O cantinho dos lagartos

Insúa a perder estatuto

insua9.jpg


Uma das principais surpresas nas escolhas de Ricardo Sá Pinto para o encontro de domingo frente ao Marítimo passou pelo facto de Emiliano Insúa não ter constado na ficha de jogo, ele que na época passada foi titular indiscutível, somando 45 encontros e marcando seis golos, chegando, na fase inicial da temporada, a ser convocado para a seleção argentina, sendo considerado pela generalidade da crítica o melhor lateral-esquerdo da Liga portuguesa.
As explicações para a saída de Insúa das primeiras escolhas podem ser muitas, mas a principal das quais estará relacionada com a quebra de rendimento em relação à época transata apresentada pelo argentino. O ex-Liverpool foi titular na primeira jornada diante do V. Guimarães, numa altura em que Pranjic estava lesionado. Nessa partida, não comprometeu, mas o mesmo não se poderá dizer na partida frente ao Horsens, na Dinamarca, na qual virou as costas a Fagerberg e este cruzou para o golo de Spelmann.
Apesar do erro e de Pranjic ter voltado às opções ainda que sem muito ritmo competitivo, Insúa manteve-se no onze na partida frente ao Rio Ave, mas a produção também não foi muito satisfatória. No encontro seguinte, em casa diante do Horsens, surgiu então Pranjic a defesa-esquerdo, destronando o argentino.

Fonte:
 
Godinho Lopes esclareceu UEFA sobre questões financeiras

godinholopes4.jpg


O presidente do Sporting, Godinho Lopes, foi esta quinta-feira recebido por uma delegação da UEFA, com o intuito de expor as suas razões relativas ao tema do Fair Play Financeiro.
Recorde-se que os leões são um dos 23 clubes que viram os prémios retidos pela UEFA, por supostas dívidas até 30 de junho de 2012.
Neste encontro, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol, Godinho Lopes teve oportunidade de garantir que o clube cumpriu todos os seus compromissos dentro dos limites temporais definidos pela própria UEFA, recebendo total suporte por parte de Fernando Gomes, o líder federativo.

Fonte:
 
«Reação dos adeptos é normal» - Carriço

danielcarrico02.jpg


Assobios ouviram os jogadores do Sporting no final de um jogo que, pelo empate de ontem, mantém os leões em fase negativa neste arranque de temporada.
Daniel Carriço considera que a reação dos sportinguista acaba por ser normal.
Afinal, quando não se ganham jogos não se pode pedir aplausos...
«A reação dos adeptos é normal», começa por dizer Carriço aos microfones da SIC, na zona de entrevistas rápidas que acontece depois dos jogos.
«Queremos ter os sportinguistas do nosso lado mas para que isso aconteça temos de conseguir vitórias», aponta o jogador que entrou 56 minutos, depois da expulsão de Xandão.
As críticas fazem parte do futebol e os jogadores profissionais têm de estar para elas preparados.
É isso que Daniel Carriço reconhece.
«Temos de estar preparados para as críticas.
Somos homens, damos o nosso melhor para que as vitórias apareçam mas infelizmente os golos não estão a aparecer e não conseguimos finalizar as ocasiões que temos», aponta o camisola 3 dos leões.
Fazendo uma análise mais centrada no que se passou na noite de ontem no tapete verde do Estádio José Alvalade, Daniel Carriço ainda destaca o facto de o Sporting ter controlado o jogo num período grande mas acabou por ter revés importante com a expulsão de Xandão.
«O que falhou neste jogo com o Basileia?
Falhou que estávamos bem, a controlar o jogo e sempre por cima do adversário mas depois surgiu a adversidade que foi a expulsão do Xandão na segunda parte e isso tornou tudo mais complicado», destaca Carriço.

Fonte:
 
Rafaelveloso2.jpg

Barcelona prepara oferta por Rafael Veloso



Depois de Udinese e Juventus, o Barcelona aparece agora empenhado em tentar levar o jovem Rafael Veloso para Espanha. O jovem internacional, que vem evoluindo nas camadas jovens do leão, é um dos alvos para o futuro, conforme A BOLA já havia adiantado na passada edição de 14 de setembro.

Depois de Edgar Ié e Agostinho Cá, jovens que trocaram o Sporting pelo Barcelona no início da temporada, Rafael Veloso parece ser o senhor que se segue.
 
FernandoMendes.jpg

«Falta de sorte é justificação que já chateia» - Fernando Mendes



Fernando Mendes, antigo lateral que representou o Sporting entre 1980 e 1989, diz que é «confrangedor» ver jogar a equipa leonina, sustentando que a margem de manobra «começa a ser curta» para Ricardo Sá Pinto.

«É confrangedor ver o Sporting jogar desta maneira. Não tem ideias. Não sei de quem é a culpa, mas aquela equipa tem mais para dar e jogadores com qualidade para fazer melhor. Não se pode perder pontos com equipas acessíveis, que poderiam lançar o Sporting para outros objetivos», argumenta Fernando Mendes, em declarações à Antena 1.

«É um facto que as coisas por vezes não correm bem quando se falha alguns golos, mas a falta de sorte é uma justificação que já chateia», atira.

Visão diferente tem Octávio Machado, para quem o problema do leão se resume a «algumas situações de pormenor». «São situações pontuais que Sá Pinto já detetou a vai resolver», afiança o ex-treinador da equipa de Alvalade.
 
joaomario2.jpg

João Mário sonha com equipa principal


O médio João Mário, da equipa B do Sporting, elogia Ricardo Sá Pinto e fala da ambição de um dia integrar a formação principal do clube de Alvalade.

«O meu maior sonho é chegar à equipa principal do Sporting e Sá Pinto foi o melhor treinador que já tive», disse o internacional sub-20 português em resposta aos adeptos leoninos através do Facebook oficial do Sporting.

João Mário falou ainda da longa ligação ao clube: «O Sporting representa grande parte da minha vida. Jogo no clube há 10 anos e praticamente toda a minha formação foi feita na Academia, onde me ajudaram a crescer como homem e jogador.»
 
wolfswinkel11.jpg

Empresário de Van Wolfswinkel em Lisboa para renegociar contrato



O desempenho de Ricky van Wolfswinkel, sobretudo na temporada passada, na qual assinou 25 golos em jogos oficiais, feito que despertou o interesse de alguns clubes europeus, levou a administração do Sporting a tomar medidas no sentido de garantir a permanência do avançado no maior período de tempo possível.

Nesse sentido, o objetivo não é, sequer, aumentar a duração do vínculo laboral, que expira em 2016, mas sim subir o valor da cláusula de rescisão, que passará de 22 para 30 milhões de euros. E essa alteração implicará, ainda, uma revisão das condições salariais do ponta-de-lança, que passará a ganhar mais dinheiro ao final do mês.

E é para dar passos nesse sentido que o empresário do jogador, Louis Laros, se encontra em Portugal, ele que deverá sentar-se em breve com os dirigentes leoninos no sentido de discutirem as alterações a fazer no contrato.
 
sapinto22.jpg

Alerta em Alvalade: Lugar de Sá Pinto em risco



Toca o sinal de alarme em Alvalade. O empate da equipa do Sporting na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa - 0-0 com o Basileia - foi como que mais um sinal a juntar a outros que fazem assim soar as sirenes de alerta no seio do reino do leão. Desta forma, o lugar do treinador Ricardo Sá Pinto está em risco.

Na base deste cenário de possível saída de Sá Pinto do comando técnico da equipa estão não apenas os resultados negativos neste arranque de temporada. É certo que no campeonato os leões ainda não venceram - empates fora com Vitória de Guimarães (0-0) e Marítimo (1-1); derrota caseira com o Rio Ave (0-1) - e na Liga Europa empataram com o Horsens na Dinamarca (1-1) e com o Basileia, tendo vencido apenas no jogo da segunda mão do play-off com os dinamarqueses (5-0).

Mas a juntar aos maus resultados, muito aquém do esperado, estão as fracas exibições da equipa. O nível exibicional está muitos furos abaixo dos objetivos traçados e isso vem agravar ainda mais o cenário de alerta, que nesta altura está já num grau elevado de risco.

A contribuir para este clima de tensão estão também questões táticas. O sistema privilegiado por Sá Pinto, que tem apostado muitas vezes num 4x2x3x1 que se tem revelado pouco criativo e por muitos considerado demasiado defensivo, não está a agradar, e tem sido inclusivamente muito questionado, acrescentando assim mais alguns focos de insatisfação no seio do reino leonino.
 
sapinto2.jpg

«Com saída de Sá Pinto Sporting terá de pagar a três técnicos» - DN



Domingos ainda recebe ordenado, o atual treinador continuaria a ser pago, assim como o seu eventual sucessor em Alvalade

Nem mesmo uma vitória amanhã sobre o Gil Vicente deverá evitar a saída de Ricardo Sá Pinto do Sporting. Mais do que o resultado, são as exibições da equipa e a falta de confiança de alguns jogadores no técnico que incomodam de momento a estrutura diretiva leonina presidida por Godinho Lopes.
 
Rafael Veloso no Blackburn Rovers

rafaelveloso2.jpg


Rafael Veloso vai ser jogador do Blackburn Rovers.
O jovem guarda-redes, de apenas 18 anos, que cumpriu grande parte da formação ao serviço do Sporting, já tem acordo com o clube do Championship, devendo, ao que tudo indica, assinar hoje um contrato de três ou quatro anos com o clube inglês.
Rafael Veloso já se encontra em solo britânico desde o passado domingo, realizou ontem os habituais exames médicos e tem quase tudo acertado para se tornar companheiro de equipa de Nuno Gomes.
Com a saída de Rafael Veloso, o Sporting acaba apenas por receber apenas os direitos de formação do guarda-redes, um valor que anda na ordem dos 230 mil euros.
Números que não eram do agrado dos leões, que, tendo em conta o valor do jogador, pretendiam prolongar o seu contrato e assim poderem ter margem para negociar uma possível transferência.
Natural da Lourinhã, Rafael Veloso representou o Lourinhanense e o Torreense antes de rumar a Alcochete.
Foi campeão nacional de juniores pelo Sporting e cedo deu nas vistas na formação do clube leonino.
O Barcelona foi um dos clubes que observou o guarda-redes.
Rafael Veloso treinou-se várias vezes com o plantel principal do Sporting e sempre manifestou vontade de permanecer em Alvalade, mas os números apresentados pelo Sporting nunca foram do agrado do jogador.

Fonte:
 
Sá Pinto pode aquecer Assembleia Geral

godinholopes03.jpg


São cinco os pontos da ordem de trabalhos da Assembleia Geral de acionistas marcada para as 18 horas desta sexta-feira, no auditório do Estádio José Alvalade.
A saber: 1.º Deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativas ao exercício de 2011/12; 2.º Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados; 3.º Proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade; 4.º Apreciar e aprovar a declaração sobre a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade elaborada pela comissão de acionistas; 5.º Deliberar sobre a recomposição da comissão de acionistas, prevista no art.º 19 dos Estatutos.
Ainda assim, é muito provável que o ponto que vai dar mais que falar nem sequer esteja na ordem de trabalhos e ele prende-se com o futebol profissional, bem como a posição de Ricardo Sá Pinto.
Se o assunto passou ao lado no último Conselho Leonino, é muito provável que aqueça o ambiente na reunião de hoje...

Fonte:
 
sapinto2.jpg

«O descontentamento ao trabalho dos árbitros tem de se basear em factos» - Sá Pinto



Ricardo Sá Pinto comentou esta sexta-feira o clima de crispação a que a arbitragem portuguesa tem estado sujeita nos últimos dias.

O treinador do Sporting relembrou que todos têm o direito de chamar a atenção quando são cometidos erros, mas alertou para o facto de por vezes se extrapolar nas críticas para justificar resultados menos conseguidos.

«Os árbitros fazem parte do espetáculo que é o jogo. Devemos ter atitude pedagógica, séria e de entreajuda. É normal que um descontentamento seja dirigido ao trabalho do árbitro, se o for de forma civilizada e baseado em factos. Não podemos é desvirtuar as situações», afirmou o treinador leonino.
 
sapinto001.jpg

«Gostamos de ganhar, queremos ganhar e temos de ganhar!» - Sá Pinto



O Sporting averbou a primeira vitória no campeonato na última segunda-feira frente ao Gil Vicente em Alvalade.

O treinador dos leões, Ricardo Sá Pinto, reconheceu que o triunfo frente aos gilistas trouxe maior tranquilidade à equipa, porque uma equipa como o Sporting vive do sucesso.

«A equipa tem tido uma boa atitude e um bom comportamento na abordagem ao jogo. Mas estava a precisar da vitória, que permite aumentar os índices de confiança, que dependem diretamente dos resultados. Ainda para mais no Sporting», referiu o técnico na conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Estoril.

Sobre a receção à equipa da Linha, Sá Pinto assegura que os leões vão manter a matriz de jogo, que passa por assumir as despesas da partida, mas não revelou se vai manter a aposta num modelo com dois avançados.

«A nossa forma de encarar as partidas é e será sempre a mesma. Gostamos de ganhar, queremos ganhar e temos de ganhar! Ganhar é a palavra de ordem!», relembrou.

Sá Pinto vangloriou-se ainda pela coesão que viu no grupo de trabalho na reviravolta frente ao emblema de Barcelos: «Vi todos juntos a festejar um golo importante. É esse o espírito da equipa».

O encontro entre o Sporting e o Estoril, relativo à quinta jornada da Liga Zon Sagres, realiza-se a partir das 18.15 de sábado no Estádio José de Alvalade.
 
carrillo5.jpg

«Espero manter a titularidade» - Carrillo



O peruano André Carrillo diz-se satisfeito com as últimas exibições ao serviço do Sporting mas reconhece que ainda tem muito a aprender.

«Já fiz vários jogos a titular e espero continuar assim, apesar de ainda ter de melhorar muito, como já me disseram os meus colegas de equipa e os treinadores. Sou um jogador rápido que gosta de ter a bola, ir para cima do adversário e levar o jogo para a frente», disse o extremo em entrevista à EFE, onde falou do trabalho do treinador Ricardo Sá Pinto:

«Taticamente trabalha muito e é preciso sermos fortes nesse aspeto porque, se não estivermos atento em alguma situação, podemos sofrer um golo.» Domingos «dava-me mais liberdade tática», enquanto Sá Pinto «pede para ajudar atrás. É mais custoso, mas é preciso fazê-lo».

Sobre o atual momento do Sporting: «O campeonato começou agora mas não estamos tão distantes do primeiro classificado. No ano passado, não começámos tão bem e terminámos em cima.»

Por fim, falou sobre as principais influências: Jefferson Farfán (Schalke 04), Robinho (Milan) e... Cristiano Ronaldo (Real Madrid). «Gostava de ser como eles», assumiu.
 
eduardobarroso2.jpg

«É normal que haja perguntas e divergência» - Eduardo Barroso



Eduardo Barroso, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, admite que o momento da equipa de futebol profissional pode ser discutido esta tarde na reunião magna do clube, em Alvalade, embora a ordem de trabalhos não contemple o tema futebol.

«Espero uma Assembleia Geral participada. Estatutariamente tinha de ser este mês. Espero que decorra com toda a normalidade», disse Eduardo Barroso, convicto que a situação financeira dos leões não vai suscitar polémica.

«As contas já foram explicadas. De acordo com a estratégia da atual Direção, haveria dois anos de prejuízo e um terceiro ano de equilíbrio», recordou, considerando «normal que haja perguntas e divergência em relação a muitos dos assuntos que vão ser discutidos».

Por fim, quando questionado se o futuro de Ricardo Sá Pinto no Sporting poderia ser tema de discussão, Eduardo Barroso explicou: «O tema futebol não faz parte da ordem de trabalhos, mas há um ponto prévio de meia hora e os sócios terão liberdade total para manifestarem as suas opiniões».
 
Boulahrouz e Pranjic à disposição de Sá Pinto

Boulahrouz4.jpg


Em vésperas da deslocação à Hungria, onde o Sporting vai defrontar, na quinta-feira, o Videoton, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, o treinador dos leões, Ricardo Sá Pinto, recebeu duas boas notícias, uma vez que já poderá contar, se for esse o seu entendimento, com Boulahrouz e Pranjic para esse jogo.
Os dois atletas apresentaram nos últimos tempos alguns problemas musculares, mas estão agora ambos recuperados e prontos para voltar à competição, ou seja, o Sporting passa a ter mais duas boas opções para o embate com a equipa húngara.
A palavra pertence, pois, a Ricardo Sá Pinto, que, ao que A BOLA apurou, não fará poupanças a pensar no jogo com o FC Porto, que contará para a 6.ª jornada da liga portuguesa e surge imediatamente a seguir ao embate com a formação húngara.

Fonte:
 
sapinto7.jpg

Fim da linha para Sá Pinto



O cenário mais negro concretizou-se. O Sporting saiu vergado a pesada derrota da Hungria, frente ao Videoton, e o lugar de Sá Pinto, se já estava em causa depois do início de época muito engasgado (apenas duas vitórias em nove jogos oficiais), mais em causa ficou.

A administração da Sporting, SAD reúne-se hoje e em cima da mesa estará a demissão. Existem fortes possibilidades de o treinador nem sequer orientar a equipa no Estádio do Dragão, no encontro de domingo, frente ao FC Porto.
 
chegadalx4.jpg

Assobios na chegada do Sporting a Lisboa (fotos)



A equipa do Sporting aterrou em Lisboa muito perto das quatro da manhã e apesar de Luís Godinho Lopes, presidente do Sporting, e alguns dos membros do Conselho Diretivo que tinham viajado até à Hungria terem saído pela Portela, a verdade é que o restante comitiva, liderada por Luís Duque, saiu por Figo Maduro.

A polícia já desde as duas da manhã havia fechado a rua que dava acesso ao aeroporto habitualmente usado para fins militares. O contingente policial foi quase desproporcional, uma vez que não estavam mais do que duas dezenas de adeptos a aguardar a saída do autocarro.

A espera foi longa para um momento que durou cerca de 10 segundos. O tempo suficiente para que dois homens apupassem a equipa, ao mesmo tempo em que duas mulheres incentivavam. No interior do autocarro da equipa nem se devem ter apercebido de nada, já que a velocidade a que o veículo saiu de Figo Maduro não permitiu mais manifestações.
chegadalx8.jpg
chegadalx4.jpg
chegadalx7.jpg
chegadalx6.jpg
chegadalx.jpg
chegadalx2.jpg
chegadalx7.jpg
 
godinholopes02.jpg

Godinho Lopes insultado e contestado no Porto



O presidente do Sporting, Godinho Lopes, foi este domingo insultado e contestado por adeptos leoninos na breve visita que fez ao Solar do Norte, casa do clube na cidade do Porto.

Godinho Lopes tinha à espera cerca de 20 adeptos. Seguranças do Sporting tentaram acalmar os ânimos antes da chegada do presidente mas não conseguiram.

Quando Godinho Lopes chegou ouviram-se gritos de «vergonha» e «acabou a palhaçada». O presidente do Sporting esteve escassos minutos dentro do Solar do Norte. À saída o seu carro foi atingido por uma garrafa de cerveja.

De referir que se não fosse a polícia, a situação podia ter sido ainda mais complicada para o presidente leonino.

Entretanto Godinho Lopes seguiu para o hotel onde está hospedada a equipa do Sporting antes do jogo desta noite com o FC Porto. O grupo de adeptos contestatários também já está à porta do hotel, onde exibem uma tarja que diz «Esforço, Dedicação, Devoção, eis o que vocês não são».
 
GODINHOLOPES29.jpg

Sá Pinto não fica na estrutura



É o fim da linha para Sá Pinto em Alvalade no que concerne ao consulado de Godinho Lopes.

Depois de ter sido afastado do comando técnico da equipa principal a seguir à derrota (0-3) na Hungria com o Videoton de Paulo Sousa e em vésperas da deslocação da equipa ao Dragão, o treinador que anteontem comemorou o seu 40.º aniversário tinha à sua mercê a possibilidade de ser integrado na estrutura futebolística do clube de Alvalade e esteve durante alguns dias a ponderar o que fazer em relação à porta que lhe fora deixada aberta pela SAD dos leões.

Depois de ter refletido sobre a matéria, Sá Pinto terá entendido que continuar ao serviço do clube de Alvalade não seria nesta altura benéfico nem para o clube nem para ele próprio.
 
Voltar
Topo