O cantinho dos lagartos

pauloandrade4.jpg

«Quem dirige o futebol está a matá-lo», alerta Associação de Adeptos Sportinguistas



Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS) levou ontem a efeito o ´VI Pensar Sporting`. Nuno Manaia da Costa relevou a A BOLA a preocupação com a (falta de) segurança. Adeptos têm de unir-se independentemente da cor.

Os adeptos portugueses têm de unir-se e quem manda no futebol cá do burgo tem de lhes dar voz. Esta foi uma das várias conclusões extraídas do ´VI Pensar Sporting`, organizado pela Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS), que decorreu, ontem, em Lisboa.

O Modelo Associativo e o Papel dos Adeptos ou a Falência do Modelo das SAD`s foram alguns dos temas em discussão, com contributos importantes, entre outros, de Paulo Andrade, antigo administrador da SAD leonina, ou Abrantes Mendes, provedor do Plano Nacional para a Ética no Desporto, dois dos oradores convidados para falar a uma plateia que incluiu representantes de FC Porto, V. Setúbal, Belenenses e Académica, também dos alemães do Hamburgo e dos ingleses do FC United, de Manchester.

Nuno Manaia da Costa, presidente da AAS, falou a A BOLA sobre as preocupações atuais, sendo a do policiamento a mais recente.

«Basta ver o que aconteceu em Braga. E aproveito para perguntar: fui eu que vi mal, ou o Paços foi multado por mau comportamento dos seus adeptos? Quer dizer, os adeptos do Paços não foram protegidos, refugiaram-se dentro do campo e o clube ainda é multado? Quem gere o futebol não tem a mínima noção do que se está a passar. É uma situação bastante perigosa. Têm de tomar medidas responsáveis e aqui, mais uma vez, a voz dos adeptos é importante», salientou, sublinhando que «as organizações que dirigem o futebol estão a matar o futebol».
 
golo7.jpg


Estreia dos leões a fazer três golos



Noutras épocas qualquer adepto poderia afirmar que não podia ser verdade os leões só conseguirem marcar três golos num jogo da Liga à 19.ª jornada.

Porém, mesmo com o fraco desempenho dos verde e brancos em 2012/13, não deixa, ainda assim de constituir uma surpresa: nos 18 desafios anteriores, o máximo que o Sporting conseguiu foi apontar dois golos (Olhanense, Moreirense e Gil Vicente).

De resto, recorde-se que o triunfo mais expressivo na presente temporada foi alcançado em jogo relativo à pré-eliminatória da Liga Europa, ainda sob o leme de Ricardo Sá Pinto, com os leões a golearem os dinamarqueses do AC Horsens, por 5-0, na segunda mão, em Lisboa, após empate a uma bola.
 
josecouceiro5.jpg

José Couceiro formaliza candidatura esta quinta-feira



Já com as assinaturas necessárias para poder ir a votos, José Couceiro formalizará esta quinta-feira nos serviços administrativos do Sporting a sua candidatura às eleições do Sporting, agendadas 23 de março.

Ao que foi possível apurar, José Couceiro, ao contrário do que aconteceu com os outros candidatos, nomeadamente Bruno de Carvalho e Carlos Severino, não irá promover qualquer conferência de Imprensa antes de formalizar a sua candidatura.

A entrega da lista acontecerá então esta quinta-feira, entre as 15 e as 16 horas.
 
estadio1.jpg

Caldeira Pires entregou candidatura ao Conselho Fiscal



O advogado Vicente Caldeira Pires formalizou, na manhã desta quarta-feira, a sua candidatura ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting, cujas eleições estão marcadas para 23 de março.

Sob o lema «Independência. Rigor. Verdade», a lista é ainda formada por Nuno dos Santos, Fernando de Carvalho, João Rodrigues, Luís Carvalho, Bernardo Teotónio Pereira, Hugo Fonseca e Filipe Meneses, enquanto Bruno Guerreiro e Carlos Pires estão como suplentes.

Já nas últimas eleições, Caldeira Pires liderou uma lista independente ao mesmo órgão, tendo recolhido cerca de seis por cento dos votos. Agora, porém, mostra-se convicto que os sócios do clube estarão mais sensibilizados à sua causa, lembrando: «O clube está numa situação muito complicada e ano após ano as contas foram aprovadas com louvores à Direção.»
 
capel7.jpg

«Jesualdo Ferreira trouxe aquilo que o clube e os jogadores necessitavam» - Capel



Jesualdo Ferreira é o treinador certo para o momento do Sporting, garante Diego Capel, destacando a experiência do atual responsável técnico dos leões.

«O professor Jesualdo Ferreira é um treinador experiente, conhece bem o campeonato português e trouxe aquilo que o clube e os jogadores necessitavam», afirmou Capel, em entrevista ao jornal Sporting.

O extremo espanhol deixou ainda a garantia: «Todos os jogadores estão com ele [Jesualdo Ferreira]. Temos de remar todos para o mesmo lado.»
 
wolfswinkel3.jpg

Van ´sempre em jogo` Wolfswinkel



Numa época manchada por desilusões e marcada a ferro e fogo para as bandas de Alvalade, encontramos dois jogadores que, fruto de notável consistência exibicional, física e disciplinar, estiveram sempre em campo nesta Liga, completando na plenitude os 1710 minutos de competição.

E se com Rui Patrício tal até pode considerar-se normal e em linha com o passado recente — foi totalista nas épocas 2009/2010 e 2010/2011 — já Van Wolfswinkel é caso raro, pois com dois terços da prova prestes a serem atingidos, apenas oito jogadores, entre os 423 já utilizados, cumpriram na totalidade as 19 jornadas — e entre os oito heróis apenas o holandês não usa luvas.

Para o leitor ter uma ideia do feito até aqui conseguido pelo ponta-de-lança, basta ver que nas últimas cinco temporadas houve 27 totalistas, encontrando-se na lista 16 guarda-redes, 10 defesas, um médio (André Santos, então ao serviço do UD Leiria)… e nem um avançado.

Nenhum dos quatro treinadores que nesta conturbada época se sucederam no comando leonino abdicou, um segundo que fosse, do contributo do n.º 9, de 24 anos — nem para receber os aplausos do público foi retirado…

E a sua utilidade é comprovada pelos números que, como o algodão, não enganam. É de longe o melhor marcador leonino com seis golos entre os 19 apontados na Liga — aos quais há que acrescentar seis nas restantes três provas das quais o Sporting já foi afastado — e que valeram sete pontos: triunfos caseiros sobre Gil Vicente e Beira-Mar e empates frente a Marítimo, Estoril e V. Guimarães.

Já disciplinarmente Van Wolfswinkel terá de ter muito cuidado para não estragar o seu registo, pois encontra-se à beira da exclusão — tem quatro amarelos, tantos como os que viu em toda a Liga passada, na qual realizou 25 partidas e obteve 14 golos.

É que apesar da profunda refundação do plantel sofrida nas últimas semanas, o ataque dos bebés de Alvalade apresenta poucas alternativas ao holandês e à semelhança dos técnicos que o antecederam no cargo, Jesualdo Ferreira não dispensa o seu n.º 9, com estatuto de veterano no meio de tanta verdejante mocidade.
 
jeffren13.jpg

«Vamos continuar a dar tudo» – Jeffrén



O extremo espanhol Jeffrén lamentou a derrota frente ao Estoril, mas assegurou que o grupo não vai atirar a toalha ao chão e que vai continuar a trabalhar para alcançar os resultados pretendidos.

«Gostava de ter contribuído neste jogo mas não foi possível... Já com a cabeça no próximo jogo. Este clube é grande na história, não vamos baixar os braços e vamos continuar a dar tudo de nós até que tudo saia como vocês merecem. Juntos vamos conseguir», afirmou Jeffrén, em declarações ao Facebook.

O Estoril derrotou, na sexta-feira, o Sporting, por 3-1.
 
godinholopes.jpg

Tragam dinheiro!



A renúncia dos Órgãos Sociais do Sporting levou à marcação de eleições antecipadas para o dia 23 de março. Até lá, mantém-se em funções o presidente demissionário, Godinho Lopes, que ontem enviou uma carta ao líder da Mesa da Assembleia Geral (MAG), Eduardo Barroso, onde, implícito, deixa um aviso para os candidatos ao ato eleitoral: tragam dinheiro. É que é urgente injetar capital para resolver os imediatos problemas do clube.

Carlos Severino, Bruno de Carvalho e José Couceiro são os três candidatos na corrida eleitoral dos leões. Avisados estão para a necessidade de injetar 25 milhões de euros para fazer face aos problemas do Sporting e Godinho Lopes, na missiva enviada à MAG, para isso avisa — a gestão do ainda presidente leonino, recorde-se, foi criticada quer por Carvalho quer por Couceiro, com o primeiro inclusivamente a ameaçar recorrer à justiça se encontrar o clube com pagamentos em atraso.

«Estamos assim todos perfeitamente cientes de que se vive uma situação de verdadeira emergência, a exigir atuações urgentes e decididas, que o Conselho Diretivo demissionário não está em condições e não pode mesmo tomar. Até às eleições, o Conselho Diretivo mantém-se no seu posto e não enjeita responsabilidades, embora com possibilidades de atuação pelas circunstâncias já descritas muito limitadas», aponta Godinho Lopes na carta a que A BOLA teve acesso, antes de continuar:

«Assim que seja conhecido o resultado das eleições, os eleitos deverão imediatamente entrar em funções, assumindo plenamente cargos e responsabilidades. Terão a legitimidade e os meios com que necessariamente se muniram para as soluções que certamente terão e para cuja implementação se candidatam.»

Godinho Lopes, que revela ter fornecido «aos candidatos toda a informação sobre a situação do clube», lembra que os estatutos, agora, permitem que a tomada de posse dos novos órgãos sociais possa acontecer não imediatamente a seguir à divulgação dos resultados das eleições mas durante um período de quinze dias.

Mas avisa que uma demora «só pode agravar ainda mais os problemas», causando um vazio de poder no seio do emblema de Alvalade.

Godinho Lopes considera também que o processo que conduziu à sua renúncia fou «incendiário» e lembra que alertou para os riscos da mudança nesta altura.
 
wolfswinkel3.jpg

West Ham pensa em Van Wolfswinkel



A Imprensa italiana revela que o West Ham está no mercado por um avançado para substituir o internacional Andy Carroll e que o holandês Ricky Van Wolfswinkel estará entre as hipóteses.

De acordo com o Calciomercato, os responsáveis dos hammers sabem que no final da temporada termina o empréstimo de Andy Carroll, que foi cedido pelo Liverpool, pelo que precisam de garantiu uma alternativa.

É neste cenário que surge o nome de Van Wolfswinkel, um jogador que é seguido por alguns clubes ingleses.

O avançado tem contrato com o Sporting até 2016.
 
joaozinho6.JPG

Rojo volta ao eixo com regresso de Joãozinho



Joãozinho volta a entrar nas contas de Jesualdo Ferreira para o clássico do próximo fim de semana, em Alvalade, com o FC Porto.

O lateral-esquerdo cumpriu no Estoril um jogo de suspensão e o regresso à equipa na jornada que se avizinha permite libertar Rojo (que jogou como lateral na Amoreira) para o eixo defensivo e desfazer a jovem dupla de centrais dos últimos dois encontros, formada por Tiago Illori e Eric Dier.

Fora das opções para o jogo com os dragões deverá manter-se o defesa-central holandês Boulahrouz, que após paragem de três semanas, em virtude de um problema muscular, dificilmente apresentará as condições físicas necessárias para entrar nas contas do treinador leonino.
 
wolfswinkel98.jpg

`Iceman` Wolfswinkel está a derreter



Mais difícil do que conquistar uma reputação é mantê-la e Ricky van Wolfswinkel vai ter de fazer pela vida para voltar a ver o seu nome inscrito na lista de marcadores de grandes penalidades dos leões.

Com o terceiro falhanço da época (depois de desperdícios com Nacional e Beira-Mar) - consumado, anteontem à noite, no Estoril - o avançado holandês não só manteve a zero a estatística na marca dos 11 metros como deitou por terra os argumentos que justificavam a alcunha de Iceman (homem de gelo) trazida da Holanda e conquistada por conta da frieza antes demonstrada na conversão de castigos máximos.

O gelo de Van Wolfswinkel, percebe-se agora, até as capacidades do holandês na marcação de grandes penalidades congelou.
 
bruma1.jpg

Godinho quer «fechar» com Bruma antes de sair




Renovação com o extremo é para estar consumada antes de 23 de março. Jogador prefere esperar para ver mas o presidente vai tentar convencê-lo.

Godinho Lopes quer abandonar a cadeira presidencial do Sporting o mais depressa possível após as eleições de 23 de março mas antes desta data pretende resolver em definitivo a questão relativa à renovação de Bruma, a mais recente pérola leonina que nos dois últimos encontros dos leões marcou, frente ao Gil Vicente, e assistiu Ricky van Wolfswinkel, na Amoreira.

Após ter dado (e muito) nas vistas na equipa B, o extremo, 18 anos, passou, já no consulado de Jesualdo Ferreira, para o conjunto principal, evidenciando-se pela irreverência, capacidade técnica e sentido de oportunidade. A questão da renovação contratual já estava a ser tratada antes da chegada do manager/treinador a Alvalade, mas acelerou a partir do momento da ascensão prematura de Bruma.

Para todos os efeitos, o luso-guineense assinou em 2011 um contrato até 2016, mas os responsáveis do clube de Alvalade pretendem ultrapassar em definitivo as fragilidades contratuais, pois, à luz da legislação da FIFA, jogadores com menos de 18 anos - Bruma tinha 16 quando assinou - não podem assinar por mais de três anos...

O caso mais mediático a exemplificar esta legislação da FIFA em termos de futebol nacional foi o da saída de Labyad do PSV precisamente para o Sporting no verão passado. Ciente disso, o Sporting pretende, agora que Bruma já atingiu os 18 anos, apresentar-lhe um novo contrato, válido até 2018, mantendo-se a cláusula de rescisão nos 30 milhões de euros mas contemplando um substancial aumento de ordenado.
 
labyad1.JPG

«Jesualdo Ferreira deu-me confiança» - Labyad



Labyad diz ter ganho um novo alento no Sporting com a chegada de Jesualdo Ferreira ao cargo de treinador dos leões.

«Jesualdo Ferreira deu-me confiança. Toda a gente está contente com ele», realça em entrevista ao Voetbalzone o extremo marroquino, recordando as experiências com Sá Pinto e Franky Vercauteren.

«Sá Pinto foi o primeiro treinador com quem trabalhei, queria integrar-me aos poucos mas infelizmente lesionei-me. Após a sua demissão surgiu Vercauteren, que parecia apostar em mim. Disputei os primeiros dois jogos com ele, mas depois fiquei no banco. Foi frustrante», confidencia.
 
godinholopes5.jpg

Dedo apontado à «falta de solidariedade institucional» dos candidatos



O Conselho Diretivo do Sporting emitiu um comunicado apontando o dedo às recentes criticas dos candidatos às eleições dos leões, nomeadamente no desempenho da equipa de futebol. Não citando nomes, a Direção pediu a todos que «entendam a necessidade de recato e tranquilidade para todos os atletas e técnicos que representam o Sporting».

Leia o comunicado:

«O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal tem continuado o seu trabalho, procurando todos os dias as soluções que melhor sirvam os interesses do nosso Clube. Tem-se mantido, assim, indiferente à maledicência e à falta de solidariedade institucional, que mesmo nesta fase alguns continuam, lamentavelmente, a demonstrar.

Todavia, neste momento, o Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal não pode deixar de alertar e apelar para que todos - sobretudo os sportinguistas - entendam a necessidade de recato e tranquilidade para todos os atletas e técnicos que representam o nosso Clube e lutam para o seu engrandecimento»


O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal
Lisboa, 27 de Fevereiro de 2013
 
menezes1.jpg

«Estou preparado para ajudar o Sporting» – Menezes Rodrigues



Menezes Rodrigues está preocupado com o futuro do Sporting e revelou, esta quarta-feira, disponibilidade para ajudar o clube de Alvalade se for necessário.

«Se as coisas se complicarem muito, eu estarei cá para ajudar a resolver os problemas do Sporting. A situação é muito difícil e parece-me que a probabilidade de as coisas correrem mal é maior do que as de correrem bem. Há forte possibilidade do novo presidente não ter condições para governar o Sporting. Estou preparado para ajudar, se necessário», afirmou Menezes Rodrigues, em entrevista à rádio Renascença.

O dirigente também analisou as atuais candidaturas à presidência do Sporting: «O José Couceiro é um homem do futebol. Foi dirigente, treinador, selecionador e pode trazer importantes conhecimentos sobre a modalidade, para o Sporting. O Bruno Carvalho até pode ter tirado um curso de treinador, mas não é um homem do futebol. Carlos Severino é uma boa pessoa e um homem da comunicação».
 
wolfswinkel5.jpg

«Vamos fazer tudo para impedir o FC Porto de ser campeão» - Van Wolfswinkel



Ricky van Wolfswinkel diz que o Sporting vai «fazer tudo» para levar a melhor no clássico com o FC Porto, em Alvalade, dando conta do objetivo do leão de impedir o rival de sagrar-se campeão nacional.

«Eles têm de ganhar e nós queremos ganhar. Vamos fazer tudo para vencer e impedi-los de serem campeões», afiançou esta quarta-feira o avançado holandês, que esteve de visita ao IPO, em Lisboa, na companhia de Tiago Ilori.

«Tenho a certeza que vamos fazer um bom jogo, estamos a trabalhar bem e sinto que vamos estar num bom nível», referiu.

O momento do Sporting, admitiu, é «muito difícil», sendo certo que «os jogadores mais experientes têm procurado ajudar os mais jovens, que têm jogado agora».

«É difícil para eles entrar numa equipa que não tem correspondido, mas estão muito bem, nos treinos e nos jogos, e nós fazemos o que podemos para ajudá-los a permanecer na equipa», indicou.

«Com os adeptos a apoiar a equipa o Sporting pode ganhar a qualquer adversário», atirou.
 
couceiro14.jpg

Couceiro lança canal de televisão



José Couceiro lançou, esta sexta-feira, o seu canal de televisão, que tem o seu nome, e que estará apenas acessível online.

O candidato à presidência do Sporting inaugurou ainda outras plataformas nas redes sociais, no «Twitter» e «Facebook».
Tudo pode ser visto no «site» josecouceiro.tv, que estará disponível até ao dia das eleições (23 de março).
 
izmailov3.jpg

«Só deixava sair Izmailov se viesse Hulk ou Falcao» – Couceiro




O candidato à presidência do Sporting, José Couceiro, revelou que em 2011 existiu a possibilidade do extremo russo Marat Izmailov rumar ao FC Porto, mas que defendeu que essa transferência só iria para a frente se os portistas cedessem Hulk ou Falcao.

«Esse dossier esteve em cima da mesa em 2011, mas não foi em frente porque apenas deixaria sair Izmailov se o FC Porto cedesse um dos seus melhores jogadores, como Hulk ou Falcao», afirmou Couceiro.

O dirigente também abordou as declarações do candidato Carlos Severino sobre Jesualdo Ferreira e os infiltrados em Alvalade, e classificou essa situação como profundamente lamentável.

Couceiro garantiu que o projeto Sporting TV é para avançar e com o intuito de que seja o melhor canal de Portugal.
 
ericdier4.jpg

Rinaudo, Dier e Adrien no miolo para travar o Dragão



Oontem, na conferência de imprensa de antevisão do jogo de hoje, com o FC Porto, no Estádio José Alvalade (19.45 horas), Jesualdo Ferreira, treinador do Sporting, e quando o convidaram a abordar a estratégia para o embate com os portistas, e que jogadores poderiam ser escolhidos para alinhar de início, nada disse.

Como é óbvio, Jesualdo Ferreira sabe exatamente o que pretende, mas optou por não divulgar. «Tenho o onze na minha cabeça» atirou apenas o experiente técnico leonino.
E a verdade é que, tendo em conta informações recolhidas por A BOLA, Jesualdo Ferreira pode, de facto, surpreender o FC Porto, não em relação há forma como vai abordar a partida, mas sim nos elementos escolhidos para entrar no onze.

Tudo porque, ciente de que muita da magia do futebol dos portistas passa pelos homens do meio-campo, o técnico pode optar por colocar uma espécie de tropa de choque neste setor do terreno e, nesse caso, Eric Dier pode subir uns metros no terreno para passar a atuar ao lado de Rinaudo, passando o leão a ter mais força nessa zona do terreno, o que, a confirmar-se, deixaria Zezinho, um jogador mais tecnicista, em maus lençóis, no sentido de que seria sacrificado do onze.

Aqui, entraria ainda Adrien, ele que, recuperado de lesão, e sendo escolha habitual de Jesualdo Ferreira, ocuparia a posição 10, relegando o marroquino Labyad para o banco de suplentes - no caso de Adrien, de resto, opte Jesualdo Ferreira pela hipótese A ou B, terá sempre, à partida, o seu lugar garantido nos onze melhores, se assim se puder dizer.


Esta hipótese A foi, de resto, a mais trabalhada durante a semana pelos leões, mas a verdade é que a ausência de João Moutinho no FC Porto, ele que é um dos principais estrategas dos portistas, deixa em aberto a possibilidade de Jesualdo Ferreira optar por uma hipótese B, o que, a confirmar-se, acabaria por abrir espaço para a entrada de Zezinho, passando então Joãozinho para o banco de suplentes.

Expliquemos: Zezinho entraria para o meio-campo, mais perto de Adrien, ficando Rinaudo sozinho à frente da defesa. Eric Dier, por seu turno, recuava alguns metros e passaria para a sua posição de origem, defesa-central, formando dupla com Tiago Ilori, situação que obrigaria Marcos Rojo a deslocar-se para a esquerda, ficando Joãozinho de fora dos titulares.
Ou seja, toda e qualquer mexida terá lugar nos setores mais recuados, uma vez que do meio-campo para a frente parece estar tudo já devidamente definido.

Nesse sentido, com Adrien na posição 10, Bruma deverá começar encostado à ala direita, Capel no flanco oposto e, no centro do ataque, o holandês Van Wolfswinkel.
Será com estas armas, pois, que o Sporting vai abordar o jogo com os dragões, que, em caso de vitória, pode ser muito importante para aumentar a confiança de uma equipa descrente.
 
tiagoilori1.jpg

Tiago Ilori é para renovar




O defesa Tiago Ilori é outro dos jogadores que Godinho Lopes gostava de deixar blindado antes de abandonar funções em Alvalade e, segundo A BOLA apurou, já existem conversações entre a administração da SAD e o representante do jogador, Pini Zahavi, para que este prolongue a sua ligação ao clube de Alvalade até 2017 ou 2018.

O atual vínculo do defesa-central ao Sporting expira em 2014 e tendo em conta que o futebolista tem dado uma resposta muito positiva desde que foi integrado na equipa principal - foi um dos melhores em campo no encontro frente ao FC Porto. Godinho Lopes gostaria de encerrar este dossier antes de abandonar funções, porque está ciente de que Ilori aufere um dos ordenados mais baixos do plantel.

Além disso, o jogador recusou em janeiro sair para o Toulouse, que lhe oferecia um vencimento bem superior ao que atualmente e a renovação de contrato também será um prémio para a dedicação do jogador.

A cláusula de rescisão de Ilori, no momento, já está nos 30 milhões de euros e não deverá sofrer uma alteração substancial.
 
Voltar
Topo