O cantinho dos lagartos

edelinoie1.jpg

Edelino Ié renovou até 2018 e fica com cláusula de 45 milhões



O Sporting anunciou, esta terça-feira, a renovação de contrato com o jovem médio Edelino Ié, irmão de Edgar Ié, transferido no verão passado para o Barcelona.

O jogador, que entra agora na primeira época de sénior, renovou contrato até junho de 2018, ficando com cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

«Este era um objetivo que tinha. Vestir a camisola do Sporting é um grande orgulho, já cá estou há seis épocas e estou preparado para os desafios que vou ter pela frente. Quero continuar a evoluir e acredito que isso vai acontecer com o trabalho que temos desenvolvido. Estou muito feliz» disse Edelino Ié, citado pelo site do clube.
 
adeptos8.jpg

Superior Sul perto de esgotar



Pode dizer-se que a Superior Sul é a mais mítica das bancadas de Alvalade, já desde o velhinho estádio. E às portas do arranque da Liga, esta bancada está perto de esgotar, garantindo assim o apoio à equipa por parte de cerca de 9 mil sócios leoninos que, por norma, naquele setor do estádio não se cansam de puxar pela equipa.

Recorde-se que esta época as claques de apoio do clube juntam-se no topo Sul do estádio. Ou seja, à Juventude Leonina juntam-se agora o Directivo Ultras XXI e a Torcida Verde, com o objetivo de criar uma atmosfera de apoio incondicional à equipa que bem precisa dele nesta temporada de viragem.
 
Montero é leão em definitivo por €2,5 milhões


montero10.jpg





Fredy Montero está emprestado ou em definitivo em Alvalade? A dúvida pairou mesmo depois do colombiano ser apresentado, pois o Seattle Sounders anunciou a cedência do jogador, enquanto Bruno de Carvalho disse que o jogador ficaria, no mínimo, cinco épocas em Alvalade.

De facto, o homem do momento no Sporting, autor de um hat trick diante do Arouca, é jogador dos leões em definitivo nas próximas cinco temporadas e o Seattle Sounders apenas anunciou como se tendo tratado de uma cedência porque, apurou A BOLA, se vendesse o jogador num determinado prazo se veria obrigado a indemnizar o antigo clube do avançado colombiano, o Cali.

Por isso, para efeitos burocráticos, optou-se pelo anúncio do empréstimo mas, para todos os efeitos, Montero é em definitivo do Sporting até 2017, tendo os leões pago ao Seattle Sounders cerca de 2,5 milhões de euros.







a bola
 
[h=2]Comissão Arbitral Paritária dá razão ao Sporting no caso Bruma[/h]


ng2724321.JPG

Bruma considerava que o vínculo ao Sporting tinha terminado no final da época 2012/13



A Comissão Arbitral Paritária deu esta sexta-feira razão ao Sporting no processo do futebolista Bruma, considerando que o contrato entre o clube o internacional sub-20 português é válido.

Reunida esta sexta-feira à tarde na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no Porto, a CAP anunciou que foram "julgados totalmente improcedentes os pedidos do requerente", ou seja, Bruma, que reclamava a invalidade do vínculo com o Sporting até final da época 2013/14.

Bruma, de 18 anos, e os seus representantes consideravam que o vínculo ao Sporting tinha terminado no final da época 2012/13, versão contrariada pelos "leões", que defendiam a validade do contrato para a época em curso.







JN
 
carlosmane4.jpg

Carlos Mané renovou até 2018; cláusula de 45 milhões de euros



Carlos Mané, uma das coqueluches dos escalões de formação do Sporting, prolongou nesta sexta-feira a ligação com o clube de Alvalade até 2018. Quem quiser contratar o avançado de 19 anos terá de pagar 45 milhões de euros, valor da cláusula de rescisão do jogador.

«Estou muito contente por continuar ligado ao Sporting. Era um desejo que já tinha há muito tempo e agradeço, por isso, ao presidente Bruno de Carvalho. Prometo muito empenho e dedicação nos próximos anos, sempre em prol do Clube», assegurou o Mané em declarações ao site dos leões.

Mané está no Sporting desde os sete anos e esta temporada vai jogar na equipa B.

Desde que assumiu a presidência do clube, Bruno de Carvalho já renovou o vínculo com os seguintes jogadores, além de Carlos Mané,: Mauro Riquicho, Tobias Figueiredo, Luís Ribeiro, Mica, William Carvalho, Edelino Ié, Betinho, João Mário, Kikas, Chaby, Ricardo Esgaio, Iuri Medeiros, Diogo Salomão, Ponde, Rúben Semedo e Wilson Eduardo.
 
Tiago Ilori assinou pelo Liverpool por cinco épocas; leões vão encaixar mais de 8 milhões de euros


ilori4.jpg






Tiago Ilori completou ontem os testes médicos em Liverpool e assinou contrato válido para as próximas cinco temporadas e com números absolutamente milionários para o jogador, que auferirá mais de um milhão de euros por temporada.

Os leões vão encaixar, segundo A BOLA apurou, uma verba acima dos 8 milhões de euros por um jogador que apenas esteve em 14 encontros da equipa principal, numa operação conduzida por Pini Zahavi, empresário com quem a Administração da Sporting, SAD mantinha um litígio a propósito de Bruma.

Tiago Ilori, 20 anos, será hoje oficialmente apresentado como jogador do Liverpool, numa cerimónia que deverá acontecer minutos antes do encontro com o Manchester United, cujo início está marcado para as 13.30 horas.







a bola
 
pranjic6.jpg

Pranjic confessa problemas em Alvalade



Pranjic rescindiu na sexta-feira com o Sporting e não perdeu tempo a viajar para Atenas, onde chegou ontem à tarde.

O croata não esqueceu o passado recente. «Foram muito difíceis estes últimos tempos no Sporting, pois tive muitos problemas. Mudaram muitas coisas e houve várias confusões, mas encontrámos uma solução», disse.

Outro dos jogadores que está de saída é Diego Rubio, que também deverá rumar à Grécia, passando uma época cedido ao Veria.

Quanto a Jeffrén, o empréstimo do extremo ao Espanhol está prestes a ser oficializado., com o clube de Barcelona a ficar com uma opção de compra definitiva do jogador no final da temporada. Por resolver, continuam os processos de Labyad e Boulahrouz.
 
adrien2.jpg

«Não queremos parar por aqui» - Adrien



O médio português Adrien está confiante numa boa época do Sporting, ele que tem sido umas das figuras em destaque no plantel às ordens de Leonardo Jardim.

Depois de duas vitórias frente a Arouca (5-1), Académica (4-0) e um empate frente ao eterno rival Benfica (1-1), Adrien promete: «Não queremos parar por aqui. Ao Sporting, devo trabalho, dedicação e rigor por tudo aquilo que me tem dado», disse ao jornal do Sporting.

De verde e branco desde os 12 anos, o atleta, que tem 24 anos, diz estar feliz por se estar a afirmar no seu clube e pede que se continue a apostar na prata da casa: «A aposta nos jogadores da casa é o caminho a seguir.»

«A pressão num grande clube como o Sporting existe sempre. Sempre que entramos em campo a nossa obrigação é a de ganhar e a de fazer as coisas o melhor possível», afirmou.
 
brunodecarvalho33.jpg



Bruno de Carvalho corta 12 milhões em salários


Não era uma missão fácil a que Bruno de Carvalho passou a ter em mãos quando foi eleito como 42.º presidente da história do Sporting.

Obrigado pelos credores e pelas circunstâncias económicas e desportivas a reduzir a despesa do clube, teve como primeira vitória a renegociação da dívida com a banca. O que veio depois, com a gestão do plantel leonino, foi talvez um desafio tão grande como o anterior: fazer opções que estavam diretamente ligadas com o rendimento que equipa poderá vir a ter numa época sem encaixe financeiro das competições europeias.


Os 25 casos resolvidos pela sua equipa diretiva fizeram o leão poupar, numa só época - a que se segue, 2013/14 -, mais de 12 milhões de euros. Isto tendo em conta os valores brutos e sem contar com contratos progressivos e os jogadores que para além do contrato de trabalho tinham um diferente para os direitos de imagem.

Ainda assim, entre vendas, empréstimos e rescisões, a poupança é significativa e se se apontar aos 20 a 25 milhões de orçamento para a equipa profissional referidos pelo presidente do Sporting como meta a atingir, está em causa metade desse valor.




a bola
 
brunocarvalho6.jpg

Leões anunciam poupança de 14 milhões de euros no futebol profissional



O Sporting emitiu, na manhã desta quinta-feira, um comunicado a dar conta que, no âmbito do processo de redução de custos no futebol profissional (equipas A e B), poupou cerca de 14 milhões de euros.

«Face ao valor projectado de 44,7 milhões de euros, gastaram-se 26,4 milhões, ou seja, menos 40%. A poupança registada, ao nível da equipa A foi de 36%, enquanto na equipa B, a poupança ascende a 53%. A poupança verificada ao nível do futebol profissional totaliza desta forma cerca de 14 milhões de euros», pode ler-se no comunicado.

Explica-se ainda que, na sequência deste processo de reestruturação, foram solucionados 57 processos: 19 dos quais relacionados com renovações contratuais de jogadores e 13 com a contratação de novos jogadores (equipas A e B).

Eis o comunicado:

«Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD vem informar sobre o processo de reestruturação do futebol profissional e de formação.

A implementação das medidas de redução de custos no futebol profissional (equipas A e B) para a época desportiva de 2013/14, permitiu a reorganização dos planteis profissionais da Sociedade com uma redução orçamental superior a 12 milhões de euros. Face ao valor projectado de 44,7 milhões de euros, gastaram-se 26, 4 milhões, ou seja, menos 40%.

A poupança registada, ao nível da equipa A foi de 36%, enquanto na equipa B, a poupança ascende a 53%. A poupança verificada ao nível do futebol profissional totaliza desta forma cerca de 14 milhões de euros.

No âmbito da reestruturação levada a cabo, foram solucionados 57 processos: 19 dos quais relacionados com renovações contratuais de jogadores e 13 com a contratação de novos jogadores (equipas A e B).»
 
leonardojardim15.jpg

«Chegar à frente na 5.ª jornada tem pouca importância» - Leonardo Jardim



Uma vitória na receção ao Rio Ave, este sábado, coloca o Sporting, à condição, no primeiro lugar da Liga, com mais um ponto do que o FC Porto. Leonardo Jardim, contudo, desvaloriza o estatuto de líder à passagem da 5.ª jornada.

«A responsabilidade de jogar para os lugares da frente não nos vai inibir e só traduziremos a passagem para o primeiro lugar se continuarmos com a mesma atitude e se respeitarmos o Rio Ave, fazendo um bom jogo e conseguindo os três pontos. A equipa que está na frente só joga no domingo e nós poderemos chegar à frente, mas isso, na 5.ª jornada, tem pouca importância. Tem a importância que é devida, somente», salientou o treinador leonino, em conferência de Imprensa.

«O jogo com o Rio Ave é importante para nós porque vale três pontos, perante um adversário que apresenta grande qualidade técnica, muitos dos seus jogadores têm de qualidade técnica acima da média; sabem circular a bola e nós teremos de pressioná-los. Não nos podemos esquecer que, num passado recente, o Rio Ave ganhou por três vezes ao Sporting, fez seis golos contra apenas um do Sporting. Acho que isso está na mente dos sportinguistas e, por isso, não podemos acreditar em facilidades», alertou Jardim, rematando:

«Temos de disputar o jogo com a maior seriedade, dentro da nossa identidade, e procurar mais uma vez os três pontos em disputa».
 
leonardojardim9.jpg

«Seria uma hipocrisia estar a falar de arbitragens» – Leonardo Jardim


O treinador do Sporting defendeu que é uma hipocrisia os técnicos dos denominados grandes virem falar de arbitragens, isto porque considera que são as equipas mais beneficiadas pelas equipas de arbitragens.

«Penso que é visível e deveria ser sancionado. O árbitro deixou correr, mas também erra a favor e contra. Não tenho forma de estar de falar quando sou beneficiado ou prejudicado. Os três grandes são normalmente mais beneficiados e seria uma hipocrisia estar a falar de arbitragens», afirmou Leonardo Jardim, em conferência de Imprensa.

O lance em questão foi um remate de Adrien, na segunda parte, que foi cortado com a mão por um jogador do Rio Ave.
 
leonardojardim9.jpg

«Seria uma hipocrisia estar a falar de arbitragens» – Leonardo Jardim


O treinador do Sporting defendeu que é uma hipocrisia os técnicos dos denominados grandes virem falar de arbitragens, isto porque considera que são as equipas mais beneficiadas pelas equipas de arbitragens.

«Penso que é visível e deveria ser sancionado. O árbitro deixou correr, mas também erra a favor e contra. Não tenho forma de estar de falar quando sou beneficiado ou prejudicado. Os três grandes são normalmente mais beneficiados e seria uma hipocrisia estar a falar de arbitragens», afirmou Leonardo Jardim, em conferência de Imprensa.

O lance em questão foi um remate de Adrien, na segunda parte, que foi cortado com a mão por um jogador do Rio Ave.
 
capel5.jpg

Capel ausente três semanas; Rojo recuperado


O Sporting anunciou esta segunda-feira que o tempo de paragem de Diego Capel é de três semanas.

O espanhol sofreu uma lesão muscular no adutor da coxa esquerda, na primeira parte da partida frente ao Rio Ave.

Quanto ao argentino Marcos Rojo, que sofreu uma luxação no ombro esquerdo no derby com o Benfica, já foi integrado no treino desta segunda-feira.
 
leonardojardim21.jpg

«O presidente esteve sempre próximo de nós» – Leonardo Jardim


O técnico do Sporting garantiu que Bruno de Carvalho não esteve esta semana mais presente e exigido mais na última semana, isto após o empate frente ao Rio Ave (1-1).

«O presidente sempre esteve próximo de nós. A incentivar, a incutir forte atitude e toda a gente trabalha no limite das suas responsabilidades. Falamos a uma só voz no clube e as ideias de todos são iguais», afirmou Leonardo Jardim, em conferência de Imprensa.
 
leonardojardim21.jpg

«O presidente esteve sempre próximo de nós» – Leonardo Jardim


O técnico do Sporting garantiu que Bruno de Carvalho não esteve esta semana mais presente e exigido mais na última semana, isto após o empate frente ao Rio Ave (1-1).

«O presidente sempre esteve próximo de nós. A incentivar, a incutir forte atitude e toda a gente trabalha no limite das suas responsabilidades. Falamos a uma só voz no clube e as ideias de todos são iguais», afirmou Leonardo Jardim, em conferência de Imprensa.
 
brunodecarvalho33.jpg

´Naming` de Alvalade por €5 milhões/ano


Depois da reestruturação organizativa e da significativa redução de custos no grupo Sporting, o Conselho Diretivo presidido por Bruno de Carvalho olha agora para a necessidade de aumentar proveitos e, assim, continuar a trabalhar para equilibrar financeiramente o clube.

Por isso, além dos encaixes que são gerados pelas receitas tradicionais de televisão, quotização, ingressos e Gamebox, merchandising e publicidade que até poderão ser alvo de renegociação, o Sporting procura também novas formas de conseguir potenciar a sua marca e de, com isso, conseguir gerar novas receitas. Uma dessas soluções que, aliás, há muito é discutida mas nunca foi concretizada, mas que ganha novo fôlego durante a presidência de Bruno de Carvalho é o naming do estádio.

O Conselho Diretivo do Sporting, ao que a A BOLA apurou, está recetiva a alienar o nome do José Alvalade a uma empresa, de preferência nacional, a troco de cinco milhões de euros por ano, mas estas verbas ainda serão alvo, como é normal, de negociação, havendo a consciência de que se está numa época de recessão.
 
brunodecarvalho33.jpg

´Naming` de Alvalade por €5 milhões/ano


Depois da reestruturação organizativa e da significativa redução de custos no grupo Sporting, o Conselho Diretivo presidido por Bruno de Carvalho olha agora para a necessidade de aumentar proveitos e, assim, continuar a trabalhar para equilibrar financeiramente o clube.

Por isso, além dos encaixes que são gerados pelas receitas tradicionais de televisão, quotização, ingressos e Gamebox, merchandising e publicidade que até poderão ser alvo de renegociação, o Sporting procura também novas formas de conseguir potenciar a sua marca e de, com isso, conseguir gerar novas receitas. Uma dessas soluções que, aliás, há muito é discutida mas nunca foi concretizada, mas que ganha novo fôlego durante a presidência de Bruno de Carvalho é o naming do estádio.

O Conselho Diretivo do Sporting, ao que a A BOLA apurou, está recetiva a alienar o nome do José Alvalade a uma empresa, de preferência nacional, a troco de cinco milhões de euros por ano, mas estas verbas ainda serão alvo, como é normal, de negociação, havendo a consciência de que se está numa época de recessão.
 
leonardojardim12.jpg

Jardim recusa papel de herói


Pela primeira vez desde a época 1994/95, pode o Sporting ascender (ainda que à condição) à liderança da Liga à passagem da 7.ª jornada, em caso de vitória sobre o V. Setúbal em Alvalade. Leonardo Jardim recusa chamar a si o protagonismo e atribui aos jogadores o sucesso do leão.

«O Leonardo Jardim pertence a um grupo de trabalho que pretende que o Sporting tenha êxito em todos os jogos. Mas os principais responsáveis são os seus jogadores, são eles que jogam todos os fins de semana», salientou.
 
carlosmane1.jpg

«Nunca esquecerei a estreia» – Carlos Mané


O avançado estreou-se pela equipa principal e deu conta da satisfação na rede social «Twitter».

Carlos Mané, 19 anos, estreou-se pela equipa principal dos leões e, na sua conta no «Twitter», expressou a felicidade que lhe ia na alma. «Obrigado a todos. Hoje foi um dia marcante para mim, um dia que nunca esquecerei. Obrigado família, obrigado sportinguistas», escreveu na sua conta no «Twitter.

Carlos Mané estreou-se, tal como Iván Piris, que apenas tinha jogado pela equipa B. O lateral foi o eleito para substituir o lesionado Jefferson no lado esquerdo da defesa e, nos instantes iniciais da partida, foi evidente a cumplicidade com Carrillo, com quem trocou um forte abraço.
Um é paraguaio, o outro peruano, dois sul-americanos unidos pela língua e pelo... Sporting.
 
Voltar
Topo