O cantinho dos lagartos

santiagobernabeu.jpg

Perto de 4 mil bilhetes para o jogo no Santiago Bernabéu

O Sporting anunciou, no seu site oficial, que vai colocar à venda nas bilheteiras do seu estádio, a partir de segunda feira, os 3.917 bilhetes para o jogo no Santiago Bernabéu frente ao Real Madrid, agendado para dia 14 de setembro.

A venda dos ingressos será feita de forma faseada, dando privilégio aos sócios com mais anos de Gamebox:

Segunda-feira (5 de setembro): sócios com 14 anos de Gamebox.
Terça-feira (6 de setembro): sócios com 10-13 anos de Gamebox.
Quarta-feira (7 de setembro): sócios com 5-9 anos de Gamebox.
Quinta-feira (8 de setembro): sócios com 1-4 anos de Gamebox.
Sexta-feira (9 de setembro): sócios.
Sábado (10 de setembro): adeptos.

O preço dos bilhetes para o encontro com o Real Madrid é de 30 euros (4.º piso do Santiago Bernabéu) e 45 euros (3.º piso do Santiago Bernabéu).
 
jesus1lusa.jpg

[FONT=&quot]Jorge Jesus tenta mudar comportamento para evitar expulsões[/FONT]
Em cinco jogos oficiais do Sporting, esta temporada, Jorge Jesus já foi expulso do banco de suplentes duas vezes. A primeira aconteceu com o FC Porto, para a Liga, a segunda, anteontem, com o Real Madrid, para a Champions.

A expulsão de Jesus coloca em dúvida a permanência do treinador de 62 anos no banco de suplentes com o Légia Varsóvia, no dia 27 deste mês, para a segunda jornada da Liga dos Campeões. Os leões aguardam o relatório do árbitro Paolo Tagliavento e esperam ter uma decisão da UEFA na próxima semana.

A expulsão de Jorge Jesus acabou por condicionar a segunda parte do Sporting. O próprio treinador leonino admitiu que, se estivesse no banco, os leões talvez não tivessem perdido no Santiago Bernabéu. Coincidência ou não, os merengues cresceram na partida com Jesus na bancada. O técnico recebeu ordem de expulsão depois de contestar o cartão amarelo exibido a William Carvalho, e está a sentir na pele as recomendações da UEFA para o comportamento dos elementos técnicos no banco de suplentes.

Os árbitros têm instruções para não permitirem protestos veementes nos bancos de suplentes, e Jesus tem sofrido com isso. Com o FC Porto, o treinador foi para a bancada aos 62 minutos, depois de falta de William Carvalho sobre Otávio. Escapou à suspensão e foi punido com 765 euros de multa. «Os árbitros hoje em dia não deixam sequer que haja diálogo. Hoje os treinadores não podem abrir o bico. O treinador faz parte do espetáculo, desde que não interfira nas decisões do árbitro», afirmou Jesus, após o jogo com os dragões.

Em cinco jogos, Jesus foi expulso duas vezes. Em toda a época passada, foi para a bancada três vezes: nos dois jogos com a Académica e na visita ao Moreirense. O treinador sportinguista é conhecido pela forma emotiva como vive as partidas. Foi assim durante toda a carreira, muito antes de existir uma área técnica. Ao que A BOLA apurou, o treinador tem consciência que a rédea ficou muito curta e tem mudado um pouco o comportamento durante o jogo. Em Madrid foi vítima do rigor do árbitro italiano, num jogo em que os leões se queixaram de dualidade de critérios do juiz da partida.
 
gelson1.jpg

[FONT=&quot]Renovação de Gelson negociada[/FONT]
De momento, Gelson Martins ainda tem um ordenado ao nível do auferido na equipa B e, por isso, é o mais mal pago do plantel leonino. Um aumento salarial está previsto por parte da administração da SAD, mas agora o processo pode sofrer um ligeiro atraso, embora nada de substancial.

Desde o final da época passada que existiam contactos tendentes ao aumento salarial do jogador, mantendo o contrato até 2021 e a cláusula de rescisão nos 60 milhões de euros. No entanto, na semana passada o jogador anunciou que passou a ser representando pelo empresário Ulisses Santos, algo que, segundo A BOLA, pode atrasar um pouco este dossier, tendo em conta que agora resta saber quais as ideias deste agente sobre o assunto.

No entanto, este será um tema que em breve deverá estar em discussão entre Bruno de Carvalho, o jogador e o seu agente, pois a intenção do Sporting é premiá-lo para enorme evolução que sofreu desde que chegou à equipa principal.
 
gelson2.jpg

[FONT=&quot]Barcelona preferiu Edgar Ié e Agostinho Cá a Gelson


A exibição de Gelson Martins no Santiago Bernabéu despertou o interesse da imprensa internacional, em particular da espanhola que recorda as oportunidades desperdiçadas pelos ‘grandes’ do país vizinho para contratar a nova pérola da Academia do Sporting.

Depois do jornal AS ter referido a proposta do Real Madrid, recusada pelo Sporting, para contratar o jovem extremo, em 2014, o diário catalão Sport recua mais dois anos até 2012 para explicar como o Barcelona deixou escapar o jogador.

Na altura, os leões deviam um milhão de euros aos catalães devido à contratação do venezuelano Jeffren Suárez e a solução proposta pela SAD leonina para saldar a dívida foi colocar à disposição do Barça jogadores da formação.

Os responsáveis pela ‘cantera’ do Barcelona observaram vários jogadores em Alcochete mas não escolheram Gelson, optaram antes por Edgar Ié e Agostinho Cá, jogadores que, passados três anos, deixaram os quadros do clube.
[/FONT]
 
bryanruiz3.jpg

[FONT=&quot]Bryan Ruiz rendido ao «golaço» de Ronaldo[/FONT]

O costa-riquenho Bryan Ruiz considerou injusta a derrota do Sporting no Santiago Bernabéu, na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

«Fizemos um bom trabalho. Não é fácil contra o campeão da Europa. Sofremos dois golos nos dois últimos minutos. Na minha opinião, não merecíamos isso mas continuamos tranquilos», afirmou Bryan Ruiz, que destacou a exibição dos leões:

- Eles são os campeões da Europa mas estivemos muito bem. Quando perdíamos a bola estávamos sempre muito bem e quando recuperávamos a bola procurávamos o golo. Tivemos uma ou outra chance para fazer mais um golo…

Questionado sobre o golo de Cristiano Ronaldo, que marcou o livre o golo de permitiu a reviravolta ‘merengue’, Bryan Ruiz soltou: «Golaço, golaço.»
 
coates8.jpg

[FONT=&quot]Coates chamado à seleção[/FONT]

Sebastien Coates, defesa-central do Sporting, integra a lista de 23 jogadores convocados por Óscar Tabárez para os jogos do Uruguai com Venezuela e Colômbia, a 6 e 11 de outubro, respetivamente, de qualificação para o Mundial de 2018.
 
nunosaraiva1dr.jpg

[FONT=&quot]«Deixem Bruno Coelho jogar» - Nuno Saraiva[/FONT]

Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, foi cáustico na reação à suspensão de 16 meses imposta a Miguel Albuquerque, diretor da seção de futsal do clube de Alvalade, pelo incidente com Bruno Coelho, jogador do Benfica, na final do `play-off´ da época transata.

«Deixem jogar o Bruno Coelho! Para quê ofuscar tamanho talento e um homem cuja sensibilidade e carinho ficou tão patente perante as suas atitudes para com o público leonino em geral e Miguel Albuquerque em particular?», questionou, no Facebook, lançando uma farpa para a Luz:

«O relatório do delegado tem uma força que, cada vez mais, se fica a perceber porque eram incluídos nos vouchers».
 
gelson3.jpg

[FONT=&quot]Gelson deve passar a ganhar cinco vezes mais[/FONT]

Conforme pode ler este sábado em A BOLA, a proposta de renovação de contrato efetuada pela administração da SAD do Sporting a Gelson Martins contempla que o extremo mais do que quintuplique o ordenado atual.

O jogador poderá assim dar um salto dos pouco mais de 120 mil euros brutos por ano para perto dos 700 mil anuais.

A exibição do futebolista de 21 anos em Madrid deixou os tubarões do futebol europeu ainda mais atentos a Gelson e uma das questões que se tentará minorar é a da discrepância entre o valor da cláusula de rescisão, que está nos 60 milhões de euros, e o facto de o jogador ser dos mais mal pagos do plantel.

Os pressupostos previstos nesta renovação passavam pela manutenção da duração do vínculo até 2021 e do valor da cláusula.
 
jorgejesus6.jpg

[FONT=&quot]Jorge Jesus à beira de recorde de vitórias seguidas fora de Alvalade[/FONT]

De volta à Liga portuguesa depois da derrota em Madrid para a Liga dos Campeões, Jorge Jesus tem a possibilidade de igualar novo recorde ao serviço dos leões.

A melhor sequência do Sporting em jogos fora de casa na Liga é, até agora, de sete vitórias seguidas.

Pode ler este sábado em A BOLA que esse recorde foi estabelecido em 1946/47, quando o treinador era Robert Kelly e os leões tinham jogadores como Azevedo, Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos ou Albano, entre outros.

A marca foi igualada mais de 20 anos depois, em 1969/70, quando o treinador era Fernando Vaz e o Sporting possuía futebolistas como Damas, Hilário, Peres, Dinis, Alexandre Baptista ou José Carlos, por exemplo.
Agora, exatos 70 anos depois do recorde ter sido estabelecido e 47 após ter sido igualado, o Sporting pode chegar, de novo, às sete vitórias seguidas fora de casa.
 
adrienchampions.jpg

[FONT=&quot]Adrien, Marvin e Ruiz em dúvida para Vila do Conde[/FONT]

O jogo frente ao Real Madrid deixou mazelas no plantel leonino. Adrien está a contas com um traumatismo, enquanto Bryan Ruiz e Marvin Zeegelaar apresentaram queixas musculares.

A BOLA pode garantir que os três jogadores nem sequer se treinaram ontem, sexta-feira, mas esta manhã já se treinaram junto do plantel, ainda que de forma condicionada.

Estão, por isso, em dúvida para a deslocação a Vila do Conde, onde este domingo os leões defrontam o Rio Ave, a partir das 20.15 horas, em partida da quinta jornada da Liga.

Jorge Jesus fala à Imprensa ainda este sábado, às 16 horas, podendo esclarecer a situação.
 
brunocesarsantiagobernabeu.jpg

[FONT=&quot]«Fizemos um grande jogo com o Real, mas temos de mudar o pensamento» - Bruno César[/FONT]

Bruno César, autor do golo dos leões no Santiago Bernabéu para a Liga dos Campeões, fez este sábado a antevisão ao jogo de amanhã com o Rio Ave para a 5.ª jornada da Liga.

O jogador brasileiro salienta a importância da boa exibição em Madrid, mas afirma que agora as atenções estão todas viradas para a partida de Vila do Conde.

«Claro que fizemos um grande jogo com o Real Madrid, mas agora temos de mudar o chip e o pensamento. Sabemos da importância deste jogo em Vila do Conde, que será difícil, diferente daquele que tivemos com o Real Madrid. Temos quatro jogos e quatro vitórias e vamos querer defender isso mesmo. Vai ser complicado, mas se queremos ser campeões temos de passar por estas dificuldades. Temos de encarar um jogo de cada vez», considerou, em declarações ao site oficial do Sporting.

Sobre o golo de quarta-feira, Bruno César confessa que foi um dos mais importantes na sua carreira. «Foi uma sensação única marcar no Bernabéu, completamente diferente daquilo que vivi, mas fiquei triste pelo resultado. Seria melhor se não tivéssemos perdido. Agora queremos vencer o próximo jogo e é importante os adeptos estarem connosco, como têm estado sempre», finalizou.
 
jorgejesus11.jpg

[FONT=&quot]«Temos de mudar o chip» - Jorge Jesus[/FONT]

O treinador do Sporting assume que os jogos da Liga dos Campeões mexem com a mentalidade de qualquer jogador, apelando, por isso, à concentração total para a partida deste domingo em Vila do Conde, frente ao Rio Ave.

«Uma coisa foi o jogo com o Real Madrid, outra é agora o jogo com o Rio Ave. O nosso chip tem de estar completamente focado neste jogo. Vai ser um jogo completamente diferente, mais difícil. O Real Madrid defende de uma maneira, o Rio Ave vai defender de outra. Como é normal todos os anos, os jogos em Vila do Conde são difíceis, mas estamos preparados para as dificuldades e temos de encontrar soluções para poder vencer e defender o primeiro lugar», afirmou Jorge Jesus.

Recusada foi a ideia de o resultado de Madrid poder deixar sequelas na equipa:

«Não estivemos a jogar com o Castilha, foi contra o Real Madrid. As derrotas são sempre derrotas, mas não se pode comparar o grau de desilusão. Poderíamos ter assegurado pelo menos o empate, mas mudar o chip dos jogadores, depois dos jogos da Champions, não é fácil. Vamos ter problemas em relação à mentalidade, mas de certeza que estaremos preparados para tudo. O Sporting está num percurso muito bonito e é para continuar.»

No mais, o treinador até disse que é bom sentir os elogios pela exibição da sua equipa diante do Real Madrid. «Mais particularmente da Comunicação Social de Espanha, que deu mais realce do que alguns em Portugal. É um incentivo para continuarmos com a nossa responsabilidade», completou.
 
jorgejesus5.jpg

[FONT=&quot]«Expulsões? Dificilmente vou mudar» - Jorge Jesus[/FONT]

Em cinco jogos oficiais, Jorge Jesus foi expulso em Madrid pela segunda vez na presente época. O treinador diz que o mal não está em si próprio, apontando o dedo ao critério dos árbitros.

«Dificilmente vou mudar. Não sou eu que estou errado. Querem fazer do futebol um espectáculo como se fosse ópera ou fado, onde tudo tem de estar calado. O futebol é emoção, paixão. Os treinadores fazem parte do espectáculo, claro que dentro de um limite», explicou Jorge Jesus, atirando ainda:

«Vão mandar-me mais vezes para a rua.»
 
jorgejesus12.jpg

[FONT=&quot]«Melhor equipa de Portugal? O segredo está no treinador» - Jorge Jesus[/FONT]

Na semana passada, Jorge Jesus refutou a ideia de ter um plantel de sonho, mas ao treinador foi agora colocada a questão se tinha, de facto, o melhor plantel doCcampeonato. «Não», respondeu, para logo depois dar a seguinte explicação:

«Tenho uma equipa trabalhada por mim e se está trabalhada por mim é a melhor em Portugal. O segredo está no treinador.»
 
gelson1.jpg

«Renovação? Não vou falar» - Gelson

O jovem extremo do Sporting considera que a equipa deu, frente ao Estoril (4-2), uma boa resposta às derrotas sofridas diante do Rio Ave e do Real Madrid.

«Foi uma boa vitória. Conseguimos dar a volta e vencer. A equipa esteve bem e foi um bom resultado. (…) Entramos sempre para vencer. A equipa vai estar forte, como sempre», disse à Sport TV, onde destacou o apoio dos adeptos: «Mesmo nas derrotas estiveram connosco.»

Questionado sobre a renovação, Gelson Martins disparou um «não vou falar».

Já sobre uma possível chamada à Seleção Nacional… «Trabalho sempre para ser opção. A escolha é de quem tem de escolher. Não falo sobre isso.»
 
jesus13.jpg

«Como Gelson, ninguém mais em Portugal» - Jorge Jesus

O treinador do Sporting, Jorge Jesus, enalteceu na noite desta sexta-feira, após a vitória do Sporting diante do Estoril (4-2), em encontro da 6.ª jornada que recolocou os leões na liderança do Campeonato mas à condição, o momento de forma de Gelson Martins.

«Em termos ofensivos fomos uma equipa criativa, com muita qualidade. O Gélson atravessa um momento de forma espetacular, o Bas Dost continua a fazer golos. Nota-se que os que chegaram este ano não têm o conhecimento nem o andamento daqueles que já trabalhavam comigo o ano passado. Têm de ir lá com os jogos. Parabéns aos jogadores mas principalmente aos adeptos», afirmou o treinador do Sporting, rendido ao jovem extremo direito oriundo da formação do clube.

«Gelson está num período de forma espetacular. Praticamente sozinho partiu e deu cabo da defesa do Estoril. Está num momento muito forte, quebra qualquer lateral-esquerdo. Sabem que ele o merece, não há cá ninguém como ele, em Portugal. Mas ainda está numa fase de aprendizagem. Está num pique de forma. Que saiba viver este momento. É um miúdo, está a crescer em termos técnicos, táticos mas também musculares: está há um ano a fazer trabalho específico, cada vez está um jogador mais competitivo», disse o treinador.

Quanto ao encontro e à vitória, confessou não ter gostado de ver o Sporting sofrer dois golos ao cair do pano. O objetivo foi atingido, era imporante ganhar. Quando tu perdes deixa sempre algumas sequelas. Equipa entrou forte meia hora, 1 golo. 2.ª parte tornou-se mais fácil. Até aos 3-0 estava a tornar-se fácil», afirmou Jorge Jesus à Sport TV.

«Depois, facilitámos em termos defensivos, e levámos dois golos fáceis. Claro que não gostei dessa parte: as equipas que trabalham comigo são as que menos golos sofrem. Houve falta de intensidade e disciplina tática na reposição posicional… e aconteceu, aconteceram dois golos. Não soubémos posicionarmo-nos e recuperar nas duas jogadas», resumiu o treinador, que, além de Gelson, estendeu os elogios a Bas Dost, avançado holandês que bisou no encontro.


«O Bas é um jogador de área, mas está ainda a conhecer equipa e os colegas, e nós também a aprendermos a conhecê-lo a ele. Tem alguma dificuldade porque só fala inglês, e nem todos os outros jogadores sabem falar inglês… e holandês muito menos. Mas está-se a adaptar, está feliz.
 
jorgejesus5.jpg

Jesus vai propôr à UEFA mais liberdade no banco

Jorge Jesus, revelou na noite desta sexta-feira, após o embate com o Estoril, para a 6.ª jornada da Liga, em Alvalade (4-2) que irá propôr a revisão das regras para o comportamento dos treinadores no banco durante os jogos aquando da próxima reunião do Grupo de Treinadores de Elite da UEFA, em Nyon (Suíça), por entender ser «injusto» ser expulso «por gesticular».

A promessa surgiu na entrevista rápida à Sport TV, após o jogo, e a respeito de como será ficar na bancada terça-feira, no próximo compromisso dos leões na Champions, depois de ter sido expulso em Madrid, diante do Real, na primeira jornada da fase de grupos (1-2), e ter, agora, de cumprir um jogo de suspensão, na bancada.

«Claro que me vai custar ficar fora do banco terça-feira. Sentes-te inapto, que não tens força alguma para contribuir para o jogo. Até me enervo mais fora do banco do que no banco… Mas as novas leis dizem que o treinador não pode gesticular. Hoje tentei conter-me. Mas vou continuar como elemento do jogo. Espero que na próxima reunião dos Treinadores de Elite da UEFA, em Nyon, se fale disto. Vou falar disto, porque não acho justo», afirmou Jorge Jesus a propósito.

A receção aos polacos do Legia de Varsóvia, na 2.ª jornada da Champions, presidiu, aliás, e como Jorge Jesus admitiu, às poupanças de Adrien Silva e Bas Dost no jogo da noite desta sexta-feira, com os estorilistas, em que foram substituídos antes do final do embate.

«Sim fiz essas trocas já já a pensar no jogo da Champions, terça-feira. O Bas Dost tem 1,96 metros, é grande. E se não soubermos fazê-lo, demora muito tempo a recuperar de um jogo para o outro. Tirei-o, e ao Adrien, para não estarem tão fatigados muscularmente na terça-feira. Temos várias soluções para jogar atrás do Bas Dost, Markovic é uma delas, procuramos a melhor alternativa», concluiu o treinador leonino.
 
markovic3.jpg

«Markovic fora dela, passe de William levava olhos» - Jesus

O treinador do Sporting, Jorge Jesus, mostrou na noite desta sexta-feira ser paciente e exigente com os seus jogadores, no rescaldo da vitória (4-2) sobre o Estoril, em Alvalade, para a 6.ª jornada da Liga, com especial ênfase para as esperanças no que Markovic pode acrescentar à equipa, mesmo se o sérvio ainda está distante da forma já exibida.

«Markovic é daqueles que chegou no final do mercado e não estava a competir. Esteve na Turquia, praticamente não jogou o final da época, com uma lesão nos últimos dois meses e meio a três meses. Quem o conhece, sabe que está fora dela, fora daquilo que é o rendimento dele. Tem estado a ter minutos aqui, minutos acolá. E com jogos à terça-feira, domingo, à quarta-feira. Como não jogam e a equipa praticamente não se treina entre jogos, é-lhes mais difícil apanhar o ritmo de jogo e o que são capazes de fazer. Mas vai lá», afirmou o treinador do Sporting, na conferência de imprensa após o encontro.

Referências ao bilhar sobraram para… William Carvalho e a jogada do terceiro golo do Sporting. «O objetivo era vencer o jogo. E ganhar com quatro golos é melhor ainda. Fizemos uma segunda parte melhor do que a primeira. Durante os primeiros 30 minutos, fomos agressivos do ponto de vista defensivo, acabámos por fazer um golo. Na segunda parte, os golos foram aparecendo com naturalidade mas também com grande classe. O terceiro golo é uma jogada fantástica, parecia um ‘massé’ de bilhar, levava olhos, aquele passe do William [Carvalho]», disse o técnico na sala de imprensa de Alvalade.

Desconcentrações defensivas merecem reparo

Na inversa, reparos negativos do treinador ficaram para os dois golos do Estoril. «Do ponto de vista defensivo, os jogadores que entraram vindo so banco acharam que era importante só correrem para a frente, não para trás. Isso tirou algum brilho à qualidade de jogo ofensivo que o Sporting teve. Mas fica a vitória, a exibição do Gelson, que deu cabo do jogo pelo corredor dele, e a festa dos adeptos: 41 mil a uma sexta-feira é obra! A onda cada vez cresce mais, o entusiasmo, a paixão, a confiança na equipa», reiterou Jorge Jesus, não sem outra mensagem para os fãs leoninos: «Por muitas estratégias de comunicação que haja, os adeptos do Sporting estão atentos, isso é que é importante!»

Dost à imagem de Slimani

O treinador também não está surpreendido com a integração do avançado holandês Bas Dost, que bisou diante dos estorilistas.

«Não sei se vai marcar mais golos que o Slimani. Quando pesquisámos por avançados, fomos à procura de alguns que tivessem caraterísticas físicas e técnicas como o Slimani. O Bas tem correspondido ao que pedimos e exigimos dele. Vai melhorar muito. Fisicamente, tem de melhorar. Não fala português, o que quer dizer que, com o segundo avançado, que joga a seu lado, não há comunicação, pois este não fala inglês e muito menos holandês. Quando aprender português, Bas vai melhorar. Mas tem sido eficaz: o trabalho de um avançado é fazer golos. Fez mais dois, e o segundo demonstra toda a sua qualidade técnica», disse Jorge Jesus.
 
jesusalvaladeLUSA3.JPG

«Primeiro golo não foi mérito do Estoril» - Jesus

O treinador do Sporting, Jorge Jesus, não escondeu o seu desagrado por ver o Estoril marcar por duas vezes no encontro da 6.ª jornada da Liga disputado sexta-feita em Alvalade, que os leões venceram por 4-2, e que os recolocou, embora à condição (o Benfica tem menos um jogo) no topo da da classificação geral.

«Claro que me custou sofrermos dois golos. Tiram o brilhantismo a uma exibição bem conseguida do ponto de vista ofensivo da equipa. Quatro golos, mais alguns que poderias ter feito, jogas com uma equipa que faz dois remates à baliza e marca dois golos. O 3-0 deu alguma segurança à equipa, e os jogadores têm um outro jogo terça-feira, acharam que as coisas estavam controladas,e no futebol não se pode dar muitas facilidades», afirmou Jorge Jesus na sala de imprensa, após o embate.

«O segundo golo do adversário é uma bola parada, agora o primeiro golo não: estávamos em vantagem numérica, e a bola entrou com muita facilidade no espaço do golo. É claro que não fiquei satisfeito por sofrer dois golos. Se tiver de levar golos, tem de ser por mérito do adversário. E este primeiro golo que sofremos não foi mérito do adversário», afirmou Jesus, de forma clara, apontando o dedo à desconcentração e algum relaxe mental dos seus.

Mas para tudo tem atenuantes, e, honra lhe seja feita, Jorge Jesus não terá omitido alguma delas na mensagem que, de fora para dentro, passou na sala de imprensa de Alvalade.

«Desta equipa que iniciou o jogo, jogadores novos só o Alan Ruiz e o Bas Dost, os outros ñove transitaram de 2015/16, reparem. Os que entraram de novo ainda não conseguiram ter o ritmo competitivo que têm os que já cá estavam: os recém-chegados, durante o mercado, estão a fazer a pré-época, com jogos», vincou o treinador.


«O Sporting vai melhorar. Há jogadores, principalmente os novos, que ainda não estão a render o que são capazes de fazer: Elias, Markovic, Campbell. O Bas Dost, tinha ritmo de jogo, está bem; o André Ruiz gostei da entrada dele na equipa, e já tinha gostado em Vila do Conde.», recordou um treinador a demononstrar medir bem o pulso às suas tropas, individual e coletivamente, «exigente» e por isso crítico.

«Defensivamente, a equipa quando têm de estar concentrada, normalmente fá-lo. Hoje [sexta-feira], achou que já não era preciso, descuidou-se a acabou por levar dois golos», disse Jorge Jesus, sem problemas em reconhecer ter optado por Jefferson em vez de Bruno César a lateral-esquerdo por o segundo ter sobrecarga de minutos nos jogos anteriores… e o Estoril ser a antiga equipa do primeiro.

«O Bruno César fez os 90 minutos em três jogos, com Real Madrid, Marítimo e Rio Ave. Tem tido uma carga de jogo superior a outros. Para além do Jefferson, ainda tenho o Marvin, que jogou em Madrid, teve problema clínico mas recuperou. Achei que devia dar uma possibilidade ao Jefferson. Até porque defrontou a sua anterior equipa, isso os jogadores gostam sempre», disse.

Onze de confiança só duas vezes seguidas

E questionado sobre se repetirá o onze que apresentou diante do Estoril terça-feira, ante o Legia de Versóvia, para a Champions, depois de ter efetuado, na noite de sexta-feira, várias alterações à equipa que perdera (1-3) com o Rio Ave, Jorge Jesus deixou uma revelação aos jornalistas… e à saciedade.

«Nem vou repetir. Não existe equipa alguma do Mundo que tenha um plantel equilibrado e que repita o onze em todos os jogos. Se me disser que há uma equipa que faz isso, calo-me. Equipa alguma joga no Campeonato e Champions com o mesmo onze. Mas nada quer dizer. Até podia achar que terça-feira jogam os mesmo onze. Dois jogos seguidos, pode acontecer, mas três, vou explicar-vos, não acho possível», concluiu Jesus, deixando, nas entrelinhas, cansaço e fadiga como explicação.
 
joaocapela1.jpg

Alvalade não perdoou João Capela

Três anos depois, João Capela voltou a encontrar o Sporting. E, a julgar pela receção no jogo com o Estoril, os sportinguistas não esqueceram a arbitragem do `derby´ com o Benfica de 21 de abril de 2013.

O árbitro de Lisboa foi vaiado assim que pisou o relvado para fazer os exercícios de aquecimento. Acompanhado pelos assistentes Ricardo Santos e Tiago Rocha, João Capela só passou uma vez pela superior sul, bancada que concentra as claques sportinguistas.

Quando foram anunciadas as equipas no sistema sonoro do estádio, o speaker fez uma ligeira pausa quando falou no árbitro. O barulho foi ensurdecedor.

O Sporting-Estoril não foi jogo de casos, nem sequer teve cartões amarelos. Mas nem por isso deixou de ser assobiado, sobretudo quando problemas com o intercomunicador atrasaram o jogo.

No final da partida, João Capela foi cumprimentado pelos treinadores e por Bruno de Carvalho, presidente do Sporting.
 
Voltar
Topo