O cantinho dos lagartos

polga2.jpg

«Acreditámos até ao fim» - Polga



Anderson Polga deu os parabéns à Académica pela vitória na Taça e reconheceu que os estudantes fora mais eficazes.

«Foi uma final num campo difícil. Não estamos felizes. Acreditámos até ao fim mas não conseguimos. Parabéns à Académica, que foi mais eficaz. Agora é preparar bem a próxima época», afirmou o jogador brasileiro à RTP.

Polga lembrou que «ninguém acreditava» na equipa leonina e que «os jogadores conseguiram dar a volta por cima». Sobre o seu futuro, o central diz que só a partir deste domingo é que vai tratar do assunto.
 
sapinto34.jpg

«Fica a lição que nunca podemos estar desconcertados» - Sá Pinto



O treinador do Sporting, Sá Pinto, identificou os erros que fizeram com que o Sporting perdesse a final da Taça de Portugal frente à Académica.

«Faltou agressividade nos duelos aéreos. Este jogo deixa a lição e o alerta de que não podemos nunca estar desconcentrados. Se estivermos desequilibrados podemos sofrer consequências. Temos de estar sempre equilibrados e foi isso que nos faltou hoje», disse o técnico à RTP.

Para Sá Pinto «sofrer um golo no início de uma final não é fácil» e garantiu que a equipa se «preparou bem ao longo da semana».
 
godinholopes30.jpg

«Estou solidário com a tristeza dos adeptos» - Godinho Lopes



O presidente do Sporting não quis debruçar-se a fundo sobre a derrota na final da Taça de Portugal, fazendo apenas questão de se mostrar solidário com a tristeza generalizada no seio da família leonina.

«Não quero estar agora a fazer um balanço da temporada, apenas deixo uma palavra a todos os sócios e adeptos do Sporting que apoiaram a equipa», referiu Godinho Lopes, em declarações prestadas à RTP.

«Estou naturalmente triste, tal como todos os adeptos. Não vou fazer qualquer promessa, mas apenas dizer que estou solidário com os adeptos», vincou.
 
joseeduardo1.jpg

«O Sporting encontra-se num beco sem saída» - José Eduardo

Na ressaca da derrota na final da Taça de Portugal, o conselheiro leonino considera que o atual modelo de gestão de clube está esgotado.

«Na última década, o modelo que vigora no Sporting, que é o de Assembleia Geral e eleitoral, proporcionou-nos um tipo de dirigismo que não tem servido convenientemente o clube. É muito difícil dizê-lo, mas é preciso abrir este livro e analisar outras formas de liderar o clube. Na minha perspetiva, esta fórmula está esgotada», disse José Eduardo em declarações à TSF, onde manifestou o desejo de conhecer «qual o desejo dos responsáveis» leoninos sobre o cenário de eleições antecipadas.

«Não quero personalizar porque não é nada pessoal contra Godinho Lopes. Nunca coloquei, nem coloco, em causa o sportinguismo de qualquer um deles, todos são grandes sportinguistas, não sei é se eles servem convenientemente o Sporting», prosseguiu, sublinhando que todos têm uma cota de responsabilidade no declínio do clube:

«Aflige-me porque, normalmente, entre duas soluções, os sócios escolhem sempre a pior. Por isso, têm uma cota parte. Mas todos somos culpados nesta situação do clube, uns mais do que outros. A verdade é que o Sporting encontra-se num beco sem saída», atirou.

«O jogo de ontem é o coroar de toda a ineficácia por parte dos responsáveis do Sporting. Faça-se um balanço, apurem-se responsabilidades e, sobretudo, que a próxima época seja planificada de forma diferente, responsável tendo em conta a capacidade financeira que o clube não tem e encontrar soluções para reforçar o plantel de forma muito mais consciente», concluiu.
 
capel02.jpg

«Obrigado Polga» - Capel


Já de férias, Diego Capel continua atento à atualidade do Sporting e fez questão de deixar esta quinta-feira, através da rede social Twitter, mensagem de despedida a Anderson Polga.

«Desejo o melhor para o meu companheiro Polga. Obrigado, amigo», escreveu o jogador, numa mensagem acompanhada por muitos agradecimentos:

«Agradeço ao Sporting, aos adeptos, a Lisboa e a Portugal por todo o carinho que recebi.»
 
elias3.jpg

Elias despede-se com a promessa de lutar para ser campeão



De partida de Lisboa para férias, Elias deixou uma mensagem de esperança aos adeptos leoninos.

«Já sabemos como chegar às finais. Infelizmente, não conseguimos estar na da Liga Europa, frente ao Atlético de Madrid. O momento é para descansar e repensar o que foi feito para na próxima época voltarmos bem e darmos o título de campeão aos nossos adeptos», referiu o médio, que não deixou de fazer referência à mágoa que foi a tarde do Jamor: «Queríamos ganhar, mas sofremos um golo logo no início o que complicou o jogo. Fizemos uma boa época, que poderia ter sido excelente, mas como não houve títulos, os adeptos querem explicações.»

Elias garantiu ainda que está de corpo e alma no Sporting e que não está nos seus planos deixar Alvalade tão cedo. Aliás, o internacional brasileiro é ainda mais ambicioso no que ao seu rendimento de leão ao peito diz respeito.

«Terei a mesma vontade e o empenho. Vim para o Sporting no último dia de transferências e quero entrar para a história do clube. Não pretendo sair», confessou.
O treinador Sá Pinto não foi esquecido na análise à temporada e Elias garantiu que confia nas capacidades do técnico e da sua equipa.
 
Onyewu1.jpg

Onyewu na lista final dos Estados Unidos


Oguchi Onyewu, defesa-central do Sporting, integra a lista final de 23 jogadores convocados por Jurgen Klinsmann para representar a seleção dos Estados Unidos nos dois primeiros jogos da fase de qualificação para o Mundial-2012.

Antes dos compromissos com Antigua e Barbuda (8 de junho) e Guatemala (12 de junho), os norte-americanos disputam particulares com a Escócia (este sábado), Brasil (30 de maio) e Canadá.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Brad Guzan (Aston Villa), Tim Howard (Everton) e Nick Rimando (Real Salt Lake);

Defesas: Carlos Bocanegra (Rangers), Geoff Cameron (Houston Dynamo), Edgar Castillo (Club Tijuana), Steve Cherundolo (Hannover), Clarence Goodson (Brondby), Oguchi Onyewu (Sporting) e Michael Parkhurst (Nordsjaelland);

Médios: Kyle Beckerman (Real Salt Lake), Michael Bradley (Chievo), Joe Corona (Club Tijuana), Maurice Edu (Rangers), Fabian Johnson (Hoffenheim), Jermaine Jones (Schalke) e Jose Torres (Pachuca);

Avançados: Jozy Altidore (AZ Alkmaar), Terrence Boyd (Borussia Dortmund), Clint Dempsey (Fulham), Landon Donovan (LA Galaxy), Herculez Gomez (Santos) e Chris Wondolowski (San Jose Earthquakes).
 
danilcarrico11.jpg

Málaga oferece 1,5 milhões por ano a Carriço



Daniel Carriço tem um novo pretendente em Espanha. Depois do Sevilha, surge agora o Málaga como potencial interessado nos serviços do defesa-central leonino.

Segundo o portal NuevoFutbol, o Málaga prepara uma proposta tentadora para convencer Carriço a mudar-se para o clube, que integra os portugueses Duda, Eliseu e Hélder Rosário no plantel. A aceitar a oferta, o central do Sporting ficaria a ganhar 1,5 milhões por ano num contrato que seria válido por quatro temporadas.

O Málaga terá igualmente de apresentar argumentos válidos para persuadir o Sporting a libertar o jogador de 23 anos, que termina contrato no próximo verão e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.
 
carrillo5.jpg

Carrillo confirmado no onze que vai defrontar a Colômbia



Carrillo será uma das atrações da seleção peruana que amanhã vai medir forças com a Colômbia em jogo a contar para a fase de qualificação sul-americana para o Mundial 2014. A confirmação de que o jogador do Sporting será uma das armas iniciais foi dada pelo próprio selecionador, Sérgio Markarián, que, de resto, se debate com duas baixas muito importantes devido a lesão: Cláudio Pizarro, avançado do Bayern Munique e Juan Manuel Vargas, atacante da Fiorentina.

Duas ausências que, de resto, abrem as portas a Carrillo, que continua a crescer nos olhos dos seus compatriotas. O extremo leonino é visto como a principal solução para agitar o ataque no importânte encontro diante da Colômbia.
 
valdes4.JPG

Valdés fica no Parma


Jaime Valdés, avançado de 31 anos, que foi peça importante no Parma na segunda metade do campeonato, deve ficar no clube italiano. O jogador chileno, que se encontra ainda ligado ao Sporting, segundo o Calciomercato, irá ficar em definitivo na equipa italiana, desconhecendo-se, para já, quais os números que envolvem a transferência.

Valdés, que, recorde-se, fez quase toda a carreira em Itália, chegou a Alvalade em 2010/11, onde realizou 36 jogos oficiais e marcou seis golos. A sua ida para o Parma, por empréstimo, inseriu-se ao negócio da transferência do avançado Bojinov para o Sporting.
 
sporting04.jpg

Sporting é a 10. ª melhor equipa do Mundo


O Sporting, que subiu ao 10.º lugar na atualização de Junho do top mundial do ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), é a melhor equipa portuguesa na lista.

Com 235,5 pontos, os leões encontram-se bastante acima dos seus rivais nacionais. O Benfica surge em 36.º, o SC Braga no 73.º e o bicampeão nacional, FC Porto, não vai além de um surpreendente 101.º lugar, assinalando uma queda de 25 lugares na última classificação.

Refira-se que este ranking continua a ser liderado pelo Barcelona, com 356 pontos, superando a Universidade do Chile (326,5) e o Real Madrid (295).
 
carrillo1.jpg

Pizarro elogia André Carrillo


O selecionador peruano, Sergio Markaryán, já confirmou a titularidade de André Carrillo no encontro de hoje diante da Colômbia, muito importante para as aspirações da equipa tendo em vista a qualificação para o Mundial-2014 e o avançado Claudio Pizarro, indisponível para esta partida por lesão, está confiante numa boa prestação de La Culebra.

«Alguns dos jogadores mais experientes estão lesionados mas isto também constituiu uma oportunidade para os mais jovens. Carrillo já demonstrou muito potencial e estou convencido de que poderá jogar bem», disse.
 
treino02.jpg

Época do Leão começa a 9 de julho


O Sporting já definiu algumas datas da pré-época 2012/13 e o arranque efetivo do trabalho será a 9 de julho.

Os jogadores apresentam-se em Alcochete entre 5 e 6 do mesmo mês, mas esses dias serão dedicados aos habituais testes médicos.

No fim de semana (7 e 8), os jogadores descansarão e na segunda arranca o trabalho de campo.

Numa fase inicial, o retorno à Academia estava previsto para dia 2 de julho.
 
abel2.jpg

Sporting já tem adversários na NextGeneration



O Sporting vai defrontar os escoceses do Celtic, os ingleses do Aston Villa e os holandeses do PSV Eindhoven no grupo 6 da próxima edição da NextGeneration Seris, uma espécie de Liga dos Campeões de sub-20 que contará na sua segunda edição com 20 equipas.

O Sporting, então liderado por Sá Pinto, chegou aos quartos de final da edição de 2011/12, sendo eliminado pelo Inter de Milão.
 
schaars1.jpg

«Sinto-me mais respeitado na seleção desde que estou no Sporting» - Schaars



Na luta por um lugar no onze da seleção holandesa no Euro-2012, Stijn Schaars aponta a boa época no Sporting como um fator decisivo para o estatuto que adquiriu na “Laranja Mecânica”.

«Agora que estou no Sporting sinto-me mais respeitado pelo treinador e também pelo grupo. Já nada tenho a provar», diz o médio, em declarações à revista NUsport.

Depois de não ter somado um único minuto no Mundial-2010, realizado na África do Sul, Stijn Schaars disputa agora um lugar no lado esquerdo da defesa da formação orientada por Bert van Marwijk.

«Senti-me realmente desapontado por não jogar. Não gosto de me treinar sem perspetivas. Perguntei-me várias vezes o que estava lá a fazer», conta, reconhecendo, na contagem decrescente para o arranque do Europeu, não ser «o defesa-esquerdo ideal».

«Há defesas com velocidade e força e há defesas que resolvem problemas táticos. Eu insiro-me nesta última categoria», refere.

A Holanda vai disputar o Grupo B com Portugal, Alemanha e Dinamarca. O encontro com a equipa das quinas está agendado para 17 de junho, na derradeira jornada da fase de grupos.
 
bojinov12.jpg

«Apareço no primeiro treino» - Bojinov


A garantia é dada por Valeri Bojinov, avançado que o Sporting cedeu na passada temporada ao Lecce, depois da polémica gerada por o jogador não ter deixado Matías Fernández marcar penalty no jogo com o Moreirense, da Taça da Liga. O búlgaro está pronto para apresentar-se em Alvalade.

«Sou jogador do Sporting, tenho contrato de quatro anos e pretendo cumpri-lo», começou por dizer ao site Gong.bg, garantindo que não vai representar o Ludogorets, campeão da Bulgária. «Mas é claro que se houver uma boa proposta para mim e para o clube é normal sentarmo-nos à mesa para conversar. Mas, para já, sou jogador do Sporting e vou aparecer no primeiro treino da época», acrescentou o avançado.

Ainda assim, Bojinov não escondeu a preferência por jogar em Itália. «Não escondo esse meu desejo», confessou, mas logo ressalvou: «Porém, tenho contrato com o Sporting, que é o clube que me paga o salário e não posso cuspir no prato onde como. Eu nunca irei cuspir no Sporting... Sei que o meu salário é muito alto e por isso o clube não veria com maus olhos vender o meu passe. Só que nesta fase nada há.»

Por fim, Bojinov deixou ainda críticas ao treinador com quem trabalhou em Alvalade, Domingos Paciência. «Se voltar a Alvalade sei que ainda há problemas devido àquele lance do penalty, mas se trabalhar bem as coisas esquecem-se. Na altura em que o caso aconteceu o treinador não foi honesto comigo. Mas ele agora já não está no clube », recordou o avançado.
 
adrien6.JPG

Fechou-se a porta para Adrien



ESTÁ decidido: fechou-se a porta do plantel do Sporting para Adrien, médio que na última temporada esteve cedido e se destacou na Académica. O jogador esteve até perto de poder renovar o contrato com os leões, que termina em 2013 - a cláusula de rescisão está cifrada nos 25 milhões de euros -, mas o treinador Sá Pinto, em consonância com a SAD, vetou a continuidade do médio.

Na origem da decisão, mais do que as declarações de Adrien em vésperas de final da Taça de Portugal, que a Académica ganharia aos leões (1-0), estão outras mais recentes, em que o médio exigia, publicamente, garantias para assinar a renovação do contrato, algo que caiu muito mal junto da administração sportinguista.
 
paulopereira.jpg

Paulo Pereira Cristóvão apresenta demissão


Paulo Pereira Cristóvão, apresentou esta tarde, em conferência de imprensa, demissão do seu cargo no clube.

Visivelmente emocionado, o antigo inspetor da PJ volteou a reiterar estar «inocente» no Caso Cardinal, admitindo sair do Sporting «com a sensação do dever cumprido».

Paulo Pereira Cristóvão disse «não ter outro caminho» senão a saída de Alvalade, sendo que foi o próprio a escolher «dia e hora e timing para a saída».

O vice-presidente demissionário agradeceu a todos no Sporting estes 15 meses que passou no clube, «de adrenalina pura», acrescentando que não há honra maior «do que servir o Sporting».

«Apesar do que foi tido e escrito sobre mim, nem por um minuto me arrependo do que aqui vivi», afirmou.
 
capel02.jpg

«Capel ainda pode dar mais ao Sporting»



Diego Capel, 24 anos, foi uma das grandes figuras do novo Sporting, o reforço que mais caiu nas boas graças dos adeptos. E o leão foi para o espanhol como que um renascer da carreira que estagnava no Sevilha. Por isso mesmo o camisola 11 leonino prepara-se para poder ir aos Jogos Olímpicos de Londres, ocupando uma das três vagas em aberto para maiores de 23 anos.

«A lista definitiva só vai ser divulgada depois da participação da seleção A no Europeu», começa por avisar o treinador da equipa olímpica de Espanha, Luis Milla. «Mas, sim, temos uma lista de potenciais jogadores que podem ser chamados e Capel está nela», revela.

E a razão para Diego Capel estar na lista - e ser bastante elogiado pelo técnico nesta conversa com A BOLA - é justificada por Milla em poucas palavras. «Capel precisava de continuidade. No Sevilha ele não estaria a jogar com a regularidade que fez em Portugal e isso fê-lo crescer e amadurecer muito. O Sporting foi o melhor que podia ter acontecido ao Diego», confessa o treinador.
 
capel02.jpg

Capel e o futuro: «De momento tenho contrato com o Sporting»


Diego Capel mostra-se tranquilo com o alegado interesse do Atlético Madrid no seu concurso, embora reconheça sentir-se orgulhoso por ser associado a «equipas importantes».

«De momento tenho contrato com o Sporting. Qualquer jogador pretende continuar a crescer e é motivo de orgulho que equipas importantes mostrem interesse em ti. Mas, agora, quero desligar-me e enfrentar a nova temporada com muita ambição. O futebol dirá», referiu o extremo espanhol, em declarações ao jornal elalmeria.es.
 
Voltar
Topo