O Cantinho do Vitoria de Guimarães

RuiVitoria2012.jpg

Muitas ausências no último treino do ano



O plantel do V. Guimarães retomou os trabalhos depois de ontem ter empatado com o Beira-Mar, em Aveiro, para a segunda jornada da Taça da Liga.

A sessão foi mais curta para aqueles que jogaram ontem. No último treino do ano, o treinador Rui Vitória também não contou com os lesionados Alex, João Gonçalves, Dinis, João Amorim e Kanu. O marroquino El Adoua também se lesionou na partida com os aveirenses, mas isso não o afasta do CAN.
 
soudani4.jpg

Soudani já se treinou e partiu para o CAN



Hilal Soudani realizou esta manhã o primeiro treino sem limitações, depois de um longo período em que esteve a recuperar de uma entorse no joelho esquerdo.

O avançado do V. Guimarães retomou os trabalhos no último treino do ano que serviu ainda para o jogador se despedir dos companheiros já que, depois de amanhã, quando a equipa minhota retomar os trabalhos, Soudani já estará concentrado no estágio da seleção argelina, que vai participar no Campeonato Africano das Nações.

A seleção da Argélia tem agendados três jogos de preparação, o primeiro está marcado para o próximo dia 12, frente à seleção da África do Sul, pais que organiza o CAN, e outro é dia 16, com o Pretoria University, há ainda uma partida com o Platinum Stars, que para já não tem data oficial.

Estes três jogos de preparação podem ser muito importantes para Soudani recuperar o ritmo competitivo perdido ao longo deste tempo em que esteve lesionado.
 
juliomendes2.jpg

Árabes poderão entrar no capital da SAD



Júlio Mendes tem desenvolvido contactos, em vários pontos do País e do globo, na tentativa de encontrar investidores para a SAD do Vitória de Guimarães, cujo capital foi agora aberto a parceiros externos, após uma fase de subscrição exclusiva para associados do emblema.

Uma das iniciativas do presidente dos vitorianos desenvolveu-se junto de um empresário desportivo da Arábia Saudita — tem alguns atletas a alinhar em Portugal —, tendo ficado definidas diretrizes que poderão conduzir à entrada de capital proveniente do Médio Oriente na SAD dos minhotos.

É intenção de Júlio Mendes angariar externamente 450 mil euros para atingir o capital mínimo da sociedade anónima desportiva.

Um milhão de euros seria completado com 400 mil euros da responsabilidade do clube (através de património) e 150 mil euros pelas ações entretanto adquiridas pelos adeptos.

A haver entendimento, poderia ser estabelecida, igualmente, uma parceria desportiva para a entrada de vários jogadores da Arábia Saudita na equipa B.

Um deles é Omar Alsuhaymi, um médio-ala de 19 anos, internacional sub-20. Mas poderão chegar outros atletas, igualmente com historial de representar seleções jovens da Arábia Saudita e que sejam conhecidos de Luiz Felipe (treinador dos bês do Vitória e que já trabalhou no Al-Nassr, clube daquele país do Médio Oriente) e de Luís Castro, o novo coordenador do futebol de formação dos minhotos e que também já trabalhou no Al-Nassr.
 
andre2.jpg

André reavaliado à lesão sofrida em Barcelos



André, médio do Vitória de Guimarães, foi obrigado a abandonar o encontro com o Gil Vicente aos 52 minutos, devido a lesão sofrida com Luís Carlos, extremo do Gil Vicente que também teve de ser substituído.

O jogador dos vimaranenses vai ser avaliado hoje ou amanhã pelo departamento médico do clube, de forma a avaliar a extensão do problema.
 
hernani.JPG


Hernâni negociado para reforçar ataque

Hernâni está no topo da lista de preferências do Vitória e os minhotos já manifestaram junto da Direção do Atlético a vontade de contratar ainda este mês o extremo de 21 anos.

Há algum tempo que Hernâni está a ser seguido por vários emblemas da Liga, mas o Vitória parece estar na frente da corrida para conseguir os serviços do futebolista, que se encontra em final de contrato com o clube de Alcântara.

No passado domingo, após o jogo Atlético-Portimonense, responsáveis vimaranenses estiveram reunidos com Almeida Antunes, presidente do emblema lisboeta, e Dimas, empresário do jogador, num encontro que serviu para limar arestas relativas à transferência.

Hernâni é um extremo muitíssimo veloz, que se movimenta tanto pela direita como pela esquerda e que fez a sua formação como atleta na Tapadinha.

O treinador António Pereira reconheceu-lhe qualidade e capacidade para jogar no conjunto principal e o atacante correspondeu à aposta, contribuindo ativamente na campanha de subida da equipa à 2.ª Liga, na temporada 2010/2011.

Com estatuto de intocável no onze do Atlético, o extremo já apontou três golos em 21 jogos, ele que no ano passado esteve cedido ao Mirandela, que lutou pela promoção à 2.ª Liga quase até final da época, com Hernâni a marcar por quatro vezes.

O perfil do atacante enquadra-se naquilo que é a nova política praticada pelos vimaranenses, fortemente patrocinada por Rui Vitória.

Fonte:
 
ruivitoria3.jpg

«Jovens têm segurado o barco» - Rui vitória



Depois de perder Defendi, Toscano, Delac e Lalkovic,o treinador do Vitória de Guimarães mostrou-se satisfeito por ter segurado Amido Baldé, avançado que era cobiçado pelos turcos do Elazigspor.

«Sim. Não só por ser o Baldé, podia ter sido outro jogador qualquer. Sinceramente, não gostava que saíssem mais jogadores. Nesta altura, as equipas normalmente estão a trabalhar para reforçar os seus plantéis, enquanto nós estamos a fazer tudo para que o nosso plantel não fique com menos soluções e para que os nossos jogadores não saiam, o que não deixa de ser uma situação pouco agradável», disse Rui Vitória em conferência de Imprensa, considerando que, entre saídas e lesões, os jogadores da equipa B têm dado uma ajuda determinante à equipa principal:

«Estes jovens dão-nos esperança e precisam de ser apoiados porque são eles que têm segurado o barco. No entanto, lembro que é muito difícil que os jovens jogadores com pouca experiencia de 1.ª Liga consigam manter o mesmo nível exibicional durante muito tempo.»

Sobre Hernâni, jogador do Atlético que está a ser apontado como alvo dos minhotos: «Conheço-o bem, como conheço quase todos os jogadores dos campeonatos profissionais. Mas não posso estar a dizer se vem ou não jogar para o Vitória. Há muitos jogadores referenciados nesta altura. Só me preocupo com os jogadores que cá estão.»

Rui Vitória falou na antevisão ao duelo deste sábado com o Marítimo, referente à 14.ª jornada do campeonato: «Esperamos um jogo complicado porque, apesar de os últimos resultados não serem os mais agradáveis, o Marítimo tem uma belíssima equipa que joga junta há um ano.»
 
ruivitoria6.jpg

Convocatória vimaranense sem alterações



O treinador Rui Vitória decidiu repetir a convocatória da Taça da Liga, onde defrontou a Naval, para a partida, de sábado, frente ao Marítimo, às 18 horas, no D. Afonso Henriques.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Douglas e Assis;

Defesas: Freire, Paulo Oliveira, Vítor Bastos, Addy, Kanu e Luís Rocha;

Médios: Barrientos, Siaka Bamba, Olímpio, Tiago Rodrigues e Crivellaro;

Avançados: João Ribeiro, Marco Matias, Amidó, Ricardo e Índio
 
josue1.jpg

Josué renova até 2017



O V. Guimarães anunciou a renovação de contrato com o defesa Josué, que fica agora vinculado ao clube até junho de 2017.

Com 20 anos, Josué tem sido dos jogadores mais utilizados pelo treinador Luiz Felipe na equipa B, atuando a maioria das vezes na posição mais recuada do meio-campo.

O jogador, recorde-se, está no Vitória desde 2009, proveniente da formação do Sporting.
 
ruivitoria3.jpg

«Trabalhar depois de vitórias é fantástico» - Rui Vitória



O treinador do V. Guimarães, Rui Vitória, confessou que na equipa se vive um momento de confiança após terem eliminado o rival SC Braga dos quartos-de-final da Taça de Portugal.

«Depois de uma vitória num jogo deste é natural que toda a gente tenha mais confiança e tranquilidade. Trabalhar depois das vitórias é fantástico mas também temos a noção que é necessário mudar de chip porque vem aí outro jogo e outra competição», afirmou o técnico dos vitorianos.

Apesar disso, Rui Vitória antevê dificuldades frente ao Rio Ave, próximo adversário no campeonato. «Será um jogo muito difícil. O Rio Ave está num enquadramento muito favorável e é uma equipa que fez boas aquisições e é composta por bons jogadores e com experiencia», analisou.

O V. Guimarães faz amanhã de manhã o último treino antes do jogo, sendo depois revelados os convocados.
 
alex2.jpg

«Vamos a Alvalade para conquistar os três pontos» - Alex



O Vitória de Guimarães já está a preparar o jogo com o Sporting, agendado para domingo, que o defesa Alex considera que será complicado devido à onda de bons resultados dos leões, assegurando, no entanto, que os vimaranenses vão a Alvalade para conquistar os três pontos.

«Será um jogo complicado frente a um adversário difícil. Nós estamos bem mas o Sporting também está numa onda de resultados positivos e agora tem um treinador extremamente competente que tem conseguido bons resultados para a equipa leonina», disse Alex na antevisão do encontro com os leões. «Vamos a Alvalade com a intenção de conquistar os três pontos», sublinhou.

Quando questionado sobre se espera que na segunda volta do campeonato o V. Guimarães esteja tão bem como esteve até ao momento Alex respondeu:

- Pela experiência que tenho, pelo que conheço do treinador e dos jogadores e pelo que o grupo já demonstrou queremos uma segunda volta ainda melhor. Por isso se na primeira volta empatámos com o Sporting (0-0), agora queremos ganhar.
 
amidobalde3.jpg

«Seria um sonho marcar ao Sporting» - Baldé



O Sporting abriu as portas de Amido Baldé para o futebol europeu, quando tinha 17 anos. O clube leonino também o libertou de todos os compromissos em junho passado, permitindo a Amido Baldé assinar um vínculo de dois anos com o Vitória de Guimarães e... abrir asas. O reencontro está previsto para o próximo domingo, num estádio que diz muito ao avançado.

Por isso, o sentimento especial que exibe por este choque da Liga. «Marcar em Alvalade é o meu sonho», evidenciou com total sinceridade, sem sobranceria e reforçando a ideia de consideração que tem pelo adversário:

- Ainda não sei se festejo se marcar, vou pensar, ainda tenho alguns dias para ponderar. O V. Guimarães vai respeitar o Sporting, que está a recuperar bem, depois de ter começado mal a época.

E os minhotos têm boas hipóteses de sair deste confronto com um resultado positivo? «A equipa do Vitória tem uma alma muito grande. Acredita até ao fim, por isso vamos a Alvalade para vencer», sublinhou o camisola 17.
 
ricardo55.jpg

«Ricardo é jogador para atuar num “grande”», diz empresário



O representante de Ricardo, avançado do Vitória de Guimarães que despertou o interesse do Benfica, não nega contactos com vista à transferência do jogador de 19 anos mas diz que, por agora, não há nada de concreto.

«É o reconhecimento do trabalho que tem feito. Tem sido sempre titular no primeiro ano de sénior e é sinal de que o trabalho está a dar frutos. Mas não há nada de concreto», disse Pedro Falcão, em declarações à TSF, reiterando que Ricardo tem qualidade para representar um “grande”: «Não duvido. Jogou alguns anos no Sporting e “bebeu” da escola do clube. É, tipicamente, um jogador para atuar num “grande”.»

O empresário enumerou as principais características de Ricardo: «Costumo dizer a brincar que até cansa vê-lo correr. Com a sucessão de jogos, tem feito um trabalho sempre a nível elevado. Tecnicamente é muito bom, tem uma capacidade de explosão muito grande e pode ocupar várias posições. Está a dar os primeiros passos na primeira Liga e tem sido consistente.»
 
ricardo2.jpg

Udinese na corrida por Ricardo



A Udinese juntou-se ao Benfica na corrida por Ricardo. E o clube italiano pode conseguir vantagem sobre os encarnados pelo facto de querer fechar já o negócio e levar imediatamente o extremo do Vitória.

Tendo em conta que o mercado fecha na próxima quinta-feira, é admissível que o jovem internacional cumpra amanhã, em Alvalade, o último jogo ao serviço do emblema minhoto.

As exibições de Ricardo nas várias competições nacionais cruzaram fronteiras e de Itália surge agora o interesse da Udinese, clube que esta temporada foi afastado da fase de grupos da Liga dos Campeões pelo SC Braga. O conjunto de Udine, 10.º classificado no Calcio, está a preparar uma forte e rápida investida para contratar um dos jogadores que tem despertado mais curiosidade no atual plantel dos vimaranenses.
 
areias1.jpg

Areias é a grande novidade



Areias é a principal novidade na lista de convocados do Vitória de Guimarães para o jogo com o Sporting, domingo, às 18 horas, no Estádio de Alvalade.

Com apenas 19 anos, Areias está no primeiro ano de sénior e evoluiu na equipa B. Rui Vitória continua, deste modo, a explorar o filão da formação secundária para atenuar as fortes limitações existentes no plantel principal.

De fora ficam Leonel Olímpio, Kanu, André, Hernâni, João Amorim e João Ribeiro, todos lesionados, além de N’Diaye, Soudani e El Adoua, trio que participa no Campeonato Africano das Nações.

A lista do Vitória de Guimarãesé a seguinte:

Guarda-redes: Douglas e Preto;

Defesas: Freire, Paulo Oliveira, Alex, Addy e Luís Rocha;

Médios: Barrientos, Siaka Bamba, Josué, Tiago Rodrigues e Crivellaro;

Avançados: Marco Matias, Amidó, Ricardo, Jona, Rafa e Areias
 
RuiVitoria2012.jpg

Jogo com o Kabuscorp está marcado



O Kabuscorp não desiste de receber o Vitória para a apresentação do novo plantel da equipa angolana aos associados e só falta mesmo acertar a data do encontro, que deve acontecer dia 25 ou 26 deste mês, embora a preferência dos responsáveis pelo clube africano fosse domingo, 24 de fevereiro.

Tal parece impossível, porque nesse fim de semana joga-se o derby minhoto entre SC Braga e Vitória, que neste momento não tem data oficial.

Apesar das diversas interrogações que ainda se colocam relativamente ao dia em que se vai realizar o encontro no Estádio dos Coqueiros, em Guimarães já se vão fazendo alguns preparativos relativos à viagem e à logística necessária num caso como este.
 
machishernani1.jpg

Hernâni e Machís encantados com a escolha



Os extremos Hernâni (ex-Atlético) e Machís (ex-Granada) foram apresentados esta tarde como reforços oficiais do Vitória.

Hernâni, que assinou contrato até 2016, tinha vários clubes interessados nos seus serviços, mas o jogador, que neste momento recupera de lesão, decidiu-se pelos vimaranenses e explica a decisão: «Tenho consciência que dei um grande passo e qualquer jogador gostaria de estar na minha posição. Optei logo pelo Vitória, porque é um clube histórico e tem uma massa associativa fantástica.»

O internacional sub-20 venezuelano Darwin Machís chega a Guimarães por empréstimo dos espanhóis do Granada e reconheceu conhecer pouco da Liga: «Conheço muito pouco do Campeonato português, mas fiz uma investigação e fiquei a saber mais algumas coisas sobre a Liga e a grandeza do clube.»

O extremo deixou ainda alguns dos traços gerais que o definem como jogador: « Sou muito rápido e quando tenho a bola controlada crio bastante perigo, também marco muitos golos e espero que eles surjam ao serviço do Vitória.»
 
machisdr1.jpg

Reforço Machís convocado para receção ao FC Porto



A convocatória do reforço de inverno Darwin Machís, avançado venezuelano de 19 anos, é a principal novidade nos eleitos de Rui Vitória para a receção deste sábado ao FC Porto.

Machís chegou quinta-feira a Guimarães, cedido pelos espanhóis do Granada. André André e João Ribeiro regressam à lista de convocados para o jogo frente ao campeão nacional.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Douglas e Preto

Defesas: Freire, Paulo Oliveira, Josué, Addy e Alex

Médios: André, Barrientos, Bamba, Tiago Rodrigues e Crivellaro

Avançados: João Ribeiro, Marco Matias, Ricardo, Amidó, Machís e Jona.
 
ndiaye.jpg

N’Diaye a torcer por fora



A representar a seleção do Mali no Campeonato Africano das Nações, onde este sábado defronta a África do Sul nos quartos-de-final, Mahamadou N’Diaye, defesa-central do Vitória de Guimarães, vai estar igualmente a torcer por um triunfo dos minhotos na receção ao FC Porto.

«Estou convosco amigos! Não vai ser fácil, nem para o Mali, nem para o Vitória, mas acreditamos», disse, em declarações ao Blogolo, antes do duelo deste sábado com os anfitriões do CAN: «Não temos pressão. São eles que jogam em casa, não nós. Queremos chegar à final e fazer algo bom pelo nosso país.»

Sobre o futuro, N’Diaye não descarta a possibilidade de deixar o Vitória de Guimarães no verão: «Estive ao telefone com o presidente [Júlio Mendes] nos últimos dias. Vamos falar sobre o futuro quando regressar. Existem algumas possibilidades para sair e não sou contra. Se for bom para o clube e para mim, porque não?»
 
ruivitoria1.jpg

Rui Vitória já chamou mais de 30 jogadores



Rui Vitória está metido numa alhada. Num grande 31, diga-se, mas daqueles que todos os treinadores pretendem ver repetidos todas as semanas.

É que a possibilidade de chamar jogadores da equipa principal e da formação B alargou-lhe o leque de opções e todas elas de grande qualidade, como facilmente se constata com o quadro de utilização de atletas do Vitória de Guimarães e a posição ocupada pela equipa na tabela classificativa: sexto lugar, num cenário de dificuldades financeiras aparentemente sem paralelo em 90 anos de história do emblema.

O técnico dos Conquistadores viveu inúmeros episódios que o levaram a promover aos relvados, em tempo oficial, alternativas secundárias, nomeadamente por falta de opções de raiz para determinados postos, seja por castigos ou lesões e até de outras circunstâncias, como as saídas de alguns atletas e a ausência motivada por representações nacionais no Campeonato Africano das Nações (CAN).

Ao todo, Rui Vitória já colocou em campo... 31 (!) futebolistas.
 
ElAdoua.JPG

El Adoua e Soudani regressam aos convocados



O marroquino El Adoua e o argelino Soudani, que estiveram no Campeonato Africano das Nações ao serviço das respetivas seleções, estão de regresso aos convocados do Vitória de Guimarães para o encontro desta sexta-feira (20.15 horas) com o Estoril, na Amoreira.

Em relação ao último jogo, regista-se ainda a entrada de Luís Rocha e as saídas de André e Jona, ambos com mialgia, e Josué, por opção.

Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: Douglas e Preto;
Defesas: Freire, Paulo Oliveira, Alex, Addy e Luís Rocha;
Médios: El Adoua, Barrientos, Bamba, Tiago Rodrigues e Crivellaro;
Avançados: João Ribeiro, Marco Matias, Amidó, Ricardo, Soudani e Machis.
 
Voltar
Topo