O cantinho dos lagartos

jesualdoferreira3.jpg

Jesualdo Ferreira provável manager



O antigo treinador de Benfica e FC Porto, Jesualdo Ferreira, é um dos nomes que está em cima da mesa do leão para o cargo de ´manager`, assumindo e coordenando todo o futebol do Sporting, incluíndo a formação.

O técnico saiu recentemente dos gregos do Panathinaikos e, segundo A BOLA apurou, já recebeu convite formal por parte do presidente dos leões, Godinho Lopes, que pretende introduzir esta figura do manager na estrutura do futebol leonino por forma a que se possa libertar mais para outros dossiers.

Jesualdo Ferreira tem vasta e sólida experiência no futebol e manteve durante vários anos uma ligação à área da formação, tendo sido selecionador dos juniores e dos sub-21.
 
wolfswinkel5.jpg

Van Wolfswinkel em dúvida para o Marítimo



Foi indiscutivelmente uma noite de azar para o avançado sportinguista. Além de ter falhado a grande penalidade com um remate sem direção e que poderia ter dado o empate ao Sporting (que acabou por ser conseguido com um excelente golo de Cédric), Van Wolfswinkel também acabou o jogo lesionado, tendo sido visível as dificuldades do jogador em andar normalmente no curto percurso que fez entre o balneário e o autocarro leonino.

Ricky saiu a coxear, e com o tornozelo direito ligado devido a um traumatismo direto. Por isso, a utilização do avançado no encontro de terça-feira, frente ao Marítimo, na estreia da equipa na Taça da Liga, está em dúvida e os próximos dias serão importantíssimos para tentar recuperar aquele que continua a ser o melhor marcador da equipa e titular indiscutível.
 
elias2.jpg

Elias na lista do Flamengo



Depois de Gelson Fernandes ter sido confirmado como reforço do Sion a partir do próximo ano, o médio brasileiro Elias pode ser a próxima baixa no plantel leonino no que concerne à reestruturação do plantel que está em marcha.

De férias em São Paulo, no Brasil, o médio continua a ser associado ao Flamengo e as hipóteses de vir a assinar pelo clube do Rio de Janeiro aumentaram substancialmente depois de a nova direção do emblema carioca ter confirmado a continuidade de Dorival Júnior no comando técnico da equipa. Dorival é fã do futebol de Elias e foi por sua sugestão que o jogador dos leões começou a ser equacionado como reforço do Flamengo.

Com o Natal à porta, a recém-eleita direção do clube quer dar prendas de Natal para os adeptos e está em vias de ainda antes de dia 25 poder anunciar dois reforços, sendo que Elias pode ser precisamente um deles.

Em Alvalade, sabe A BOLA, não haverá qualquer obstáculo à saída do jogador, cujo rendimento tem estado muito aquém do elevado vencimento auferido e não justifica a continuidade em Alvalade, onde chegou como o jogador mais caro da história do clube. O Sporting quer negociar o passe de Elias em definitivo mas está também aberto a uma cedência que permita o copagamento, ou pagamento integral do ordenado do jogador, por forma a aliviar a folha salarial do clube.
 
ruipatricio6.jpg

SAD tentada a vender Rui Patrício



Não há margem em Alvalade para adiar o inevitável. Leões recetivos a ouvir propostas. Ativo mais valioso tem cláusula de 40 milhões.

Longe vão os tempos em que em Alvalade se fazia resistência às investidas por Rui Patrício e depois do internacional português ter passado de promessa a certeza - e de ter renovado até 2018, afastando os fantasmas de uma saída a custo zero - é tempo de começar a criar condições para a saída do guarda-redes de 24 anos, que é indiscutivelmente um dos melhores jogadores europeus naquela posição e a mais valiosa joia da coroa leonina.

Até ao momento nenhuma proposta formal chegou ainda à mesa da SAD, que ao prolongar o contrato do jogador elevou a cláusula de rescisão de 25 para 40 milhões de euros, mas A BOLA sabe que se aparece alguma oferta esta merecerá toda a atenção, desde que por números que não sejam considerados preço de saldo.
 
boulahrouz02.jpg

Boulahrouz tem mercado



Central holandês tem um dos ordenados mais altos do plantel. Se surgir oportunidade, pode deixar já Alvalade na reabertura do mercado. Rússia, Grécia e Turquia são destinos possíveis.

O novo manager dos leões, Jesualdo Ferreira, já disse que 2013 vai ser um ano de avaliações em Alvalade e neste caso também se encontra Khalid Boulahrouz.

O experiente defesa-central holandês tem um dos ordenados mais altos do atual plantel e inserido na política de reestruturação financeira que está a ser implementada, todos os casos serão criteriosamente estudados, principalmente no que aos salários mais altos diz respeito.

Aliás, em Alvalade há mesmo disponibilidade para encontrar já em janeiro uma nova morada para o defesa de 30 anos, por forma, também, a cimentar a integração de Eric Dier no plantel principal, uma vez que o jovem central dos bês está muito bem cotado e é visto como aposta de futuro, nomeadamente já tendo em vista 2013/14, faltando apenas o aval de Jesualdo Ferreira, que irá avaliá-lo até final da temporada.

Boulahrouz, é, de resto, um dos jogadores leoninos que tem nesta altura mercado nalguns campeonatos europeus secundários, casos de Rússia, Grécia e Turquia, com diversos agentes FIFA a entrarem em contacto com os responsáveis do Sporting sobre essa possibilidade.
 
danielcarrico02.jpg


Daniel Carriço fica livre a partir de dia 1

Renovação está parada e desenha-se cenário da saída para o defesa dos leões.

O processo de renovação de Daniel Carriço está parado e o defesa-central dos leões, formado em Alvalade, é livre para assinar por outro clube a partir de dia 1 de janeiro.

A cumprir a quinta temporada consecutiva no plantel principal, Carriço tem assinado uma temporada muito discreta e soma apenas 54 minutos de competição distribuídos por três jogos, algo que ajudou a manter o processo negocial... na gaveta.

Fonte:
 
cmane43.jpg


Tubarões ingleses oferecem nove milhões de euros por pérola leonina

A boa campanha do Sporting, que venceu a NexLions Cup, que decorreu em meados de dezembro em Singapura, despertou o interesse de vários colossos europeus. Com Man. United, Man. City, Chelsea e Liverpool à cabeça, algumas pérolas leoninas aguçaram o apetite de vários tubarões europeus.

Carlos Mané, virtuoso extremo direito dos juniores do Sporting, encheu os olhos dos emissários ingleses e poderá abandonar a formação leonina, à semelhança do que já ocorreu com outros jovens da Academia de Alcochete como Edgar Ié e Agostinho Cá (Barcelona B) e João Carlos (Liverpool).

O site tribalfootball.com adianta que Mané, 18 anos, poderá deixar Alvalade por uma verba a rondar os oito milhões de libras, cerca de 9,7 milhões de euros. O portal britânico afirma que os históricos United e Liverpool são os emblemas mais bem colocados para garantir o passe do jovem l

Fonte:
 
jesualdo1.jpg


«Não é possível construir nada em cima de guerra permanente» – Jesualdo Ferreira

O novo manager do Sporting, Jesualdo Ferreira, pediu para que terminem os conflitos internos e assim permitir que o clube não seja prejudicado.

«Não é possível construir nada em cima de uma guerra permanente.

O que eu desejaria e que essa guerra terminasse, que se encontrassem formas de funcionamento, para que o Sporting não fosse prejudicado», afirmou Jesualdo Ferreira, em entrevista ao jornal do Sporting.

O manager do clube de Alvalade revelou uma das novidades que pretende introduzir:

«A Direção Técnica discutirá, na vertical, todas as questões de natureza técnica que interessam a uma uniformização, não só do pensamento, mas até ao nível da prática do treino ou da harmonização das equipas».

Fonte:
 
vercauteren30.jpg

«Jogadores vão ter muito que trabalhar» - Vercauteren



Determinado. Foi assim mesmo que o treinador do Sporting, Franky Vercauteren, regressou ontem a Lisboa, depois de ter passado o Natal com a família na Bélgica.

Convicto de que o período competitivo que se aproxima para os leões terá forçosamente que significar uma volta de 180 graus nos resultados desportivos, o técnico tratou desde logo de lançar um aviso aos jogadores: nada de receios ou ideias antigas que possam prejudicar a caminhada de sucesso, sem falhas, que é exigida ao clube.

«Sim, estou pronto para um recomeço difícil, mas temos de partir com pensamento positivo. Um início como deve ser, colocar as coisas no seu devido lugar e esquecer outras do passado e começar quase pelo básico.»

Franky Vercauteren acredita que para o plano que terá em mente dar certo, a equipa precisa de regressar com as ideias em ordem, algo para o qual terá contribuído a pausa natalícia e um período de reflexão em família: «Estas férias foram muito importantes para os jogadores. Mental e fisicamente, os jogadores também precisavam de se encontrar, pois agora vão ter muito que trabalhar. Precisam de ter a cabeça arejada e estarem preparados para receber novas informações.»
 
defendi2.jpg

Leões pensam em Defendi



O defesa central Rodrigo Defendi, que rescindiu com o Vitória de Guimarães, pode vir a ser o primeiro reforço leonino na reabertura do mercado de transferências, em janeiro.

A A BOLA sabe que os primeiros contactos entre os responsáveis leoninos, o jogador e o seu representante já aconteceram e que nos próximos dias poderão ter lugar novas conversações tendo em vista a contratação do defesa central, 26 anos, e que recentemente defendia as cores do Vitória de Guimarães, depois de um percurso desportivo que passou por Tottenham, Udinese e Roma. Aliás, Defendi rescindiu recentemente o contrato de mais ano e meio que tinha com os vimaranenses e estava a preparar-se para regressar ao futebol brasileiro, sendo que tinha alguns clubes interessados na sua contratação, com o Botafogo e o Vitória da Bahia à cabeça.
 
vercauteren13.jpg

Vercauteren sobre Jesualdo Ferreira: «É bom ter alguém com quem falar de futebol»



Jesualdo Ferreira foi apresentado como novo manager dos leões já com Franky Vercauteren na Bélgica. Aliás, na ausência do treinador principal, o mais recente elemento da estrutura do futebol sportinguista aproveitou para ir estudando alguns dossiers, bem como fazer trabalho de campo, designadamente observações à equipa B.

O belga teve oportunidade de conversar, antes da sua partida, com Jesualdo Ferreira e gostou do que foi falado, parecendo passar completamente ao lado da polémica lançada por Eduardo Barroso, presidente da Mesa da Assembleia Geral, em entrevista a A BOLA, ao afirmar que Vercauteren já estaria despedido só que ainda não sabia.

«Sim, já falei com Jesualdo. Foi um bom encontro, tivemos vários assuntos sobre as quais discutimos e vamos continuar a fazê-lo. Para mim, é muito bom ter pessoas com quem posso falar de futebol e tentar encontrar soluções em conjunto porque trata-se de trabalho de equipa. Num clube como este, é importante que um treinador guarde a energia para outras coisas», defende.

Em relação ao mercado de Inverno, no que diz respeito a entradas e saídas, o treinador foi claro.

«Ainda não sei de nada sobre novos jogadores. Vamos ver como estão as coisas e além disso ainda temos todo o mês de Janeiro para pensar nisso. Saídas? Como treinador, estou sempre à espera que isso possa acontecer. Temos esperança de não acontecer, mas essa é a realidade do futebol e do dinheiro. São situações perfeitamente normais», remata.
 
manueljose9.jpg


«Não é impensável o Sporting descer de divisão» - Manuel José

O treinador português critica a gestão e a falta de estratégia do clube de Alvalade, que orientou em tempos, e lembra que dirigentes, treinadores e jogadores vivem em pressão constante no Sportin

«O River Plate é o clube com mais títulos na Argentina e desceu de divisão. O Palmeiras desceu de divisão, o que aconteceu ao Milan e ao Inter, por outras razões... um grande clube acaba por se renovar. Na posição em que o Sporting está, isso pode acontecer. Não se pode dizer que é impensável o Sporting descer de divisão. O público tem de perceber que, este ano, o clube não tem a mínima possibilidade de ser campeão e hipóteses reduzidas de chegar à Liga dos Campeões», disse Manuel José, em entrevista à Antena 1, onde criticou a “dança” de treinadores em Alvalade:

«Não ponho em causa as capacidades de Vercauteren mas penso que o Sporting merecia uma pessoa com mais experiência e maior conhecimento do futebol português. Substituíram treinador atrás de treinador... Domingos era um projeto de futuro e já mostrou que tem qualidade. Mas, aos mínimos resultados, os dirigentes não aguentam e o mais fácil é mudar de treinador. Depois foi o Sá Pinto, que é uma figura incontornável do clube, que tem uma relação muito forte com os adeptos. Foi tudo um pouco para segurar o presidente. Agora veio este [n.d.r. treinador], amanhã virá outro», atirou.

«Existe um desgaste tremendo no clube. Ano após ano, criam-se expectativas que desaparecem completamente ao fim de dois meses. Quando a equipa entra em campo, se não houver um golo após meia hora, começa imediatamente a contestação. A ansiedade transparece das bancas para o relvado. Depois, contrataram 80 por cento dos jogadores com menos 25 anos. Querem promover jogadores como faz o Benfica e FC Porto quando não têm uma base segura. O investimento que tinham de fazer era em jogadores mais experientes para ganhar o campeonato», analisou.

Fonte:
 
vercauteren13.jpg


Vercauteren sobre Jesualdo Ferreira: «É bom ter alguém com quem falar de futebol»

Jesualdo Ferreira foi apresentado como novo manager dos leões já com Franky Vercauteren na Bélgica. Aliás, na ausência do treinador principal, o mais recente elemento da estrutura do futebol sportinguista aproveitou para ir estudando alguns dossiers, bem como fazer trabalho de campo, designadamente observações à equipa B.

O belga teve oportunidade de conversar, antes da sua partida, com Jesualdo Ferreira e gostou do que foi falado, parecendo passar completamente ao lado da polémica lançada por Eduardo Barroso, presidente da Mesa da Assembleia Geral, em entrevista a A BOLA, ao afirmar que Vercauteren já estaria despedido só que ainda não sabia.

«Sim, já falei com Jesualdo. Foi um bom encontro, tivemos vários assuntos sobre as quais discutimos e vamos continuar a fazê-lo. Para mim, é muito bom ter pessoas com quem posso falar de futebol e tentar encontrar soluções em conjunto porque trata-se de trabalho de equipa. Num clube como este, é importante que um treinador guarde a energia para outras coisas», defende.

Em relação ao mercado de Inverno, no que diz respeito a entradas e saídas, o treinador foi claro.

«Ainda não sei de nada sobre novos jogadores. Vamos ver como estão as coisas e além disso ainda temos todo o mês de Janeiro para pensar nisso. Saídas? Como treinador, estou sempre à espera que isso possa acontecer. Temos esperança de não acontecer, mas essa é a realidade do futebol e do dinheiro. São situações perfeitamente normais», remata.

Fonte:
 
jesualdo5.jpg

«Jesualdo Ferreira colocou a carreira em risco» - Manuel José



Um erro estratégico. É desta forma que Manuel José classifica a decisão do amigo Jesualdo Ferreira em assumir o cargo de manager do Sporting.

«O que se subentende nesta contratação é que Jesualdo vai ser treinador do Sporting e, se assim for, foi um erro estratégico dele porque, nem vai resolver os problemas do Sporting, nem o vai ser campeão. (...) Da forma como o Sporting está, põe a carreira de manager e treinador em risco», disse Manuel José em declarações à Antena 1.
 
carrico2.jpg

Carriço não sai em janeiro



Daniel Carriço e o Sporting tardam em acordar a renovação contratual e o capitão leonino tem, a partir de janeiro, via verde para definir o seu futuro profissional. Apesar de se falar muito de uma eventual saída de Carriço em janeiro, a A BOLA sabe que é intenção do jogador cumprir o seu contrato até final, ou seja, até 30 de junho.

Carriço, a viver uma época azarada, já que uma entorse no joelho direito o impede de dar o contributo à equipa desde outubro (nunca jogou quer com Oceano, quer com Vercauteren), já fez saber que a sua prioridade passa por renovar contrato com o Sporting, o seu clube do coração como frisou na festa de Natal do clube, mas o certo é que as negociações entre jogador e os responsáveis pelo futebol profissional continuam a arrastar-se no tempo e parece ser difícil a ambos chegarem a uma plataforma de entendimento que permita a continuidade do jogador, formado no Sporting.

Apesar disso, existe ainda a remota possibilidade de até final da presente época as partes entenderem-se sobre a renovação...
 
ruipatricio6.jpg

Rui Patrício só sai para clube de topo



A delicada situação financeira pela qual atravessa obriga o Sporting a analisar toda e qualquer proposta que possa aparecer para vender algum dos seus ativos e nesse lote encontra-se, naturalmente, o guarda-redes Rui Patrício.

O jogador será, pois então, um dos jogadores do plantel principal com mais mercado, mas a verdade é que não deixará o Sporting, clube no qual cresceu e se sente em casa, de ânimo leve.

Na verdade, o dinheiro não será suficiente para convencer Rui Patrício a mudar de ares, ele que até renovou recentemente o seu contrato. Para sair do Sporting, o guarda-redes só aceitará transferir-se para um clube de topo.
 
defendi2.jpg

Defendi entusiasmado com o Sporting



Jogador está no Brasil à espera que o telefone toque. Empresário chegou ontem a Lisboa. Vitória da Bahia pressiona-o para assinar já.

Rodrigo Defendi é um dos nomes que o Sporting tem escrito no seu bloco de notas para possível reforço neste mercado de inverno, ainda que o processo que visa uma eventual transferência se encontre, para já, numa fase bastante embrionária.

De acordo com o que A BOLA apurou, os leões já manifestaram interesse na contratação do defesa central, de 26 anos, mas não se registou, até ver, mais nenhuma movimentação, algo que poderá acontecer por estes dias, uma vez que o empresário do jogador, o também brasileiro Costa Aguiar, chegou ontem a Lisboa.

Neste quadro, é muito provável que o representante do jogador se sente à mesa com os dirigentes do Sporting muito em breve, sendo que um eventual negócio será facilitado pelo facto de Defendi ser, nesta altura, um jogador livre, ele que rescindiu recentemente o contrato que o ligava ao Vitória de Guimarães.

Jogador a aguardar

Rodrigo Defendi, para já, vai acompanhando tudo à distância, ele que se encontra no Brasil, para onde viajou após desvincular-se dos vimaranenses. Ontem contactado por A BOLA, Defendi remeteu toda e qualquer declaração para o seu representante, mas sempre foi deixando escapar o entusiasmo perante a possibilidade de jogar no Sporting.

«Compreenda, não vou falar nada. Isso é com o meu empresário. Mas o Sporting é um grande clube», deixou escapar, apenas, do outro lado da linha.
 
elias2.jpg


«Estou infeliz no Sporting, quero lutar por títulos» - Elias

Elias está de saída do Sporting e no Brasil já se dá praticamente como certo o regresso do médio ao campeonato canarinho, de onde saiu quando representava o Corinthians.

Agora, em declarações à imprensa brasileira, Elias admite que não está feliz em Alvalade, que pretende voltar ao Brasil, de onde ainda não recebeu qualquer proposta formal e que o objetivo é regressar à seleção brasileira, agora orientada por Scolari, e jogar o Mundial-2014.

«O clube está a viver uma crise política e económica e isso acabou por afetar o futebol. A equipa está a viver um momento difícil dentro de campo mas certamente a direção está a fazer um esforço para superar esta crise», afirmou Elias, admitindo que esperava... lutar por títulos:

«Estou infeliz. É complicado chegar a um clube e, a meio da época, perder a oportunidade de chegar aos títulos. Isso afeta, perdes a motivação, perdes a confiança. Sou brasileiro, gosto sempre de ganhar, ser o primeiro. Quero isso, quero lutar por títulos.»

Elias já regressou a Portugal, depois de ter passado a quadra natalícia no Brasil de onde, admite, não houve ainda qualquer proposta formal.

«Não conversei com nenhum clube. Só sei mesmo de boatos a especular que possa sair mas nada de concreto», refere Elias, que pretende voltar à seleção brasileira:

«Acho que pelo momento do Sporting acabei por ficar afastado das últimas convocatórias da era Mano Menezes. Agora com um novo treinador, com o Felipão [Scolari], que foi uma das pessoas que me ajudaram a sair do Corinthians, que indiciou a minha contratação para o Atlético de Madrid, acredito que posso voltar. Espero voltar a ter uma oportunidade mas para isso tenho de estar bem, a minha equipa tem de estar bem, mas a minha situação ainda está indefinida. Vamos conversar com a direção estes dias para discutir a situação.»

A finalizar, Elias acabou por mostrar a vontade de regressar ao campeonato brasileiro.

«De início queria ficar na Europa mas se houver propostas concretas de clubes do Brasil... sempre desejei regressar ao Corinthians, tem sempre a minha preferência. Mas, claro, o Corinthians não tem a obrigação de me contratar», revelou o médio do Sporting, que ainda assim não se arrepende de ter apostado no futebol europeu:

«A vida é feita de fases. Tive o meu momento no Corinthians, onde ganhei muitas coisas, conquistei títulos, fiz muitos golos. Mas aquele momento tinha acabado, tinha de sair, procurar um novo objetivo e qualquer jogador tem o sonho de jogar na Europa. Tive essa oportunidade de jogar num grande clube europeu, que foi o Atlético de Madrid. Não tenho nenhum arrependimento.»

Fonte:
 
defendi2.jpg


Processo Defendi em ´stand by´

Sendo que é um dos nomes em cima da mesa dos leões para poder reforçar o eixo da defesa do Sporting já a partir de janeiro, o processo que pode culminar com a contratação do brasileiro Rodrigo Defendi, de 26 anos, não conheceu ontem grandes avanços ou recuos.

O empresário do jogador, Costa Aguiar, já está em Portugal, mas, neste momento, a concentração dos leões está no jogo com o Rio Ave, pelo que este assunto passou para um plano secundário.

Ainda assim, é muito provável que o tema volte à baila muito em breve, com as partes a sentarem-se à mesma mesa para conversar.

Fonte:
 
godinholopes3.jpg

Godinho Lopes esclareceu adeptos do núcleo de Braga



O presidente do Sporting, Godinho Lopes, marcou presença, este sábado, no núcleo do leão, que fica na freguesia de Palmeira, onde esclareceu os adeptos acerca da situação do clube de Alvalade.

Godinho Lopes, que não falou à Imprensa, esteve junto dos adeptos leoninos durante cerca de duas horas.
 
Voltar
Topo