O cantinho dos lagartos

jaimemartasoares1.jpg

«Sporting ficará sempre com uma maioria clara na SAD» - Jaime Soares



Presidente da Assembleia Geral do Sporting recusa a ideia de quem em jogo, na reunião magna do próximo domingo, esteja a salvação do clube de Alvalade e acredita que as propostas de restruturação financeira serão votas favoravelmente pelos sócios.

«Salvação? Não exageremos. O Sporting está num momento difícil e complicado mas estou convencido que a consciência dos sócios do Sporting prevalecerá. (...)Só quero que as propostas obtenham os dois terços necessários para serem aprovadas. Acredito que os sportinguistas estão fartos do passado e não o querem ver repetido e estarão unidos no domingo para enfrentar o futuro e fazer renascer o Sporting», disse Jaime Soares em declarações à Antena 1.

Em cima da mesa estará uma operação que consiste na autorização para a prorrogação, por prazo adicional de 33 anos, do direito de superfície constituído pelo Sporting, por escritura pública de 5 de abril de 2005, a favor da Sporting Património e Marketing (SPM), do Estádio José Alvalade e do Edifício Multidesportivo.

«O Sporting vai ficar sempre com uma maioria clara na SAD e tudo o que possa ser transferido de uma entidade para a outra não belisca a identidade do Sporting. Não há hipotecas nem vendas de estádio.»

Relativamente à entrada de capital angolano na SAD: «As negociações foram feitas por Bruno de Carvalho e nos órgãos sociais há lealdade e confiança. Todas as questões que serão propostas aos sócios são credíveis. Os investidores são bons.»

Jaime Soares reagiu ainda ao comunicado de Godinho Lopes, ex-líder do clube que acusou o atual presidente de «proferir inverdades»: «Ele devia estar o mais calado possível porque em relação às situações difíceis que estamos a viver ele não está isento de culpas.»
 
[h=2]Bruno de Carvalho diz que sócios "já perceberam que não é irresponsável"[/h]


ng2633261.JPG


O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, considera que as pessoas já perceberam que a sua direção "não é irresponsável nem vira a cara à luta", depois de lhe vaticinarem "primeiro três dias de vida e depois três meses".

"As pessoas já perceberam que não somos irresponsáveis nem viramos a cara à luta e que esta direção representa três milhões de sportinguistas", disse Bruno de Carvalho, no dia do 107.º aniversário do Sporting, comemorado com várias iniciativas que atraíram cerca de quatro mil sócios a Alvalade.

O presidente "leonino" entende que não é a sua direção que vive um período de estado de graça, mas sim o clube que possui "uma vontade e um potencial tremendos" e que quando a isso se junta "um conjunto de órgãos sociais que veio determinado em trabalhar em prol do clube", então todos os "objetivos são alcançáveis".

Lembrou que houve quem vaticinasse "três dias de vida" à sua direção, depois três meses e que agora vaticine que "não passa do primeiro jogo da equipa de futebol", mas garante que "não teme absolutamente nada" e que vai "continuar a trabalhar para dar alegrias aos sócios".

A Assembleia-Geral de domingo, que aprovou o plano de reestruturação financeira negociado pela direção com a Banca, foi para Bruno de Carvalho "uma demonstração de confiança dos sócios muito gratificante" para quem "dá o melhor em prol do clube e acredita no projeto que lidera".

"Não vale a pena vir para o clube e achar que se é dono da verdade e que se pode impor essa verdade aos sócios. Eles sabem o que querem e, quando correspondemos, confiam", disse Bruno de Carvalho, para quem essa relação de confiança entre adeptos e órgãos sociais que existe agora "era o que faltava há muito tempo no Sporting".

O presidente "leonino" sublinhou a presença esta segunda-feira de quatro mil adeptos do clube em Alvalade para festejar o 107.º aniversário, facto que "alimenta a alma" dos sportinguistas e faz acreditar que o clube terá "um futuro grandioso, à altura do seu passado".

Voltando ao plano de reestruturação financeira apresentado pela direção e aprovado pelo sócios, Bruno de Carvalho negou que o mesmo tenha qualquer semelhança sobre o propalado plano de reestruturação alegadamente elaborado pelo anterior presidente.

"Godinho Lopes não tinha nenhum processo de reestruturação negociado com quem quer que seja. O Sporting aprovou uma fusão, fusão essa que nunca foi feita, porque não passava de uma folha de papel, que não foi negociada com ninguém", disse Bruno de Carvalho, para quem "uma coisa é um sonho e outra são devaneios", frisando que o Sporting "só agora tem uma reestruturação aprovada e que vai ser concretizada".

Do que o presidente do Sporting não quis falar, tão pouco aflorar, foi de reforços para a equipa de futebol, nem mesmo dos nomes que têm sido anunciados, tais como o colombiano Fredy Montero e o brasileiro Maurício Nascimento.

Em relação à situação de Bruma, abriu uma exceção: "Estamos a fazer o nosso melhor para resolver uma situação que não foi acautelada no passado. Infelizmente, só entrámos há três meses. Estamos calmos e é sempre bom que existam clubes interessados, significa que os nossos jogadores são bons. Mas não fazemos milagres".












Jn
 
josequintela1.jpg

«Todos os dias os sportinguistas são campeões» - José Quintela



O vogal da direção do Sporting esteve este sábado no 2.º aniversário do Núcleo de Portimão, que reuniu cerca de 400 sócios e simpatizantes num jantar naquela cidade algarvia, onde falou da atual situação do clube.

«Tem sido um mandato intenso, entrámos numa situação difícil, antecipamos um dia a tomada de posse porque havia assuntos prementes para resolver. Tem sido uma luta diária para devolvermos o Sporting ao lugar que é seu por direito próprio. Estamos contentes porque conseguimos o apoio dos sócios e simpatizantes. Todos têm de contribuir para tirarmos o Sporting da situação em que se encontra. Estamos conscientes das dificuldades. Não temos nenhuma varinha de condão mas o nosso rumo está traçado - estamos determinados em devolver o Sporting ao seu lugar», disse José Quintela à margem do jantar.

Questionado se o Sporting vai lutar pelo primeiro lugar esta temporada, o dirigente recordou a revalidação do título da equipa de futsal e atirou: «Somos campeões. Todos os dias os sportinguistas são campeões. Entramos sempre para ganhar mas estamos conscientes das dificuldades.»

Bruma nas mãos de Bruno de Carvalho

Sobre o impasse na renovação de Bruma, José Quintela frisou que o processo está a ser orientado por Bruno de Carvalho: «O presidente tem sido claro relativamente a esse assunto. As diretrizes estão definidas, o posicionamento do Sporting também. As negociações que terão de ser feitas, serão feitas. A posição do Sporting é clara a esse aspeto. O que falta para renovar? O Sporting já manifestou a sua intenção. O Bruma tem contrato com o Sporting, o assunto está entregue ao presidente.»
 
pizzi5.jpg


Pizzi vale 900 mil/ano e leões pagam metade

O ordenado auferido por Pizzi no Atl. Madrid ultrapassa o teto financeiro fixado pelos leões na sequência da profunda reestruturação em curso, uma vez que o internacional português tem um contrato que lhe garante cerca de 900 mil euros anuais brutos, mas a SAD acredita que os moldes do negócio propostos aos colchoneros serão, ainda assim, do agrado do clube da capital espanhola e permitirão a concretização de um acordo.

O Sporting disponibiliza-se para assegurar metade do vencimento auferido por Pizzi ao longo da próxima temporada, ou seja, um valor até cerca de 500 mil euros, e para tentar seduzir o Atl. Madrid a dar luz verde ao negócio pretende assegurar no contrato entre as partes uma cláusula de opção de compra do passe de Pizzi, a ser exercida no final da época que se avizinha, caso a situação financeira o permita e Pizzi o justifique.

Os leões contam, ainda, com a vontade de Pizzi, que apesar de ter mercado em Espanha já disse aos responsáveis colchoneros que dá prioridade ao regresso a Portugal e ao ingresso nos quadros do clube de Alvalade. Aliás, o forcing do jogador será fundamental para que os leões levem o barco a bom porto.

Fonte:
 
bruma1.jpg

Sindicato apela ao bom senso no caso Bruma



O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) apelou, esta sexta-feira, ao bom senso no caso Bruma, depois do internacional sub-20 ter alegado que já não tem contrato com o Sporting.

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato, adiantou que não foi procurado por Bruma ou pelos seus representantes.

Comunicado do Sindicato

«O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), apesar de não ser parte no caso, na medida em que não foi procurado pelo jogador, face ao crescendo de notícias e à dimensão que este assunto está a gerar no universo desportivo, entende, por ora, tecer as seguintes considerações:

1. O SJPF lamenta o conflito existente entre o Bruma e o Sporting;

2. O SJPF defende e defenderá o respeito mútuo entre clubes e jogadores e propugna pelo respeito pelos contratos;

3. O SJPF manifesta a sua total disponibilidade para conciliar as partes;

4. O SJPF, independentemente do desenlace deste caso, não deixará de estar ao lado do Bruma.»
 
esgaio3.jpg

Esgaio e João Mário renovam até 2018



O Sporting anunciou, através do seu site oficial, as renovações com Ricardo Esgaio e João Mário até 2018.

Ambos os jogadores, que na época passada estiveram ao serviço da equipa B, ficam, segundo o clube de Alvalade, com um cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

Esgaio está no Sporting desde a época 2004/2005 e já foi campeão nacional de iniciados e juniores. Quanto a João Mário, em Alvalade desde a temporada 2003/2004, também foi campeão nos mesmos dois escalões.
 
bilheteiras1.jpg

Bilhetes para jogo com Real Sociedad à venda segunda-feira



O Sporting coloca segunda-feira à venda os bilhetes para o jogo de apresentação com a Real Sociedad, marcado para o próximo dia 27 (sábado), às 19.45 horas, no Estádio José Alvalade.

Os preços dos ingressos variam entre 10 e 25 euros para sócios, e 15 e 35 euros para os adeptos em geral.

O primeiro compromisso oficial da temporada está marcado para o fim de semana de 17/18 agosto, frente ao Arouca, em Alvalade, referente à jornada inaugural da Liga.
 
viola7.jpg

Viola só sai por 400 mil euros



O presidente do Racing Avellaneda, Gastón Cogorno, tem a intenção de fazer regressar Valentín Viola ao emblema argentino e, nesta fase, tenta chegar a acordo com os leões para resgatar o atleta, que é muito querido junto da massa associativa.

As partes, de resto, já conversam sobre um possível acordo há alguns dias e, neste momento, o Sporting já apresentou as suas condições. Ou seja, liberta o jogador esta temporada por 400 mil euros, ficando o clube argentino com a responsabilidade de pagar os salários ao atleta.

Esta pode ser, pois, uma boa saída para o Sporting e para Viola, ele que, como se tem percebido, não tem espaço no plantel de Leonardo Jardim.
 
brunodecarvalho46.jpg

Bruno de Carvalho admite vender Rui Patrício



O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, admitiu em entrevista à SIC que a saída de Rui Patrício dos leões é um cenário plausível, mas apenas se a proposta agradar a todas as partes.

«O Rui Patrício sabe que é alvo de todo o nosso carinho, não só da Direção, que é toda sportinguista, mas também de todos os sportinguistas», começou por dizer o líder leonino.

«Mas assim como disse sempre, tudo vai depender das propostas que surgirem. Se surgir uma proposta que seja boa para o Sporting e para o jogador, vamos analisá-la com todo o cuidado», acrescentou.
 
gersonmagrao3.jpg

«Não prometo títulos mas sim empenho, luta e vontade» - Gerson Magrão




O médio Gerson Magrão já foi apresentado como jogador do Sporting. O brasileiro assinou por uma temporada, com mais duas de opção.

«Espero ter sucesso. É um prazer enorme jogar no Sporting, um Clube grande com enormes tradições. Não prometo títulos, mas sim muito empenho, luta e vontade em todos os jogos. Vou treinar e procurar fazer o meu melhor para estar entre os 11. Tenho 28 anos, por isso posso passar alguma da minha experiência para ajudar os mais jovens», afirmou o jogador ao site oficial do clube leonino.

Gerson Magrão era um jogador livre, depois de se ter desvinculado do Figueirense, da série B do campeonato brasileiro.
 
bruma14.jpg

Avanços por Bruma



Representantes do Sporting e de Bruma voltaram ontem a conversar, desta feita por telefone, uma vez que não houve qualquer reunião entre as partes, tendo em vista um entendimento que permita ao jogador continuar em Alvalade, mas, apesar dos indicadores apontarem no sentido de estar perfeitamente em aberto a possibilidade do luso-guineense permanecer de verde e branco vestido, ainda não há qualquer conclusão, ou seja, ainda não é um dado seguro que o jogador renove contrato.

Certo é que os leões continuam a fazer todos os esforços para manter o internacional sub-20 nos seus quadros, tudo dependendo, pois, da proposta de renovação que possam apresentar.

Isto, num altura em que, como se sabe, decorre um processo na Comissão Arbitral Paritária, no qual Bruma alega ser um jogador livre, enquanto os leões defendem que o jogador tem mais um ano de contrato. No entanto, um eventual acordo passará, sempre, por um novo contrato, em princípio válido até 2018.

É nesse sentido que as partes tentam um entendimento, mas o mesmo, apesar de mais próximo, ainda não foi conseguido.
Por isso, e ao contrário do que chegou a ser falado, Bruma não deverá ser a surpresa do leão na festa de apresentação agendada para hoje, mas tudo depende da forma como as conversações possam decorrer ainda durante o dia de hoje, pelo que só mesmo à hora da apresentação se saberá se sai alguma surpresa do balneário.
 
leonardojardim6.jpg

«Não posso prometer títulos» – Leonardo Jardim



O treinador do Sporting, Leonardo Jardim, durante a apresentação aos adeptos prometeu dedicação e empenho, mas alertou que não pode prometer a conquista de títulos já na próxima época.

«Muito obrigado a todos pela vossa presença», começou por dizer Leonardo Jardim aos adeptos leoninos.

O treinador pediu paciência à massa associativa para a nova temporada: «Não vos posso prometer títulos, mas sim dedicação, empenho e honrar a camisola do nosso Clube em todos os jogos que vamos disputar».
 
jeffren1.jpg

«Jeffrén não tem problemas musculares», garante empresário



Brian Pugach assegura que Jeffrén não tem qualquer problema de ordem físico que o impeça de jogar, assegura que ninguém do Sporting o informou que não contam com o hispano-venezuelano mas deixa em aberto a possibilidade de deixar Alvalade ainda este verão.

«Ele está tranquilo, trabalha todos os dias e não está na expectativa porque considera-se jogador da primeira equipa. Não foi ao Canadá mas isso foi por opção do clube. Na última época não se lesionou muscularmente uma única vez. Fez uma distensão de ligamentos devido a uma entrada dura de um adversário mas fez tratamento em Barcelona e está totalmente recuperado. Não tem nenhum problema muscular», assegura o empresário em declarações à Antena 1.

Sobre o facto de o jogador estar a trabalhar com a equipa B: «O treinador terá as suas razões. A mim, pessoalmente, não disseram nada e ao Jeffrén também não. Deve ter os seus motivos mas desconheço quais. A mim, ninguém me informou que não contam com Jeffrén.»

Em relação a uma possível saída durante esta janela do mercado de transferências: «Tudo é possível. Pode até sair mas, para que isso aconteça, têm de chegar propostas. Até este momento, ele é jogador do Sporting.»
 
viola7.jpg

«Quase morro de alegria por voltar ao Racing» - Valentín Viola



O avançado argentino Valentin Viola foi emprestado ao Racing Avellaneda por uma temporada, clube de onde chegou aos leões, a troco de 450 mil euros. Prestes a viajar para Buenos Aires, o jogador fala já em «sonho» por regressar.

«Quase morro de alegria por voltar ao Racing. Que sofrimento... É um sonho... Tinha muita vontade e por sorte tudo deu certo», disse Viola ao diário Olé.

«Ainda nem cheguei a Bueno Aires, mas sei que o Racing tem um grande plantel. Há jogadores experientes e muitos jovens com talento», continuou o jogador.

Após ter participado em treinos e alguns jogos de pré-temporada pelos leões, Viola diz que está pronto a jogar: «O treinador disse-me que basta treinar-me dois dias e estou pronto a jogar. Não preciso adaptar-me ao clube porque já o conheço».
 
ruipatricio3.jpg


Arsenal aguarda atento por um Mónaco inflexível



O principal interessado na contratação de Rui Patrício parece ter-se tornado inflexível quanto ao valor a pagar pela transferência do guarda-redes titular da Seleção Nacional aos leões.

O Mónaco travou a fundo na primeira e única proposta que até agora apresentou aos dirigentes leoninos e que se cifrou nos 10 milhões de euros.

Ainda longe dos 15 exigidos para libertar Patrício de Alvalade, as negociações acabaram por se arrastar, sempre numa perspetiva por parte do Sporting que o novo proprietário milionário do emblema monegasco fosse subir os números inicialmente propostos. No entanto, essa premissa acabou por não se verificar e à medida que o mercado avança para o seu encerramento - é certo que ainda faltam 30 dias, mas os plantéis têm de estar completos bem antes -, a resistência negocial do Mónaco vai-se esbatendo.

Até porque o facto de o clube estar prestes a ser sido inserido no mesmo regime fiscal que os restantes da liga francesa, deixando assim de ter uma situação de privilégio por ser do principado, veio trazer mais dores de cabeça contabilísticas. Um cenário que acaba por prejudicar os leões, que também se mostram intransigentes no que diz respeito à verba exigida.

Ainda assim, e se o interesse do Mónaco pode esfriar - eventualmente até como estratégia para tentar que sejam os leões a ceder -, há outro clube financeiramente seguro na Europa de olhos bem abertos para o desenrolar deste negócio.

O Arsenal, que em janeiro já tinha apresentado exatamente a mesma proposta por Rui Patrício ao Sporting - de 10 milhões de euros, então recusada pela administração liderada por Godinho Lopes -, continua à espreita do n.º 1 dos leões, uma vez que ainda não tem a situação da sua baliza definida. A lista de potenciais soluções foi crescendo de dia para dia e contando com nomes como Victor Valdés, Simon Mignolet, Pepe Reina, Asmir Begovic, Rene Adler e todos eles, por uma razão ou por outra, foram-se afastando de Londres.
 
pranjic6.jpg

Panathinaikos «pressiona» Pranjic



O Panathinaikos continua a ver com muito interesse a possibilidade de contratar o médio Pranjic, mas, para que isso possa acontecer, coloca algumas condições e, pelo que parece, a bola agora está do lado do internacional croata.

No fundo, o emblema grego pretende que Pranjic, que não integrará o plantel principal dos leões, e que tem contrato até 2015, consiga desvincular-se imediatamente do Sporting, para, depois, poder negociar diretamente com o atleta a sua contratação.

No entanto, de acordo com informações que circulam na Grécia, o Panathinaikos está a sentir algumas dificuldades finan- ceiras e não poderá pagar a Pranjic mais do que 400 mil euros por época, ou seja, um valor bem mais baixo daquele que o jogador tem com o Sporting.
 
andresantos1.jpg

André Santos tem propostas para sair



A cada dia que passa fica cada vez mais claro que o futuro profissional de André Santos não passa pelo Sporting, apesar do jogador, internacional português, ter mais um ano de contrato.

O jogador vive dias complicados em Alvalade, uma vez que continua a treinar-se com a equipa B - recusou recentemente uma proposta para renovar o vínculo laboral com os leões... -, mas é muito provável que deixe o clube nos próximos dias, sendo que nos gabinetes da administração leonina estão já duas propostas de dois clubes muito interessados na contratação do médio, uma de um clube português, outra de um emblema espanhol - a boa época que fez ao serviço do D. Corunha abriu muitas portas ao jogador... -, mas cujos nomes não foram para já revelados. Mas é um dado praticamente adquirido que o jogador sairá brevemente do clube.
 
SPORTING1.jpg

Novo Alvalade a rugir há 10 anos



Faz hoje precisamente dez anos sobre a inauguração do novo José Alvalade, concluído por Dias da Cunha. Ao longo desta década, mais de seis milhões de adeptos já tiveram o privilégio de ver futebol neste estádio de cinco estrelas e com capacidade para 50.049 espetadores, que custou cerca de 120 milhões de euros.

Na noite de inauguração, com pompa e circunstância, convidado de luxo, com a vitória do Sporting de Fernando Santos sobre o Manchester United, por 3-1 - Luís Filipe (agora no Olhanense) foi o primeiro a marcar e João Viera Pinto bisou.

Mas quem mais brilhou foi o menino Cristiano Ronaldo, cujo futebol encantou de tal maneira Sir Alex Ferguson que poucos dias depois o MU desembolsava 15 milhões de euros para ficar com o craque.
 
kikas.JPG

Kikas renova até 2019



O Sporting anunciou esta sexta-feira ter chegado a acordo com o médio Kikas para a renovação do contrato até 2019. Kikas, de 22 anos, está no clube há 15 anos e vai ter uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

«É a recompensa para o trabalho e esforço que tenho dedicado a este grande Clube. O meu objetivo é continuar a ajudar a equipa B do Sporting e chegar à equipa A. Vou continuar a trabalhar para que isso se torne realidade», disse o jogador em declarações ao site oficial dos leões.
 
ruipatricio10.jpg

Estreia de Patrício em dúvida



Não há qualquer dúvida de que Rui Patrício terá de cumprir um jogo de castigo devido ao cartão vermelho que ontem lhe foi mostrado pelo árbitro Pedro Proença quando os leões já venciam por 3-0 e faltavam cerca de dez minutos para o final do encontro, mas em Alvalade ainda não se dá como certo que o guarda-redes falhe a estreia na Liga, domingo, frente ao Arouca.

Isto porque, de acordo com a interpretação dos responsáveis leoninos, a situação disciplinar ainda irá passar pelos habituais trâmites, com Pedro Proença a ter de enviar o relatório de jogo para o Conselho de Disciplina da FPF, que posteriormente notificará os leões do castigo.

Não havendo ainda certezas de que toda a burocracia fique tratada nos próximos dias úteis, Rui Patrício pode só vir a cumprir castigo em Coimbra, com a Académica, na 2.ª jornada da Liga, e antes do jogo com o Benfica.
 
Voltar
Topo