barrientos, Crivellaro e Siaka Bamba;

Avançados: Baldé, Ricardo, Índio, Marco Matias, João Ribeiro e Lalkovic.
 
Voltar
Topo