O cantinho dos lagartos

luisduque1.jpg

Duque diz que não responsabilizou João Pinto por fraude fiscal



Luís Duque, presidente da Sporting SAD, afirma que não lhe compete responsabilizar João Vieira Pinto por alegada fraude fiscal na transferência do ex-futebolista para o clube de Alvalade, em 2000, num processo em que ambos estão a ser julgados juntamente com José Veiga e Rui Meireles.

«Em nenhum momento responsabilizei o ex-futebolista João Vieira Pinto por alegada fraude fiscal. Nem me compete fazê-lo», explica o dirigente leonino, lembrando que o que afirmou ontem em tribunal foi que não assinava «contratos líquidos», justificando: «Os contratos são sempre por valores ilíquidos, competindo aos atletas, neste caso, a responsabilidade fiscal.»

Luís Duque sublinhou que admitiu «que João Vieira Pinto podia estar convencido de que era ilíquido, até porque as negociações foram conduzidas por intermediários».

João Vieira Pinto, José Veiga, Luís Duque e Rui Meireles estão a ser julgados pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.
 
xandao6.jpg

«Quero continuar a mostrar o melhor futebol» - Xandão



O central Xandão, emprestado pelo São Paulo ao Sporting, mostrou-se muito satisfeito com o arranque da sua carreira na Europa, que teve como ponto mais alto o golo de calcanhar ao Manchester City na Liga Europa.

«Sempre sonhei em um dia vestir a camisola de um grande clube e tive a oportunidade de vestir a camisa do São Paulo por dois anos. Este foi um objetivo alcançado por mim e o outro seria chegar a uma equipe grande na Europa. Hoje estou em uma equipA que sempre disputa torneios continentais, tem uma grandeza muito grande em Portugal e espero fazer uma grande carreira na Europa», começou por dizer ao jornal O Liberal o central do Sporting, de férias na sua Araçatuba natal.

Sobre o golo ao Manchester City, Xandão explica que nunca imaginou marcar naquele que se tornou o jogo mais importante da sua carreira. «Considerei aquele jogo como uma oportunidade única e preparei-me, mentalizei na minha cabeça que aquele jogo seria a partida mais importante para mim até então, já que o Manchester City é uma das maiores equipas da Europa. Não só o golo que eu fiz foi importante, mas também os desarmes na defesa, conseguindo travar o ataque dos ingleses e para mim aquele jogo foi inesquecível e vai ficar marcado na minha carreira», disse.

Ainda com um ano de contrato a liga-lo ao Sporting, o brasileiro diz que vai lutar para que os leões adquiram o seu passe, e promete «continuar a mostrar o meu melhor futebol». O Xerife destaca ainda as diferenças entre o futebol brasileiro e português. «No começo achei que ia ser muito complicado. Tive um mês de preparação para a minha estreia e nos treinos vi que o esquema tático, principalmente no sistema defensivo, existem diferenças consideráveis com relação ao Brasil. Achei que teria dificuldade, mas depois no decorrer das partidas, a gente vai se encaixando ao esquema que eles pregam. Aqui o futebol é mais cadenciado, a defesa não é muito de jogar em linha e lá, se você não fizer com rigor essa linha e der a condição para um avançado pode até prejudicar o seu trabalho, consequentemente perdendo o lugar na equipa titular.»
 
godinholopes3.jpg

«Gelson Fernandes fechado nos próximos dias» - Godinho Lopes



Presente na primeira edição do torneio de golf organizado pela nova secção da modalidade, na Aroeira, o presidente do Sporting, Godinho Lopes confirmou que a contratação de Gelson Fernandes está muito perto de estar fechada.

«A situação do Gelson ficará resolvida nos próximos dias, na segunda ou na terç-feira», disse Godinho Lopes.

Questionado sobre a continuidade de Adien, o presidente leonino preferiu não responder diretamente, dizendo apenas que «o Sporting conta com todos os jovens, como o André Martins e o Rui Patrício e todos os outros que queiram fazer parte da equipa».

Já sobre os 30 treinadores da formação do clube de Alvalade que terão recebido cartas de dispensa, Godinho Lopes assegurou que «estas são situações normais e que a seu tempo terão a sua resolução».
 
Sporting: «Em Portugal não há goleadas humilhantes» - Capel

attachment.php


Diego Capel discorda de quem diz que a Liga portuguesa é pouco competitiva e dá como exemplo «os bons resultados» alcançados pelas equipas nacionais nas competições europeias.
«A Liga portuguesa é muito mais competitiva do que se imagina.
É certo que acaba sempre por ser um dos três grandes a conquistar o título, mas custa ganhar em qualquer campo.
Não há goleadas humilhantes.
Tens de estar em tensão e muito concentrado ou qualquer um te pode ganhar.
A prova é que as equipas portuguesas estão a conseguir bons resultados na Europa e são capazes de ganhar a qualquer adversário, como nós fizemos com o Manchester City», explicou o espanhol, em entrevista ao site fichajesycracks.com.




Fonte: A Bola
 
Sporting: Leões confirmam contratação de jogador indiano

attachment.php



O Sporting emitiu um comunicado na qual confirma a contratação do jogador indiano Sunil Chhetri, que vai alinhar na equipa “B”.
Os leões classificam como «histórico» o dia em que «lançam a sua marca» no mercado indiano.

Leia o comunicado do Sporting na íntegra:

«Este é um dia histórico, o Sporting Clube de Portugal acaba de lançar a sua marca no mercado Indiano.
Demos início a um conjunto de parcerias, ligadas na sua essência, à formação.
O Sporting Clube de Portugal é uma marca amplamente reconhecida, certificada e com uma vasta história de sucesso na área da formação, como ainda recentemente se constatou no Euro’2012 e foi amplamente divulgado pela imprensa internacional.
Chegámos ao futebol Indiano, visando o seu desenvolvimento, num mercado estimado pela FIFA, em mais de 20 milhões de praticantes, sendo neste contexto, Sunil Chhetri, capitão da selecção Indiana de Futebol, um ídolo naquele país, que simbolizará os sonhos de todos os jovens que ambicionam jogar na Europa e que irá integrar o plantel da equipa “B”.
Com a nossa experiência na detecção e desenvolvimento de futebolistas de topo, estamos prontos para em conjunto com os parceiros locais, encontrar as melhores soluções para acelerar o desenvolvimento do futebol na Índia e encontrar valores jovens que poderão vir a integrar outras etapas da formação.
A demonstração da qualidade dos nossos serviços indexará positivamente o nosso valor comercial, num mercado que é hoje, um dos mais emergentes no mundo.»


Fonte: A Bola
 
drlucaspatinho.jpg

Lucas Patinho de olho na primeira equipa


Lucas Patinho, 20 anos, ruma a Alvalade por empréstimo do Fluminense para jogar na equipa B, mas tem já como objetivo definido dar o salto para o conjunto principal.

O médio ofensivo tem a chegada a Lisboa prevista para este fim de semana e, em declarações exclusivas a A BOLA, não esconde a ansiedade. «Estou preparado e muito ansioso por ir para esse grande clube de Portugal. Quero agradar e ganhar a titularidade», sublinha.
 
sapinto2.jpg

Leão arranca com dois treinos



O Sporting inicia amanhã os treinos de pré-época, com Sá Pinto a agendar duas sessões na Academia, a primeira marcada para as 9.30 horas e a segunda para as 17.30 horas, com a particularidade de os primeiros quinze minutos serem abertos aos jornalistas.

A maioria dos jogadores do plantel cumpriram os testes médicos na sexta-feira e no sábado e hoje arranca a preparação efetiva, com os treinos a decorrerem na Academia Sporting, em Alcochete.

O estágio de pré-temporada decorre em Cartaya, sul de Espanha, de 16 a 22 deste mês.

Rui Patrício, Onyewu, Schaars, Carrillo, Izmailov e Matías Fernández só se apresentam ao trabalho no dia 16 por terem estado em competição até mais tarde.
 
joaorocha1.jpg


Novo pavilhão poderá ser batizado de João Rocha



O novo pavilhão do Sporting poderá vir a ser batizado de João Rocha. Será esta a proposta a apresentar pela Direção do clube aos sócios na próxima Assembleia Geral, a realizar em setembro.

João Rocha, que cumpre precisamente esta segunda-feira 82 anos, foi o presidente mais longínquo da história do Sporting, sendo eleito pela primeira em setembro de 1973.

O anúncio da decisão foi feito esta segunda-feira, no decorrer de uma cerimónia de despedida dos atletas do clube que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres. No entanto, a proposta terá de ser ratificada em Assembleia Geral.
 
gelson4.jpg

«Vou dar tudo por esta camisola» - Gelson Fernandes


Gelson Fernandes não disfarça o entusiasmo pela oportunidade de representar o Sporting e promete total empenho para ajudar o leão a atingir os objetivos.

«Estou muito feliz por estar aqui, pois concretizei um sonho. Quero agradecer ao clube pela confiança e vou dar tudo por esta camisola. Sinto-me feliz e muito orgulhoso pela oportunidade», realça o médio, em entrevista ao jornal do clube.

«Fiz tudo para vir para cá. Desde o início das negociações fui claro que queria o Sporting», vinca.
 
adrien3.JPG

Adrien diz não à proposta de renovação


A proposta do Sporting para Adrien renovar o seu contrato por mais três épocas foi recusada pelo jogador, uma vez que os números apresentados, muitos baixos em relação à média do plantel, não satisfizeram o atleta, apurou «A Bola» junto de fonte próxima do processo.

Adrien entra no último ano de contrato com o Sporting - o vínculo laboral termina em junho de 2013 - pelo que as negociações vão prosseguir tendo em vista um acordo entre as partes. O jogador entra nos planos de Ricardo Sá Pinto para a próxima época, depois de uma temporada de excelente nível ao serviço da Académica.

Desta forma, e depois de ver sair alguns jovens da formação, o Sporting tenta segurar o atleta, que apesar de muito querido junto da massa associativa, é um alvo considerado interessante por outros clubes.
 
sapinto02.jpg


Jogo com Bétis a 18 de julho



O Bétis poderá ser a primeira equipa a testar o Sporting versão 2012/13.

De acordo com a Imprensa espanhola, os dois clubes terão acordado a realização de um jogo de preparação para o próximo dia 18, em local a designar.

No dia anterior, a equipa comandada por Sá Pinto tem previsto defrontar o Charlton no Estádio Ciudad de Lepe, em Espanha.
 
pranjic2.jpg

Conheça Pranjic, o novo reforço do leão



Danijel Pranjic, 30 anos, médio internacional croata, é aposta do Sporting para reforçar o plantel às ordens de Ricardo Sá Pinto.

O experiente jogador, que nas últimas três épocas esteve ao serviço do Bayern, chega a Alvalade a custo zero, depois de ter terminado contrato com o emblema bávaro no passado mês de junho.

Pouco utilizado na equipa alemã na passada temporada – disputou sete jogos na Bundesliga -, Pranjic representou a Croácia na fase final do Euro-2012, tendo somado 88 minutos na fase de grupos da competição.

Com percurso de sete temporadas no futebol croata, onde defendeu Nask Nasice (1998/00), NK Papuk (00/01), NK Belisce (01/02), NK Osijek (02/04) e Dínamo Zagreb (04/05), foi no Heerenveen, da Holanda, que o médio esquerdo - pode também atuar como lateral - cumpriu a primeira experiência no estrangeiro.

Após quatro épocas no país das tulipas, assinou pelo Bayern no verão de 2009, representando investimento de 13,5 milhões de euros do clube germânico. O último golo apontado pela equipa de Munique remonta a dezembro de 2009, frente ao Bochum.

Aos 30 anos, Danijel Pranjic chega ao campeonato português, onde vai representar o Sporting até 2015. O contrato com os leões fixa em 15 milhões de euros o valor da cláusula de rescisão.
 
godinholopes2.jpg

Godinho Lopes convida edil de Ílhavo para jogo com St. Etiénne


Godinho Lopes já foi recebido na autarquia de Ílhavo. O presidente do Sporting trocou cumprimentos com o edil José Ribau Esteves e convidou-o a estar presente em Alvalade no dia 28 de julho para assistir ao particular com o St. Etiénne. Ainda que este seja adepto confesso do FC Porto.

«É uma honra ser recebido aqui. Entre todos os sportinguistas e alguns não sportinguistas (referindo-se ao edil), o Sporting procura marcar presença em outros pontos do país e combater a ideia de que não é Sporting de Lisboa, mas sim de Portugal», disse Godinho Lopes.

Já Ribau Esteves lança rasgados elogios à organização leonina.

«Sou presidente da autarquia há quase 15 anos e é a primeira vez que recebo um dos mais importantes clubes portugueses. Aliás, é o único grande com uma organização aqui em Ílhavo», justificou, garantindo, entre sorrisos, que é adeptos do «Sporting da Vista Alegre porque veste de azul e branco».
 
marceloboeck6.jpg

«O Sporting está de volta» - Marcelo Boeck



Marcelo Boeck foi o jogador escolhido para falar aos jornalistas esta sexta-feira, em Cartaya, imediatamente antes da sessão de trabalho vespertina do Sporting. O guarda-redes leonino falou das perspetivas para a nova época, de Rui Patrício e das suas chances de assumir maior protagonismo na equipa.

«No ano passado já deixámos uma marca. A marca de que o Sporting está de volta. Sabemos que temos qualidade e estamos a trabalhar com um treinador que é um estudioso do futebol», referiu o guardião de 27 anos.

Em relação ao titular da baliza do Sporting e da seleção nacional, Marcelo reconhece-lhe uma «enorme capacidade», mas afirma estar preparado para assumir a titularidade se Patrício abandonar Alvalade: «Tenho capacidade para preencher uma possível saída, pelo que demonstrei o ano passado, onde joguei em todas as competições».

Com Marcelo Boeck integrado no grupo, o Sporting realiza a última sessão de trabalho do dia em Cartaya. Ricardo Sá Pinto decidiu adiar o início do apronto em 30 minutos, devido á intensidade do calor que se faz sentir no sul de Espanha.
 
capel8.jpg

Capel transmite «ânimo e confiança» aos bombeiros portugueses



A estagiar no Sul de Espanha, o plantel do Sporting demonstrou hoje, pela voz de Diego Capel, que não está alheio à preocupante situação que se vive em Portugal devido aos incêndios, enviando uma mensagem de solidariedade e força aos bombeiros que combates as chamas no território nacional.

«Em nome de todo o plantel gostaria de transmitir ânimo e confiança a todos os bombeiros que neste momento tentam apagar todos os fofos que lavram em Portugal. Oxalá possam ter descanso rapidamente e toda a situação volte à normalidade», afirmou Capel, antes do treino testa tarde em Cartaya, o último apronto dos leões no Sul de Espanha.
 
capel02.jpg

«O Sporting é um grande por isso tem de fazer coisas grandes» - Capel



No último dia de estágio em Cartaya Diego Capel fez um balaço positivo dos trabalhos realizados no sul de Espanha sob as ordens de Ricardo Sá Pinto, já que o isolamento e constante contacto entre os jogadores contribuiu para o fortalecimento do espírito de grupo e para a integração dos reforços.

«Estes dias têm servido para dar confiança à equipa, tendo em vista a nova temporada, e para que os jogadores se possam passar a conhecer melhor. As expectativas são boas mas temos de continuar a trabalhar passo a passo até ao momento em que a bola comece a rolar», defendeu antes do treino desta tarde.

E expectativas para a época? Um clube como o Sporting tem de sonhar sempre em grande, entende Capel: «O Sporting é um grande de Portugal e por isso tem de fazer coisas grandes. Temos de lutar pelo título mas ao mesmo tempo ser uma equipa humilde».

O extremo dos leões falou ainda sobre a desilusão de não ter sido chamado para a Seleção Olímpica de Espanha, não escondendo a desilusão, mas garantindo que isto está tudo ultrapassado e que vai ficar a torcer pelos companheiros da Roja.

«Foram dias difíceis [depois de saber que não fazia parte da convocatória], mas agora já só penso na nova temporada. Desejo toda a sorte do mundo aos meus companheiros da seleção», finalizou.
 
ericdier.jpg

«Estou muito feliz por regressar a casa» - Eric Dier



Titular pela equipa B do Sporting diante da Académica, o jovem Eric Dier, que voltou a Alvalade depois de ter estado emprestado ao Everton nas últimas duas temporadas, mostrou-se muito feliz pela oportunidade de regressar à sua casa, como lhe chama.

«Estou muito feliz por poder regressar ao Sporting, a minha casa, e agora o meu grande objetivo para a temporada é realizar uma boa campanha e ganhar um lugar na equipa B. Temos um grupo com muita qualidade e acredito que poderemos fazer uma grande temporada. O jogo da académica correu bem, fizemos uma exibição bem conseguida e agora queremos manter o nível», afirmou o defesa-central.

O jovem explicou depois a razão de estar em excelentes condições físicas: «Esta nem sequer é bem uma pré-época para mim, já que estive no Campeonato da Europa de sub-19 e regressei de imediato para cá, por isso estou em forma. As férias foram gozadas antes dessa competição».
 
godinholopes1.jpg

Godinho Lopes e o avançado: «Continuamos a trabalhar com serenidade»



Sendo um momento marcado por alguma ansiedade em torno da chegada de um avançado e sem fechar a porta a um eventual regresso de Liedson, Godinho Lopes também não fecha as portas a eventuais saídas e deixou claro que o equilíbrio do plantel e os aspetos financeiros vão estar acima de tudo.

«Continuamos a trabalhar como temos feito ate aqui. Ainda ontem vimos a qualidade do Ricky confirmada em campo, vamos continuar a trabalhar com serenidade e não vale a pena falar em nomes», afirmou Godinho Lopes, que falou após a cerimónia de assinatura do contrato de patrocínio com a Asics para as modalidades de atletismo e triatlo e andebol durante os próximos dois anos.

O presidente do Sporting alertou a necessidade de não colocar em causa o rigor das finanças do clube: «Na nossa perspetiva tem de haver equilíbrio no plantel e esse equilíbrio tem de resultar entre os valores contratados e o orçamento global. Isso significa que o orçamento global tem de ser atingido e nos temos de caminhar para podermos garantir que não ultrapassamos esses valores».
 
viola2.jpg

Presidente do Racing confirma saída de Viola para Alvalade


O máximo dirigente do Racing de Avellaneda, Gastón Cogorno, confirmou que está tudo acertado com o Sporting pelo avançado Valentín Viola e que a transferência deverá ficar concluída esta sexta-feira.

«Se não surgir nenhum inconveniente, o negócio será concluído durante esta sexta-feira», afirmou Gastón Cogorno, em declarações à rádio Renascença.

O presidente do Racing reconheceu que não esperava uma oferta pelo jovem avançado: «A proposta apanhou-nos de surpresa, mas quando as ofertas são concretas, temos de colocar na balança várias coisas».

Gastón Cogorno revelou as características do avançado: «Ele pode jogar na frente ou nas alas. Tem muita habilidade e potência».
 
carrillo55.jpg

«Não sei se somos candidatos mas trabalhamos para isso» - Carrillo



André Carrillo foi uma das grandes figuras do encontro, ao apontar dois dois três golos dos leões. Apesar da boa prestação individual, o extremo, 21 anos, distribuiu os louros pelo coletivo. «Fizemos uma grande exibição e concretizámos. Isto é fruto do trabalho realizado, que tem sido bom», assinalou.

O peruano deu algumas mostras de valia o ano passado e esta exibição deixou os adeptos leoninos com a água na boca. Será a época que aí vem a de afirmação? «Assim espero que seja. Tenho vontade de jogar e ganhar e estamos a trabalhar bem», responde.

A generalidade dos comentadores garante que o plantel tem mais soluções tendo em vista 2012/13. Carrillo não tem a certeza de que esta equipa seja melhor do que a anterior. «Mas o trabalho que temos feito é muito sério», responde. De uma coisa o peruano não tem dúvida: da qualidade dos jogadores recém-contratados e da qualidade do plantel à disposição de Ricardo Sá Pinto. «Temos grandes jogadores, fizemos grandes contratações e já nos conhecemos uns aos outros melhor e conhecemos melhor o mister, o que é importante», adiantou.

Os jornalistas insistem: será o Sporting candidato ao título? «Não sei se somos candidatos ao título, mas trabalhamos para isso. Estamos a trabalhar com muita seriedade», ripostou.
 
Voltar
Topo