O Cantinho do Vitoria de Guimarães

freire1.jpg

Freire e Siaka Bamba chamados à convocatória



Rui Vitória chamou 18 jogadores para a receção deste domingo ao Rio Ave, da última jornada do Campeonato.

Destaque para as inclusões de Freire e Siaka Bamba, que nas últimas semanas vinham sendo utilizados na equipa B, em detrimento de Rafael e Pedro Lemos. N’Diaye volta a ficar de fora, por opção.

Convocados:

Guarda-Redes: Douglas e André Preto;

Defesas: Kanu, El Adoua, Freire, Paulo Oliveira e Addy;

Médios: André, Barrientos, Bamba, Tiago e Olímpio;

Avançados: João Ribeiro, Ricardo, Soudani, Amido Baldé, Hernâni e Jona.
 
alex2.jpg


«Não esperamos um Benfica fragilizado» - Alex



O lateral e capitão do Vitória de Guimarães não espera um Benfica minimizado no Jamor por o adversário da final da Taça de Portugal ter deixado escapar os títulos no campeonato e na Liga Europa.

«Para ter sucesso, é preciso trabalhar em cima das adversidades. Esperamos um Benfica igual ao que se apresentou na final da Liga Europa, foi para isso que nos preparámos. Se não fosse assim, estávamos em desvantagem. Sabemos o adversário que vamos encontrar e estamos preparados – é um adversário forte e temos de estar ao mais alto nível», disse Alex em conferência de Imprensa.
 
soudani1.jpg

Soudani vai para o Dínamo Zagreb



O Celtic de Glasgow ficou para trás na corrida pela contratação de Soudani: o próximo clube do atacante argelino será o Dínamo Zagreb, que se comprometeu a pagar cerca de 900 mil euros ao V. Guimarães pela transferência.

O acordo já está selado e foi, ontem, anunciado pelo jornal croata Sportske Novosti. Tal como se previa, Soudani realizará o último jogo com a camisola vimaranense no Estádio Nacional e a partir de julho juntar-se-à nova equipa, já confirmada como campeã da liga local e que participará no play-off da próxima edição da Champions.
 
ruivitoria3.jpg

«Vamos agarrar-nos ao sonho de ganhar», diz Rui Vitória


Rui Vitória, treinador do Vitória de Guimarães, abordou há poucos minutos, ao lado de Jorge Jesus e Jorge Sousa (o treinador da final de amanhã), o encontro com o Benfica, que decidirá o vencedor da Taça de Portugal. E o técnico dos vimaranenses nem quer ouvir das cinco finais que o Vitória já perdeu no passado. O foco da equipa é total na partida de amanhã. «Da nossa parte, quando se chega a este palco, é tão intenso que não dá para pensar em algo que não seja no próprio jogo. A história vale o que vale, já estivemos em cinco finais, mas isso neste momento não interessa. Vamos forcar-nos claramente no encontro de amanhã», disse Rui Vitória, que espera terminar uma grande temporada com a conquista da Taça de Portugal:

«Se no início da época perspetivássemos estar na final da Taça de Portugal... muita gente não pensava assim. Fomos sempre acreditando e a partir do momento em que passámos o Belenenses focámo-nos neste jogo. É positivo. Foi uma época difícil, os jogadores tiveram um comportamento extraordinário e se a conseguirmos ganhar será merecida para Guimarães. É uma cidade presente, com enorme paixão pelo seu clube, um apoio constante. Pretendemos abrilhantar esta época com a conquista da Taça de Portugal.»

Sobre o jogo em si, Rui Vitória mostrou ambição, embora reconheça que vai defrontar uma equipa muito forte. «Amanhã só duas equipas podem ganhar. Nós e o Benfica. Temos muito
respeitinho, o respeitinho é bonito, sabemos das virtudes do Benfica, mas vamos agarrar-nos ao sonho de levar esta Taça para Guimarães», disse, afirmando que a força dos adeptos é uma das motivações do plantel para o encontro do Jamor:

«O Benfica tem jogadores mais experientes, pode estar em vantagem em função disso, mas nós temos atrás de nós uma cidade que vai encher o Jamor, que nos vai apoiar, e por eles temos de trabalhar até à exaustão. Estamos a preparar-nos para ganhar, é isso que vamos tentar fazer amanhã.»
 
ricardo55.jpg


«Este grupo fica na história» - Ricardo



Ricardo, eleito homem do jogo na final da Taça, considera merecida a vitória, ganha por um grupo que ficará na história.

«Ganhar a Taça era um sonho de criança. Se há uma equipa que merecia era a nossa, pelas dificuldades por que passou. Este grupo fica na história», afirmou o extremos dos vimaranenses à RTP.
 
guimaraestaca.jpg

Prémio de 300 mil euros pela Taça



Pela conquista da Taça de Portugal, depois de ter ganho ao Benfica por 2-1, o Vitória vai receber 300 mil euros, valor destinado pela Federação Portuguesa de Futebol à equipa vencedora na final do Jamor.

E é precisamente essa a quantia que a SAD vimaranense entendeu distribuir pelos jogadores e equipa técnica, como prémio pelo feito histórico do clube minhoto e que foi efusivamente celebrado pelas gentes de Guimarães.
 
vit2.jpg

UEFA confirma Vitória de Guimarães nas competições europeias



Foi aprovado pela UEFA o licenciamento do Vitória de Guimarães para as competições europeias de 2013/2014, segundo revelou a Federação portuguesa de futebol (FPF).

No entanto, nunca esteve em causa a participação do Vitória nas provas europeias porque a inscrição foi feita pela futebol SAD e quem meteu o PEC foi ao Vitória Sport Clube, pelos que os responsáveis não estavam preocupados com essa situação.
 
vion4.jpg

Cinco dragões referenciados



Com a transferência de Ricardo e Tiago Rodrigues para o FC Porto, o V. Guimarães, além de ter recebido 2,3 milhões de euros, ganhou prioridade na escolha dos atletas que os dragões vão dispensar.

Assim se explica que no lote de portistas referenciados pelos vitorianos se encontrem os guarda-redes Bracali e Stefanovic, o central Tiago Ferreira, o médio Tozé e o avançado Vion.
 
balde.jpg

Hamburgo intromete-se na luta por Baldé


O Vitória de Guimarães poderá ser confrontado com mais uma proposta por Amido Baldé, na sequência dos excelentes desempenhos do ponta-de-lança, que terminou a última edição da Liga com um registo de nove golos.

Apesar da insistência dos últimos dias do Celtic, com o campeão escocês a ser o primeiro emblema a avançar nas intenções para a contratação do jogador e a apresentar números, o Hamburgo está a par deste processo e poderá acompanhar a concorrência por um dos avançados mais promissores que atuou na última época em Portugal.

Os alemães, sétimos classificado da Bundesliga, possuem bom poder económico, contudo não estão na disposição de entrar em loucuras.
 
ruivitoria08.jpg

Preparação passa pelo estrangeiro



Os responsáveis pelo futebol vimaranense estão a analisar as diversas propostas que, nos últimos dias, têm chegado em grande quantidade ao castelo para participar em torneios e jogos no estrangeiro, tanto na Europa como no continente africano.

A presença do Vitória na próxima edição da Liga Europa obriga a uma preparação diferente da que foi feita na temporada passada, porque, agora, será importantíssimo que os jogadores às ordens de Rui Vitória tenham contacto com uma realidade mais aproximada do que poderão encontrar quando começarem a disputar a fase de grupos da competição internacional.

A conquista da Taça de Portugal serviu não só para o Vitória reforçar o nome do clube no panorama nacional, mas também fora de Portugal, cumprindo-se aquilo que tinha sido uma das promessas eleitorais do presidente vimaranense, Júlio Mendes.

Em Guimarães, a pré-temporada começa a 4 de julho e é admissível que a meio desse mês Rui Vitória começará a orientar os primeiros jogos de preparação, inicialmente com formações de escalões inferiores e só depois o grau de dificuldade será mais elevado.
 
alex6.jpg

Semana decisiva para Alex: mais um ano ou ponto final na carreira



Alex vive dias alegres pela conquista da Taça de Portugal, mas a semana que agora começa será extremamente importante.

É chegado o momento de o capitão do Vitória se reunir com os responsáveis da SAD e conversar sobre o seu futuro profissional.

A decisão não será fácil de tomar e na mesa estão basicamente dois cenários: continuar a jogar ou abraçar uma carreira de diretor.
 
alex1.jpg

«A final no Jamor fez-me pensar em muita coisa» - Alex



Alex deve reunir-se esta semana com Júlio Mendes e Flávio Meireles para conversar sobre o futuro da sua carreira. O capitão vai apresentar as suas ideias e ouvir aquilo que os responsáveis vimaranenses têm para lhe dizer e só depois define se continua a jogar ou abraça uma carreira de dirigente. O defesa esteve presente na Escola Básica 2,3 João de Meira, em Guimarães, para recordar aos alunos alguns dos momentos vividos na final da Taça de Portugal.

- Vou encontrar-me com presidente e o diretor desportivo para eles ouvirem a minha opinião e saber aquilo que o Vitoria pensa. e só depois tomarei uma decisão. Sinto-me bem e capaz, não tenho qualquer problema físico e aquilo que aconteceu no Jamor foi um momento importante que me fez pensar em muita coisa e quem sabe se posso dar outro rumo à minha carreira. Toda a gente sabe entrar difícil é sair, por isso este é um momento importante para analisar.

O lateral reconhece que depois de conquistar um troféu para o Vitória este seria o momento certo para sair, mas a utilidade numa época em que o clube regressa às provas europeias pode ser determinante.

- Se pensar em acabar a carreira este seré o momento ideal, mas se o presidente disser que precisa de mim, porque o meu principio é o da utilidade, então...

Alex manifestou ainda o desejo de que Rui Vitória ficasse em Guimarães, embora compreenda uma eventual saída do treinador.

- Gostava que o Rui Vitória ficasse, porque ele é peça fundamental e iniciou o projeto com o presidente, mas tem as suas ambições e desejos pessoais, de preferência que sejam do nosso lado.
 
ruivitoria4.jpg

Vitorianos vão estagiar na África do Sul



O V. Guimarães está de regresso às provas europeias e aos estágios no estrangeiro. O treinador Rui Vitória vai começar a preparar a próxima campanha na África do Sul, país onde reside e trabalha Mário Ferreira, o principal investidor da SAD vimaranense e grande responsável por esta digressão ao continente africano.

No projeto inicial, a pré-temporada para 2013/2014 estava prevista ser idêntica à do ano anterior, não só porque permitia poupar bastante dinheiro, mas também porque acabou por ter resultados positivos. A solução passava, assim, por seguir os mesmos passos da última época, concentrando o grupo num hotel de Guimarães e utilizando os relvados do complexo desportivo do Vitória como laboratório de ensaio.
 
juliomendes20.jpg

Júlio Mendes exige pronto pagamento nas transferências para o estrangeiro



Júlio Mendes, presidente da SAD vimaranense, só deixa sair os jogadores para o estrangeiro depois de garantir o pagamento imediato dos valores a que o Vitória tem direito. Foi assim com a transferência de Soudani para os croatas do Dínamo de Zagreb e agora com Amido Baldé para os escoceses do Celtic.

A gestão rigorosíssima que foi implementada no castelo está a dar resultados, com a redução dos valores da dívida, mas Júlio Mendes não recua um milímetro do caminho traçado há pouco mais de um ano. Num período em que tudo se compra a crédito, o Vitória optou por outras regras de negócio, passando a vender a pronto pagamento.

Os montantes em causa nas duas transações não foram elevados e isso poderá ter sido decisivo para o presidente dos vimaranenses ter agido desta forma, mas não deixa de ser uma postura reveladora da forma de agir e atuar do dirigente em prol das finanças da Sociedade Desportiva.
 
leonelolimpio1.jpg


Olímpio pode mudar-se para Israel



O número dois na estrutura dos capitães (o dono da braçadeira era Alex) recebeu uma proposta proveniente de um clube de Israel, que apesar de um pouco baixa face aos valores praticados naquele país é interessante e poderá ainda subir.

Caso tal se verifique, então é certo que Leonel Olímpio (possui mais um ano de ligação contratual ao V. Guimarães) deixará o plantel de Rui Vitória. Aquando da última abertura de mercado, em janeiro, o brasileiro já tinha recebido uma abordagem do Azerbaijão, que contudo não foi suficiente para convencê-lo a mudar-se para tão distante e exótico destino, que por exemplo já levou de Portugal outros brasileiros, como foi o caso do criativo Richard, de 24 anos, que no início da época anterior deixou o Gil Vicente seduzido pelo elevado salário oferecido pelo Karabakh.
 
mariorui1.jpg

Empoli tenta confirmar Mário Rui



A entrada de Mário Rui no plantel do Vitória de Guimarães está seriamente ameaçada. É que o Empoli (formação que terminou a Série B italiana no quarto posto) já tinha, desde há duas semanas, um princípio de acordo celebrado com o Parma (emblema ao qual o lateral-esquerdo está vinculado por mais três épocas) para a cedência do futebolista.

Ontem, em Milão, decorreu mais uma ronda negocial entre dirigentes dos dois conjuntos transalpinos, durante a qual os responsáveis toscanos reiteraram a vontade de contar com o português, do qual apreciaram as qualidades no decorrer da Série B da última época. Neste campeonato, Mário Rui defendeu as cores do Spezia, igualmente na situação de empréstimo pelos parmegianos.

Alex diz adeus

Está para breve o anúncio oficial de que Alex não prosseguirá no plantel. O lateral-direito cessou a ligação contratual aos minhotos e da parte do clube não surgiu proposta para a sua continuidade. O presidente Júlio Mendes terá apresentado uma oferta para integração nos quadros da SAD, que terá sido recusada.
 
pedrocorreia1.jpg

Quatro reforços oficializados



O Vitória de Guimarães confirmou esta quarta-feira as contratações de Pedro Correia, Ricardo Rodrigues, Fábio Vieira e Obama.

Mais experiente, Pedro Correia assinou um contrato válido por duas temporadas. O defesa-direito de 26 anos foi formado no Benfica e passou pelo Racing de Ferrol, de Espanha, entre o Olhanense e o Fátima. Representou o Crotone, de Itália, nas últimas três épocas

Já Ricardo Rodrigues, mais conhecido por Nita, assinou por três épocas. O defesa de 22 anos chega ao Castelo proveniente do Vitória de Sernache.

Fábio Vieira, médio ex-Sp. Espinho, e Obama, defesa ex-Vizela, têm ambos 22 anos e assinaram por quatro anos.
 
ruivitoria3.jpg

Avançado pode chegar a tempo do estágio



O Vitória de Guimarães está muito próximo de chegar a acordo com um ponta-de-lança. As negociações com o jogador já duram há alguns dias e é possível que as partes cheguem a acordo a tempo do atacante integrar o estágio que se inicia na depois de amanhã e, a exemplo do que sucedeu na temporada passada, vai decorrer em Guimarães.

Com as saídas de Soudani e Baldé, principais goleadores da época anterior, o plantel vimaranense ficou sem avançados. No arranque dos trabalhos, Rui Vitória teve apenas às suas ordens Tomané como unidade mais ofensiva.

Do treino de sexta-feira, registo para a integração em pleno do guarda-redes Douglas, que tinha sofrido uma entorse na véspera.
 
ruivitoria1.jpg

Rui Vitória espera mais reforços para o ataque



O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, reconheceu que espera contar com mais opções para o eixo do ataque até ao fecho do mercado.

«Queria ter mais jogadores na frente e essencialmente na zona central. Se não vierem temos onze e os que cá estão chegam», afirmou Rui Vitória.

O treinador analisou depois o arranque da temporada: «Nesta altura ainda nenhuma equipa estará na máxima força e dúvida que mesmo no jogo frente ao FC Porto alguma equipa possa dizer que atingiu o máximo das suas capacidades».

O defesa Ndiaye (ausente por questões pessoais) ainda não está às ordens do treinador: «Estou preocupado com aqueles que cá estão. Quando ele chegar será integrado».

No que diz respeito ao plantel que tem ao seu dispor: «Nem eu nem nenhum treinador pode dizer que este é o plantel que querem, porque o mercado está aberto até 31».
 
ruivitoria2.jpg

Rui Vitória recusou proposta tentadora do estrangeiro


O Vitória de Guimarães parece não correr o risco de Rui Vitória bater com a porta. A escassez da contratação de reforços em quantidade e qualidade para uma temporada em que a fasquia está, assim, ilusoriamente elevada - a conquista da Taça de Portugal mantém os adeptos em estado de euforia - não deverá servir de desculpa para a saída prematura do treinador, quando este tem ainda mais um ano de ligação contratual ao clube.

Rui Vitória está de corpo e alma no projeto dos vitorianos e nem sequer profere qualquer palavra que colida com o discurso dos mais altos representantes do emblema, apesar das muitas dificuldades que o técnico vive no seu trabalho, notoriamente percetíveis também pela dificuldade com que os minhotos têm abordado o mercado futebolístico. Até há bem pouco tempo, era raro perderem futebolistas para adversários do mesmo patamar competitivo...

Outro dado que aponta para a permanência indiscutível do treinador em Guimarães tem a ver com a recusa liminar de algumas abordagens de que foi alvo no decorrer do defeso e por nem sequer ter hesitado a dizer não a concretas e tentadoras propostas que lhe reforçariam a conta bancária. Foi o próprio Rui Vitória a confirmar ter sido alvo do assédio de emblemas de outros campeonatos.

«Sim, recebi convites durante o defeso», respondeu à pergunta de A BOLA. E quais as razões para ter dito não?... «Entendi que não era a altura certa e por ter mais um ano de contrato. Gosto muito de estar aqui no Vitória», retorquiu, acrescentando:

- Sou teimoso e quero provar que a última campanha não foi obra do acaso.Rui Vitória deu a conhecer que lhe foram acenados contratos tentadores do «estrangeiro», especificou, repetindo gostar muito do ambiente que o acolhe há dois anos e meio.

«Esta é a minha casa», sublinhou, sem negar que gostaria de «trabalhar em melhores condições, que eram uma realidade num passado recente». Uma posição inequívoca de quem «acredita num projeto, numa ideia e de mostrar que é possível colocá-la em prática». O ego de Rui Vitória é preenchido por um objetivo: «Que os atletas que hoje valem ‘x’ possam valer muito mais no final da época.»
 
Voltar
Topo