O cantinho dos lagartos

rioavesporting55.jpg


Leões recebidos com apupos em Alvalade

Eram quase três da madrugada quando o autocarro do Sporting, onde viajavam jogadores e treinador, chegou ao Estádio José de Alvalade.

À espera da comitiva estavam cerca de três dezenas de adeptos que não arredaram pé antes de mostrar a sua insatisfação após mais uma derrota esta época, desta feita diante do Rio Ave, por 0-3, que coloca o Sporting praticamente fora da Taça da Liga.

Depois de terem sido brindados com insultos e cânticos à saída do estádio do Rio Ave, os jogadores voltaram a sentir o descontentamento dos adeptos à chegada a Lisboa.

Godinho Lopes, claro está, foi novamente o principal alvo das mensagens.

Apesar da contestação, não houve qualquer incidente a registar, tanto em Alvalade como em Vila do Conde.

Fonte:
 
wolfswinkelcapel23.jpg

Leões querem ponta de lança para janeiro



Apesar das tremendas dificuldades financeiras pelas quais o Sporting passa, a administração está a estudar as melhores possibilidades de reforçar a equipa principal já durante o mês de janeiro, altura em que reabre o mercado de transferências.

Nesse sentido, enquanto tem a porta aberta para transferir qualquer um dos seus ativos, os leões vão definindo prioridades no que diz respeito ao reforço da equipa, onde haverá espaço para um defesa-central, um médio ofensivo e um avançado, sendo que o homem para a frente de ataque será aquele em que os responsáveis leoninos estão a dedicar especial atenção numa primeira fase, até porque não abundam as eventuais escolhas para essa posição tão específica e para a qual, neste momento, apenas contam com Van Wolfswinkel.
 
godinholopes4.jpg

AG pode ser a 3 de fevereiro



O futuro do Sporting não se joga apenas dentro das quatro linhas. Fora delas, o momento conturbado por que passa o clube de Alvalade está a fomentar um coro de críticas à Direção liderada por Godinho Lopes e a realização de uma assembleia geral extraordinária é cada vez mais o cenário que se desenha. E essa reunião magna, ao que A BOLA apurou, pode ter lugar no dia 3 de fevereiro.

Se, por um lado, o movimento Dar Rumo ao Sporting reúne esforços - assinaturas e a verba necessária - para levar a Mesa da Assembleia Geral a convocar a referida reunião, a própria Mesa da AG, liderada por Eduardo Barroso, pode por sua iniciativa convocar os sócios.

O referido movimento pretende que na AG se discuta a destituição da Direção mas a Mesa poderá convocar a assembleia, primeiro, com o intuito de ouvir a sensibilidade dos sócios do clube, num momento em que os resultados desportivos continuam muito aquém do desejado pelos sportinguistas, num patamar que nunca se viu, e em que também financeiramente o cenário em Alvalade é preocupante.

Conhecida é a posição de Godinho Lopes em não se demitir. Apesar da contestação, o presidente do Conselho Diretivo sportinguista tem sido perentório na sua posição de continuar à frente dos destinos do clube mas, segundo apurámos, o cenário de eleições antecipadas levaria Godinho Lopes a não se recandidatar ao cargo de presidente do Sporting.
 
ELIAS1.jpg

Flamengo deve avançar para Elias



O regresso ao Brasil é nesta altura o cenário mais provável para Elias. O médio do Sporting tem o mercado do seu país aberto e o Flamengo deve avançar para a contratação do leão nos próximos dias.

Depois de anunciar a permanência de Vagner Love, o clube do Rio de Janeiro prepara-se para a avançar para outros dossiers, entre eles, segundo avança a imprensa brasileira, o de Elias.

O próprio jogador disse este fim de semana que não está feliz no Sporting, que pretende relançar a carreira noutro clube, e confrontado com o Flamengo não escondeu que seria uma boa possibilidade.

Para o último jogo do Sporting, Elias foi um dos jogadores descartados da convocatória, o que é um indicador de que a saída de Alvalade está perto. A administração da SAD leonina pretende encaixar verba significativa com vendas neste mercado de inverno ou, pelo menos, aliviar a folha salarial que, como se sabe, é bastante pesada. Desta forma, e o próprio Elias já o disse, deve conversar com o brasileiro nos próximos dias.
 
izmailov3.jpg


Izmailov no Dragão pode estar por horas

As negociações entre FC Porto e Sporting para a transferência de Izmailov poderão ficar concluídas nas próximas horas.

Segundo noticia a Antena 1, o jogador russo já tem alinhavado contrato válido por três anos e meio com os dragões, faltando definir os jogadores envolvidos como moeda de troca para o Sporting.

Fucile, Miguel Lopes e Kadu são nomes que estão em cima da mesa das negociações, sendo que dois deles poderão rumar a Alvalade no âmbito desta transferência.

A Antena 1 revela que tudo poderá ficar definido no decorrer desta semana, uma vez que Izmailov já acertou os pormenores do seu contrato, que, contudo, ainda não está assinado.

Fonte:
 
danielcarrico11.jpg

Carriço rende 750 mil euros



O Sporting confirmou, no site oficial, a saída do defesa-central Daniel Carriço para o Reading, de Inglaterra, transferência que vai render 750 mil euros aos cofres do clube de Alvalade.

«Daniel Carriço vai representar o Reading, clube da Premier League. O antigo capitão «leonino» terminava contrato no final de Junho de 2013, tendo o Sporting atendido à pretensão do atleta de se transferir já em Janeiro para Inglaterra», lê-se no comunicado do Sporting.

Os leões asseguraram ainda uma percentagem do passe numa futura transferência.
 
diegocapel3.jpg

Carriço é «um exemplo», elogia Diego Capel



Diego Capel foi um dos primeiros jogadores do plantel do Sporting a manifestar-se perante a saída de Daniel Carriço para o Reading. O extremo espanhol, na sua conta de Twitter, elogiou as capacidades do defesa-central.

«É um exemplo para qualquer futebolista pelo seu profissionalismo, trabalho e entrega pelo clube da sua alma!», escreveu.

A finalizar, o espanhol desejou sorte ao jovem português, que era o «grande capitão», de acordo com as suas palavras.
 
carrico01.jpg


Sporting recusou proposta de três milhões de euros por Carriço em abril

Daniel Carriço saiu esta semana para o Reading, a troco de 750 mil euros, mas podia ter rendido muito mais aos cofres do Sporting que, em abril passado, declinou uma oferta do Sevilha de três milhões de euros pelo passe do internacional português.

A revelação foi feita por Jaime Ayash, membro da lista de Pedro Baltasar nas últimas eleições à presidência do clube de Alvalade, em declarações à Renascença: «O Sporting teve uma proposta com valores nada comparados à do Reading, de 750 mil euros, agora aceite pelo Daniel Carriço. É mais um ativo a ser vendido, um jovem jogador de grande qualidade, formado no clube.»

O passe do defesa-central está penhorado a favor de Pedro Baltazar desde dezembro de 2010, altura em que a SAD do Sporting comprou as ações que Baltazar possuía no clube, por cerca de cinco milhões de euros, dando o passe do atleta como garantia para um eventual incumprimento no pagamento do valor em causa.

Jaime Ayash, filho de Moisés Ayash, ex-dirigente do Sporting, defendeu ainda a saída da atual direção liderada por Godinho Lopes: «O Sporting está a atravessar um período muito complicado e, ou mudamos hoje, ou não sei como será no futuro. Estou muito preocupado, até pela relação da minha família com o Sporting. O clube está a ser gerido por gestores sem credibilidade. Claramente estão no mau caminho. Ou se muda já, ou podemos não ter Sporting no futuro.»

Fonte:
 
liedson6.JPG

Liedson sondado para voltar



O regresso de Liedson ao Sporting é um cenário que volta a estar em cima da mesa em Alvalade e, segundo os dados recolhidos por A BOLA no Brasil, o futebolista, atualmente no Flamengo, já foi sondado pelos leões sobre a possibilidade de voltar ao clube no qual foi muito feliz.

O primeiro contacto aconteceu, segundo fonte próxima do jogador, através de um elemento da equipa técnica do Sporting e Liedson, questionado sobre esta possibilidade, não enjeitou a hipótese, pois, apesar de no Bilhete de Identidade já ostentar 35 anos - feitos a 17 de dezembro -, ainda sente ter condições para corresponder às expectativas.

O retorno de Levezinho foi um cenário equacionado pelos responsáveis da Sporting, SAD no verão, pouco depois de o jogador ter abandonado o Corinthians, clube pelo qual conquistou o Brasileirão 2011 e a Taça dos Libertadores da América. Nessa altura não se concretizou e o avançado assinou pelo Flamengo até ao final deste ano. No entanto, nos últimos tempos tem perdido espaço no Mengão, uma vez que a dupla titular normalmente é constituída por Wagner Love e Hernane, e estará na disposição de abandonar o clube do Rio de Janeiro.
 
ruipatricio6.jpg


«Só tenho um pensamento: ficar no Sporting» - Rui Patrício

O guarda-redes Rui Patrício não se deixa levar com as notícias que dão conta de uma possível saída de Alvalade e garante que o desejo é permanecer no Sporting, agora com a responsabilidade acrescida de envergar a braçadeira de capitão.

«Estou bem. Já era capitão anteriormente, agora foi feita outra lista de capitães. Só tenho um pensamento que é ficar no Sporting e dar o meu melhor», disse o internacional português na conferência de Imprensa de apresentação dos novos capitães da lista.

A lista fica completa com o argentino Rinaudo, que transita da anterior, e pelo holandês Schaars, que cresceu na hierarquia da equipa.

Fonte:
 
tonel8.JPG

«Os jogadores têm de dignificar mais a camisola» - Tonel



Dois anos e meio depois de ter deixado Alvalade para representar o Dínamo Zagreb, Tonel mostra-se apreensivo com o momento do Sporting. Defesa central apela à união e ao brio dos jogadores que integram o plantel leonino.

«Os jogadores têm de fazer das tripas coração, têm obrigação de ganhar mais jogos, de fazer mais pontos e dignificar mais a camisola. O que estou a ver não me satisfaz», disse o jogador, de 32 anos, no programa Zona Mista da RTP Informação, acrescentando: «Têm de libertar-se do bloqueio psicológico e unir-se».

«Aqueles jogadores podem fazer muito mais», acredita Tonel, sublinhando que «há poucas referências no balneário» do leão.
 
vercauteren43.jpg


Leões rescindem com Vercauteren, Jesualdo acumula funções

Franky Vercautern já não é treinador do Sporting. O Conselho de Administração da sociedade desportiva dos leões e o belga acordaram esta segunda-feira a rescisão do contrato que vinculava as partes até final da época.

A decisão já foi comunicada à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, com a Administração a informar que Jesualdo Ferreira «acumulará as funções de manager com as de treinador da equipa principal assim que se encontrem cumpridos os procedimentos administrativos necessários para o efeito».

A derrota com o Paços de Ferreira foi decisiva para este desfecho, passando a ser claro que o técnico, de 56 anos, não tinha condições de fazer aquilo a que se propunha.

Vercauteren, aposta de Godinho Lopes, o presidente, assumiu a equipa leonina no final de outubro do ano passado e, então, pediu dois meses para colocar a equipa à sua imagem. O tempo passou, mas o leão continua a padecer das mesmas enfermidades, não dando sinais de recuperação.

Na Liga, Vercauteren somou apenas um triunfo, diante do SC Braga, é certo, mas acumulou três derrotas e dois empates, pecúlio demasiado magro para as ambições da família verde e branca.

A esses números há que juntar um empate e uma derrota no grupo C Taça da Liga, resultados que afastaram os leões da prova, e o afastamento da Liga Europa.

Em três jogos na prova europeia, o Sporting de Vercauteren venceu apenas um, o último (Videton), empatou um (Genk)e perdeu o outro (Basileia).

Fonte:
 
eduardobarroso6.jpg


«Seria catastrófico não aproveitar Jesualdo Ferreira» - Eduardo Barroso

Eduardo Barroso aplaude a decisão de Godinho Lopes de confiar o cargo de treinador do Sporting a Jesualdo Ferreira. Franky Vercauteren, defende, «não convenceu um sócio».

«Desta vez, como ele próprio disse, a escolha [de Vercauteren] foi do presidente.

Tal como Jesualdo, com uns pozinhos de Aurélio Pereira. Ter Jesualdo Ferreira e não o aproveitar era catastrófico», sustentou Eduardo Barroso no programa Prolongamento, da TVI 24.

«Vercauteren teve 11 jogos para provar e não convenceu um sócio. Dos mais calmos aos mais ansiosos», observou.

Fonte:
 
elias2.jpg


Flamengo vai pagar totalidade do salário de Elias

A Imprensa brasileira dá como certo o empréstimo de Elias ao Flamengo. O médio do Sporting jogará no clube do Rio de Janeiro até ao final de 2013 e deve ser apresentado ainda esta quinta-feira.

Segundo noticia o Globosporte, o Flamengo aceitou pagar integralmente o salário do jogador de 27 anos, que aufere 1,3 milhões de euros por ano.

Elias chegou ao Sporting em 2011, proveniente do Atlético Madrid, a troco de 8,8 milhões, naquela que foi a contratação mais cara de sempre do clube de Alvalade, que ficou com 50 por cento dos direitos económicos do jogador. Os restantes 50 por cento pertencem a um grupo de investidores.

Com contrato válido até 2016, o médio chegou a envergar a braçadeira de capitão mas acabou por não vingar de leão ao peito, tendo recebido autorização para procurar clube neste janela do mercado de transferências.

Fonte:
 
assembleia3.jpg


Movimento de adeptos garante verba para AG Extraordinária

O movimento de adeptos Dar Rumo ao Sporting já conseguiu a verba necessária para a realização da Assembleia Geral Extraordinária que visa a demissão da direção presidida por Godinho Lopes.

A Assembleia Geral do clube, que está a verificar as assinaturas e o número de votos, deverá pronunciar-se em breve sobre o assunto, nomeadamente sobre o local e a data para a realização da reunião magna extraordinária.

Fonte:
 
Godinho2012.JPG


Godinho equaciona demissão

No dia em que o movimento Dar Rumo ao Sporting informou a Mesa da Assembleia Geral de que já tem a verba necessária para custear a realização de uma reunião magna extraordinária (e o arrendamento do pavilhão de Odivelas) — já tendo, até, o número da conta bancária dos leões para depositar os 30 mil euros pedidos —, e numa altura em que os serviços administrativos já estão a conferir a validade dos votos recolhidos para o efeito, Eduardo Barroso, presidente da Mesa da AG, confirmou, ontem à noite, ter estado horas antes reunido com Godinho Lopes, que foi ausência notada no jantar de entrega de bolsas dos Leões de Portugal.

Barroso não quis divulgar o teor do encontro mantido por ambos ao almoço, mas o discurso mais sereno na conversa com os jornalistas e os argumentos apresentados sobre a importância estratégica do mês de janeiro, a vários níveis, apontou para a existência de um compromisso entre os dois dirigentes de não realizar a reunião magna em janeiro, mas apenas em fevereiro, tal como os estatutos permitem que aconteça.

«Neste momento, tenho a noção de que os superiores interesses do Sporting fazem com que eu e o presidente Godinho Lopes contribuamos para que esta fase importantíssima para o Sporting possa ser vivida com calma que permita o sucesso das situações que temos de gerir, entradas e saídas de jogadores, a reestruturação financeira e, eventualmente, o dar a palavra aos sócios. Pela primeira vez peço aos sócios: confiem em mim», pediu Eduardo Barroso, vincando que cumprirá «à risca» os estatutos e que com esta Mesa da AG «não haverá irregularidades».

Os estatutos, recorde-se, contemplam a marcação da AG para o efeito «para data não posterior a trinta dias, contados da data em que haja sido requerida», o que dá margem a Eduardo Barroso para a agendar já depois de 31 de janeiro, após o fecho do mercado de transferências.

Há, todavia, uma maneira de evitar a AG, que será a demissão de Godinho Lopes. Pressionado cada vez mais por vários quadrantes do clube, por diferentes grupos de notáveis, Godinho, já ciente que será impossível evitar a reunião magna perante os últimos desenvolvimentos, estará a equacionar abdicar do cargo no fim do mês, fechado o mercado e tratadas algumas questões financeiras prementes, provocando, assim, eleições.

Fonte:
 
eduardobarroso6.jpg

«A mim ninguém me manda recados» - Eduardo Barroso



Jesualdo Ferreira apelou à união dos sportinguistas e até atirou que há gente a mais a falar no clube. O presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Eduardo Barroso, não se sentiu visado.

«A mim ninguém me manda recados. Tenho a certeza que as palavras do professor Jesualdo não eram para mim», afirmou Eduardo Barroso, que falava após a cerimónia da entrega das bolsas de estudo pelo grupo Leões de Portugal, numa unidade hoteleira da capital.

O dirigente confirmou ainda que vai seguir à risca os estatutos do clube, isto na sequência do pedido de Assembleia Geral feito pelo Movimento «Dar Rumo ao Sporting».
 
vercauteren16.jpg

Leões cortam telefone a Vercauteren



A administração leonina prescindiu dos serviços do treinador belga Franky Vercauteren, mas as partes ainda não chegaram a acordo para a rescisão do contrato do técnico, que tinha validade até final desta temporada.

Enquanto isso, os leões vão tomando algumas medidas, e recentemente deram indicação a uma operadora de telemóveis para anular o número que estava atribuído ao treinador belga, retirando-lhe, pois, esse privilégio.

Isto, porque Vercauteren não estava a conseguir fazer chamadas, tendo-se deslocado a um balcão da referida rede móvel para saber o que se passava.

Foi nesse momento que ficou a saber que o Sporting havia dado indicação para anular a assinatura, procedimento que, de resto, já tinha tido com Izmailov, jogador que se transferiu entretanto para o FC Porto.

Entretanto, as negociações para a rescisão prosseguem.
 
miguellopes1.jpg

«Sporting é um passo em frente na carreira» - Miguel Lopes



Miguel Lopes foi esta sexta-feira apresentado como reforço do Sporting. O lateral considera «um passo em frente» a mudança do FC Porto para os leões.

«É sempre um passo em frente na minha carreira vir para este clube. Este é o clube do meu coração e sempre o vi ganhar. Era um sonho vestir esta camisola e estarei, de corpo e alma, sempre pronto para ajudar o Sporting. A equipa está muito focada em querer ganhar o próximo jogo, já depois de ter vencido o Paços de Ferreira em casa. Estamos concentrados em alcançar sempre a vitória», afirmou o jogador no decorrer a apresentação.

Miguel Lopes deu a sua opinião sobre o treinador Jesualdo Ferreira: «É um treinador que já conheço, que tem ideias muito fortes e que ensina muito a todos os seus jogadores. Jesualdo Ferreira é um verdadeiro professor. Se está no Sporting é porque é a pessoa certa.»
 
wolfswinkel23.jpg


Jesualdo quer ponta-de-lança para fazer concorrência a Van Wolfswinkel

Fechado o dossier que visava a contratação de um lateral direito, os leões continuam no mercado a tentar colmatar uma ou outra carência detetada por Jesualdo Ferreira no plantel principal.

Se é certo que a prioridade, neste momento, é baixar os custos com a equipa, e que o dinheiro para eventuais contratações não abunda, bem pelo contrário, a verdade é que os leões gostavam muito de poder contar com mais um ponta-de-lança no plantel, um jogador que possa `provocar` Van Wolfswinkel, ele que não tem concorrente para a posição 9.

Esta é, pois, a principal carência no grupo e que leva os dirigentes do Sporting a estarem muito atentos ao mercado, cientes de que a tarefa que lhes compete não se afigura nada fácil. Mesmo nada.

Primeiro, porque é muito difícil contratar sem dinheiro, ou melhor, muito pouco dinheiro; depois, porque se trata de uma posição muito específica, logo cara, pelo que, além de não haver assim tantas opções de escolha, a mesma terá de ser muito criteriosa, uma vez que os leões querem evitar a chegada de novos `flops`, casos de Seba Ribas ou Bojinov.

Jesualdo Ferreira conhece bem as características de Van Wolfswinkel e sabe que se trata de um avançado de qualidade, apreciado até por vários clubes, mas sabe que, ao `pressionar` o jogador, este poderá sentir-se ameaçado e apresentar um rendimento ainda melhor.

De referir que, após uma época de 2011/12 em bom plano, o holandês está a realizar uma época aquém do esperado, reflexo, também, do fraco rendimento de toda a equipa.

Fonte:
 
Voltar
Topo