O Cantinho do Vitoria de Guimarães

ndiaye6.jpg

N´Diaye esticou a corda e vai deixar o castelo



N´Diaye esticou demasiado a corda e desta vez Júlio Mendes, presidenta da administração da SAD do Vitória, perdeu a paciência com o jogador.

O defesa-central está fora das contas do plantel para esta temporada e a saída do clube tornou-se uma inevitabilidade. Resta saber como será resolvido o assunto, porque o internacional maliano ainda tem mais três anos de contrato com os vimaranenses.
 
marcomatias.JPG

Marco Matías vai ter contrato renovado



Marco Matías, o homem que assinou o golo solitário que valeu o triunfo frente aos franceses do Saint-Étienne, atravessa excelente momento de forma neste arranque de época e a SAD do Vitória já avançou com as negociações para prolongar o contrato que termina em junho do próximo ano.

Após ter frequentado a formação do Sporting, onde foi campeão nacional em três escalões, emergindo logo aí como uma grande promessa, o extremo chegou a Guimarães em 2010, através do agente Luís Alves e envolvido no extraordinário negócio que levou Bebé para os ingleses do Manchester United, mas encontrou o grupo fechado e acabou por ser cedido ao Freamunde.
 
apresentacao1.jpg

Novos equipamentos já foram apresentados



O Vitória de Guimarães apresentou este sábado à noite os novos equipamentos das duas equipas profissionais para a época 2013/2014, desenhados pela Nike.

O evento decorreu na loja do clube, no Espaço Guimarães, que foi renovada e reaberta. Num clima de grande entusiasmo, com centenas de adeptos presentes, Preto, Douglas, Paulo Oliveira, André, Olímpio e Moreno exibiram troda a linha da indumentária do atual detentor da Taça de Portugal.
 
adeptos8.jpg

Adeptos cada vez mais com a equipa



A conquista da Taça de Portugal e a recuperação financeira iniciada pela atual Direção parecem ter sido a mola impulsionadora da confiança dos adeptos do Vitória. A ideia é suportada pelo número de vitorianos que têm acompanhado a equipa nos jogos de preparação, mas também na compra de lugares anuais no Estádio D. Afonso Henriques e de produtos oficiais. Está visto que não vai faltar apoio à equipa.

Os últimos anos foram extremamente difíceis em Guimarães, cidade localizada numa região com elevados índices de desemprego, mas que tem um clube de futebol que é acompanhado por uma extraordinária e apaixonante falange de apoiantes. A crise financeira e de resultados acabou por misturar-se e ter reflexos nas cadeiras deixadas vagas quando a equipa jogava em casa. Essa tendência parece ter estancado e a poucos dias do recomeço oficial de nova temporada os vitorianos revelam sinais de grande entusiasmo. Isso mesmo ficou demonstrado nos desafios de preparação e também na corrida aos bilhetes para a final da Supertaça que se vai jogar em Aveiro, frente ao FC Porto, a 10 de agosto. Neste momento, já foram vendidas cerca de três mil entradas, com os ingressos ao preço de cinco euros muito perto de esgotarem.

Mas um dos valores mais significativos diz respeito ao crescimento do número de associados, que está muito próximo dos 27 mil, havendo perspetivas que possa passar a barreira dos 30 mil sócios até final do mês de agosto.

O mesmo se passa com a venda de lugares anuais no Estádio D. Afonso Henriques. A três semanas do pontapé de saída da Liga, já foram reservadas mais de 8300 cadeiras do palco vimaranense, ou seja, quase mais um milhar e meio do que aquelas que tinham sido adquiridas na época passada.

A venda de produtos do clube também cresce e as novas camisolas estão a entusiasmar os adeptos que inundaram a loja no dia da apresentação dos equipamentos para esta temporada.
 
tomane.JPG

Tomané com pontaria afinada



Tomané está a revelar-se uma agradável surpresa nesta pré-temporada e apesar do Vitória continuar à procura de um ponta de lança para reforçar o plantel o jovem internacional sub-21 promete dar luta e tornar mais complicadas as escolhas do treinador Rui Vitória.

Nos cinco jogos de preparação realizados até ao momento, a equipa minhota conseguiu marcar uma mão cheia de golos e dois deles tiveram a assinatura de Tomané, nos desafios com o Aves e agora com o Paços de Ferreira.
 
tacamuseu.JPG

Já existe uma vitrina no museu para receber a Supertaça



A conquista da Taça de Portugal despertou o apetite dos vimaranenses e, a poucos dias de mais uma final, existe em Guimarães um enorme sentimento de esperança e confiança em novo sucesso da equipa, desta vez frente ao FC Porto, na decisão da Supertaça.

Uma coisa é certa: no Museu Alberto Sampaio já existe uma vitrina reservada para receber o troféu. Isidro Lobo, presidente da mesa da Assembleia Geral do Vitória, o treinador Rui Vitória e o capitão Leonel Olímpio deslocaram-se, ontem, ao Museu Alberto Sampaio para entregar a Taça de Portugal, que ficará exposta num espaço nobre, considerado um dos mais importantes centros culturais da cidade. O troféu conquistado no Jamor está numa sala rodeado por peças de arte sacra, com uma curiosidade. Ao lado da vitrina onde repousa a Taça de Portugal, está outro escaparate rigorosamente igual, só que se encontra... vazio. Mas o destino está traçado. Embora confesse ser adepto do FC Porto, Manuel Azevedo Graça, diretor do museu, entendeu que deveria ser criado um local para receber a taça que o Vitória vai disputar no próximo sábado, frente aos dragões.
 
moreno1.jpg

«FC Porto é uma super-equipa» - Moreno



Em contagem decrescente para a Supertaça, Moreno diz que o Vitória de Guimarães aguarda o jogo frente ao FC Porto com tranquilidade.

«Estamos à espera da final com tranquilidade porque a ansiedade não é boa nestes casos. Temos de trabalhado aspetos que é necessário melhorar», disse, reconhecendo que o FC Porto é sempre um adversário «complicado»: «Mudaram de equipa técnica e os jogadores vão querer provar e mostrar-se para entrar melhor na época. Nos últimos anos, tem dado provas de que é uma super-equipa. Vamos respeitar muito o FC Porto mas vamos enrtrar em campo com muita vontade de ganhar o jogo.»

Questionado se prefere jogar a central ou a médio, Moreno atirou: «É o mister que decide. Podem contar comigo para ajudar no que for preciso, nem que seja no banco. De qualquer forma, são duas posições que não me são estranhas, posso atuar em qualquer uma delas.»
 
ruivitoria2.jpg

Rui Vitória chama 20 jogadores para a Supertaça



O treinador do V. Guimarães, Rui Vitória, chamou 20 jogadores para a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao FC Porto, este sábado às 20.45 horas no Estádio de Aveiro.

A comitiva parte esta sexta-feira à tarde (16.45 horas) para uma unidade hoteleira perto de Cantanhede na qual vai permanecer até perto da hora do jogo.

Convocados:
Guarda-redes: Douglas e Assis;

Defesas: Pedro Correia, João Amorim, Paulo Oliveira, Freire, Josué, Addy e Luís Rocha;

Médios: André, Barrientos, Crivellaro, Leonel Olímpio, Moreno e Bamba;

Avançados: Alex, Hernâni, Marco Matias, Ricardo e Tomané.
 
tiagorodrigues1.jpg

Tiago Rodrigues está a caminho



Em Guimarães já expirou o prazo da desilusão da Supertaça, perdida em Aveiro para o FC Porto. É a entrada na Liga que merece, a partir de hoje, total prioridade do grupo de trabalho liderado por Rui Vitória, com a receção ao Olhanense, na noite (20.45 horas) do próximo sábado, em agenda.

A derrota com os dragões não abalou o espírito de um plantel que ainda está a descobrir-se - apenas quatro jogadores repetiram, anteontem, a titularidade da final da Taça de Portugal - e mantém intactas as suas aspirações. Uma convicção reforçada pela anunciada chegada ao castelo de Tiago Rodrigues, processo que deve ficar encerrado nas próximas horas.

O médio é aguardado com grande expectativa, ele que foi um dos elementos mais influentes da boa campanha protagonizada pela equipa vitoriana na época passada, num contexto de imensas dificuldades. A cumplicidade do seu jogo com outras figuras do meio-campo, como André e Leonel Olímpio, eleva a fasquia e lança promessas ao futuro.

Os predicados de Tiago Rodrigues não se perderam com o defeso, mas a lei da concorrência privou-o da primeira época de dragão ao peito. O vínculo extenso com os tricampeões nacionais - cinco anos - concede-lhe, ainda assim, margem suficiente para imaginar o regresso pela porta grande, cenário que ganharia maior nitidez após nova campanha de eleição ao serviço dos minhotos.
 
tiagorodrigues1.jpg

Tiago Rodrigues na linha de espera



A entrada de Tiago Rodrigues no Vitória de Guimarães, por empréstimo do FC Porto, ainda não é dado como adquirido, mas está tudo praticamente encaminhado nesse sentido.

Depois de os dois emblemas terem discutido a Supertaça, havia a expectativa de que o médio se pudesse apresentar ontem no complexo para iniciar os trabalhos sob as ordens de Rui Vitória e constituir opção para o encontro frente ao Olhanense, no próximo sábado, no entanto o jogador foi chamado para alinhar pela equipa B dos dragões frente ao Beira-Mar, na primeira jornada da 2.ª Liga, tendo sido titular, à semelhança de outros reforços, tais como Ricardo, Carlos Eduardo e Herrera.
 
leonelolimpio1.jpg

A influência de Leonel Olímpio


Leonel Olímpio iniciou a época ao banco. À imagem do ano passado. No entanto, a entrada ao intervalo do médio brasileiro frente ao FC Porto, na Supertaça, permitiu melhorias acentuadas na atuação do meio-campo do Vitória de Guimarães, que, contudo, apenas conseguiu evitar que o marcador não sofresse mais alterações: 3-0, era o resultado no final dos primeiros 45 minutos da partida realizada em Aveiro.

A influência deste centrocampista nas manobras dos vitorianos é notória e terá sido o próprio técnico Rui Vitória a reconhecê-lo, ao chamá-lo para a segunda parte do encontro frente aos dragões. O papel de líder do centro do terreno foi assumido já na última temporada, aquando da sua entrada no onze, frente ao Moreirense, jogo que marcou o início de uma nova dinâmica dos minhotos, não apenas em termos de resultados - em Moreira de Cónegos alcançaram o primeiro triunfo da época, à terceira jornada -, mas também em termos de desempenho.

Na edição 2012/13 da Liga, Leonel Olímpio e André deram a sustentação defensiva que permitiu a Tiago Rodrigues estar mais livre para as ações ofensivas, mas esta temporada a entrada de Moreno poderá obrigar o brasileiro a pisar terrenos mais adiantados. Tudo dependerá das opções de Rui Vitória, que, no entanto, já se terá apercebido, do entendimento excelente de Leonel Olímpio com os companheiros, um tipo de autoridade que também chega ao balneário, por ostentar a braçadeira de capitão.
 
[h=2]Fábio Vieira e Maurício treinam com a equipa A[/h]


fabiovieira1.jpg



Prossegue a preparação do jogo frente ao V. Setúbal (sábado, 18 horas), com o treino desta tarde a ficar marcado pela presença de duas caras novas. Rui Vitória decidiu promover à equipa principal os médios Fábio Vieira e Maurício, que iniciaram a época ao serviço dos bês, isto num dia em que Alex (contratado ao Santa Clara) celebra o 22.º aniversário.

Ainda longe do convívio da formação A encontra-se Hernâni, que em janeiro chegou ao castelo proveniente do Atlético (Liga 2). O extremo fez há dias o percurso inverso ao de Fábio Vieira e Maurício, encontrando-se a trabalhar com a equipa B.








a bola
 
ruivitoria2.jpg

«Este sorteio não nos tira o sono» – Rui Vitória



O treinador do Vitória de Guimarães reconhece o valor do Lyon, Bétis e Rijeka, mas assegurou que tudo vão fazer para conquistar os três pontos e seguir em frente na Liga Europa.

«É um grupo difícil, mas só com muita sorte é que encontraríamos equipas teoricamente mais fáceis. Contudo, este sorteio não nos tira o sono porque a nossa perspetiva é mostrar a nossa qualidade e aproveitar os jogos internacionais. Vamos fazer o melhor possível e fazer de cada jogo uma oportunidade de somar três pontos, quer seja com adversários melhores, quer seja com adversários menos cotados», afirmou Rui Vitória, em declarações ao «site» do clube.

O treinador vimaranense não tem problema por causa do currículo dos adversários do Grupo I: «O facto de não sermos favoritos até pode ser uma vantagem porque dentro de campo isso pode diluir-se. Temos uma vantagem, relativa às deslocações. Uma vez que iremos jogar à quinta e ao domingo, isso será uma vantagem».
 
niiplange.jpg

Nii Plange rescinde com Sporting e vai ser reforço



Nii Plange está a caminho do Vitória de Guimarães, devendo assinar acordo válido por três temporadas.

O avançado tinha mais dois anos de contrato com o Sporting, mas rescindiu a ligação com o emblema de Alvalade para rumar ao Minho.

O jogador de 24 anos, mudou-se para os leões em 2012, pela mão do empresário Jorge Pires, tendo atuado na equipa B, mas na última jornada do anterior campeonato, o técnico Jesualdo Ferreira deu-lhe a oportunidade de se estrear na Liga, na partida com o Beira-Mar.
 
ruivitoriajmendes3.jpg

Castelo de Rui Vitória ganhou cinco alicerces



Cinco reforços num curto espaço de dias fazem do Vitória um dos mais incisivos sobre o fecho do mercado, cobrindo carências que ameaçavam a solidez da equipa.

A escassa liquidez financeira moderou o apetite do clube mas uma reavaliação final das peças do bólide levou Rui Vitória a reclamar mais e melhor. Percorrendo a evolução da equipa neste arranque, o Vitória abordou a Supertaça com dois reforços no onze (Moreno e Pedro Correia), lançando outros dois no decurso do jogo: Ricardo Gomes e Maazou. Saltando para a última jornada e para a copiosa derrota em casa, imposta pelo Setúbal, a receita foi quase idêntica, com o acréscimo de Maazou aos titulares.

Do banco já saiu André Santos, o primeiro a pedir o sprint dos responsáveis vimaranenses, que sensibilizaram o investidor para correções prementes. Vistas as coisas, Pedro Correia, Moreno e Maazou eram resposta curta para muitas perdas relevantes.

Rui Vitória tem uma ideia de jogo concebida e com desenvolvimento harmonioso e não será mentor de qualquer revolução no onze.

Não terá, porém, forma de resistir aos predicados de jogadores como Abdoulaye e Tiago Rodrigues, cedidos pelo FC Porto e que já ontem se apresentaram. O gigante central senegalês é candidato a fazer parelha com Paulo Oliveira, podendo Moreno subir para o miolo. Tiago Rodrigues já encantou a cidade-berço e a sua entrada no onze é imprescindível.
 
olimpio1.jpg



«Liga Europa é uma vitrina, temos de pensar em grande» - Leonel Olímpio


Leonel Olímpio acredita que o V. Guimarães vai estar à altura da exigência da fase de grupos da Liga Europa.

«Serão jogos difíceis mas a equipa pode dar uma resposta positiva. É uma competição diferente, para mim vai ser a primeira vez. É uma vitrina para os jogadores. Temos de pensar em grande, se estamos aqui é porque temos condições para sermos competitivos», afiança o médio brasileiro.





a bola
 
ruivitoria1.jpg

«O nosso orgulho também está em causa» - Rui Vitória



Depois do desaire caseiro frente ao V. Setúbal (1-4), Rui Vitória espera reação positiva da sua equipa na partida deste sábado frente ao Rio Ave, em Vila do Conde.

«Esperamos dar boa resposta, depois do que aconteceu com o Setúbal. Não é só dar uma imagem diferente para o exterior, mas o nosso orgulho que também está em causa. Frente ao V. Setúbal tivemos 12 minutos de desconcentração que deitaram tudo a perder, mas o grupo agora está mais forte, temos mais soluções e queremos reentrar na Liga com vontade de vencer, depois de 15 dias sem competição», afirmou o treinador dos vimaranenses.

Rui Vitória sabe, contudo, que a tarefa não será fácil, até porque do outro lado vai estar adversário em processo bem diferente ao dos vimaranenses:

«Espero um jogo difícil, porque o Rio Ave mantém praticamente a sua estrutura da última época, apenas um ou dois jogadores mudaram. Essa é uma vantagem muito grande para o nosso adversário, pois não houve necessidade de passar por qualquer adaptação e os processos assimilados. Mas o nosso trunfo, se calhar, também poder ser mesmo esse: saber o que vamos ter pela frente.»

O jogo com o Rio Ave abre ciclo absolutamente terrível em termos de calendário para a equipa vimaranense, mas Rui Vitória prefere olhar para a situação de forma positiva.

«A equipa não está habituada, mas estamos muito contentes por isto acontecer. Preferimos competir mais e treinar menos. Não vamos fazer um drama por termos muitos jogos num curto espaço de tempo. Aliás, o nosso lema é bem claro: somos conquistadores. Por isso, fomos buscar jogadores que querem conquistar algo, conquistar espaço para melhorar a sua carreira e a sua vida», finalizou.

A equipa tem novo treino marcado para a manhã desta sexta-feira, pelas 10 horas, seguindo-se a divulgação da lista de convocados.
 
maazou7.jpg


Maazou é rei absolutista


Moussa Maazou. Seis jogos, três golos marcados entre Campeonato e Liga Europa, foi um dos protagonistas do robusto triunfo do Vitória sobre os croatas do Rijeka. O internacional do Níger marca, assiste, pega fogo às alas e é um constante foco de desestabilização para os eixos defensivos dos adversários. Conquistou o castelo e entrou de rompante no coração dos adeptos ao ponto de ninguém em Guimarães evocar o nome de Soudani, goleador argelino que se transferiu para o Dínamo Zagreb, no final da época passada.

Hoje, salvo algum azar físico de última hora, será a principal seta apontada à baliza de Artur Moraes. Num plantel onde abundam muitas e boas opções ofensivas nas alas, que permitem a Rui Vitória fazer as combinações que quiser, a posição 9 tem um rei incontestável, que chegou mais tarde ao trono, mas que em face do seu desempenho depressa o reclamou para si.

Na Supertaça, quando o Vitória defrontou o FC Porto, Tomané foi o titular. Maazou entrou na segunda parte e Mangala nunca mais teve sossego. A partir daí, Tomané foi desaparecendo das opções porque à segunda aparição, já no onze, o africano marcou os dois golos com que os conquistadores derrotaram o Olhanense, na 1.ª jornada da Liga.
 
ruivitoria2.jpg

«Fomos infelizes na forma como perdemos» – Rui Vitória


O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, lamentou a forma como a sua equipa perdeu um jogo, num lance onde Marco Matias desviou o remate de Cardozo, isto quando tinha o guarda-redes nas costas pronto para defender.

«Defrontamos um candidato ao título, mas fomos infelizes da forma como perdemos. A nossa equipa teve uma atitude fantástica e mesmo em inferioridade numérica perturbarmos o Benfica», afirmou Rui Vitória, em declarações à Sport TV.

O treinador vimaranense lamentou a forma como sofreram o golo: «O Benfica já nos tinha marcado assim, um «chouriço», e voltou a apontar novamente».
 
ruivitoria2.jpg

«Fomos infelizes na forma como perdemos» – Rui Vitória


O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, lamentou a forma como a sua equipa perdeu um jogo, num lance onde Marco Matias desviou o remate de Cardozo, isto quando tinha o guarda-redes nas costas pronto para defender.

«Defrontamos um candidato ao título, mas fomos infelizes da forma como perdemos. A nossa equipa teve uma atitude fantástica e mesmo em inferioridade numérica perturbarmos o Benfica», afirmou Rui Vitória, em declarações à Sport TV.

O treinador vimaranense lamentou a forma como sofreram o golo: «O Benfica já nos tinha marcado assim, um «chouriço», e voltou a apontar novamente».
 
Voltar
Topo