O cantinho dos lagartos

jeffren10.jpg

«Todos juntos na Luz, para vencer!» - Jeffrén



É o apelo que o avançado deixa aos sócios e adeptos do Sporting para que a equipa possa sair do derby do próximo domingo com a ambicionada vitória, tarefa que não se avizinha fácil para a equipa orientada por Jesualdo Ferreira.

«O Benfica é uma grande equipa, mas vamos lá para ganhar. Sei que, apesar de este ser um jogo fora, iremos sentir o apoio e a presença dos nossos adeptos. É sempre melhor jogar perante um público fervoroso. Todos juntos na Luz, para vencer!», disse o hispano venezuelano em declarações ao site do Sporting, revelando ainda o desejo de participar diretamente no emocionante duelo com o rival lisboeta.

«Gostaria muito de jogar, até porque é um campo muito difícil e isso estimula todos os jogadores e toda a equipa. Será um jogo com muita luta e no qual vamos dar tudo para vencer», atirou.
 
hugoviana10.jpg

Hugo Viana é desejo difícil



Hugo Viana, 30 anos, está nos planos do leão para a próxima temporada, mas não será um desejo fácil de concretizar, uma vez que as restrições financeiras impostas pelos leões para a próxima temporada podem desviar o esquerdino de Alvalade.

O jogador está em final de contrato com o SC Braga e além da possibilidade de renovar com o emblema liderado por António Salvador, tem em mãos algumas propostas vantajosas em termos financeiros provenientes do estrangeiro, nomeadamente da Turquia, se bem que, tal como A BOLA adiantou na sua edição de quarta-feira, já recusou um convite do Besiktas, clube no qual alinham os portugueses Manuel Fernandes e Hugo Almeida.

Hugo Viana tem uma forte ligação afetiva ao Sporting, clube que representou entre os 14 e os 19 anos, depois de ter sido descoberto no Gil Vicente. O esquerdino saiu dos leões para o Newcastle em 2002, por um valor a rondar os 2,5 milhões de euros. Mais tarde, na época 2004/05, regressaria aos leões por empréstimo dos magpies. Depois disso, por três vezes esteve para voltar a Alvalade, a última das quais no defeso de 2010, quando finalizou o contrato de cedência entre o Valência e o SC Braga. Porém, os as negociações entre o Sporting e o futebolista abortaram, o que levou a uma dura troca de palavras entre o jogador e o diretor-desportivo da altura, Costinha.
 
jefferson1.jpg

Jefferson a par do interesse de Alvalade



O lateral esquerdo do Estoril, de 24 anos, é um dos nomes que os leões têm na sua lista como potenciais reforços para a próxima época e, nesse sentido, já foram feitos alguns contactos com o atleta, ainda que por via indireta, ou seja, por alguém que, não estando diretamente ligado ao emblema leonino, conhecerá em detalhe as intenções dos leões - até ver, refira-se, não houve qualquer contacto direto entre clubes.

De acordo com o que A BOLA sabe, o jogador terá ficado entusiasmado com a possibilidade de se poder transferir para um grande do futebol português, ainda que tenha ficado com a noção exata de que poderá não ser fácil chegar a um acordo, tendo em conta as públicas limitações financeiras do emblema leonino, que vão limitar, também, a compra de reforços.
 
adrien12.jpg

«Não vale a pena alimentar essa polémica» – Adrien



O médio Adrien Silva garantiu que a equipa não ficou afetada com a derrota no «derby» e rejeitou avaliar o trabalho da equipa de arbitragem liderada por João Capela.

«Não ficamos afetados. Mostramos qualidade e vontade ganhar e só não conseguimos por muito pouco. Agora, temos de ganhar as finais que faltam», afirmou Adrien, durante a visita à Associação de Escolas de João Deus.

A arbitragem de João Capela no «derby» suscitou muita polémica: «Não vale pena alimentar essas conversas. Já passou».

O médio está concentrado em ajudar a equipa: «O momento é a equipa e temos de nos focar no objetivo que falta».

No que diz respeito ao trabalho do treinador Jesualdo Ferreira: «Temos visto o que trabalho que tem feito e é para continuar».
 
carrillo3.jpg

Carrillo: «Temos de vencer os quatro jogos que restam»



Vencer. Esta a única solução para os restantes jogos do Sporting no campeonato. Uma garantia dada por André Carrillo que fez uma antevisão para o duelo com o Nacional. A Liga Europa continua a estar na mente do peruano.

«Sem dúvida. Temos de vencer os quatro jogos que nos restam e amealhar os doze pontos que faltam. Queremos continuar a lutar por um lugar na Liga Europa e estes últimos encontros são fundamentais para que isso aconteça», afirmou o extremo em declarações ao site do clube.

O apoio dos adeptos foi algo que Carrillo não esqueceu. O jogador espera contar com o máximo público possível.

«Os nossos adeptos têm-nos apoiado sempre e sabemos que estarão connosco até ao fim. Este será um jogo para os sócios do Sporting e a sua presença é sempre fundamental para todos nós», finalizou.
 
vidigal1.JPG

Luís Vidigal dispensado de ´team manager´



No processo de reestruturação de que o futebol sportinguista está a ser alvo, o team manager Luís Vidigal e o diretor de comunicação Pedro Sousa foram dispensados das funções durante alguns dias.

Os dois elementos da estrutura do futebol, que normalmente acompanhavam o dia a dia da principal equipa, foram afastados do quotidiano enquanto não chegam a acordo para a rescisão de contrato.

Aliás, já na conferência de Imprensa de ontem de Jesualdo Ferreira foi Rita Matos quem esteve ao lado do treinador.

Ao invés, o diretor da equipa B, Manuel Fernandes, outro dos dirigentes que está de saída do Sporting, acompa-nhou ontem a equipa no jogo com o Aves.
 
tiagoilori1.jpg

Ilori negoceia renovação



Tiago Ilori, jogador representado por Pini Zahavi, já está a negociar com a nova administração da SAD e com a estrutura do futebol leonino nova renovação de contrato, com o novo vínculo, em princípio, a ser válido até 2017 ou 2018.

Poucos dias antes de abandonar a presidência do Sporting, Godinho Lopes acionou uma cláusula existente no contrato do defesa-central e este passou a ficar ligado ao clube de Alvalade até 2015, ele que, à luz do primeiro vínculo, terminava a ligação ao clube de Alvalade no final da próxima temporada.

Godinho Lopes disse na altura que decorriam negociações com os representantes do jogador para prolongar ainda mais o contrato do futebolista, conversas que foram reatadas com o novo elenco diretivo dos leões. As conversas em torno de Tiago Ilori aconteceram, também, no âmbito do diálogo tendente à renovação de Bruma, que é representado pelo mesmo agente, Pini Zahavi.

Face aos condicionalismos financeiros impostos pela grave crise, a base da equipa na próxima temporada serão os jovens oriundos da formação que a nova estrutura pretende segurar, recompensando-os, também, pelo desempenho no decorrer desta temporada.
 
carrillo2.jpg

Vírus trama Carrillo



O talento e a magia do futebol de Carrillo há muito que extravasou as fronteiras nacionais - no defeso passado o Manchester City fez tentadora oferta de quase 20 milhões que a SAD recusou -, mas o internacional peruano não vê a hora de regressar aos relvados e acabar com o jejum competitivo que dura há mais de um mês.

Tudo por causa de um vírus que lhe provocou uma infeção respiratória contraído ao serviço da seleção.

De facto, a último vez que Carrillo representou o Sporting foi frente ao V. Setúbal (rendeu Capel aos 75 minutos). E desde que regressou da seleção do Peru nunca mais jogou pelo Sporting.

Frente ao SC Braga e Moreirense nem sequer foi convocado por Jesualdo Ferreira e quer frente ao Benfica, quer no último jogo com o Nacional, apesar de ter sido convocado, não saiu do banco de suplentes. Um problema físico que deixou de rastos o jogador, que só agora começa a ganhar condição física para poder regressar à competição.
 
tiagoilori1.jpg

Liverpool sobe parada por Ilori



Chamado por Jesualdo Ferreira para a equipa principal do Sporting, Tiago Ilori agarrou a titularidade e vê a sua cotação subir. Tanto que o Liverpool, clube que tem estado com o central leonino debaixo de olho, está disposto a subir a parada por ele, depois de numa primeira instância se ter falado na possibilidade de o emblema da Premier League acenar com 1,5 milhões de euros para resgatar o defesa de 20 anos de Alvalade.

Segundo a imprensa britânica, que ontem voltou a insistir no interesse do Liverpool, o clube de Anfield Road poderá, para já, subir para 2,5 milhões de euros uma eventual proposta a apresentar ao Sporting. Ainda assim, será sempre um valor considerado baixo pelos leões, que acreditam no potencial do jogador. Tanto que já o abordaram para a renovação do atual contrato. Antes de deixar o clube, o executivo do então presidente Godinho Lopes acionou uma cláusula que prolongou o vínculo de Ilori por mais uma época, até 2015, mas agora a administração de Bruno de Carvalho está já a tentar nova renovação, até 2017 ou 2018.
 
slimaniDR1.jpg

Leões aceleram contactos por Slimani



Islam Slimani está novamente no radar do Sporting. O empresário do avançado argelino, que milita no Belouizdad, diz que tem agendada para a próxima semana uma reunião com os responsáveis leoninos para acertar a transferência do jogador 24 anos.

«O Sporting reafirmou o interesse em contratar o jogador e agendámos uma reunião para falar sobre esse assunto», disse Abou Khaled Gheram, citado pelo portal argelino Le Buteur.

Segundo a mesma fonte, o Sporting, que iniciou contactos por Slimani em janeiro, terá pedido exclusividade sobre o jogador, que recusou recentemente mudar-se para o Egito, onde tinha uma oferta do Zamalek.

O Troyes, de França, também está na corrida pelos serviços do internacional argelino, porém, nunca oficializou o interesse.
 
schaars3.jpg

Schaars à espreita da titularidade



O regresso de Schaars aos convocados e à competição - entrou 25 minutos com o Benfica e mais 30 com o Nacional -, depois de um longo período de ausência por ter sido operado ao quinto metatarso do pé direito, em dezembro, colocam Adrien na primeira linha para ceder o seu lugar ao holandês.

O português teve oportunidades de impor as suas qualidades, mas o regresso em pleno de um dos capitães de equipa e um dos homens mais influentes - física e psicologicamente -, do plantel não deixam muito mais margens de manobra para Adrien.

O lateral direito Cédric também já regressou aos treinos sem limitações, mas porque tem apenas três dias de trabalho, Miguel Lopes ainda mantém a vantagem de quem está rotinado na função, ou não fosse esse também o seu lugar de raiz, com o ritmo competitivo necessário às exigências das últimas e decisivas rondas para o objetivo europeu.
 
jesualdo10.jpg

«Acabar a carreira no Sporting? Porque não?» - Jesualdo Ferreira



A continuidade de Jesualdo Ferreira no comando técnico do Sporting continua em aberto, mas o treinador admite que poderá encerrar a carreira em Alvalade.

«Acabar a carreira no Sporting? Porque não?», referiu Jesualdo Ferreira, prosseguindo: «Já tenho idade para isso, já ganhei o que tinha a ganhar, já trabalhei muito, mesmo tendo em contas estas notícias sobre a reforma.»

A verdade é que têm sido constantes as reuniões entre Jesualdo Ferreira e Bruno de Carvalho. O treinador recusou revelar se a possível renovação esteja a ser tratada, explicando: «Todas essas questões têm o seu tempo, pois o Sporting tem de resolver a sua vida e eu também. No tempo será comunicado e o que vier a acontecer será certamente o melhor para mim e para o Sporting.»
 
schaars3.jpg

Schaars recupera estatuto de titular



Cerca de cinco meses e meio depois, Stijn Schaars prepara-se para voltar a assumir o seu estatuto de titular na equipa do Sporting - a última vez que entrou no onze foi a 26 de novembro de 2012, em Moreira de Cónegos, à passagem da jornada 10 da Liga, jogo em que se lesionou...

Expliquemos: após ausência prolongada devido a lesão, o internacional holandês apenas voltou a competir no passado dia 6 de abril, diante do Moreirense, como suplente utilizado. Depois, nos jogos seguintes, com o Benfica e com o Nacional, Jesualdo Ferreira voltou a lançá-lo no decorrer das partidas.

Mas hoje, em Paços de Ferreira, tudo indica que o holandês vai recuperar um estatuto que já lhe pertenceu, ele que deverá voltar a alinhar no onze que vai começar a partida, em detrimento de Adrien, isto em comparação com a equipa que alinhou de início diante do Nacional. Tudo porque o internacional holandês apresenta já índices físicos que lhe permitem começar o jogo de início.
 
andremartins20.jpg

«Sem motivação não vale a pena entrar em campo» - André Martins



O médio do Sporting reagiu às declarações do presidente Bruno de Carvalho que, depois de alertar para a necessidade de se trabalhar mais e melhor, avisou dos riscos que a equipa corre de terminar com a pior classificação de sempre na história do clube.

«Não é pressão. É mais uma motivação para entrarmos em campo e fazermos o melhor possível porque sabemos que corremos esse risco e os jogadores, mais do que ninguém, não querem ficar nessa posição», disse André Martins, recordando que este foi um ano complicado para o emblema leonino:

«Ninguém acreditava que o Sporting ia passar pelos momentos que passou. Foi um ano complicado, com muitos momentos muito difíceis de ultrapassar mas continuamos a acredita nas nossas capacidades.»

A derrota no último fim de semana em Paços de Ferreira deixou um «sentimento de tristeza e frustração», porém, a equipa continua determinada em alcançar a desejada qualificação europeia: «Tem de haver motivação, caso contrário, não valia a pena entrar em campo nestes últimos jogos. Acreditamos que é possível, sabemos que não dependemos de nós mas, no que depender, vamos fazer os possíveis e impossíveis para conseguir duas vitórias. Depois, no fim, fazemos as contas.»

«Se dói ver o rival Benfica na final da Liga Europa? Não temos nada a ver com os nossos rivais. Dói porque falhámos, pelos erros que cometemos ao longo do ano, não porque os outros estão na final.»

Questionado sobre como sentiu a época no plano pessoal: «Foi um ano difícil para mim e para o clube. Tenho jogado mais e sinto-me bem. Mas a época está a acabar e vou aproveitar os jogos que faltam para me preparar para a época que vem. Se espero ficar no clube? Claro, é esse o meu objetivo - ficar cá e consolidar o meu lugar na equipa. Braçadeira? Foi uma opção tomada pelo professor, que agora tem apostado em mim. Não foi isso que me abalou. Como não estava a jogar, senti-me triste mas agora estou bem. Seleção? É um objetivo para qualquer jogador da minha idade. Vou continuar a trabalhar para ter um bom rendimento no meu clube. Se isso acontecer, será muito bom para mim.»
 
zezinho1.jpg

Zezinho é novidade nos convocados



Sem poder contar com Rinaudo, devido a castigo, Jesualdo Ferreira promoveu apenas a entrada de Zezinho na lista de convocados para a receção deste sábado ao Olhanense.

É a primeira vez que o jovem médio é chamado pelo treinador depois de ter renovado contrato até junho de 2018, com cláusula de rescisão fixada nos 30 milhões de euros.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Defesas: Miguel Lopes, Cédric Soares, Rojo, Boulahrouz, Tiago Ilori, Joãozinho;
Médios: Schaars, Adrien Silva, Capel, Ricardo Esgaio, Bruma, Zezinho, André Martins e Carrillo;
Avançados: Viola e Ricky van Wolfswinkel.
 
jesualdo25.jpg

Jesualdo Ferreira não abre o jogo em relação ao futuro



O treinador do Sporting não esclareceu se irá continuar no comando da equipa e apenas confirmou que dentro de alguns anos poderá regressar ao estrangeiro.

«O que interessa é confundir as pessoas e quero dar um Óscar para quem conseguiu isso. Trabalhar no Sporting tem sido um prazer enorme, mas fiz uma carta a afirmar que não poderia ser presidente da Associação Nacional de treinadores, onde disse que poderia ir para o estrangeiro. Depois, foi logo dito que ia sair, mas já tenho muitos anos disto. Na realidade o meu futuro poderá ser no estrangeiro dentro de dois ou mais anos. Não é correto o que fizeram», afirmou Jesualdo Ferreira.

O treinador apenas confirmou ter respondido à oferta do Sporting: «Na minha perspetiva o que está em cima da mesa é a posição final em torno à proposta do Sporting para que continue. Essa situação terá de ser pública, visto que internamente já foi feita».
 
[h=2]Acordo por duas temporadas com Leonardo Jardim[/h]


LeonardoJardim1.jpg


Leonardo Jardim, 38 anos, será até amanhã anunciado oficialmente como treinador do Sporting para as próximas duas temporadas, isto após a saída de Jesualdo Ferreira ter sido confirmada após o final da partida com o Beira-Mar.

O acordo está perfeitamente alcançado e está consumado o desejo de Bruno de Carvalho e de Augusto Inácio, pois desde o momento que perceberam que era irreversível a saída de Jesualdo, elegeram o madeirense como primeira escolha, tendo estabelecido diversos contactos até ao entendimento final.

Os leões tinham outras duas opções estrangeiras entre mãos, mas decidiram-se por Leonardo Jardim, não só por uma questão sentimental (é sportinguista assumido) mas também por estar disponível para começar desde já a delinear a próxima temporada e por ter um conhecimento profundo do futebol português.











a bola
 
sportingrecife.jpg

Leões já chegaram do Recife



A comitiva do Sporting, que participou no jogo de abertura da Arena de Pernambuco, aterrou na manhã desta sexta-feira, às 10.30 horas, no Aeroporto da Portela, proveniente do Recife.

Calados. Nenhum jogador ou membro da equipa técnica prestaram declarações aos jornalistas.

De Lisboa, a comitiva leonina deslocou-se para a academia do clube, em Alcochete.

No Brasil, o Sporting não foi além de um empate a um golo no jogo frente ao Náutico.
 
joaopinho2.jpg

João Pinho pode ir para Alvalade



João Pinho, jovem guarda-redes da Oliveirense, internacional sub-21, pode ver premiada a sua época de afirmação na 2.ª Liga com um salto para o Sporting.

As exibições rubricadas entusiasmaram os olheiros leoninos indigitados por essa razão para observação dos últimos jogos da Oliveirense.

João Pinho, 21 anos, é um ativo forte do emblema de Oliveira de Azeméis, possuindo contrato até 2017.

Qualquer negociação terá de pressupor, forçosamente, contrapartidas para a Oliveirense, que luta atualmente pela resolução de um impasse diretivo.
 
nobreguedes1.jpg

«Sporting não tem salvação» - Nobre Guedes



O antigo responsável pela área financeira do Sporting considera que a gestão de Bruno de Carvalho poderá piorar ainda mais a situação financeira do clube.

«Já se sabia que o Sporting estava numa situação difícil. Agora tem de se gerir aquilo. Os bancos estão a ajudar mas sabíamos que os próximos tempos não serão fáceis. Se o Sporting tem salvação? Não, neste ritmo não tem nenhuma salvação mas isto é a minha opinião e cada um tem a sua. O problema no Sporting é a falta de receitas», disse em declarações à Antena 1, atirando-se de seguida à gestão de Bruno de Carvalho:

«O que estão a fazer é reduzir os custos mas o Sporting precisa aumentar as receitas para ter mais lucros. São duas visões diferentes. (...) Tem um passivo financeiro na ordem dos 260 milhões de euros. Receio de pagar a fatura? Estava a fazer a minha função. Não sou um especialista do futebol, mas financeiramente duvido que alguém faça melhor.»
 
Voltar
Topo