O cantinho dos lagartos

pedrovenancio1.jpg

«O problema do Sporting não está nos treinadores» - Pedro Venâncio


Antigo capitão do Sporting, Pedro Venâncio não tem dúvidas que considerar que o problema do clube não está nos treinadores, mas sim em pessoas que estão em Alvalade a pensar exclusivamente no próprio bem.

«O problema do Sporting não está nos treinadores, passa sim por situações internas que são difíceis de debelar. As pessoas que estão lá têm um peso muito grande no clube e é difícil saírem de lá», afirmou o antigo defesa-central, em declarações prestadas à Renascença.

Venâncio apontou exemplos e lembra por exemplo o projeto inicial do presidente Godinho Lopes: «A Direção ganhou as eleições, com um treinador e com um projeto para quatro anos. A verdade é que esse treinador durou poucos meses, entretanto veio outro que não durou um ano e agora vem outro.»

«Não podem ter medo de varrer com todas aquelas pessoas que, apesar de dizerem que são grandes sportinguistas, só querem o seu próprio bem», rematou.
 
vitorgolas1.jpg

Vítor Golas foi novidade no treino



O guarda-redes brasileiro Vítor Golas, habitual titular da equipa B, integrou esta manhã o treino do plantel principal do Sporting, que continua sob o comando de Oceano Cruz.

Os leões prosseguiram assim a preparação para a partida da Taça de Portugal, marcada para dia 21, frente ao Moreirense, sendo que Oceano voltou a não contar com os jogadores que estão ao serviço das seleções nacionais (Rui Patrício, Rojo, Carrilo e Gelson) e com Pereirinha, que continua a recuperar de intervenção cirúrgica.
 
marcos.jpg

Rojo lesionou-se na seleção argentina


Aposta inicial do selecionador Alejandro Sabella, o defesa do Sporting, que foi utilizado como lateral esquerdo, teve de sair, lesionado, aos 67 minutos do jogo desta madrugada com o Uruguai, relativo às eliminatórias sul-americanas de qualificação para o Mundial-2014 e que Messi e companhia venceram por esclarecedores 3-0.

Desconhece-se, para já, a gravidade da lesão que levou Marcos Rojo a ser substituído por Campagnaro.

Está, pois, em dúvida a sua utilização frente ao Chile, na quarta-feira.
 
godinholopes2.jpg

Leões vão reclamar da arbitragem do clássico



Godinho Lopes anunciou este domingo que o Sporting «vai reclamar» da arbitragem do clássico com o FC Porto. O presidente leonino não atribui a derrota no Estádio do Dragão à atuação de Jorge Sousa, mas garante que o clube exige «justiça e igualdade».

«Claramente que fomos penalizados em dois penalties», começou por afirmar, durante um discurso no almoço comemorativo do 12.º aniversário do Núcleo Sportinguista de Vendas Novas, que juntou mais de quatro centenas de sócios perto da aldeia de Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo.

Frisando que «não foi por causa» dos erros de arbitragem que os leões saíram derrotados do clássico do passado domingo, e reconhecendo que a exibição da equipa leonina «não foi excecional», Godinho Lopes fez questão de realçar que os árbitros «não souberam olhar para o Sporting e conseguir, com correção, servir para aquilo que foram convocados e eleitos».

Por isso, anunciou, «o Sporting vai reclamar, como é evidente».

«Os três pontos estão do lado do FC Porto, contudo, o Sporting não reclama esses três pontos. O Sporting reclama justiça, igualdade e considera que este tipo de atitude não dignifica o desporto e o futebol», realçou.
 
eduardobarroso55.jpg

Conselho Leonino convocado de urgência



Os dias conturbados do Sporting têm feito correr muita tinta e levam agora à convocação com caráter de urgência do Conselho Leonino. O órgão consultivo do clube verde e branco tem então reunião marcada para a próxima quarta-feira, no Auditório do Estádio José Alvalade, para debater o estado da nação sportinguista, cuja equipa de futebol está a ter um arranque de temporada desastroso e que já levou à queda do treinador Ricardo Sá Pinto.

Mas segundo conta a A BOLA o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Eduardo Barroso, que por inerência preside ao Conselho Leonino, serão os aspetos extradesportivos que mais em foco estarão na reunião. «Estou mais preocupado com os assuntos extradesportivos», começa por dizer o dirigente, depois de esclarecer que o órgão consultivo vai reunir-se por iniciativa da Mesa da Assembleia Geral.

«Estamos preocupados com o futuro extra futebol e é isso que vamos debater na reunião», acrescenta.
 
eduardobarroso2.jpg

«Há risco de sermos condenados a desaparecer» - Eduardo Barroso



Eduardo Barroso falou ontem, pela primeira vez, sobre as razões que o levaram, na condição de presidente da Mesa da Assembleia Geral, a convocar de urgência o Conselho Leonino, que terá lugar quarta-feira. E não se ficou pelas meias palavras, lançando um alerta a todos os sportinguistas presentes na festa do núcleo de Almoçageme de que o Sporting corre sérios riscos de acabar enquanto clube.

O dirigente, falando da atual situação, disse também que a estratégia financeira e desportiva de Godinho Lopes falhou e que o clube necessita que o atual presidente trace um novo rumo e uma nova estratégia. «Não fui inconsciente quando marquei o Conselho Leonino. É preciso que o Sporting comece a discutir o presente e o seu futuro, a começar os órgãos sociais. Estou muito preocupado com o futuro do meu clube»,começou por dizer Eduardo Barroso, fundamentando as suas preocupações:

«Os dirigentes têm de repensar o presente e o futuro porque a situação é mais complicada do que podemos pensar. A nível financeiro a estratégia está a esvair-se, a situação é trágica e o financiamento do clube pode estar em causa pelas dificuldades dos bancos. A estratégia desportiva também falhou. Domingos, Sá Pinto e agora um grande sportinguista à frente da equipa, mas não será por esse caminho que o Sporting ficará mais forte. Basta recordar as suas palavras após o clássico.»

Eduardo Barroso lançou um repto a Godinho Lopes de dizer a verdade aos sportinguista e frisou que continuar com a mesma política «pode levar o clube a um desastre».

«O presidente terá o nosso apoio se conseguir transmitir uma nova estratégia. Assim, podemos ser condenados a desaparecer, pois o que está em jogo é o futuro do nosso clube. E a SAD está a conduzir o nosso clube para uma tragédia», concluiu.
 
oceano3.jpg

«O ambiente não é bom, nem pode ser» - Oceano





Oceano Cruz reconhece, com um discurso frontal e pragmático, que o ambiente no Sporting «não é bom» e que urge recuperar a equipa «física e psicologicamente».

«Numa equipa que não ganha há tantos jogos e que está a sofrer muitas derrotas consecutivas, é lógico que o ambiente não pode ser bom. Como não tem que ser, naturalmente. Ninguém quer perder. Estes jogadores não gostam de perder, e eu como treinador também não. O momento não é bom», disse o treinador na conferência de Imprensa após a derrota em Genk, para a Liga Europa.

«A equipa não está bem psicologicamente. Há que recuperar rapidamente, física e psicologicamente, e começar a acreditar no nosso valor como equipa, e acreditar que só se pode dar a volta a este tipo de situações continuando a trabalhar e começando a ganhar jogos», apontou.
 
SEXTA-FEIRA, 26-10-2012, ANO 13, N.º 4654




















PESQUISA




wdiap.jpg



autofocop.jpg






log.gif










sportinggenk1.jpg

Leões igualam pior série de sempre





Franky Vercauteren, novo treinador do Sporting, deve ter tirado, certamente, um sem número de apontamentos nas bancadas do Estádio Cristal Arena, em Genk, onde os leões chegaram a rugir - golo de madrugador do holandês Schaars logo aos 7 minutos, o primeiro da equipa portuguesa na presente Liga Europa - permitindo depois à formação belga a cambalhota no marcador (1-2), resultado que manteve o Sporting no último lugar do grupo G, com um escasso ponto e cada vez mais condicionado quanto às hipóteses de marcar presença nos dezasseis avos de final da competição, na medida em que o líder Genk já está a distantes seis pontos e o Videoton, de Paulo Sousa, Caneira e Filipe Oliveira, a cinco...

É, pois, neste oceano de preocupações que o antigo internacional belga irá assumir o comando técnico dos leões. Aliás, o Sporting, imagine-se, igualou a pior série de sempre de resultados negativos: quatro derrotas consecutivas em todas as competições.

A atual sequência começou com o desaire frente ao Videoton (0-3), na Hungria, que culminou com a saída do técnico Sá Pinto; seguiu-se a derrota com o FC Porto, no Dragão, para a 6.ª jornada da Liga, na estreia de Oceano Cruz; depois, foi o adeus prematuro na Taça de Portugal, à custa do Moreirense (2-3, após prolongamento); e, ontem, mais um fracasso, desta vez em solo belga.

A primeira vez que o Sporting perdeu em quatro ocasiões aconteceu no final da época 2004/05 e no início de 2005/06, sob o comando de José Peseiro: 0-1 com o Benfica; 1-3 perante o CSKA Moscovo, em pleno Alvalade, na final da Taça UEFA; 2-4 com o Nacional na última jornada do campeonato; 0-1, frente à Udinese, em casa, na 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions.

Em 2009/10, foi a vez de Carlos Carvalhal conhecer o travo amargo da derrota em quatro jogos consecutivos: SC Braga (0-1), para a Liga; FC Porto (5-2), no Dragão, para os quartos de final da Taça de Portugal; Académica (1-2), em Alvalade, para o campeonato; Benfica (1-4), em Alvalade, nas meias da Taça da Liga.
 
vercauteren3.jpg

Vercauteren na Academia





O novo treinador do Sporting, Franky Vercauteren esteve hoje de manhã na Academia Sporting, em Alcochete.

Oceano ainda orienta a equipa na segunda-feira, diante da Académica, mas o novo técnico pretenderá nestes dias aprofundar o conhecimento sobre a realidade leonina, pelo que passou pelo centro de treinos dos leões.
 
figo11.jpg

Figo convidado a voltar




Godinho Lopes convidou Luís Figo a regressar ao Sporting com funções no departamento de expansão e neste momento ainda aguarda por uma resposta do antigo internacional português à proposta que lhe endereçou numa reunião realizada a 16 de outubro.

Nessa data, Luís Figo esteve no Estádio do Dragão, no Porto, para entregar a Cristiano Ronaldo uma placa alusiva ao centésimo jogo do CR7 pela Seleção Nacional e Godinho Lopes aproveitou a deslocação do bola-de-ouro em 2000 a Portugal para lhe endereçar, cara a cara, o convite.

A ideia do presidente do Conselho Diretivo dos leões passa por Luís Figo colaborar no departamento de expansão do clube, mais concretamente na implementação da marca Sporting pelo mundo, bem como do projeto das Academias.
 
bruma1.jpg

«Estou pronto para a equipa A» - Bruma




Bruma comemorou recentemente, dia 24, o seu 18.º aniversário, ou seja, atingiu a maioridade. Está preparado para tamanha responsabilidade?

-Sim, estou pronto. Faço 18 anos e desejo muito jogar na equipa principal do Sporting. Vou continuar a trabalhar para isso. Penso que o talento não tem idade. Estou pronto para jogar na equipa principal do Sporting e vou esperar por uma oportunidade.

- Está desmotivado nos `bês`?
- Não... Estou motivado e a jogar, mas chego agora aos 18 anos e penso na equipa principal.

- Se calhar também já vai pensando numa equipa estrangeira...
- Não, nada disso. O meu sonho é representar a primeira equipa do Sporting. Essas coisas não me passam pela cabeça. Nem o meu empresário, Cátio Balde, admite que isso me passe pela cabeça. Penso, isso sim, na equipa principal do Sporting e não no estrangeiro.
 
dominguez2.jpg

«É uma mais-valia para Vercauteren estar no Sporting» - Dominguez





José Dominguez, treinador da equipa B do Sporting, fez esta manhã a antevisão do jogo da 2.ª Liga, frente ao SC Braga B, mas não fugiu ao tema do momento em Alvalade: a chegada do novo técnico, Franky Vercauteren.

Dominguez acredita que o belga pode encontrar valores na equipa B mas também entende que Vercauteren é um homem afortunado por poder passar a chamar casa a Alvalade.

«Se pode vir cá buscar jogadores? Penso que todos os treinadores fazem isso no geral, estando atentos à formação. Mas acredito que para este treinador é uma mais-valia poder trabalhar no Sporting porque este é um clube com uma das melhores escolhas de formação do Mundo. Na equipa B existem jogadores prontos para serem integrados na formação principal, mas na equipa principal também existe muita qualidade», referiu.

Dominguez garantiu ainda que não espera facilidades no jogo com os bracarenses, apesar dos minhotos estarem nos últimos lugares da tabela. «Eles podem estar numa posição complicada mas têm jogadores que a qualquer momento podem decidir um jogo e recentemente mudaram de treinador, o que nos pode causar ainda mais dificuldades. Temos de olhar para este Braga como se estivesse nas primeiras posições», salientou.
 
wolfswinkel23.jpg

«Precisamos de uma vitória» - Van Wolfswinkel





O goleador do Sporting concedeu uma entrevista ao site oficial da liga holandesa na qual se mostrou atónico com o atual momento do leão, traduzido, por exemplo, em duas vitórias em doze jogos oficiais, até porque, na sua opinião, qualidade não falta no plantel leonino.

«Sinceramente, temos muita qualidade, mas não estamos a conseguir demonstrá-la dentro de campo. É difícil de identificar as causas e não consigo explicar isto...», lamentou.

O leão está em 14.º lugar na Liga, já saiu da Taça de Portugal e em situação difícil na Liga Europa. O cenário é tudo menos animador. «Estamos numa posição complicada, mas trabalhamos todos os dias para conseguirmos sair dela. Precisamos urgentamente de uma vitória para ganhar confiança», resumiu.
 
vercauteren10.jpg

Vercauteren concede folga




Apresentado oficialmente como treinador do Sporting, Franky Vercauteren decidiu conceder um dia de folga, pelo que só na quinta-feira orientará o plantel.

A equipa leonina jogou na passada segunda-feira (empate a zero diante da Académica) e voltará a fazê-lo no próximo domingo, em Setúbal, diante do Vitória.

No entanto, Franky Vercauteren decidiu conceder dia de folga a meio da semana, ficando a estreia nos treinos marcada apenas para quinta-feira, ainda com horário por definir.
 
rojo6.jpg

Rojo arrisca pena de prisão na Argentina




Marcos Rojo, defesa-central do Sporting, incorre numa pena de um a seis meses de prisão na sequência de uma alteração com dois vizinhos em novembro de 2010, quando representava o Estudiantes.

De acordo com o site Infobae, o jogador leonino, que se encontrava numa festa, terá arremessado uma garrafa contra um indivíduo identificado como Juan Pablo Gómez, provocando lesões várias ao visado.

Seguiu-se troca de agressões entre várias pessoas presentes no local, tendo Rojo alegadamente atingido outra pessoa que procurava auxiliar Gómez.

Os dois supostos agredidos apresentaram queixa contra o jogador do Sporting, que vai conhecer, no próximo dia 6 de novembro, a decisão do tribunal. Dois dias antes, os leões defrontam o Genk em Alvalade, em jogo relativo à Liga Europa.

De acordo com a Imprensa argentina, Marcos Rojo incorre numa pena de um a seis meses de prisão.
 
Godinho2012.JPG

«Estou a criar a sustentabilidade do clube com ou sem investidor», assegura Godinho Lopes





O presidente do Sporting garantiu, em entrevista a A BOLA TV, que está a trabalhar para criar condições que permitam ao clube ter um futuro financeiramente sustentado. Com ou sem investidores externos.

«Estou a criar condições para, com ou sem investidor, e não estou a dizer que não vai entrar um investidor, o Sporting ter futuro. E quando aprovámos na assembleia geral do Sporting a fusão da SPM com a SAD estava a criar condições de balanço para que a situação líquida do Sporting fosse diferente com um único objetivo: começar a trabalhar para respeitar as regras do fair play financeiro, que é uma matéria fundamental», explicou Godinho Lopes, sublinhando a importância da presente temporada:

— Para quem não sabe, em 2015, relativamente às épocas de 2011/2012 e 2012/2013, a UEFA vai ver quem cumpre ou não estas regras. A época 2012/2013 é fundamental para que possa alterar as condições de balanço e criar um caminho positivo na área financeira e a sustentabilidade do clube, com capitais próprios, para que a UEFA verifique que estamos no rumo certo e que podemos participar nas competições europeias em 2015. Caso contrário, não se participa.

Godinho Lopes, além de não excluir o investimento externo, apresentou as razões que tornam o Sporting num clube apetecível.

«O que é que o Sporting pode oferecer a um investidor? São 107 anos de vida. E além disso, tem mais de 15 mil taças, é o clube mais eclético de Portugal, é a maior potência desportiva, é o maior clube olímpico nacional e tem a academia. Saiu outro dia um livro da ECA. E qual foi o clube em Portugal em que falaram da academia? O Sporting! Houve uma eleição das três principais academias europeias. E quem lá está? O Sporting! Olhamos para a equipa nacional e de quem são as principais referências? Do Sporting! Olhamos para os dois jogadores galardoados com o maior prémio mundial e são do Sporting...», expressou o presidente do Sporting.
 
vercauteren9.jpg

«Estamos confiantes», assegura Vercauteren





Franky Vercauteren já tomou o pulso ao plantel, já sabe com que linhas tem de coser a equipa rumo ao sucesso, às vitórias que afastadas têm andado neste arranque de temporada.

A preocupação não está afastada de Alvalade e da academia, em Alcochete, mas uma coisa é certa: não falta confiança, como conta o técnico belga a A BOLA.

Na passada semana, Franky Vercauteren já estivera junto do plantel mas era Oceano Cruz quem comandava ainda a nau.

Agora já é o belga e dois treinos sob o seu comando bastaram para confirmar um dos motivos que o levou a aceitar, de pronto, o desafio leonino: a qualidade da matéria prima.

«Nunca tive dúvidas sobre a qualidade dos jogadores», confessa e aponta já a domingo:

— O próximo jogo, com o Vitória de Setúbal, é difícil, como todos sempre são, mas vejo os jogadores motivados. As coisas difíceis são para enfrentar e estamos sempre confiantes.

Apesar do momento de crise, Franky Vercauteren diz a A BOLA que encontrou um grupo de jogadores pronto para enfrentar o desafio de frente, de cabeça levantada, pronto para dar o peito às balas.

Mas o que disse, afinal, Vercauteren quando encontrou o plantel depois do empate com a Académica?

«Passado é passado e foi isso que dissemos, que têm de ter em conta a situação mas esquecer e trabalhar para dar a volta, seguir em frente», conta-nos o técnico belga.

O treino de ontem na Academia, para Vercauteren, não foi muito duro, algo que, por exemplo, o camisola 16 dos leões, Valentín Viola, não concorda, como escreveu na sua conta Twitter.

«Depois de um treino duro não aguentei e tive de fazer uma sesta. Passei a noite com os olhos sempre muito abertos», desabafou o avançado.

O treinador sportinguista revela que nesta altura tem «ainda que interromper muitas vezes o treino» para mostrar o que quer ao grupo.

«Estamos a mostrar o que pretendemos. Mas os jogadores estão a assimilar bem», garante, mostrando satisfação com o trabalho já desenvolvido.

A preparação do Sporting para a deslocação ao Estádio do Bonfim continua hoje, às 10.30 horas, com Vercauteren sempre de olhos postos em ajudar a equipa a dar a volta por cima a uma situação tão delicada.
 
vercauteren9.jpg

«Não haverá qualquer revolução» - Vercauteren





O novo treinador do Sporting garante que não vai fazer qualquer revolução na equipa para a partida deste domingo em Setúbal, que marca a sua estreia no comando da equipa leonina.

«Não vou fazer qualquer revolução, mas sim um trabalho gradual», vincou Franky Vercauteren, explicando que vai aproveitar tudo o que foi bem feito pelo seu antecessor, Oceano Cruz.

O treinador belga, de resto, referiu que encontrou bem a equipa, naturalmente a precisar de um «empurrãozinho», para o qual contribuirá muito chegar às vitórias, algo que não acontece há seis jogos consecutivos.

«Há aspetos a melhorar, mas vejo a equipa aberta e motivada», disse Vercauteren, que não revelou se vai ou não alterar o habitual sistema que a equipa vinha utilizando: «O sistema é pouco importante, se 4x3x3 ou 4x4x2, mas sim a movimentação dos jogadores em campo.»

Instado a dar a receita para o jogo em Setúbal, o treinador vincou: «Não gosto de pensar em ganhar propriamente, mas sim no que devo fazer para ganhar. Claro que queremos ganhar, mas não nos podemos esquecer do que temos de fazer, pois se todos fizerem bem isso estaremos mais próximos da vitória.»
 
SÁBADO, 03-11-2012, ANO 13, N.º 4662




















PESQUISA




wdiap.jpg



autofocop.jpg






log.gif










pereiracristovao04.jpg

CD da FPF já arquivou caso Cristóvão/Cardinal





Matéria reaberta na FPF só com condenação transitada em julgado (antes de prescrever) e com relevância desportiva. Riscos do Sporting são residuais.

A secção não profissional do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), decidiu arquivar o processo de averiguações do caso Paulo Pereira Cristóvão/José Cardinal, respetivamente, ex-dirigente do Sporting e árbitro assistente. No comunicado oficial n.º140, de 17 de Outubro passado, o CD colocou ponto final num processo que tinha sido aberto a 20 de Abril de 2012, para «apuramento de eventuais anomalias disciplinares no jogo Sporting-Marítimo».

Nestes termos, só através «do conhecimento pela FPF de decisão judicial condenatória, transitada em julgado, pela prática de infração que revista também natureza disciplinar, obriga, à instauração de procedimento disciplinar, exceto se o mesmo já estiver prescrito».
O prazo de prescrição para efeitos da justiça desportiva, suspenso a 20 de Abril de 2012, data da abertura do inquérito, começou a ser contado a partir de 19 de Outubro e pode ser de três ou cinco anos.

Significa isto, na prática, que, se o caso que ainda está em investigação policial vier a chegar à barra dos tribunais o Sporting ficará, no plano desportivo, a salvo de qualquer eventual condenação de Paulo Pereira Cristóvão, uma vez que, atendendo ao tempo médio até ao trânsito em julgado (que só ocorrerá esgotados todos os mecanismos de recurso) seria excecional que o caso conhecesse desfecho definitivo antes da prescrição desportiva.
 
labyad8.jpg

Labyad ganha espaço na fórmula de Vercauteren





O desenvolvimento da fórmula V, de Vercauteren, do onze com que o técnico belga quer atacar a sua estreia no banco dos leões, conheceu, ontem, o terceiro dia de experiências no terreno, na Academia de Alcochete.

E foi possível perceber algumas ideias que já germinam para a estreia no Bonfim. Entregues 12 coletes a outros tantos jogadores de campo, saltou à vista que Labyad é forte candidato ao onze frente ao V. Setúbal.

Titular apenas por uma vez, com o Videoton, na Hungria, o marroquino parece ser um dos primeiros jogadores que Vercauteren quer ressuscitar.

Izmailov também parece já ter convencido o belga e também teve direito a colete, estando na calha para o Bonfim.

Já Carrillo parece ter reentrado na luta com Jeffrén pela conquista da ala direita depois do apagão que se seguiu à última ida à seleção peruana.

No ataque, Van Wolfswinkel mantém-se intocável.

O mesmo sucede com Rinaudo e Schaars, que parecem já ter garantido lugar no meio-campo.

Na defesa, Xandão é o eleito para render o lesionado Boulahrouz e fazer dupla com o argentino Rojo no eixo, com Cédric e Insúa a ocuparem as faixas direita e esquerda, respetivamente.

O 12.º jogador com direito a colete foi Bruma, cujo toque de bola é como o algodão...

Por exclusão de partes, concluiu-se que Elias ainda não caiu nas graças do técnico belga e que Adrien não deve ser opção inicial a ter em conta.

Tudo isto significa que não haverá lugar a revoluções no Bonfim no que concerne ao onze, mas este já será subjacente às ideias do belga, que não perdeu tempo a chamar ao plantel alguns dos jogadores que mais se têm destacado nos bês.
 
Voltar
Topo