O cantinho dos lagartos

elias7.JPG


Elias disposto a perdoar dívida para sair do Sporting

O médio Elias vai apresentar-se no Sporting quando terminar o empréstimo ao Flamengo, porém, assegura que o desejo não é ficar em Alvalade, mas sim regressar ao clube Brasil. Prefere ficar no clube do Rio de Janeiro mas não descarta outras possibilidades.

«Pelo contrato, em janeiro apresento-me ao Sporting. O meu contrato acaba no dia 31 de dezembro só que quero permanecer aqui. Vai ser uma negociação muito difícil com o Sporting, mas que está definida pela minha parte», disse em declarações à Sport TV brasileira, deixando clara qual a sua preferência:

«Ficar no Flamengo, mas não podemos fechar as portas para nenhum clube. Pela minha preferência e pelo contrato que tenho, aqui no Flamengo. No pré-contrato estabelecido, os dirigentes do Sporting colocaram um valor de 10 a 15 milhões de euros e isso é um absurdo para um jogador de 28 anos e para a realidade do Brasil. O Flamengo terá que negociar muito bem para poder ficar comigo.»

O jogador mostrou-se ainda disponível para abdicar do valor que em dívida do Sporting, cerca de dois milhões de euros em direitos de imagem, segundo o Lancenet: «Posso abrir mão da dívida que eles têm comigo. O meu pai foi lá e negociou com eles, mas acho que tem tudo para dar certo. Agora é o Flamengo que vai negociar e só depende deles.»

Fonte:
 
leonardojardim45.jpg

[size=14pt]Jardim chama 19 para a Luz[/size]

O treinador do Sporting, Leonardo Jardim, repetiu a convocatória da última jornada para o aguardado derby, de sábado, frente ao Benfica, no Estádio da Luz, às 19.45 horas, em jogo referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Leonardo Jardim deixou novamente de fora os brasileiros Welder e Gerson Magrão.

Enquanto, o defesa-central Rúben Semedo foi despromovido para a equipa B, pelo que não entra nas contas para o derby.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo;

Defesas: Cédric, Maurício, Rojo, Eric, Jefferson e Iván Piris;

Médios: William Carvalho, Rinaudo, Adrien, Vítor e André Martins;

Avançados: Diego Capel, Wilson Eduardo, André Carrillo, Carlos Mané, Montero e Slimani.
 
mauricio6.jpg

[size=14pt]Titularidade no derby vale 10 mil euros a Maurício[/size]

É uma meia novidade... Depois de ter ficado no banco de suplentes no encontro com o Marítimo, depois de uma semana em que pouco se treinou devido a inúmeras limitações físicas, Maurício vai reocupar o seu lugar no quarteto defensivo no jogo com o Benfica, de detrimento de Eric Dier.

Para qualquer jogador profissional a presença num jogo destes, carregado de história, é já em si um prémio. Porque poucos são os que têm oportunidade de jogar um derby. Mas para Maurício, o jogo de hoje tem prémio a dobrar e pode até triplicar. Confuso? Muito fácil. Além de voltar a jogar um dos jogos mais emotivos do campeonato português, o defesa central completará o 10.º jogo oficial pelo Sporting.

Por isso, tem garantido em caixa (mais) um prémio monetário de dez mil euros. Tudo porque no contrato entre o Sporting e o jogador ficou acordado que Maurício teria direito a receber 10 mil euros por cada série de cinco jogos que fizesse (a titular ou que entrasse no início da segunda parte).

A primeira tranche foi ganha após o encontro com o Rio Ave, da quinta jornada; a segunda está garantida mal ponha o pé no relvado do Estádio da Luz.
 
montero16.jpg

[size=14pt]Montero para acabar com 983 dias de jejum na Luz[/size]

Oferece-se recompensa ao leão que conseguir agitar as redes das balizas do Estádio da Luz no derby de mais logo!

Se na realidade um Benfica-Sporting a eliminar não carece de fatores extra de motivação, encerrando em si mesmo o maior tónico de todos, por outro lado não seria totalmente descabido em Alvalade fixar-se um prémio especial para o palpitante jogo desta noite, cuja finalidade seria a de gratificar qualquer um dos marcadores dos golos da equipa de Leonardo Jardim.

É que puxando a fita atrás, mas não muito, é necessário recuarmos, mesmo assim, quase três (!) anos para encontrarmos o último golo marcado pelo Sporting no Estádio da Luz.

Em rigor, passaram 983 dias desde que Hélder Postiga agitou as redes encarnadas na Catedral em jogo a contar para as meias-finais da Taça da Liga. Foi a 2 de março de 2011, numa partida que os leões acabariam por perder por 1-2.
 
jaimemartasoares1.jpg

[size=14pt]«O Sporting está a viver um dos momentos mais altos da sua existência» - Jaime Marta Soares[/size]

Jaime Marta Soares está extremamente feliz com o período que o Sporting atravessa, não só desportivamente como também institucionalmente. O presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube deixou muitos elogios à prestação da equipa de futebol e ao espírito de união que se vive, hoje por hoje, em torno do Sporting.

Presente no II Encontro dos Núcleos do Sporting do Distrito de Coimbra, onde teve a companhia dos galardoados Augusto Inácio, Carlos Lopes, Francis Obikwelu e Carlos Silva, Jaime Marta Soares continuou a não querer assumir a candidatura do emblema leonino ao título nacional. No entanto, o representante máximo dos sócios do Sporting não esconde o seu grande desejo:

«O Sporting tem raízes muito profundas no distrito de Coimbra, com um conjunto de Núcleos muito aguerridos, muito apaixonados. É uma força extraordinária. Esta fé sportinguista é uma coisa maravilhosa. Tal como dizem as claques, o Sporting nunca vai acabar, é eterno. Atualmente o Sporting está a viver um dos momentos altos da sua existência. É um dos cubes mais importantes a nível mundial. Passou por fases difíceis mas neste momento está revitalizado, está com força e a preparar-se para continuar a afirmar-se e a dar aos seus sócios e adeptos as alegrias que todos eles merecem. Estou absolutamente convencido que com toda esta reorganização o Sporting tem condições para consolidar a sua grande força.

«Bruno de Carvalho vai levar o Sporting ao sucesso»
Além dos elogios aos jogadores e aos adeptos, Jaime Marta Soares reforçou o trabalho que tem vindo a ser feito por Bruno de Carvalho. Na sua opinião, o Sporting está, claramente, bem entregue. «Bruno de Carvalho tem uma liderança que vai levar o Sporting ao sucesso. Conhece como ninguém a vida do Sporting. É um estudioso do clube. Os órgãos sociais estão muito unidos e isso está a dar os seus frutos. Ontem à noite ficou, mais uma vez, demonstrada a força do Sporting. Foi a confirmação de que temos uma extraordinária equipa. Num espetáculo, todas as equipas têm que dar o seu máximo pela honestidade no futebol… O Sporting está a ser liderante em quase todas as modalidades. O futebol é a grande força, claro. Todos nós queremos ganhar, todos nós queremos ser campeões, mas o que importa é que o Sporting se apresente em todos os jogos para ganhar», finalizou o presidente da Mesa da Assembleia Geral.
 
brunodecarvalho89.jpg


Leões preparam contestação à nota de Duarte Gomes

Em Alvalade ainda esperam pela chegada dos relatórios do árbitro Duarte Gomes e do observador Natálio Jesus Silva relativos ao derby de sábado, no Estádio da Luz, onde o Sporting caiu na Taça de Portugal aos pés do Benfica - 3-4, após prolongamento.

A arbitragem foi alvo de duras críticas por parte dos leões que pediram os referidos relatórios mas que ainda esperam que estes cheguem a Alvalade.

No entanto, fontes do clube verde e branco revelam a A BOLA que há indicações no sentido de a nota atribuída ao juiz de Lisboa ser de 2,9.

E desta forma os leões já preparam a contestação.

A nota de 2,9 corresponde a insatisfatório na escala de avaliação. Ainda assim, a administração sportinguista considera-a elevada, pelo que insatisfatório é também o sentimento que se vive em Alvalade.

Fonte:
 
brunodecarvalho53.jpg

[size=14pt]Bruno de Cravalho contestou Duarte Gomes (foto ASF)
Leões ao ataque no jornal oficial[/size]



O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, manifestou toda a indignação para com a arbitragem de Duarte Gomes que lhe ia na alma no final do jogo de sábado. Mas entretanto não mais abordou publicamente o tema.

Mas os leões continuam ao ataque e hoje, na edição do jornal oficial do clube, continuam a mostrar a insatisfação, uma decisão editorial que é também mensagem oficial e que vai passar a ser veículo neste tipo de estratégia de comunicação.

«Não nos derrubam» é a manchete da publicação, que hoje sai para as bancas. «As falsas virgens ofendidas»; «Forte revés para a verdade»; «É preciso bom senso na arbitragem»; «Dragão: a mentira», são outras das chamadas de primeira página desta edição do jornal Sporting.
 
williamcarvalho10.jpg


William Carvalho para recomprar em fevereiro

O Sporting tem alvos definidos no mercado de inverno com um defesa-central (prioritária), um médio ofensivo e um extremo a estarem na lista de compras mas os responsáveis leoninos também olham para esta janela como uma oportunidade de venda de alguns ativos dispensáveis -Elias, Jeffrén e Labyad - para, desta forma, poderem investir na compra da parte do passe (40 por cento) de William Carvalho detida pelo Sporting Portugal Found.

A referida percentagem dos direitos económicos de William Carvalho foi vendida em por 400 mil euros a este fundo a 18 de agosto de 2011. Os leões, segundo os dados recolhidos por A BOLA, já tentaram negociar a recompra desta parte do passe com o referido fundo de investimento gerido pela Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliários (ESAF) mas, por enquanto, ainda não chegaram a um entendimento quanto aos valores.

O prazo inicial previsto no contrato com a ESAF apontava para 31 de dezembro deste ano, mas, pelos dados recolhidos pelo nosso jornal, já se conseguiu um acordo para protelar um pouco este prazo.

Por isso, apenas em fevereiro/março, caso o Sporting consiga encaixes financeiros com a venda de alguns dos ativos mencionados, os leões terão maior liquidez para negociarem com o fundo.

Fonte:
 
montero11.jpg


À procura de novos «Monteros»

O Sporting pode assinar muito em breve uma parceria com os colombianos do Real Cartagena, sendo que o processo está em cima da mesa e já conheceu desenvolvimentos muito importantes.

Tanto assim é que o presidente do Real Cartagena, Rodrigo Rendon, esteve recentemente em Lisboa, cerca de dez dias, período no qual participou em várias reuniões com os dirigentes leoninos, entre eles o próprio presidente, Bruno de Carvalho, tendo também visitado as instalações do Estádio José Alvalade, como também da academia, em Alcochete.

As partes acertaram já os princípios de um acordo que permitirá aos leões estar mais perto de um mercado que tem dado que falar na Europa, sendo o leão Fredy Montero o último exemplo.

O Real Cartagena, por seu turno, pode beber dos conhecimentos do leão, sobretudo no que diz respeito ao futebol de formação, uma vez que o clube colombiano parece apresentar algumas carências do ponto de vista organizativo, ainda que não lhe falte jovens talentos com qualidade.

Fonte:
 
leonardojardim12.jpg

[size=14pt]Central é a prioridade de janeiro[/size]

De entre as posições no plantel de Leonardo Jardim que a SAD dos leões gostaria de ver fortalecidas no mercado de inverno a prioridade total vai para a contratação de um defesa-central.

Isto porque o recurso à equipa B para ali encontrar soluções para render Maurício ou Marcos Rojo tem sido mais frequente que o esperado e Leonardo Jardim pretende contar com mais maturidade e experiência no centro da defesa.

Parceria com Raja à vista

A recente incursão de Bruno de Carvalho e Augusto Inácio pelo Norte de África, por intermédio de uma viagem a Marrocos, foi associada ao extremo Abdelilah Afidi, internacional de 21 anos do Raja Casablanca, mas segundo informações recolhidas pelo nosso jornal, este não tem grandes possibilidades de rumar a Alvalade.

Todavia, os dirigentes leoninos, que assistiram à final da Taça que o Raja perdeu nas grandes penalidades para o El Jadida, deram passos firmes para ser estabelecida uma parceria com o Raja Casablanca que permita a implantação leonina no mercado futebolístico daquele país e uma maior atenção do clube de Alvalade aos jovens valores que vão emergindo no futebol marroquino.
 
salomao1.jpg

[size=14pt]Diogo Salomão nos convocados para Guimarães[/size]

O médio Diogo Salomão é a principal novidade na lista de convocados do Sporting para o encontro de domingo (19.15 horas) com o V. Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, referente à 10.ª jornada da Liga.

Em sentido inverso, Leonardo Jardim não pode contar com Marcos Rojo e Wilson Eduardo, ambos expulsos no ´derby` da Taça de Portugal com o Benfica.

Lista dos convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck.

Defesas: Maurício, Jefferson, Eric Dier, Iván Piris e Cédric Soares.

Médios: William Carvalho, Rinaudo, Gerson Magrão, André Martins, Vítor Silva, Adrien Silva, Capel, Carrillo e Diogo Salomão.

Avançados: Fredy Montero, Slimani e Carlos Mané.
 
diasdacunha2.jpg

[size=14pt]«Nunca confundi cores com clubismos» - Dias da Cunha[/size]

O antigo presidente do Sporting comentou as recentes declarações de Bruno de Carvalho, atual líder do clube que sugeriu retirar o vermelho da Bandeira de Portugal como solução para a crise do País.

«Cada um diz o que quer e fica com quem diz. Primeiro, nunca confundi cores com clubismos. Depois, a Bandeira Nacional é uma coisa que não se discute. Para mim o encarnado não é Benfica, isso é um disparate. O verde é nosso (do Sporting), mas não é só nosso. Em relação á Bandeira não há que relacionar cores com clubes, não faz sentido», disse Dias da Cunha, em declarações à Antena 1, mostrando-se, porém, satisfeito com o trabalho de Bruno de Carvalho à frente do clube:

«Não foi o meu candidato, não gostei da forma como fez campanha, mas foi eleito e é o presidente. O trabalho feito em relação à equipa de futebol principal é notável, tanto nas aquisições como na condução da equipa técnica. Tem-me dado uma satisfação muito grande acompanhar os jogos do Sporting.»
 
leonardojardim5.jpg

[size=14pt]Leonardo Jardim chama 19 para o Paços de Ferreira[/size]

O treinador do Sporting, Leonardo Jardim, chamou 19 jogadores para o jogo de amanhã, diante do Paços de Ferreira, marcado para as 19.45 horas.

Em relação ao encontro da última jornada, com o V. Guimarães, destacam-se as ausências de Diogo Salomão, que atuou esta manhã pela equipa B, e sobretudo de Iván Piris, lateral que não surgiu no boletim clínico. De regresso está Wilson Eduardo, depois de ter cumprido um jogo de castigo.

Lista de convocados
Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck.
Defesas: Maurício, Jefferson, Marcos Rojo, Eric Dier, Cédric.
Médios: William, Fito Rinaudo, Gerson Magrão, André Martins, Vítor, Adrien, Diego Capel, André Carrillo, Wilson Eduardo.
Avançados: Montero, Slimani, Carlos Mané.
 
adeptos5.jpg

[size=14pt]A equipa bem agradece que não fiquem em casa[/size]

Tem sido notório o entusiasmo com que os adeptos leoninos têm encarado esta temporada. Dentro e fora de Alvalade.

O Sporting tem pedido, constantemente, todos os bilhetes a que tem direito pelos regulamentos quando se desloca aos terrenos adversários e não há registo de devoluções. Foi assim não só no Dragão, jogo especial por se tratar de um clássico e de ter tido o suplemento vitamínico de poder significar a liderança isolada dos leões em caso de vitória - que não aconteceu -, mas também em quase todos os estádios.

Na visita à Académica deste ano, à 2.ª jornada, notou-se logo a diferença da época anterior: em 2012/13 estiveram 6.086 espectadores em Coimbra, contra os 14.194 deste ano. Aliás, o Sporting conseguiu chamar mais gente à casa dos estudantes do que o Benfica (8.551).

Apesar da crise, estando em causa deslocações e, portanto, maiores gastos nas viagens e na compra de bilhete, os leões têm chamado mais gente aos estádios por onde têm passado. A única exceção foi, precisamente, a última visita a Guimarães, embora na época passada este confronto se tenha realizado na ronda inaugural. A diferença, contudo, não é significativa: menos 871 espectadores.

Em todas as restantes deslocações - Olhão, Braga e Porto -, os números superiorizam-se sem esforço. É certo que no ano passado o Sporting defrontou o Olhanense no José Arcanjo e este ano no Estádio Algarve, o que justificou a diferença de sete mil espectadores entre os dois jogos. Já com o FC Porto, a diferença entre os 48.108 espectadores deste ano para os 38.909 do ano passado espelha bem o entusiasmo reinante também em Alvalade.
 
pedrorocha1.jpg

[size=14pt]Leões lamentam morte de Pedro Rocha[/size]

O Sporting lamentou a morte do antigo treinador do clube, Pedro Rocha, que faleceu no Brasil vítima de atrofia no mesencéfalo, doença degenerativa que o impedia de andar e falar.

«À família enlutada, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências», pode ler-se numa curta nota escrita no site dos leões.

Caso estivesse de vida, Pedro Rocha ia comemorar nesta terça-feira, dia 3, 71 anos.
 
brunodecarvalho8.jpg

[size=14pt]«Não estamos vendedores» - Bruno de Carvalho[/size]

Numa altura em que ainda não conhecia os adversários de Portugal no Mundial, Bruno de Carvalho confessou que a Seleção «tem todas as condições para fazer uma boa campanha». «Com vontade e garra, os eleitos podem justificar o lugar que têm no ranking, pois temos jogadores magníficos», apontou.

O presidente do Sporting, que se encontra em Macau, confessou não estar preocupado com o número de futebolistas leoninos que vão estar no Mundial: «As questões individuais não são o mais importante, mas estou convicto de que o selecionador vai escolher os melhores e alguns jogam no Sporting», ressalvou o líder sportinguista.

Instado a comentar se só vai vender depois do Mundial, Bruno de Carvalho disse que os leões «não estão vendedores», mas que no futebol não se pode assegurar que isso não aconteça: «Não queremos vender mas se surgir uma proposta irrecusável para o clube e para os jogadores ... tudo pode suceder.»
 
brunodecarvalho02.jpg

[size=14pt]«Não temos receio de estar em1.º lugar, aliás faz-nos confusão é quando não estamos no topo» - Bruno de Carvalho[/size]

3249 dias depois o Sporting poderá voltar a assumir a liderança isolada do campeonato. Para que tal aconteça os leões terão de vencer na tarde deste domingo o Gil Vicente. Na opinião do presidente do clube, o topo é o lugar onde o conjunto de Alvalade deve estar...

«Não temos receio de estar em primeiro lugar, aliás faz-nos confusão é quando não estamos no topo. Não temos receio de assumir que queremos vencer todos os jogos», frisou Bruno de Carvalho, que marcou presença num almoço-convívio com sócios e adeptos do Sporting que decorreu em Vila do Conde.

«Tenho total confiança nos órgãos sociais, na estrutura do futebol, na equipa técnica e em especial no nosso treinador Leonardo Jardim e em todos os atletas. A nossa missão é fazer chegar ao grupo de trabalho a voz e os anseios dos adeptos e este plantel tem sido um dos nossos maiores orgulhos esta temporada, porque está em sintonia com a filosofia e com o que é o Sporting. Reafirmo que não haverá contratações, não temos interesse em ir buscar grandes nomes, é este o grupo que vai até ao fim», concluiu.
 
auditoria2.jpg


«Não temos medo de nenhum bicho papão» - Bruno de Carvalho

O presidente do Sporting diz que o primeiro lugar no Campeonato é uma questão de justiça, não sentindo que haja maior pressão.

«O Sporting sabe muito bem o que quer e não há pressão absolutamente nenhuma por estar no primeiro lugar, apenas grande satisfação, pois temos noção que ocupamos esse lugar porque merecemos», afirmou Bruno de Carvalho, que falava aos jornalistas durante a assinatura pública do contrato de Auditoria Gestão do Grupo Sporting com a empresa de contabilidade Mazars.

«Não temos medo de nenhum bicho papão, mas esse bicho papão pode acordar pois o Sporting está acordado e espero que fique acordado até ao fim», disse ainda o líder do clube de Alvalade.

Fonte:
 
leonardojardim9.jpg

[size=14pt]«Belenenses anulou Benfica e FC Porto» - Leonardo Jardim[/size]

Leonardo Jardim alerta que só o melhor Sporting poderá levar de vencida o Belenenses. Recorda o treinador leonino que o adversário de sábado já bateu o pé a Benfica (0-0, na Luz) e FC Porto (1-1, no Restelo) na presente edição da Liga.

«Temos o máximo respeito pelo Belenenses, mas em nossa casa queremos vencer e dar continuidade às vitórias. Estamos alertados que esta equipa já roubou dois pontos ao FC Porto e ao Benfica», frisou em conferência de Imprensa o treinador leonino, mostrando-se conhecedor dos pontos fortes dos azuis:

«Teremos de ter cuidado com a rápida transição ofensiva deles, com os extremos e os lances de bola parada, pois têm muitos jogadores de elevada estatura».

«O Belenenses fez um grande campeonato na 2.ª Divisão, subiu, e este ano em termos de classificação não está muito bem mas com os ditos grandes tem conseguido bons resultados. Conseguiu anular quer o Benfica quer o FC Porto», recordou Jardim, receitando:

«São uma equipa extremamente agressiva, muito pressionante e com grande profundidade do seu jogo. Teremos de ter cuidados em termos defensivos e a nível ofensivo impor o nosso futebol».
 
capel17.jpg

[size=14pt]«Os nossos adeptos merecem uma alegria» - Capel[/size]

A comunhão entre os adeptos do Sporting e a equipa de futebol é total. A liderança na Liga, qualquer coisa impensável no início da temporada, e a qualidade do jogo dos pupilos de Leonardo Jardim entusiasmam o leão mais pessimista e o carinho que os adeptos emprestam ao grupo é pelos jogadores sentido na pele. Por isso mesmo, em campo, a cada jogo que passa, os jogadores leoninos tentam oferecer a vitória aos sportinguistas.

«É um prazer fazer tanta gente feliz», confessa Diego Capel, 25 anos, em entrevista ao diário Marca. «A nossa massa adepta é enorme e merece uma alegria assim», acrescenta o internacional espanhol, destaque de quase uma página na edição de ontem do desportivo de Madrid.

O jornal começa até por fazer comparação curiosa entre o Sporting, em Portugal, e o Atlético de Madrid, em Espanha, que nesta altura tem os mesmo 40 pontos que o líder da liga, o Barcelona. «Vamos jogo a jogo», aponta Diego Capel, no discurso oficial de Alvalade, por sinal o mesmo adotado pelo Atlético...

Capel é um dos ídolos da empolgada torcida leonina. As comparações com Paulo Futre começaram logo na época de estreia do jogador em Alvalade, 2011/12. «Os adeptos têm sempre uma palavra de agradecimento para mim, devo-lhes muito. Futre é uma referência em Portugal e no Sporting e enche-me de orgulho que me comparem com ele», conta o camisola 11 dos leões, que logo fala também do mesmo «orgulho» de jogar como extremo num clube onde se formaram também Cristiano Ronaldo e Figo: «São jogadores que para mim são espelhos para onde tenho de olhar.»

A diferença para a temporada passada é abissal. São mais 17 pontos à 12.ª jornada, um leão de cara lavada muito por culpa das mudanças operadas pela nova estrutura do clube, presidida por Bruno de Carvalho. «Chegou muita gente», justifica o extremo e completa: «Foi o presidente, o treinador... E também chegaram companheiros jovens, talvez não muito conhecidos mas com a ambição de fazer grandes coisas. Tudo isso contribuiu para a construção de um plantel mais unido, forte e comprometido.»

Mas será então possível o Sporting lutar pelo título até ao fim? Pois, lá vem o discurso oficial, do lutar passo a passa. «É difícil quebrar a hegemonia do FC Porto e do Benfica. Temos de continuar como até aqui: jogo a jogo», insiste Capel.
 
Voltar
Topo