O cantinho dos lagartos

pedromendes1.jpg


Parma ´aperta` Pedro Mendes

O nome do jovem defesa-central Pedro Mendes continua na lista de reforços do Parma, informado que está o clube italiano de que o jogador termina contrato e pode, por isso, sair a custo zero.

Atento, o Sporting já fez saber ao jogador que pretende renovar o seu vínculo laboral, tendo Pedro Mendes ficado bastante feliz perante a possibilidade de continuar de leão ao peito.

Entretanto integrado no plantel principal, ele que começou na equipa B, Pedro Mendes deverá ser chamado em breve à Administração para ter então conhecimento da proposta leonina.

De referir que este jovem esteve emprestado ao Real Madrid Castilla na última época e chegou a jogar pela equipa principal merengue na Champions.

Fonte:
 
Wolfswinkel3.jpg

Van Wolfswinkel aponta à vitória em Olhão



Autor do golo que valeu o regresso do leão às vitórias, o holandês Ricky van Wolfswinkel mostrou-se confiante que o Sporting prossiga na rota dos triunfos este domingo, diante do Olhanense.

«Continuar no caminho da vitória», escreveu, sucintamente, o avançado holandês na rede social Twitter, a caminho do Algarve.
 
golo1.jpg

Leões estão com o pior ataque da Liga



O Sporting entra este domingo no Estádio José Arcanjo, em Olhão, com o pior ataque do campeonato. Os leões somam apenas 11 golos e tinham a companhia do Marítimo, que, no entanto, empatou na noite passada em Guimarães a uma bola.

Ou seja, a equipa insular passou a somar 12 golos, tantos como tem o Gil Vicente, enquanto o Sporting soma apenas 11 nas 13 jornadas disputadas.

É verdade que os leões têm menos um jogo que o Marítimo, mas não deixa de ser mais um dado negativo da campanha que o Sporting está a realizar. Algo mais para mudar com Jesualdo Ferreira...
 
labyad2013.jpg


«Labyad quer mostrar toda a sua qualidade no Sporting», diz empresário do jogador

Foi notícia, recentemente, o alegado interesse do FC Porto na contratação de Zakaria Labyad, tema que Marcel Veerman, um dos empresários do jogador e, também, um dos seus grandes amigos, aborda frontalmente, garantindo que nunca tinha ouvido falar disso até ao momento em que, sobretudo na Holanda, os jornais falaram nessa possibilidade.

«Eu e o Labyad ficámos verdadeiramente surpreendidos quando nos falaram que esse assunto era tema de jornal. Nem sabemos sequer de onde isso saiu», diz Veerman, realçando que o jogador está apenas concentrado no Sporting:

O Zakaria Labyad pensa, neste momento, em ajudar a equipa e em continuar a adaptar-se. Essas são as suas metas. O Labyad assinou contrato por cinco temporadas e quer mostrar a sua qualidade no Sporting.

Fonte:
 
godinholopes4.jpg

Godinho Lopes acelera negociações com investidores



O presidente do Conselho Diretivo do Sporting, Godinho Lopes, tem mantido contactos insistentes com potenciais investidores no capital social da SAD e, segundo A BOLA apurou, na semana passada, entre quinta-feira e sábado, esteve em Londres em negociações neste sentido.

Face ao panorama atual de convocação de assembleia geral e da situação financeira da SAD, Godinho Lopes pretende fechar este dossier o mais brevemente possível e, pelos dados apurados pelo nosso jornal, existem três hipóteses em cima da mesa para potenciais investidores, provenientes dos Emirados Árabes Unidos, de Angola e da Rússia.

O objetivo do líder leonino é que os investidores possam tomar entre 30 a 40 por cento do capital social da SAD, com a verba correspondente a esta percentagem a rondar os 80 milhões de euros.

Nas negociações com a banca para a reestruturação financeira está em perspetiva o perdão de uma parte da dívida da SAD que, números redondos, ascende a 230 milhões de euros.

Em cima da mesa está a possibilidade de os parceiros financeiros (BES e BCP) apagarem 60 milhões de euros com contrapartidas, com uma delas a passar pela entrega das verbas correspondentes à quotização nos próximos 40 anos.

Os leões tentam que o remanescente da dívida seja paga com uma taxa de juro mais vantajosa para a SAD. A banca exigiu que os custos do plantel baixassem no imediato, com um corte de 4 milhões de euros até final da temporada.

Esta meta foi alcançada com as saídas de Gelson Fernandes, Elias, Izmailov e Daniel Carriço.
 
insua11.jpg

Leão recusa proposta do Grémio por Insúa



Disposto a abrir mão dos seus jogadores mais caros, pois urge baixar a folha salarial, o Sporting aceitou sentar-se ontem à mesa com dois dirigentes do Grémio de Porto Alegre, que chegaram segunda-feira a Lisboa dispostos a contratar Emiliano Insúa. Mas os valores não convenceram os leões, que recusaram a proposta.

A conversa foi demorada, ocupou grande parte da tarde de ontem, e decorreu na academia do clube, em Alcochete, e, apesar de não ter sido revelado o valor do montante tendo em vista a concretização da transferência, A BOLA apurou que a mesma era muito aquém do pretendido pelos leões.

O próprio presidente do Grémio, Fábio Koff, revelou ao nosso jornal que, agora, o clube «vai partir para outra solução». «A proposta que apresentámos não foi aceite e por isso não há negócio. Se podemos apresentar nova proposta? Não, isso não vai acontecer», garantiu o líder dos brasileiros.

Emiliano Insúa tem contrato com o Sporting válido até junho de 2016 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Um eventual negócio pelo argentino seria, no entanto, por números bem mais abaixo.

Certo é que os leões continuam a precisar de baixar a folha salarial e de encaixar mais euros neste mercado de inverno. E apesar de Fábio Koff assegurar que já está a pensar noutra solução, não será de estranhar que os brasileiros ainda voltem à carga...
 
pranjic02.jpg

Dúvidas sobre Pranjic desfeitas amanhã



O Sporting realiza esta sexta-feira, às 10.30 horas, na Academia, em Alcochete, o último treino antes da receção ao Beira-Mar, marcada para o dia seguinte, às 20 horas, e só então serão desfeitas as dúvidas sobre a disponibilidade de Pranjic, que se encontra com problemas musculares, para este encontro.

André Martins ainda não deverá entrar no lote dos disponíveis.

O treinador Jesualdo Ferreira fará às 13 horas, em conferência de imprensa, a antevisão do encontro.
 
kingseejou.jpg


Seejou King é reforço dos leões

O lateral esquerdo dinamarquês de ascendência gambiana, Seejou King, do Nordsjaelland, confirmou o empréstimo ao Sporting válido por seis meses, com os leões a ficarem com opção de compra.

«Estou muito feliz em poder ter esta oportunidade no Sporting, é um dos grandes clubes da Europa. Quero ajudar o clube a conseguir os resultados e também mostrar o meu futebol», afirmou King à assessoria de imprensa.

King foi escolhido em 2011 entre os melhores jogadores do Torneo de Viareggio Sub-20, que se realiza na Itália. Na temporada 2011/2012, sagrou-se campeão dinamarquês no Nordsjaelland.

King vai integrar os «B» num processo de avaliação para saber se será chamado à equipa A.

Fonte:
 
insua9.jpg


«Insúa não pensa sair», diz empresário do jogador

Maximiliano Insúa desconhece qualquer proposta oficial do Grémio tendo em vista a aquisição do lateral argentino, e faz saber que o jogador «não pensa sair» do Sporting.

«Nada há de concreto. Fala-se de uma proposta de um clube do Brasil, mas nada há de oficial», frisou o irmão e representante de Emiliano Insúa, em declarações à Renascença.

«Ele tem contrato e não pensa sair. Se existisse algo de concreto, poderíamos analisar.

Mas, para já, o que existe é o contrato dele com o Sporting», referiu.

Recorde-se, porém, que Jesualdo Ferreira reconheceu, esta quinta-feira, que à SAD leonina chegou «uma proposta para o Insúa que pode ser muito vantajosa para o Sporting».

Fonte:
 
insua9.jpg

Grémio otimista em relação a Insúa



António Verardi, responsável pelo futebol do Grémio de Porto Alegre, está confiante no sucesso das negociações com o Sporting com vista à contratação do lateral argentino Emiliano Insúa.

«O Grémio está interessado no Insúa. Não posso negar, porque é um bom jogador e, ao Grémio, todos os bons jogadores interessam. Seria uma bela aquisição. Estou a transmitir este desejo como dirigente e adepto. Espero que o Rui Costa (diretor-geral do futebol do Grémio) consiga concretizar a transferência», afirmou Verardi em declarações à Renascença.
 
rojo6.jpg


Rojo obrigado a parar entre três e quatro semanas

Marcos Rojo lesionou-se no jogo com o Beira-Mar e será baixa para Jesualdo Ferreira nos próximos compromissos do Sporting.

O defesa argentino sofreu uma lesão muscular no adutor da coxa direita, durante o jogo com o Beira-Mar, e, segundo anunciou esta terça-feira a direção clínica do clube leonino, o tempo de paragem estimado é de três a quatro semanas.

Fonte:
 
brunodecarvalho5.jpg

Bruno de Carvalho não assume candidatura: «Vamos esperar pela Assembleia Geral»



O antigo candidato às eleições do Sporting, Bruno de Carvalho, excluiu esta terça-feira forçar o cenário de eleições antecipadas no emblema de Alvalade, em conferência de imprensa, preferindo esperar pela Assembleia Geral Extraordinária, que ainda está por agendar mas que deverá ser realizada até 22 de fevereiro, a pedido de um movimento de associados.

«Vamos esperar pelo que vão acontecer primeiro na Assembleia Geral, depois logo se verá. Mas sempre disse que pretendo fazer parte da solução e não do problema, que não restem dúvidas sobre isso», afirmou uma das vozes da oposição a Godinho Lopes. Bruno de Carvalho é, por agora, apenas candidato a candidato.

Bruno de Carvalho deixou ainda críticas a Jesualdo Ferreira, que tinha questionado o timing desta Assembleia Geral, dizendo que «treinador é para treinar e dirigente é para dirigir». O antigo candidato reprovou ainda aquilo que chama de «artimanhas utilizadas para confundir os sócios e retardar a marcação da Assembleia Geral».

«É com estupefação e estranheza que verifico que foram precisos mais de 15 dias para aferir a conformidade da documentação, quando estas são exigências que não duram mais de dois dias», sublinhou, assegurando ainda que, segundo o seu entendimento dos estatutos do clube, «a Assembleia Geral terá de acontecer, o mais tardar, no próximo dia 10 de fevereiro».
 
miguellopes1.jpg

«Se Insúa sair fará falta ao Sporting» - Miguel Lopes



Miguel Lopes e Cedric realizaram esta terça-feira uma visita à ala de pediatria do Hospital D. Estefânia, em Lisboa, distribuindo simpatia e autógrafos pela pequenada. No final, o lateral-direito que chegou há pouco do FC Porto, falou aos jornalistas, e falou sobre a possível saída de Emiliano Insúa.

«É um grande jogador, que faria falta a qualquer equipa, por isso se sair fará falta ao Sporting. Se ficar, por outro lado, vai continuar a ajudar o clube, com certeza», referiu Miguel Lopes.

O lateral referiu-se ainda às chegadas já confirmadas de Joãozinho e Ventura.

«O Ventura já conhecia dos tempos do FC Porto. Já quanto ao Joãozinho vi alguns jogos dele, no Beira-Mar, uma vez que o meu irmão joga lá. São dois bons jogadores que vêm acrescentar qualidade ao Sporting», sublinhou.
 
ventura.JPG

«Não fui empurrado para o Sporting» – Ventura



O reforço Ventura foi, esta quarta-feira, apresentado e garantir que não foi empurrado para o Sporting, mas admitiu que a presença de Jesualdo Ferreira pesou na sua decisão.

Não fui empurrado. Foi uma decisão minha e do Sporting, que estava interessado em mim», afirmou Ventura.

A presença de Jesualdo Ferreira também terá pesado na decisão: «Foi importante. Foi o treinador que me lançou e acredita em mim. Acredito que posso ajudar o treinador e o clube, e a equipa crescer».

Ventura vai enfrentar a concorrência de Rui Patrício e Marcelo Boeck: «Claro que não é fácil, mas o intuito é lutar por um lugar. Vou trabalhar todos os dias para quando for chamado responder»
 
Patrício na frente para a baliza do Barcelona

ng2345178.jpg



Rui Patrício é o guarda-redes eleito para substituir Víctor Valdés no Barcelona num inquérito online que o jornal "Mundo Deportivo" está a fazer, que já conta com quase 22 mil votantes.

Nesta sexta-feira, à hora de publicação desta notícia, o guarda-redes titular do Sporting e da Seleção Nacional soma 6.642 votos (30 por cento), contra 5.256 do uruguaio Muslera (Galatasaray) e 1.684 do alemão Manuel Neuer (Bayern Munique).

Da lista feita pelo jornal catalão constam ainda Petr Cech (Chelsea), Thibaut Courtois (Atlético Madrid), Hugo Lloris (Tottenham), Vicente Guaita (Valencia) e Marc-André ter Stegen (Borussia Mönchengladbach).

Num outro inquérito online, a "Marca" pede aos leitores que escolham o guarda-redes que o Real Madrid deve contratar de imediato, para colmatar a ausência por lesão de Iker Casillas.

Aqui, Rui Patrício surge apenas no 6.º lugar entre os nove nomes propostos, atrás de Andrés Fernández (Osasuna), Roberto (Saragoça), Moyá (Getafe), Diego López (Sevilha), Hugo Lloris (Tottenham) e Júlio César (Queens Park Rangers).




A imprensa espanhola coloca o guardião do Sporting como possível sucessor de Victor Valdés nos catalães, ou como solução para substituir já o merengue Iker Casillas, lesionado com alguma gravidade.

As portas da liga espanhola parecem abrir-se para Rui Patrício, e logo as duas mais douradas, de Barcelona e de Real Madrid. O nome do titular da seleção portuguesa e do Sporting está há dois dias em destaque na Imprensa do país vizinho, mercê da invulgar situação de ambos os colossos espanhóis acusarem problemas (diferentes) nas suas balizas.

No caso do Barcelona, o "eterno" Victor Valdés já anunciou a saída em 2014 - mas até pode transferir-se já no verão... - e os catalães querem um sucessor de peso.









record/jogo
 
joaozinho1.jpg

Jesualdo: «Joãozinho é nome de jogador»



O treinador do Sporting colocou um ponto final na discussão quanto ao nome que o lateral-esquerdo Joãozinho, reforço chegado do Beira-Mar, deverá ostentar.

«Joãozinho tem nome de jogador. É muito mais nome de jogador do que se fosse João Silva. É nele que temos que apostar. E todos têm de entender que há trabalho de casa feito: no dia em que vendeu um jogador [Insúa], contratou um jogador. Toda a gente aqui tem de trabalhar diariamente», afirmou Jesualdo Ferreira, durante a conferência de imprensa de antevisão do jogo com o V. Guimarães, realizada este sábado em Alcochete.
 
ghilas2.jpg

Ghilas a caminho de Alvalade



Ghilas poderá estar muito próximo de se tornar reforço do Sporting. A SAD leonina tinha assegurado direito de preferência sobre o avançado no momento em que cedeu por empréstimo Jorge Chula ao Moreirense e A BOLA sabe que o negócio vai avançar até quinta-feira, dia em que fecha o mercado de transferências.

O Sporting continua a negociar Van Wolfswinkel e os números que chegaram a Alvalade pelo ponta de lança parecem ser suficientes para levá-lo pela Inglaterra, pelo que a SAD está já a acautelar o futuro, de forma a não ficar de mãos atadas caso a saída do holandês se confirme em cima do último dia do mercado de janeiro.

Perante este cenário, Ghilas, avançado argelino de 22 anos, que só na Liga já fez sete golos (é o melhor marcador do Moreirense, último classificado), avançará para Alvalade.
 
Wolfswinkel3.jpg


Empresário de Ricky van Wolfswinkel em Lisboa

O empresário de Ricky van Wolfswinkel, Louis Laros, está em Lisboa e assistiu ao encontro deste domingo entre Sporting e V. Guimarães.

Numa altura em que se fala com insistência na possibilidade do holandês abandonar o clube até ao fecho do mercado, não deixa de ser significativa a presença de Laros em Lisboa, certamente para discutir o futuro do jogador com os dirigentes do Sporting.

O manager do Norwich, Chris Houghton, continua a ter o jogador no topo das suas preferências para o ataque, mas os números pedidos pelo passe do jogador - entre 13 a 14 milhões de euros - parecem estar um pouco acima das possibilidades do clube do leste de Inglaterra.

Fonte:
 
rojo80.jpg


«Não estou arrependido por ter escolhido o Sporting» - Rojo

No verão, Marcos Rojo foi alvo de cobiça de Benfica e Sporting. Depois de vários capítulos, o internacional argentino escolheu o Sporting. Cinco meses depois, o defesa não se arrepende da escolha que fez.

«Estou muito cómodo no Sporting e não me arrependo de nada, encontrei um bom grupo e estou contente com a minha opção», começou por dizer o jogador, que teve a companhia de Joãozinho, durante uma visita a uma escola básica localizada no Parque das Nações, nos arredores de Lisboa.

No final do convívio com os mais pequenos, que fez a alegria dos petizes, o argentino (Joãozinho não falou) abordou a atualidade do leão.

«É bom estar com os miúdos, estou muito contente com esta experiência nova. Estas iniciativas são boas e servem para relaxarmos um pouco. A equipa está bastante melhor, conseguiu três vitórias consecutivas, infelizmente este fim de semana não ganhámos, mas também não perdemos. Há que continuar assim», sinalizou, afirmando, de seguida, que a troca na liderança técnica da equipa foi um bálsamo para os jogadores.

«Todos estamos um pouco mais motivados, os resultados começaram a aparecer e tudo junto contribuiu para que as vitórias aparecessem», contou.

A finalizar, o Rojo afirmou que está prestes a debelar uma lesão muscular no adutor da coxa direita.

«Fisicamente estou bastante melhor, continuo a trabalhar e dentro de duas semanas já poderei estar em condições de voltar a jogar», revelou.

Fonte:
 
Guerra no Sporting chega aos tribunais


eduardobarroso.jpg





A guerra entre o Conselho Diretivo e a Mesa da Assembleia Geral do Sporting atinge nesta fase o seu ponto mais alto e ainda a data da realização da Assembleia Geral não era pública - está agendada para dia 9 de fevereiro, como, de resto, A BOLA já tinha avançado em tempo oportuno... -, e já a Direção avançava ainda ontem, e de acordo com fonte oficial dos leões, com uma providência cautelar para anular a realização da mesma.

A situação no clube de Alvalade chega, pois, aos tribunais, e não se sabe muito bem como tudo irá acabar, mas neste momento há um dado evidente: estes dois órgãos sociais do Sporting estão definitivamente um contra o outro.

Para já, e de acordo com os procedimentos normais, o juiz que analisará a providência cautelar terá agora 10 dias para ouvir os argumentos da parte contrária, o chamado direito ao contraditório, pelo que não tomará uma decisão antes de dia 9 de fevereiro.

No entanto, também é possível que na providência cautelar apresentada pelo Conselho Diretivo contra a Mesa da Assembleia Geral, pois foi ela quem marcou a data da reunião magna, tenha sido pedido para a parte contrária (Mesa da AG) não ser ouvida, situação que também está prevista.

Tudo depende, agora, do juiz que vai analisar o processo, mas fontes contactadas por A BOLA garantem que a providência cautelar pode até nem ser analisada, uma vez que foi interposta ainda antes da data da assembleia geral ser pública.

Mas a verdade é que, entre suposições, todos os cenários estão em aberto, tudo depende do entendimento do juiz, que até pode atender ao pedido do Conselho Diretivo e anular a assembleia geral de dia 9.

Mas aqui surge outra dúvida: será que, na providência cautelar, o Conselho Diretivo pede para que não se realizem mais AG`s até final da temporada, violando os princípios fundamentais do direito das associações?
A verdade é que, caso isso não aconteça, a realização desta reunião magna, se for de facto anulada, poderá acontecer numa outra data breve sem que a Mesa da Assembleia Geral desobedeça ao tribunal...
Certo é que, entre dúvidas e incertezas, só lá mais para meio da próxima semana deverá ser divulgada a decisão do juiz em relação a este delicado processo.

Até lá, resta aguardar, mas, seja como for, esta não deixa de ser uma situação se calhar até inédita em Portugal, pois frente a frente estão o Conselho Diretivo e a Mesa da Assembleia Geral, neste caso de um clube desportivo. Alguns notáveis do Sporting ontem contactados confessaram-se envergonhados com atual estado das coisas...






a bola
 
Voltar
Topo