O Cantinho do Vitoria de Guimarães

soudani7.jpg

Soudani na feliz senda dos golos



Soudani marca há três jogos consecutivos e volta a ser o expoente da qualidade deste renovado V. Guimarães. Embora Amido Baldé tenha feito esquecer a sua ausência no CAN, não restam dúvidas do acréscimo de qualidade que o argelino confere ao jogo ofensivo do conjunto vimaranense.

Junta habilidade, frieza na finalização e imprevisibilidade na desmarcação. Os médios têm nele um avançado rápido e astuto, que ataca cirurgicamente o espaço vazio. Marcou nas últimas três jornadas, diante de SC Braga, Académica e V. Setúbal, aumentando para cinco o seu pecúlio na Liga - já havia bisado na primeira volta com os estudantes -, a um do companheiro e amigo Baldé. Soudani vai defrontar o Benfica com o estímulo dos golos decididamente em dia e com mais um voto de confiança do selecionador argelino, que o chamou para o confronto com o Benin.

O atacante, de 25 anos, tem contrato por mais uma temporada e mantendo este registo exibicional será, seguramente, um alvo indiscutível no mercado da parte de clubes de nomeada. O Benfica tem razões para temer a eficácia de Soudani, capaz de ser mortífero contra qualquer adversário.
 
assis01.jpg

Assis chamado para receção Benfica



O guarda-redes Assis, habitual titular da equipa B do V. Guimarães, é a principal novidade da lista de convocados de Rui Vitória para a receção ao Benfica, domingo, a contar para a 23.ª jornada da Liga.

O brasileiro, de 23 anos, vai ser o eleito para suprir a ausência de Douglas, que foi expulso no jogo com o V. Setúbal.

Miguel Oliveira, guarda-redes dos juniores de apenas 18 anos, faz a sua estreia nos convocados da equipa principal.

Rui Vitória promoveu ainda os regressos de Barrientos e Marco Matias, jogadores estiveram ao serviço da equipa B na jornada anterior, deixando de fora João Pedro e Diogo Lamelas.

O defesa esquerdo Addy é a única baixa devido a lesão.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Assis e Miguel Oliveira;

Defesas: Alex, El Adoua, N´Diaye, Paulo Oliveira, Kanu e Luís Rocha;

Médios: André, Leonel Olímpio, Barrientos, Tiago Rodrigues e Crivellaro;

Avançados: Amidó Baldé, Marco Matias, Ricardo, Soudani e Jona.
 
assis01.jpg

Assis é o 14.º jogador lançado por Vitória



Jornada escaldante prevista para o castelo e o mais inesperado dos jogadores a convocar quota considerável de mediatismo: Assis, de 23 anos, é o guarda-redes escolhido pelo treinador vimaranense para se transformar no último obstáculo aos desejos de vitória do Benfica, líder do campeonato.

A cumprir o terceiro ano de contrato com o V. Guimarães (nas últimas duas épocas foi emprestado ao Lousada, da 2.ª Divisão, e Freamunde, da Segunda Liga), o brasileiro sucederá a Douglas na baliza vitoriana, devido ao castigo que o compatriota terá de cumprir, após ter sido expulso em Setúbal.

Numa lista que já vai bem longa, Assis será o 14.º jogador que Rui Vitória lançará esta época na primeira equipa dos minhotos. E só não se trata de uma estreia absoluta na Liga porque o jovem guardião já somara 112 minutos ao serviço do Belenenses (2010/2011).
 
RuiVitoria2012.jpg

Rui Vitória prepara jogo com o Belenenses sem internacionais



Depois de dois dias de folga, a equipa de Rui Vitória começa hoje a ser formatada para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal (dia 27), competição naturalmente encarada como uma rota alternativa para a presença numa prova europeia.

O regresso aos treinos fica marcado pelas ausências de cinco jogadores do plantel principal, devido aos compromissos das seleções, que deixarão, inclusivamente, Soudani de fora do primeiro duelo com os azuis do Restelo (o argelino joga a 26, véspera do desafio da Taça, frente ao Benim, numa partida a contar para a fase de qualificação do Mundial de 2014).

O marroquino El Adoua e o maliano N`Diaye têm jogo a 24, logo, vêm a tempo de entrar nas opções para o encontro com o Belenenses. O mesmo sucederá com Paulo Oliveira e Tiago Rodrigues, que serão dispensados do último dos dois jogos particulares a realizar pelos sub-21.
 
addy1.jpg

Regresso ao trabalho ainda sem Addy



O plantel do Vitória de Guimarães regressou esta quarta-feira aos treinos, depois de dois dias de folga, numa sessão onde Addy continuou de fora. O lateral-esquerdo recupera ainda de uma lesão na coxa esquerda e ainda não está às ordens de Rui Vitória.

Por outro lado, Siaka Bamba, Freire, Machís e João Ribeiro, que tinham jogado pela equipa B no fim de semana, voltaram a trabalhar junto da formação principal, num treino onde estiveram várias crianças de escolas locais.

Ausentes estiveram os internacionais Soudani (Argélia), El Adoua (Marrocos), N’Diaye (Mali), Tiago Rodrigues e Paulo Oliveira (Portugal sub-21).
 
soudani4.jpg

Soudani recusou proposta do Dínamo Minsk



Soudani recusou a possibilidade de se transferir para o Dínamo de Minsk. A transferência permitiria o encaixe nos cofres do Vitoria de 800 mil euros, verba que poderia resolver de imediato a dívida dos minhotos com os argelinos do ASO Chlef.

As negociações, que decorreram na passada semana e foram conduzidas pela empresa de agenciamento Onsoccer International juntamente com os dois clubes, estavam muitíssimo adiantadas, mas o atacante rejeitou a possibilidade de mudar-se no imediato para a Bielorrússia, onde o esperava um contrato de três temporadas. A posição do futebolista foi determinante e acabou por abortar a conclusão do processo que permitiria ao Vitória resolver um caso que se arrasta no tempo e que foi desencadeado pela anterior direção, quando contratou o goleador mas não pagou ao ASO Chlef os 600 mil euros relativos à transferência, além de ter ainda lucrado cerca de 200 mil euros.
 
ruivitoria2.jpg

Seis jogadores de regresso



A preparação para a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, frente ao Belenenses, prosseguiu de forma bastante condicionada, já que, além de não contar com os internacionais Soudani, El Adoua e N`Diaye, Rui Vitória também aceitou ceder Alex, Ricardo, Marco Matias, João Ribeiro, Freire e Siaka Bamba à equipa B vimaranense, que ontem perdeu com o Tondela, em jogo antecipado da 2.ª Liga.

Esta manhã, o grupo orientado por Rui Vitória já vai contar com a presença dos seis jogadores, embora a sessão seja mais suave para aqueles que deram o seu contributo na partida com a formação beirã. El Adoua e N`Diaye jogam hoje pelas suas seleções.
 
amidobalde3.jpg

Amido Baldé interessa ao Everton



Amido Baldé está na mira do Everton. Quem o garante é o diário inglês Mirror, que dá conta de sucessivas observações por elementos do departamento de scouting do emblema de Liverpool ao atacante do V. Guimarães.

O luso-guineense, de 21 anos, chegou esta temporada ao castelo e depois de algum tempo na condição de suplente acabou por conseguir conquistar o seu espaço na equipa, tornando-se num dos jogadores mais utilizados pelo treinador Rui Vitória.
 
ElAdoua.JPG

El Adoua no último treino antes da deslocação ao Restlo



O marroquino El Adoua integrou o treino desta manhã do Vitória de Guimarães. O defesa-central esteve ao serviço da sua seleção e chegou segunda-feira a Portugal, participando esta terça-feira na última sessão antes da viagem da comitiva minhota para Lisboa.

Salvo algum imponderável físico, El Adoua será titular no jogo da 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal, frente ao Belenenses, quarta-feira, às 20 horas, no Estádio do Restelo.

Ao final da manhã Rui Vitória divulga a lista dos convocados para o desafio em Belém.
 
RuiVitoria2012.jpg

Rui Vitória chamou 19 jogadores



Rui Vitória divulgou a lista de convocados para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Belenenses.

Addy, ausente por lesão, está de fora, bem como Kanu, que não foi chamado por estar a cumprir castigo, uma vez que foi expulso no jogo com o Benfica. O avançado argelino Soudani encontra-se a representar a seleção do seu país.

Depois do almoço, a comitiva seguiu viagem para Lisboa, onde chega ao fim da tarde.

Os convocados do Vitória de Guimarães são os seguintes:

Guarda-redes: Douglas e André Preto;

Defesas: Alex, Paulo Oliveira, Luís Rocha, El Adoua e Freire;

Médios: Leonel Olímpio, Siaka Bamba, André, Crivellaro, Barrientos e Tiago Rodrigues;

Avançados: Machis, Ricardo, João Ribeiro, Marco Matias, Jona e Baldé
 
kaka2.JPG

Trio da equipa B avança com rescisão



Os defesas Vítor Bastos e Kaká e o médio Rafael Silva avançaram com a rescisão unilateral do contrato com o Vitória de Guimarães, invocando salários em atraso.

A notícia foi avançada há momentos pela rádio Fundação e pode provocar um pequeno abalo na estrutura da formação secundária do Vitória, uma vez que o trio é pretendido por outros emblemas da Liga principal.

Pelos mesmos motivos, outros atletas ponderam antecipar o fim da ligação ao emblema minhoto.
 
juliomendes2.jpg

«Outros jogadores foram assediados para rescindir» - Júlio Mendes



Júlio Mendes, presidente do V. Guimarães, diz ter sido apanhado de surpresa com os pedidos de rescisão de Vítor Bastos, Kaká e Rafa, revelando que outros jogadores «foram assediados» para terminar de forma unilateral o vínculo ao clube minhoto.

«A palavra correta é mesmo surpresa. Estes jogadores fizeram toda a sua formação cá e devem o que são hoje ao Vitória. Avisei desde o início que ia ser um ano muito difícil e duro e dissemos que se alguém, em algum momento, quisesse sair do projeto, eu estaria disponível para conversar e resolver as coisas de forma correta. Hoje, fui surpreendido com três cartas de rescisão unilateral de jogadores que, por coincidência, são representados pelo mesmo empresário», apontou Júlio Mendes, em declarações prestadas à rádio Santiago de Guimarães, acrescentando que «outros jogadores foram assediados para rescindir».

«Temos aqui dezenas de jogadores que estão, todos eles, imbuídos do mesmo espírito, estão desde o início com o projeto e aceitaram as dificuldades mas pretenderam avançar para esta solução. Sabemos que o Vitória tem esta fragilidade e estará sempre vulnerável a alguns predadores, que se tentam aproveitar desta situação para tentar convencer jogadores a rescindir os contratos. Felizmente muitos têm sido abordados mas têm tido a dignidade de recusar as propostas», congratulou-se.
 
juliomendes2.jpg

Júlio Mendes confirma inscrição na UEFA



A dimensão de um clube também se mede pela ambição. E, por aí, o Vitória de Guimarães é um dos grandes. Júlio Mendes, presidente do emblema vimaranense, revelou ontem, após o final do encontro com o Belenenses (2-0), que fez a pré-inscrição na UEFA, revelando, assim, intenções em participar nas competições europeias da próxima época (ao contrário do que se tinha verificado na temporada transata).

«Confirmo que procedemos à pré-inscrição do clube na UEFA, não escondo que sonhamos com uma presença nas competições europeias, porém, ainda é cedo para falar nisso, até porque, ainda não ganhámos esta eliminatória», disse, não escondendo, porém, que o Jamor está muito próximo.

«Estaria a mentir se não dissesse que estamos mais perto da final da Taça de Portugal, mas ainda há uma segunda mão e temos um enorme respeito pelo Belenenses. Estamos muito felizes e agora há que gozar o momento», justificou o presidente, fintando a questão das dificuldades financeiras.
 
rvitoria5.jpg

Rui Vitória promete equipa sem «deslumbramentos» nem «excessos de confiança»



O treinador do V. Guimarães, Rui Vitória, fez este sábado a antevisão do jogo frente ao Nacional da Madeira, na segunda-feira, prometendo que o clube não irá entrar em euforias pelo bom resultado conseguido na meia-final da Taça de Portugal em casa do Belenenses.

«Claro que ganhar no Restelo foi bom. Foi a primeira mão da meia-final da Taça e era importante vencer. Mas é preciso ver que são dois jogos completamente diferentes e um embate com o Nacional encerra um grau de dificuldade enorme», afirmou o treinador vitoriano. «Respeitamos ao máximo adversário mas vamos à Madeira lutar pelos três pontos», acrescentou.

Rui Vitória prometeu ainda que «não haverá deslumbramentos nem excessos de confiança».

Sobre o lateral esquerdo Addy, que foi reintegrado nos treinos, o treinador não adiantou se estará presente no embate de segunda-feira. Convocados apenas domingo, após o treino das 9.30 horas. Depois partem para a Madeira às 13 horas.
 
juliomendes2.jpg

Abril é mês de decisões



Minhotos têm de provar junto da FPF que o clube não tem dívidas. Direção está a trabalhar para resolver os problemas existentes. Solução passa pela venda de um ou dois jogadores.

O Vitória está a um pequeno passo de conquistar um lugar nas provas europeias da próxima temporada, seja pela via do campeonato ou pela Taça de Portugal. A pré-inscrição na UEFA está feita e agora seria uma enorme desfeita falhar por incumprimento dos requisitos exigidos pelo organismo internacional.

Os salários em atraso a jogadores e funcionários e a dívida de 600 mil euros ao clube ASO Chlef, pela contratação de Soudani, podem transformar o sonho europeu num pesadelo, mas a Direção vimaranense está a desenvolver esforços para que não surjam problemas.

No castelo ninguém deseja uma repetição do que aconteceu há um ano, quando se descobriu que o anterior elenco diretivo não tinha inscrito o Vitória, contrariamente ao que fora anunciado.

Para que tudo corra bem, o próximo mês será determinante, porque o clube terá de fazer prova junto da Federação Portuguesa de Futebol, através do Órgão de Gestão de Licenciamento, de que não existem irregularidades financeiras.
 
luizfelipe1.jpg

Treinador dos bês insurge-se contra falta de jogadores



Os poucos jogadores cedidos à equipa B do Vitória para a receção à Naval (só Siaka Biamba, Marco Matias, Freire e Hernâni foram dispensados para o embate frente ao conjunto de Álvaro Magalhães), num encontro que poderia permitir aos vimaranenses a fuga ao último lugar da tabela, foi a gota de água para Luiz Felipe.

No final da partida com os figueirenses (que terminou com um empate a duas bolas), o técnico do V. Guimarães B não escondeu o desagrado por ter que trabalhar toda a semana com um número reduzido de jogadores, num claro recado a quem manda no clube.

«É preciso perceber rapidamente aquilo que o clube quer. Gostava de ver um Mourinho ou um Guardiola a treinar processos defensivos e transições ofensivas durante a semana só com 12 ou 13 jogadores. Penso que posso afirmar que foi a equipa B que curou a equipa A e agora corremos o risco de morrer da cura», afirmou, visivelmente agastado com o facto de já ter visto muitos jogadores da equipa A sairem para o plantel principal e não voltarem.

Ainda assim, e apesar de ter confessado que pôs o lugar à disposição no final do encontro com o Benfica B (há três semanas), não atira a toalha ao chão: «Estamos a aguentar o barco. Se cá continuo, é porque acredito que isto vai mudar.»
 
balde1.jpg

Futuro de Baldé passa pelo estrangeiro



O empresário de Amido Baldé diz que existe uma forte possibilidade de o avançado do Vitória de Guimarães rumar para um clube estrangeiro no final da presente temporada.

«Neste momento, está concentrado no Vitória, em continuar a trabalhar e evoluir, ajudar o clube e vencer a Taça de Portugal. No final da época, inevitavelmente, quase 80 por cento das portas estão abertas para se transferir para um clube estrangeiro. É uma possibilidade real, porque tem vindo a ser observado por vários clubes estrangeiros, de França, Inglaterra e Alemanha, e acredito que há essa possibilidade», disse Catio Baldé, representante do jogador, em declarações à Antena 1/I>.
 
juliomendes1.jpg

Constituição da SAD deve ficar concluído até ao final do mês



A constituição da SAD do Vitória Guimarães ficará concluída até final deste mês, cumprindo os prazos estabelecidos pelo novo regime jurídico das sociedades desportivas.

Em março último, o Conselho de Ministros antecipou para 1 de maio a entrada em vigor da nova legislação, de forma a que os clubes tivessem tempo de se adaptar às novas regras e evitar perturbações na época 2013/2014, principalmente no que respeita ao processo de inscrição nas provas. Feita a necessária auscultação interna, os responsáveis do emblema vimaranense têm praticamente traçado o rumo e a oficialização do passo a dar será conhecido brevemente. O clube colocará a SAD em andamento com alguma margem de segurança, claramente, antes do prazo se esgotar a 30 de junho.

Garantida está a entrada de capital estrangeiro na sociedade, provavelmente proveniente do Médio Oriente, estando preparado o anúncio oficial desta iniciativa também para o final do mês. Este investidor, rodeado de algum secretismo face a potenciais intromissões de outros clubes deses-perados por encontrar apoio financeiro no exterior, deterá, em princípio, 51 por cento do capital social, enquanto o clube ficará com 40 por cento das ações.
 
douglas1.jpg

Douglas deixa castelo no final da época



São remotas as hipóteses de Douglas permanecer para além desta época no Vitória. É que as exibições do guarda-redes brasileiro despertaram o interesse de emblemas de alguns dos melhores campeonatos europeus, mas também dos grandes nacionais.

«Recebi várias abordagens pelo Douglas, não só do estrangeiro, como de Portugal, é verdade. Mas informei sempre os responsáveis do Vitória destes interesses», abre o diálogo Demétrius Montanini, antigo futebolista de Campomaiorense, Boavista, Beira-Mar e Moreirense e atual representante do guardião. Este agente foi o principal responsável pela vinda de Douglas para Portugal e não está arrependido da opção.
«Soube esperar a oportunidade e, agora, é um dos três melhores guarda-redes a atuar em Portugal», avalia.

Quanto ao futuro do seu jogador, Demétrius mostra-se reservado.
«Não quero criar ruído, pois o Vitória está em frentes importantes. Em breve estarei em Portugal para falar com os responsáveis do Vitória», assume, adiantando «não existir cláusula de rescisão definida».

O clube detém 50 por cento do passe do atleta, a outra metade pertence ao jogador e ao empresário.
 
ruivitoria3.jpg

«Não ficamos eufóricos quando ganhamos nem abatidos quando perdemos» - Rui Vitória



O treinador do Vitória de Guimarães não espera facilidades no próximo jogo do campeonato por defrontar o último classificado, o Beira-Mar.

«Não pensamos assim, porque neste campeonato nenhuma equipa pode ser catalogada como última ou penúltima. As coisas estão equilibradas e são questões de pormenor que empurram as equipas para o fundo. O Beira-Mar tem bons jogadores, uma belíssima equipa, mas as coisas não têm funcionado em termos de resultados. Espera-nos um jogo difícil porque o Beira-Mar joga uma cartada importante uma vez que, em caso de derrota, as coisas podem ficar mais complicadas. A necessidade de vencer vai trazer-lhes acréscimo de determinação», disse Rui Vitória em conferência de Imprensa.

O treinador espera uma resposta positiva da equipa depois de dois resultados negativos no campeonato: «Quero que a minha equipa seja igual a si própria, com determinação e convicção. No último jogo perdemos nos descontos mas também já ganhamos nos últimos instantes. O que nos guia é a nossa forma de estar. Não ficamos eufóricos quando ganhamos nem abatidos quando perdemos, pelo que espero um rendimento dentro do normal.»

Sobre os comentários de Luiz Felipe, treinador da equipa B: «São questões internas para as quais há um momento e um local para serem abordadas. Falarei em qualquer altura mas neste momento não o vou fazer.»

Em relação ao treino desta sexta-feira, Freire não treinou devido a mialgia e juntou-se a Dinis na lista de lesionados. Amanhã, sábado, a equipa volta a treinar durante a manhã e no final da sessão Rui Vitória dará a conhecer a lista de convocados.
 
Voltar
Topo