O cantinho dos lagartos

jesualdo43.jpg

Jesualdo Ferreira recebe apoio e confiança



Apesar de ainda não ter sido designado o novo Conselho de Administração da SAD, os novos responsáveis pelo futebol sportinguista já falaram ontem com Jesualdo Ferreira.

Um contacto telefónico apenas para demonstrar total apoio ao técnico e total confiança no trabalho que está a desenvolver.
 
jesualdo16.jpg

Bruno de Carvalho vai propor renovação a Jesualdo Ferreira



Bruno de Carvalho anunciou que uma das primeiras medidas a tomar quando assumisse a presidência do Sporting, algo que acontecerá quinta-feira, depois de hoje serem anunciados os resultados finais, seria reunir-se com Jesualdo Ferreira, o treinador e manager que vai colocar o lugar à disposição do novo presidente.

Esta tomada de posição do técnico deve-se a uma questão de princípio, pois o seu acordo era com Godinho Lopes, pelo que não quer condicionar as ideias do novo dono da cadeira do poder de Alvalade. Mas a intenção do homem de Mirandela passa por, pelo menos, acabar a temporada.

No entanto, segundo A BOLA apurou, no pensamento de Bruno de Carvalho está uma proposta para a continuação de Jesualdo Ferreira no cargo de treinador para além do final desta temporada.

A estrutura do futebol de Bruno de Carvalho, que além do presidente integrará Augusto Inácio (após o final da temporada) e Virgílio Lopes, está satisfeita com o trabalho que está a ser desenvolvido por Jesualdo até ao momento e está consciente de que este se encaixa no projeto de aposta na formação também preconizado pela lista B.

Porém, muito terá de ser acordado entre o novo líder de Alvalade e Jesualdo Ferreira, até porque não se conhecem, nunca conversaram e logo terá de existir uma troca de ideias longa sobre o futuro do futebol leonino para que se chegue a base de entendimento.
 
SCP5.jpg

Resultados divulgados às 19 horas em conferência de Imprensa



A Mesa da Assembleia Geral, liderada por Eduardo Barroso, agentou para as 19 horas desta terça-feira conferência de Imprensa para divulgação dos resultados finais das eleições, realizadas no passado sábado.

O acto terá lugar no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.
 
marcelo1.jpg

«Esperamos o melhor possível de Bruno de Carvalho» - Marcelo Boeck



O guarda-redes brasileiro Marcelo Boeck está esperançado que Bruno de Carvalho possa fazer o melhor possível pelo Sporting.

De visita ao Espaço Monsanto, acompanhado pelo jovem Fabrice Fokobo, no âmbito de uma iniciativa da Fundação Sporting, Marcelo Boeck referiu-se ao sucessor de Godinho Lopes na presidência do clube.

«Os sócios tiveram o poder de eleição e, agora, os jogadores esperam que seja o melhor possível para o Sporting», afirmou, fazendo questão de referir que o plantel ainda não teve qualquer contacto com Bruno de Carvalho.
 
marceloboeck6.jpg


«Se o Rui Patrício sair, que seja o melhor para ele e para o Sporting» - Boeck


O guarda-redes brasileiro tem vivido na sombra de Rui Patrício ao longo do ano e meio que leva ao serviço do Sporting, mas garante estar preparado para assumir a titularidade caso se confirme a transferência do habitual dono das redes leoninas no final da época.

«Trabalho sempre para ser titular, mas também quero que, se o Rui Patrício sair, seja muito bom para o Sporting e para ele próprio. Além de ser um grande guarda-redes também é um grande amigo», afirmou Marcelo Boeck, que falava durante uma visita ao Espaço Monsanto, em Lisboa, onde confraternizou com várias crianças no âmbito de uma iniciativa da Fundação Sporting.

Apesar do estatuto de suplente, o guarda-redes garantiu sentir-se muito bem no Sporting e até admitiu estar tudo bem encaminhado para renovar contrato: «Houve uma primeira conversa, mas tudo vai passar agora pelo novo presidente. O meu intuito é ficar no Sporting, adaptei-me muito bem e gosto muito do clube, por isso está tudo favorável.»
 
marceloboeck7.jpg

«Só se fossemos loucos é que não queríamos Jesualdo connosco» - Marcelo Boeck



Jesualdo Ferreira tem total apoio do plantel. Garantia do guarda-redes brasileiro Marcelo Boeck.

«Apoiamos sempre o treinador que está no clube. Sendo o Jesualdo a pessoa que é, o caráter que é, o treinador que é e o currículo que tem, só se fossemos loucos é que iríamos contra isso», afirmou Marcelo Boeck, à margem de uma visita ao Espaço Monsanto, acompanhado pelo jovem Fabrice Fokobo, no âmbito de uma iniciativa da Fundação Sporting.

O guarda-redes, contudo, realçou que a decisão sobre a permanência de Jesualdo Ferreira está nas mãos de Bruno de Carvalho: «Gostamos muito do professor e gostávamos de contar com ele no futuro, mas são decisões que cabe à Direção.»
 
brunodecarvalho24.jpg

Tomada de posse antecipada devido a «questões urgentes do clube e da SAD»



Inicialmente prevista para quinta-feira, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais do Sporting foi antecipada em um dia, segundo explicou Bruno de Carvalho, devido a «assuntos relacionados com o Sporting e a SAD, que requerem urgência na sua resolução».

«Não, não fui eu que pedi para antecipar a tomada de posse. A decisão tem que ver com questões urgentes que envolvem o clube e a SAD, que têm de ser resolvidas», indicou o novo presidente dos leões.

Instado a pronunciar-se sobre a continuidade de Jesualdo Ferreira como treinador do Sporting, Bruno de Carvalho não se alongou: «Não vale a pena especularem. Amanhã [quarta-feira], depois de tomar posse, começarei a fazer reuniões oficiais, a inteirar-me dos assuntos. Como vos tinha dito, já reuni com os credores durante as eleições»

«As pessoas no Sporting estão habituadas a falar muito, mas daqui em diante vai-se começar muito mais a fazer do que a falar», anunciou, deixando claro que futuramente o Sporting terá «uma só voz, a de Bruno de Carvalho».
 
jesualdo10.jpg

Jesualdo Ferreira quer perceber estrutura



Jesualdo Ferreira já recebeu alguns contactos, ainda que informais, por parte da nova estrutura do futebol leonino, mas hoje é que se reunirá pela primeira vez em termos oficiais com o novo presidente, Bruno de Carvalho, que tal como A BOLA anunciou na sua edição de ontem, pretende a continuidade do professor na próxima temporada.

Jesualdo está disponível para renovar contrato, mas primeiro que perceber qual a estrutura do futebol e qual a definição de pelouros antes de tomar uma decisão, uma vez que neste momento tem poderes alargados e pretende perceber quais as competências que lhe serão atribuídas em concreto.
 
brunocarvalho6.jpg

Bruno de Carvalho entra ao serviço



Ao contrário do que estava previsto e face a necessidades urgentes e imperiosas da SAD e do clube, a tomada de posse de Bruno de Carvalho, que deveria acontecer apenas amanhã, para respeitar as 48 horas para eventuais reclamações, foi antecipada num dia. Esta quarta-feira, no auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade, Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho, é empossado como o 42.º presidente da história do Sporting Clube de Portugal.

E o seu primeiro ato de gestão será financeiro, pois terá de desembolsar até amanhã cerca de quatro milhões de euros para livrar o clube do crivo da UEFA e cumprir os requisitos do fair-play financeiro.

Na madrugada de domingo passado a festa foi rija. Apesar de terem sido anunciados resultados provisórios, já se sabia que Bruno de Carvalho tinha ganho as eleições porque os votos que faltavam ser contabilizados nunca conseguiriam operar uma reviravolta surpresa como sucedeu em 2011.
 
brunodecarvalho1.jpg

Bruno de Carvalho já está na Academia



O novo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, chegou à Academia dos «leões» às 12.15 horas.

O máximo dirigente do Sporting irá agora começar a conhecer os cantos à casa e conversar com o treinador Jesualdo Ferreira e jogadores.

Bruno de Carvalho será hoje empossado presidente do Sporting, numa cerimónia marcada para 19 horas e que irá decorrer no auditório.
 
brunodecarvalho29.jpg

«Urge demonstrar ao mundo o que é o Sporting» - Bruno de Carvalho



Sem tempo a perder, Bruno de Carvalho promete total dedicação ao Sporting por parte dos órgãos sociais recém-eleitos, no sentido de devolver ao clube a grandeza de outrora.

«Gostava que as pessoas tivessem de mim a imagem do grande Sporting que eu aprendi a amar, do Sporting que era uma potência indiscutível em todas as modalidades. No final de tudo isto que agora começámos, gostava que as pessoas se recordassem de mim com o carinho e com a crença de que esteve à frente do clube alguém que deu tudo e que ajudou o Sporting a voltar a ser o que todos nós sabemos que o Sporting é, mas que urge demonstrar ao mundo que o é, de facto. Desde que haja essa lembrança de muito trabalho, de muito esforço, e, com certeza, de muita glória, eu ficarei muito feliz pelo meu mandato como presidente do clube», disse o 42.º presidente dos leões, em entrevista ao jornal ´Sporting`.

Eleito na segunda votação mais concorrida da história do clube, considera Bruno de Carvalho que a forte participação dos sócios representa «uma vontade muito, muito grande de mudança no Sporting», mas também «uma grande responsabilidade» sobre os novos órgãos sociais.

«Sabemos perfeitamente que somos o alvo dessa esperança e dessa vontade de mudança. Tudo faremos para honrar essa confiança e podermos começar a transmitir aos sportinguistas, no dia-a-dia, a grandeza que todos nós sabemos que é própria do Sporting Clube de Portugal, quer a nível das atitudes, quer a nível dos nossos feitos, quer a nível da conquista de títulos. É isso que nós vemos nestes resultados expressivos que obtivemos nestas eleições», indicou.

Convidado a endereçar mensagem ao universo verde e branco, prometeu total dedicação à causa leonina.

«Acreditem em que esta demonstração de confiança que foi dada vai ser respeitada e honrada por nós, e que vamos estar 24 horas dos nossos dias a servir o Sporting e a potenciar tudo aquilo que nós sabemos que são as coisas boas deste clube e a sua grandeza a nível nacional e internacional. Vamos trabalhar todos os dias, quer no clube, quer na SAD, para a alegria dos nossos associados e adeptos. Contamos, em breve, ter muitos mais associados. Todos juntos, vamos conseguir ultrapassar todos os obstáculos e dificuldades que nos são colocadas. É típico do leão conseguir ultrapassá-las», realçou Bruno de Carvalho.
 
schaars3.jpg

Leão quase na máxima força em Braga



Só Boulahrouz não é opção para Jesualdo. Miguel Lopes, Schaars, Rojo e Carrillo seguem viagem.

O Sporting enfrenta na próxima segunda-feira mais um duro teste nesta sua missão de tentar chegar aos lugares europeus de forma a garantir presença na Liga Europa na próxima temporada - a diferença para o Estoril, quinto classificado, é de quatro pontos - ao medir forças com o SC Braga, na Pedreira.

E se o adversário exige concentração máxima e empenho total, Jesualdo Ferreira pode estar satisfeito por ter quase todo o plantel à sua disposição. De facto, o técnico apenas não pode contar com Boulahrouz. Miguel Lopes e Schaars voltam a entrar nas opções, recuperados que estão das suas lesões, e também com os internacionais Carrillo e Rojo, que já regressaram das respetivas seleções.

Apesar de ter mais soluções, não são de esperar grandes alterações em relação à equipa que venceu o Vitória de Setúbal, sendo previsível que Miguel Lopes volte a merecer a confiança do treinador para o lado direito da defesa em detrimento de Cédric.
 
jesualdo10.jpg

«Temos de reconhecer com humildade que o SC Braga está por cima» - Jesualdo Ferreira



Jesualdo Ferreira diz que a diferença entre Sporting e SC Braga têm vindo a ser esbatida nos últimos anos. Acredita, por isso, que um leão humilde e consciente do valor do adversário terá mais hipóteses de êxito no embate da 24.ª jornada da Liga.

«O Sporting é um grande clube, que tem neste momento uma equipa menos regular do que seria desejável. O SC Braga foi crescendo e, neste momento, é um clube grande; as equipas acompanharam sempre esse desenvolvimento e há um equilíbrio entre a grandeza do clube e a qualidade competitiva da sua equipa. A distância sob o ponto de vista de história entre as duas equipas acabou por ser decisiva ao longo do tempo, mas a diferença foi diminuindo com o crescimento do SC Braga, clube do qual gosto muito e do qual guardo gratas recordações», afirmou em conferência de Imprensa o treinador leonino, indicando o caminho para o sucesso:

«Acima de tudo temos de apresentar grande humildade para reconhecer o valor do SC Braga neste momento. Esse será o primeiro passo para podermos ser confiantes, estar alertas e dizer quem somos. A única forma de o fazer é jogar para ganhar», apontou Jesualdo Ferreira, reforçando: «Temos de reconhecer com humildade que neste momento o SC Braga está por cima e tirar dessa humildade a força e a confiança necessárias para ganhar o jogo».
 
wolfswinkel5.jpg

Jesualdo admite Van Wolfswinkel mais pressionado



Jesualdo Ferreira diz que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar que a transferência de Ricky van Wolfswinkel para o Norwich aumente a pressão sobre o avançado holandês enquanto alinhar de leão ao peito.

«Vamos tentar que não seja [uma situação de maior pressão para o jogador], mas é uma porta aberta para que possa vir a ser. É uma situação não muito vulgar, mas houve uma estratégia que o clube entendeu que devia fazer e nada tenho de comentar. Compete-me fazer a proteção do jogador, o entendimento com o grupo e esperar que o Ricky responda à altura e às exigências que a equipa tem e quer dele», sublinhou.

«Na época passada ele esteve melhor do que está agora. Esperemos que até ao fim o Ricky ajude a equipa e consiga mais golos ou pelo menos os mesmos que fez até agora», desejou Jesualdo Ferreira.
 
cedricsoares1.jpg

«Acreditem! Vamos chegar à Europa» - Cédric Soares



O jovem lateral do Sporting, Cédric Soares, é o destaque da capa do jornal Sporting, apelando aos adeptos para que continuem a apoiar a equipa.

«Acreditem! Vamos chegar à Europa. Temos de encarar todos os jogos como uma final», diz o jogador.

Cédric comentou ainda a vitória por 3-2 no Estádio Axa, um exemplo para aquilo que a equipa tem de fazer até final do campeonato. «Mostrámos que nem sempre os pontos contam e que nós somos o Sporting e eles são o SC Braga. É com esta atitude vencedora que temos de encarar todos os jogos até ao final.»
 
VENTURA2.jpg

Jeffrén de fora na estreia de Ventura



O guarda-redes Ventura foi convocado para o jogo deste sábado com o Moreirense, estreando-se assim nos eleitos de Jesualdo Ferreira para a equipa principal do Sporting.

Marcelo Boeck foi o guarda-redes preterido pelo treinador leonino, destacando-se ainda a ausência do extremo Jeffrén e o regresso do avançado Ventura.

Joãozinho, castigado, e Boulahrouz, a recuperar de lesão, não entram nas contas para a receção à formação de Moreira de Cónegos, agendada para as 20.30 horas deste sábado.

Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Hugo Ventura;
Defesas: Cédric, Fabrice Fokobo, Eric Dier, Tiago Ilori, Rojo e Miguel Lopes.
Médios: Rinaudo, Adrien Silva, Schaars, Bruma, Labyad, Capel e André Martins.
Avançados: Rubio, Viola e Ricky van Wolfswinkel.
 
vanwolfswinkel.jpg

«Se Ricky não está, problemas aumentam» - Jesualdo Ferreira



Amado por uns, odiado por outros, a verdade é que Ricky Van Wolfswinkel tem sido o abono de família do Sporting, decisivo na partida com o SC Braga. O avançado já conta com onze golos no campeonato, marca que o deixa destacado dos restantes companheiros. Aliás, não há outro avançado que lhe faça frente em Alvalade.

«Não é normal a dependência do Ricky, mas não é ele que ganha os jogos. Há um coletivo. Aliás, os outros golos foram distribuídos por muitos jogadores. Agora reconheço que, se o Ricky não estiver presente, os problemas aumentam. Mas é assim porque o plantel foi construído desta forma. Não há muito a fazer», reconheceu o treinador.
 
wolfswinkel12.jpg


Van Wolfswinkel cumpre hoje 50 jogos na Liga



Hoje, às 20.30 horas, quando subir ao relvado do Estádio José Alvalade, Ricky van Wolfswinkel cumprirá o 50.º jogo pelo Sporting no campeonato português. O avançado holandês e melhor marcador da equipa nestas duas últimas temporadas entrará para o restrito clube dos cinquentenários do atual plantel leonino, onde curiosamente apenas figura o guarda-redes Rui Patrício.

Um número redondo, mas que espelha bem a preponderância que Van Wolfswinkel ganhou na equipa leonina desde a temporada passada, em que assumiu estatuto de matador deixando a restante concorrência a larga distância - festejou 25 golos na sua época de estreia em 47 jogos (todas as competições), superando inclusive o agora portista Liedson na temporada de 2003/04, enquanto os segundos melhores marcadores, nomeadamente Matías Fernández e Capel, ficaram-se pelos 7...

A seis jogos de se despedir do Sporting antes de se estrear com a camisola dos ingleses Norwich que pagaram 10 milhões de euros pelo seu passe, é em Ricky van Wolfswinkel que os adeptos depositam enorme esperança em somar diante do Moreirense a terceira vitória consecutiva na Liga e, assim, continuar na luta por um lugar que dê acesso a jogar a Liga Europa em 2013/14.

E pelo que se viu em Braga, o holandês anda mesmo de pé quente e empenhado em deixar até final da época uma imagem de goleador que nem sempre conseguiu emprestar ao seu futebol e que chegou a gerar até algum ceticismo em Alvalade.
 
brunodecarvalho11.jpg

Acordo com a banca comunicado à CMVM



O Sporting informou esta sexta-feira, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMM), que chegou a acordo com os bancos financiadores com vista à restruturação financeira do clube.

Leia o comunicado na integra:

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº 1 do Código dos Valores Mobiliários, vem a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD informar o seguinte:

A Sociedade informa que foram concluídas as negociações entre o Grupo Sporting e os Bancos financiadores, Banco Espírito Santo SA e Banco Comercial Português SA no âmbito das quais foram definidas as bases gerais do plano de reestruturação financeira.

A reestruturação financeira é crucial para o Grupo Sporting, e em concreto para a Sporting SAD, na medida em que permitirá à Sociedade, por um lado, elevar os seus capitais próprios, criar condições para assegurar o cumprimento dos requisitos do Fair Play financeiro exigidos pela UEFA para a participação nas competições europeias e, por outro lado, dotar a Sociedade dos meios necessários à gestão da sua actividade.

Lisboa, 12 de Abril de 2013

O Representante das Relações com o Mercado
 
brunodecarvalho45.jpg

Bruno de Carvalho anuncia reestruturação do plantel



Bruno de Carvalho admite que algumas das medidas que vão ser implementadas no Sporting, entre as quais a reestruturação do atual plantel dos leões, não vão ser do agrado dos adeptos.

«Disse várias vezes que iríamos trabalhar com a exigência máxima e assim o faremos e estamos a fazer. Haverá reestruturações, internas e a nível de plantel, a fim de preparar o futuro. Não há milagres, há sim medidas a tomar. Algumas não muito boas aos olhos dos sportinguistas, mas necessárias. Vão ter de acontecer várias alterações», disse este sábado o presidente leonino, no discurso que proferiu no 20.º aniversário do Núcleo Sportinguista de Alcobaça.

«É verdade que vivemos atualmente uma situação complicada, mas não temos dúvidas de que com esforço e determinação, e também com a ajuda dos sportinguistas, vamos dar a volta por cima. É importante que o Sporting volte a respirar unidade, que os sócios e os adeptos se revejam nos seus dirigentes e que haja acima de tudo confiança. A responsabilidade que nos passaram é muito boa. Estamos cheios de força e encaramos com alegria ter este papel, nesta fase difícil», realçou.
 
Voltar
Topo