O Cantinho do Vitoria de Guimarães

vitoria.jpg

Mercado anima balneário



A época ainda não terminou, o Vitória tem muito a ganhar nas sete (ou oito, caso se qualifique para afinal da Taça de Portugal) partidas que restam até ao fecho das contas de 2012/2013, mas o mercado já começa a agitar o balneário dos minhotos.

A boa carreira da equipa, que neste momento aspira legitimamente ao apuramento para a Liga Europa, é sustentada por alguns destaques individuais e esta semana os nomes de Douglas e de Baldé, por exemplo, foram apontados como potenciais alvos de clubes estrangeiros e/ou grandes de Portugal.

Se esse interesse vai ou não concretizar-se só o futuro dirá, mas pelo menos as notícias vão alimentando a confiança dos jogadores. É o próprio Rui Vitória quem o assume.

«Muitas vezes as notícias podem ou não ser concretas. mas genericamente ficamos sempre contentes quando vemos os jogadores com o seu trabalho valorizado. O facto de haver interessados é o reconhecimento e um estímulo grande para o que estamos a fazer e vem dar corpo ao que tem sido a evolução e o crescimento da maioria destes jogadores», sublinha o técnico dos vitorianos, que não fica surpreendido com a cobiça de outros clubes aos principais ativos do clube.

«Olhando para o futebol português e para as opções de mercado, temos aqui elementos de qualidade que a breve prazo vão ter mais protagonismo», realça Rui Vitória, defensor da estabilidade mas consciente de que o Vitória tem de vender os seus principais craques para equilibrar as contas.
 
amidobalde3.jpg

Amido Baldé pode valer três milhões



O avançado Amido Baldé despertou o interesse de vários clubes, com Everton e Newcastle na linha da frente. O jogador, de 21 anos, chegou no último verão ao V. Guimarães e pode já valer importante verba.

Segundo noticia este sábado o jornal britânico Daily Mirror, Amido Baldé estará nesta altura avaliado em cerca de três milhões de euros.

Uma valorização que não afastará os alegados interessados ingleses, mas que confirma a boa época que o jovem avançado de 21 anos está a realizar ao serviço do emblema vimaranense.
 
marioferreira3.jpg

«Queremos ter o Vit. Guimarães na Champions em 2015» - Mário Ferreira



Esta é a história de um emigrante português de sucesso que se tornou, a troco de 500 mil euros, no acionista maioritário da SAD do Vitória, há dois dias constituída. Nascido em Moçambique e a viver na África do Sul desde os 8 anos, o empresário confia cegamente no projeto liderado por Júlio Mendes e até já reservou viagem para o Jamor...

Não tem raízes vimaranenses e é sócio do clube só há um ano. Como é que chega a acionista maioritário da SAD?

- Muito simples: conheço Armando Marques [vice-presidente do V. Guimarães]há algum tempo, pois temos uma sociedade, e através dele tomei contacto com o clube. Visitei várias vezes a cidade, assisti a seis/sete jogos do Vitória no estádio, adorei o ambiente criado pelos sócios e adeptos e, depois de ter conhecido o presidente Júlio Mendes, fiquei encantado com o projeto que me foi apresentado.

- Investiu 500 mil euros e tornou-se numa espécie de salvador do clube. Tem noção disso?

- Não quero que as pessoas pensem nesses termos. As coisas estavam difíceis, de facto, à semelhança da realidade económica do País, mas acredito que, com o meu dinheiro ou não, o Vitória seria sempre viável...

- A sério? Sabe que havia quem receasse pelo futuro do clube?

- Admito que pudessem ser criados cenários tão drásticos como o que me apresenta, pois os portugueses têm muito jeito para dramatizar, mas conhecendo como conheço Armando Marques e, depois de ter conversado várias vezes com Júlio Mendes, creio que, com eles a gerir, o futuro do Vitória nunca estaria em causa.

- Não receia que o investimento feito seja a fundo perdido?

- Primeiro, não investi 500 mil euros com a ideia de fazer fortuna com isso... Não é para enriquecer que faço esta aposta.

- OK. E se o dinheiro se esfumar rapidamente, o retorno não surgir, e o Vitória...

-...Calma, calma! Nunca na minha vida cometi loucuras, não iria cometê-las agora. Muitos desconhecem o projeto do Vitória e garanto-lhe que foi bem feito, tem cabeça, tronco e membros. Repito: em negócio algum, fiz maluquices; no Vitória também não farei.

- O que pretende, então, que o Vitória faça?

- Este é um desafio, uma aventura, estou aqui para desfrutar ou, como os ingleses dizem, to have fun. Um divertimento caro? Depende da perspetiva. O Vitória é um clube de referência no panorama nacional, está nas meias-finais da Taça, irá discutir seguramente a final, no Jamor, possivelmente frente ao Benfica. Aliás, já tenho viagem marcada para Lisboa nesse fim de semana. E na Liga, há a possibilidade de alcançar um lugar europeu. Mais: se tudo correr como planeado, em 2015 queremos ter o Vitória na Champions.
 
amidobalde5.jpg

Newcastle dá seis milhões por Baldé



A lista de pretendentes aumenta a cada jornada que passa, elevando o grau de dificuldade da missão vitoriana em garantir a prorrogação do vínculo de Baldé.

Celtic (Escócia), que já o tentara contratar em janeiro, Sevilha (Espanha), Everton e Newcastle (Inglaterra) incluíram o nome do atacante na lista de potenciais reforços para a próxima época. Mas é o Newcastle quem leva vantagem. Isto porque, segundo a Imprensa britânica, os magpies estão dispostos a pagar cinco milhões de libras (cerca de seis milhões de euros) pelo jogador.

E sabendo que o Vitória, nesta altura, só tem 30 por cento do passe do atleta, a ida de Baldé para a Premier League poderia render 1,8 milhões de euros aos seus cofres.
 
juliomendes11.jpg

Júlio Mendes preside à SAD



Já são conhecidos os primeiros membros dos órgãos sociais da Vitória Sport Clube - Futebol, SAD, sociedade que passará a gerir o futebol profissional do Vitória de Guimarães e deterá os principais ativos do clube, no que respeita a direitos sobre os futebolistas.

O presidente, Júlio Mendes, assume também a liderança do Conselho de Administração (CA), no qual terá a companhia de mais três administradores, todos atualmente a desempenharem funções como vice-presidentes: Francisco Araújo Príncipe, Armando Gomes Marques e Hugo Tavares de Freitas.

O CA tem mandato válido por três anos, até 2015. A SAD, constituída esta semana, tem um capital social de um milhão de euros (pode ser aumentado, por deliberação em Assembleia Geral), composto por 200 mil ações de valor nominal de 5 euros.
 
paulooliveira4.jpg

«Queremos estar no Jamor» - Paulo Oliveira



Paulo Oliveira está a um pequeno passo de concretizar um sonho de criança, que é chegar à final da Taça de Portugal ao serviço do Vitória de Guimarães. O jovem defesa-central dos minhotos avisa que apesar da vantagem conseguida no jogo da primeira mão com o Belenenses, no Restelo, ainda faltam mais 90 minutos e por isso é necessário «estar atento».

«Temos a consciência de que vamos jogar frente a um adversário com muita capacidade e que já subiu à Liga. Eles têm esperança, mas nos também temos ambições e queremos estar no Jamor. Não podemos relaxar, nem facilitar, temos de encarar o jogo como se estivesse tudo a zeros e alcançar a final», afirmou Paulo Oliveira.

O defesa reconhece estar perto de transformar em realidade um desejo de criança: «É um sonho que todos temos, seria um orgulho enorme chegar ao Jamor com a camisola do clube onde fiz a formação.»

O central do Vitória, juntamente com os companheiros de equipa André, Amido Baldé e Tiago Rodrigues, participaram numa iniciativa do clube em conjunto com Espaço Guimarães, tendo realizado uma partida de Playstation.
 
amidobalde3.jpg

Agente de Baldé confirma contactos do Sevilha



O agente de Amido Baldé, do Vitória de Guimarães, confirmou que os rumores que davam conta do interesse do Sevilha no avançado. Fumo branco, no entanto, só haverá no final da época, garante.

«Posso confirmar que existem contactos por parte do Sevilha. Mas o Baldé ainda tem uma no de contrato, veremos o que acontece no final desta temporada», referiu, em declarações ao «Estadio Deportivo».

Além dos espanhóis, também os ingleses do Everton e os escoceses do Celtic seguem no encalço de Amido Baldé, luso-guineense, de 21 anos.
 
ruivitoria8.jpg

Ano sim, ano não Rui Vitória é finalista



Rui Vitória prepara-se para a quarta final da carreira de treinador.

Venceu as duas primeiras, ao serviço do Fátima, mas depois, pelo Paços de Ferreira, viu escapar a Taça da Liga para o Benfica, adversário que reencontra a 26 de maio, na decisão do vencedor da Taça de Portugal.

A carreira não é longa, mas Rui Vitória já tem muitas histórias para contar e um título de campeão nacional da 2.ª Divisão, conquistado em 2009.

Mas de há seis anos a esta parte, o treinador que acaba de garantir nova presença do Vitória no Estádio do Jamor carrega consigo a curiosidade de jogar uma final época sim, época não.
 
juliomendes2.jpg

Liga reconhece SAD vitoriana



A sociedade desportiva vitoriana foi criada a 3 de abril e ontem reconhecida pela Liga, conforme comunicado assinado por Andreia Couto, diretora da Comissão Executiva.

Vitória Sport Clube - Futebol, SAD é agora a responsável pela gestão do futebol profissional vimaranense, sendo o Conselho de Administração presidido por Júlio Mendes.Armando Marques, Francisco Príncipe e Hugo Freitas ocupam cargos de administradores.

Também já é conhecida a distribuição do capital da SAD: 47, 9 por cento das ações pertencem a Mário Ferreira, empresário português radicado na África do Sul, o clube detém 40 por cento e a restante percentagem está na posse de sócios e público em geral.

A título de curiosidade: a AF de Braga gastou 2500 euros em 500 ações e o presidente dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Luís Mário Oliveira, investiu cinco mil euros em mil ações.
 
ruivitoria1.jpg

Rui Vitória não garante que fica



Não é uma despedida anunciada, nem sequer uma manifestação de intenções do técnico, que afirma sentir-se muito bem em Guimarães e identificado com a realidade do clube que representa, mas Rui Vitória não garante a sua permanência, ainda que tenha mais um ano de contrato.

«Nunca se sabe», foi evasivo o treinador, que confirmou a existência de uma cláusula de rescisão, o que salvaguarda os interesses vitorianos em caso de transferência do seu máximo responsável técnico.

O que Rui Vitória está em condições de assegurar é que se sente de alma e coração no projeto.

«Estou satisfeito, gosto muito de estar aqui. Tenho uma paixão enorme e estou cada vez mais ligado e envolvido. Mas sou como qualquer profissional, não é uma questão que tenha a ver só comigo. As coisas podem acontecer a qualquer pessoa num certo momento, embora esteja bem e goste de cá estar», deixou a porta entreaberta.

A carreira da equipa, potenciada pela presença na final da Taça de Portugal, projetou diversos jogadores e coloca o nome do treinador em boa conta no mercado.
 
soudani4.jpg

Soudani encanta franceses



Soudani voltou a bisar na Liga e garantiu um precioso triunfo para o Vitória. O atacante tem sido observado por muitos clubes estrangeiros e a Guimarães já chegaram proposta para o contratar, mas o internacional argelino parece estar disposto a corresponder única e exclusivamente ao interesse de clubes franceses, que, cada vez mais, se vão rendendo às suas qualidades.

Depois de confirmarem o apuramento para a final da Taça de Portugal - a 26 de maio com o Benfica -, os vimaranenses seguem em alta no campeonato. A conjugação de resultados desta jornada foi altamente favorável às contas do Vitória, mas a equipa também teve de fazer o seu papel e nesse particular Soudani desempenhou um importantíssimo.

Em Olhão, o atacante voltou a revelar os dotes de goleador que há dois anos já encantavam a imprensa argelina que o promoveu a jogador revelação da liga magrebina em 2011, quando ainda servia no ASO Chlef e fartava-se de marcar golos.

Em Guimarães assinou o primeiro contrato de profissional da carreira, que é válido até 2014, e encontrou uma realidade totalmente diferente daquela a que estava habituado. Cumprida a adaptação ao futebol português, Soudani está um jogador mais maduro e prontíssimo para dar o salto.

Recentemente, os bielorrussos do Dínamo Minsk tentaram contratá-lo e o acordo até esteve muito perto de ser fechado, mas o goleador recusou mudar-se para um campeonato tão longínquo. Na mira do futebolista vimaranense está a liga francesa e são vários os emblemas gauleses que o têm seguido e podem avançar com uma proposta para o levar de Guimarães já na próxima temporada, num negócio rentável para os minhotos.
 
ruivitoria11.jpg

«Não estou nada preocupado com questões paralelas» – Rui Vitória



O treinador vimaranense não compreende a razão do jogo frente ao Paços de Ferreira ir decorrer à porta fechada, mas alertou que tudo vão fazer para garantir os três pontos.

«Vai ser um jogo diferente porque nós quando jogamos é para vencer mas também é para dar espetáculo às pessoas que assistem e quando isso não acontece algo não bate certo. Porém, tal com já disse em tempos, nós jogamos em qualquer situação e circunstância, mesmo no alcatrão. De qualquer das formas, não vamos jogar conformados e não compreendo que os vitorianos sejam os maus da fita quando já vi situações idênticas em outros campos deste país», afirmou Rui Vitória em conferência de Imprensa.

O Vitória de Guimarães vai defrontar o Paços de Ferreira que luta com o SC Braga pelo terceiro lugar, mas o treinador vimaranense afastou por completo a hipótese de facilitar frente aos pacenses: «Não estou nada preocupado com questões paralelas a este jogo e vamos fazer tudo para ganhar. Nunca vi ninguém ficar contente com derrotas. Alias, pessoalmente até fico doente».

Os vimaranenses regressam ao trabalho no sábado.
 
ruivitoria84.jpg

Trio começou período de testes



Os responsáveis do V. Guimarães estão há muito a preparar a próxima época. Nesse sentido, são vários os jogadores que têm passado pela equipa B nas últimas semanas para se darem a conhecer ao treinador Armando Evangelista.

Ontem, foi a vez de três jogadores vinculados ao Tourizense (Zona Centro da 2.ª Divisão) se apresentarem para iniciar um período de testes na formação secundária. A aventura de Rafael (central), Maurício (médio) e Felipe Abreu (extremo) tem, para já, a duração de uma semana.
 
juliomensdes73.jpg

Vitória sem impedimentos financeiros



Estão ultrapassados todos os problemas financeiros que colocavam em risco a participação do Vitória nas competições europeias da próxima temporada.

A Direção do emblema minhoto conseguiu, em tempo útil, celebrar novos acordos com os jogadores que rescindiram no final da época passada e que ainda reclamam salários.

«Está tudo regularizado, não existem quaisquer problemas com a nossa inscrição», garantiu, a A BOLA, Júlio Mendes, presidente do Vitória, acabando em definitivo com os rumores que ontem ainda circulavam por Guimarães, denunciando a existência de dívidas que colocariam os vimaranenses numa situação de incumprimento com aquilo que são as regras do fair-play financeiro estabelecidas pela UEFA.
 
adeptosguimaraes.JPG

Bilhetes para a final da Taça de Portugal à venda dia 12



Os bilhetes para a final da Taça de Portugal começam a ser vendidos no dia 12, num posto especial que será colocado na loja de Atendimento ao Associado do Vitória, localizado no Estádio D. Afonso Henriques. Os preços das entradas variam entre os 15, 20 e 30 euros.

O clube colocou regras especiais para a venda de ingressos, sendo que os associados com lugar anual, e que apresentem quota do mês 5, terão direito de preferência, sendo que para estes o período de compra varia entre as 8 e as 16 horas do dia 12. É ainda permitido que cada sócio apresente cinco cartões, todos com cadeira anual no estádio vimaranense, sendo que dois podem ser de menores com mais de três anos.

A partir das 16 horas, e até às 18 horas do mesmo dia, é aberto o período de venda para os restantes associados com a quota 5.
Se os bilhetes não esgotarem logo neste domingo, a venda prolonga-se durante a semana no Estádio D. Afonso Henriques
 
ruivitoria9.jpg

Estágio dos vimaranenses volta a ser em casa



O verbo poupar continua a ser dos mais conjugados pelos corredores do castelo e a Direção vimaranense não dá sinais de qualquer desvio no caminho traçado desde que assumiu funções.

Pelo menos, é nesse sentido que está a ser pensada a campanha 2013/2014, incluindo o estágio de pré-temporada, que, tudo indica, voltará a decorrer em casa, ou seja, treinos no complexo desportivo e o grupo a permanecer junto num hotel de Guimarães.

Terminada a final da Taça de Portugal, no próximo dia 26, os jogadores vimaranenses entram de férias, devendo regressar ao trabalho a 1 de julho, para os testes médicos que antecedem os primeiros treinos da época. Embora a presença na Liga Europa seja uma certeza, falta perceber se o Vitória entra diretamente na fase grupos da prova, ou terá de disputar um play-off de acesso, que se realiza em agosto.
 
amidobalde3.jpg

Leilão de Baldé vai agitar o castelo



Amido Baldé marca, definitivamente, a atualidade do V. Guimarães e ganha cada vez mais força a ideia de que o ponta-de-lança será mesmo o próximo negócio de milhões da SAD.

O assédio ao internacional de sub-20 português tem-se intensificado de tal forma nos últimos dias que os responsáveis vimaranenses apostam numa transferência por valores bem superiores aos que Tiago Rodrigues e Ricardo foram vendidos ao FC Porto (2,3 milhões foi quanto os dragões pagaram pelos jovens vitorianos).

A dúvida maior é saber qual o destino de Baldé, porque quanto à saída do goleador no final da época esta é mais do que garantida - é uma inevitabilidade, teoria defendida por Cátio Baldé, agente do atacante que é, juntamente com Soudani, o melhor marcador da equipa na Liga.
 
ricardo4.jpg

Ricardo pode voltar na Madeira e logo como titular



A penúltima jornada da Liga poderá ficar marcada pelo regresso de Ricardo à competição.

O jovem extremo falhou os jogos com Belenenses (segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal), Olhanense, Paços de Ferreira e Gil Vicente, devido a problemas físicos, mas há já uma semana que se treina sem limitações, apresentando-se como opção para a visita ao Marítimo.

Quase a fazer as despedidas ao castelo (a partir da próxima época jogará no FC Porto), Ricardo é a alternativa perfeita a Marco Matias, que cumpre castigo.
 
alex2.jpg

Alex com lugar na estrutura



Alex lesionou-se há uma semana e cumpre um programa rigoroso de recuperação de forma a estar presente na final da Taça de Portugal, naquele que seria o adeus perfeito a uma longa carreira. Depois de arrumar as botas, o lateral-direito poderá integrar a estrutura do futebol vimaranense.

Aos 32 anos, o defesa tornou-se no jogador mais velho do plantel e um verdadeiro conselheiro num grupo formado por muitos jovens. O capitão é tratado com enorme respeito e visto como o símbolo de um clube que faz questão em tratar bem os filhos da terra. Alex, natural de Guimarães e um vitoriano assumido, está final de contrato e vai equacionando se o seu futuro profissional continua dentro ou fora dos relvados.

O assunto ainda não foi discutido internamente, até porque há um jogo muitíssimo importante para disputar e Alex sonha participar em nova final no Jamor, isto sem esquecer que o defesa não é visto apenas como mais um jogador que passou pelo Vitória - transformou-se num exemplo, numa espécie de símbolo vivo e ativo da instituição, com a carreira indelevelmente associada ao castelo.
 
ricardo2.jpg

Ricardo volta aos convocados



Depois de ter falhado os três últimos jogos do campeonato (mais a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal), Ricardo está de volta aos convocados do V. Guimarães para a deslocação à Madeira, tendo em vista a partida com o Marítimo.

Além do extremo, Rui Vitória apresentou ainda mais duas novidades na convocatória, chamando Rafael e Pedro Lemos, normalmente utilizados na equipa B.

Em sentido inverso, confirma-se a ausência de N´Diaye, devido a lesão.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Douglas e Preto;

Defesas: El Adoua, Paulo Oliveira, Addy, Rafael, Pedro Lemos e Kanu;

Médios: André, Barrientos, Olímpio e Tiago Rodrigues;

Avançados: João Ribeiro, Amido Baldé, Ricardo, Soudani, Jona e Hernâni.
 
Voltar
Topo