O cantinho dos lagartos

leonardojardim27.jpg

[size=14pt]«Champions é principal objetivo», assume Leonardo Jardim[/size]

A liderança da tabela não ilude Leonardo Jardim que, para já, continua a focar todas as atenções num lugar de acesso à Liga dos Campeões no final da temporada. Essa, aliás, foi um dos assuntos abordados no lançamento do jogo com o Nacional.

«Direta ou indiretamente a Champions será sempre objetivo. Isso faz parte da nossa responsabilidade, depois do que aconteceu na última temporada. Queremos ser competetentes, pelo que a Liga dos Campeões é um dos principais objetivos», apontou o treinador dos leões, que deixou o desejo para os próximos jogos:

«Quando iniciou o campeonato não tínhamos na mente estar em primeiro, segundo ou terceiro, mas a certeza de que a equipa iria evoluir, crescer. Felizmente isso tem acontecido. A classificação reflete a qualidade da equipa. Queremos continuar a ganhar, pelo que, como estamos topo, o objetivo passa por consolidar essa posição».
 
ruipatricio5.jpg

[size=14pt]Rui Patrício quer igualar registo de Ricardo[/size]

Este Sporting é a equipa mais concretizadora do campeonato português, mas nos últimos jogos tem revelado também uma apreciável coesão defensiva que não tem permitido golos aos adversários.

Tanto que frente ao Nacional, Rui Patrício pode, pela primeira vez desde que é titular da baliza leonina, estar cinco jogos sem sofrer golos, tal como sucedeu na temporada de 2006/07, quando Ricardo era o dono da baliza do Sporting e da Seleção Nacional.

Refira-se, a propósito, que olhando para os últimos dez anos o recorde sportinguista aconteceu na época de 2005/06, com Paulo Bento, quando o Sporting teve sete jogos sem sofrer golos, também com Ricardo entre os postes.
 
golobraga2.jpg

[size=14pt]O leão quer meter a sexta[/size]

O Sporting de Leonardo Jardim navega em velocidade de cruzeiro e sem turbulência e os resultados conseguidos pela equipa contrastam em absoluto com a intermitência que a mesma viveu na época passada.

Se vencer hoje o Nacional, a equipa leonina além de se reinstalar confortavelmente no primeiro lugar do campeonato conseguirá a sua sexta vitória consecutiva na Liga e, consequentemente, já sabe que começará o ano novo com o estatuto de líder, algo que há muito não se via em Alvalade.

O registo de vitórias consecutivas pode não ser considerado e espantar, mas a verdade é que não acontecia em Alvalade há mais de dois anos, quando, a 26 de novembro de 2011, o Benfica terminou com uma série de sete jogos seguidos para o Campeonato a ganhar do Sporting então liderado por Domingos Paciência.

Por exemplo, na época passada, o melhor que o Sporting conseguiu no Campeonato foram três triunfos consecutivos, entre a 23.ª e a 25.º jornada, já com Jesualdo Ferreira na liderança técnica.
 
Pai de Elias ameaça ir de novo à FIFA

elias2.jpg

Cedido pelo Sporting ao Flamengo até final do mês, Elias pretende ficar no clube do Rio e já tem acordo com o Fla para a permanência. Falta a resposta leonina à proposta dos cariocas, algo que deve acontecer nos próximos dias mas que por não ter ainda acontecido leva o pai e empresário, Eliseu Trindade, a ameaçar voltar à FIFA, isto depois de ter resolvido com os leões o problema de uma dívida (1 milhão de euros) ao jogador e de, por isso, ter retirado uma queixa apresentada anteriormente.

«Da mesma forma que me dispus a ir a Portugal para abrir mão da dívida, podemos retomar a ação na FIFA», disse Eliseu Trindade à imprensa brasileira: «Falámos e tirámos a ação, perdoámos a dívida, mas é preciso que o Sporting também seja maleável.»

O Flamengo tem 4 milhões de euros para oferecer pelos 50 por cento do passe de Elias que o Sporting detém. Está disposto a colocar jogadores na operação mas não o já apontado Luiz Antônio. «A negociação está difícil mas temos esperança e vejo a possibilidade de algum jogador ser envolvido. Mas nenhum dos titulares», avisou o vice do Fla, Wallim Vasconcellos.
 
golo1.jpg

[size=14pt]Leão reage com vitória após jogo sem vencer; segue-se o FC Porto[/size]

O Sporting não conseguiu ofensivamente ser a equipa eficaz de outros jogos, conforme reconheceu Leonardo Jardim, e a receção ao Nacional saldou-se por um desmoralizador empate que, contudo, não lhe retira a liderança do campeonato, agora em igualdade pontual com os históricos rivais FC Porto e Benfica.

Se estes jogos são percalços numa época excelente a todos os níveis (é preciso não esquecer que os leões são a equipa mais concretizadora, têm em Montero o mais eficaz da Liga e são, a par do FC Porto, a defesa menos batida do campeonato), também não é menos verdade que o Sporting consegue sempre reagir com uma vitória cada vez que soma um resultado menos positivo.

Esta época o Sporting nunca ficou dois jogos consecutivos sem ganhar. O mesmo é dizer que os leões de Leonardo Jardim respondem sempre com um triunfo cada vez que somam um resultado menos bom.

É por isso que o clássico com o FC Porto, a contar para a Taça da Liga, dia 29, ganha ainda mais interesse.
 
brunodecarvalho1.jpg

[size=14pt]Bruno continua com a batalha[/size]

A revolta do Sporting com a arbitragem do jogo com o Nacional (0-0), onde reclama de um golo mal anulado, é evidente por estes dias em Alvalade e o presidente leonino, Bruno de Carvalho, vai continuar a batalha que iniciou praticamente desde que assumiu funções.

Os leões não querem deixar cair as queixas em saco roto e analisam agora que atitude tomar em semana de clássico com o FC Porto. Por outro lado, sabe A BOLA que Bruno de Carvalho não teme consequências das declarações que proferiu após o
jogo ou pela forma como se dirigiu ao árbitro Manuel Mota.
Mesmo com vozes a pedirem castigo, como foi o caso do presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), José Fontelas Gomes.

«Esse tipo de declarações tem de ser punido por quem de direito, neste caso, o Conselho de Disciplina, a quem compete analisar.
 
«Decisão do árbitro foi verdadeiramente lamentável» - Slimani

slimaninacional1.jpg

Slimani está na Argélia, aproveitando os dias de folga do plantel principal do Sporting, e à imprensa do seu país fala, pela primeira vez, sobre o golo que marcou frente ao Nacional mas que viu anulado pelo árbitro Manuel Mota.
O avançado garante que não fez qualquer falta sobre o defesa dos madeirenses, Miguel Rodrigues.

«Consegui ganhar posição legalmente e no cara a cara consegui cabecear com sucesso para o fundo da baliza», conta o argelino, que logo completa: «Pena que o árbitro tenha anulado o golo, pois não cometi qualquer falta.»

Ainda sobre o golo que teria colocado o Sporting a vencer por 1-0, Slimani aborda outra alegada falta que pode ter acontecido anteriormente no mesmo lance, de Montero sobre Marçal, mas para o argelino a ação do companheiro colombiano também não foi feita de forma irregular.

«Aparentemente houve uma ação de um companheiro que não influenciou o lance. Foi verdadeiramente lamentável», queixa-se o camisola 9 dos leões, juntando então a sua voz ao coro de críticas leoninas, comandado pelo presidente Bruno de Carvalho, que logo falou a seguir ao jogo.
 
Slimani entregou Bola de Ouro ao presidente da Argélia

slimani15.jpg




Islam Slimani aproveitou a paragem natalícia em Portugal para viajar até à sua Argélia, onde já estivera na passada semana para receber a Bola de Ouro local, referente ao ano de 2013, onde se destacou também ao serviço do CR Belouizdad e da seleção argelina, com papel fundamental na conquista do apuramento para o Mundial do Brasil.

O sportinguista deslocou-se ao palácio presidencial em Argel para entregar a Bola de Ouro ao presidente da república, Abdelaziz Bouteflika.

Uma cerimónia onde Slimani apontou «o excelente trabalho» do presidente que «não poupa esforços na promoção do desporto junto da juventude» argelina.

Este gesto mostra bem o grande momento que vive o avançado do Sporting, que passou a ser um ídolo do desporto argelino não apenas pelas excelentes exibições ao serviço da sua seleção mas também porque passou a ser um grande representante do futebol da Argélia na Europa, com destaque na Liga portuguesa onde, apesar de não ser titular pelos leões, tem entrado praticamente em todos os jogos e já deixou marca de quatro golos em apenas 209 minutos com a camisola verde e branca.

«Slimani mereceu o prémio por tudo o que deu à seleção», apontou, na cerimónia, o presidente da federação argelina, Mohamed Raouraoua.

O argelino apresenta-se novamente ao trabalho na quinta-feira, pretendendo ser peça importante para a receção ao FC Porto, no domingo, em jogo da Taça da Liga. Slimani quer deixar a sua marca e continuar a ajudar o Sporting e a ganhar balanço para uma participação que quer de bom nível no Mundial do Brasil.
 
adrien9.jpg

[size=14pt]As (boas) festas do Leão[/size]

Nem o empate cedido em casa, no sábado, com o Nacional (0-0) pode apagar o sorriso do leão nesta quadra natalícia. É que o Sporting encerra o ano de 2013 na liderança, ainda que em igualdade pontual com FC Porto e Benfica, algo que não acontecia desde a temporada 2001/02, época que levou o título nacional para Alvalade. Bom presságio? Quer o leão acreditar que sim. Para já, a consoada leonina é farta, na cadeira do 1.º lugar. Enfim um Natal feliz.

No início da época a contenção financeira a que a administração leonina esteve obrigada aconselhava a cautelas na abordagem à vertente desportiva. A fasquia vinha da pior temporada já alguma vez realizada pelo Sporting. Estava, por isso, baixa.

Mas este novo leão soube subir as expectativas com base num trabalho sólido, da administração à equipa técnica e bem interpretado por um grupo mais jovem do que inexperiente. Os resultados estão à vista e pela 16.ª vez na história do emblema de Alvalade a equipa chega ao Natal na liderança.

Mas este não é apenas um Sporting líder. É também um Sporting consistente na caminhada. Prova disso é que a pior classificação na presente época foi o 3.º lugar à 5.ª jornada, bem longe do 7.º em que terminou 2012/13, temporada em que chegou a andar pelas ruas da amargura que desaguam perto dos lugares de descida. Nem mesmo na temporada do título /2002/02) a consistência foi tão notória, pois só à 14.ª jornada chegou a liderança, depois de oscilação que chegou a andar pela 15.ª posição.

Pode dizer-se que o plantel é curto. Talvez seja curto. Mas para já chega para colocar o Sporting a liderar na época das festas. Entre certezas como Rui Patrício ou Capel e (boas) descobertas como Jefferson ou Montero, o rei dos goleadores, destaca-se revelação como William Carvalho, recuperado depois do empréstimo ao Cercle Brugge para surpreender os adeptos verde e brancos e emprestar maturidade (!), segurança, pulmão e inteligência ao meio-campo.

Mas no meio-campo desenhado pelo treinador Leonardo jardim há também um André Martins mais em jogo, mais perto da zona de finalização. E um Adrien a realizar a sua melhor temporada. Tem sido muito pela batuta do camisola 23 que o Sporting tem conseguido a referida consistência.

Adrien foi muito tempo um mal-amado em Alvalade. Por culpa própria, por ainda não ter conseguido, também ele, a consistência necessária para jogar bum grande clube como o Sporting. Pois não será pura coincidência que essa consistência da equipa ande de mão dada com a afirmação de Adrien.

Esta é a época onde o médio mais tem jogado - já leva 16 jogos. É a época em que mais golos tem marcado - já tem quatro marcados. E é a época onde pela primeira vez é encarado com um dos esteios da equipa.

O leão está de boa saúde e Adrien tem razões para tomar a iniciativa em Alvalade em decorar com bolas e fitas de alegria a árvore de Natal dos sportinguistas. Este ano, as festas leoninas são, efetivamente, verdes de esperança, ainda que se preveja luta intensa com FC Porto e Benfica, plantéis com outros argumentos, clubes com outras verbas disponíveis para gastar. Mas nem por isso o Sporting deixa de ser aquele que mais razões encontra para sorrir nesta altura. A cara de Adrien é prova disso.
 
brunodecarvalho17.jpg

[size=14pt]Leões ponderam reagir a árbitro[/size]

Os responsáveis leoninos estão a equacionar apresentar uma exposição sobre a arbitragem de Manuel Mota no jogo com o Nacional ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

A decisão não está ainda tomada já que há necessidade de rever o jogos e os lances em causa com pormenorizada atenção, mas é provável que o Sporting, depois das vozes críticas de Leonardo Jardim e principalmente do presidente Bruno de Carvalho, optem por fazer uma apresentação detalhada das suas queixas.

Recorde-se que o Sporting queixa-se sobretudo do golo anulado a Slimani e da permissividade que o árbitro revelou em algumas entradas mais duras por parte dos jogadores do Nacional.
 
montero16.jpg

[size=14pt]«Sempre na luta pelo título» - Montero[/size]

O discurso prudente do jogo a jogo, do passo a passo, é a prática oficial do Sporting 2013/14. Mas nem por isso os leões deixam de sonhar com o título. Pelo menos é o que se depreende das palavras de Montero.

«O Sporting, pelo nome, é um dos três grandes e por isso deve estar sempre na luta pelo título. Sabemos o que fizemos na época passada, que não foi o melhor, por isso, na nossa mente, estamos motivados em lutar pela vitória em todos os jogos. Estamos habituados a disputar as competições europeias e o nosso objetivo passa por lutar sempre pela vitória. Se no final der para estarmos lá em cima, melhor ainda», diz em entrevista à revista Quatro Quatro Dois.

Montero destaca ainda que a chegada à Europa obrigou-o também a tarefas defensivas, confessa-se feliz sempre que marca mas também quando assiste e aborda a possibilidade de jogar mais recuado, atrás de Slimani: «Se tiver de jogar atrás de um avançado fixo não tenho qualquer problema, já o fiz antes. É uma questão que cabe ao treinador.»

Este mundo novo que Montero encontrou com a chegada ao Sporting acabou por não trazer problemas de adaptação ao sportinguista. Em Lisboa encontrou uma vida que lhe agrada, uma cidade de que gosta muito. «Gosto de Lisboa, lembra-me Seattle por estar junto ao mar», confessa o colombiano e completa: «A comida é muito boa, adoro o peixe. E as pessoas são alegres, tratam-me bem e isso lembra-me a Colômbia.»

A adaptação de Fredy Montero está a correr de tal forma bem que os avançado aponta alguns companheiros com quem já estabeleceu relação muito próxima. E não são apenas os que falam castelhano, como seria natural. «Quando chegamos a um país diferente normalmente procuramos quem nos entende melhor. Depois soltei-me um pouco, aprendi português e comecei a dar-me mais com o André Martins, com quem divido o quarto, e com o Cédric, que se equipa a meu lado», conta.
 
estadio1.jpg

[size=14pt]
Leões identificam cinco portistas no Conselho de Arbitragem[/size]


Na edição desta semana do jornal Sporting, há um artigo de três páginas, a merecer abertura da publicação que aponta as relações de cinco elementos do Conselho de Arbitragem (CA) ao FC Porto.

Nem mesmo o presidente, Vítor Pereira, fugiu às críticas: «A forma como tem gerido as nomeações do árbitros para os jogos do Sporting nem sempre tem sido a mais adequada», pode ler-se no artigo, apresentando como exemplo os nomes de Duarte Gomes e Manuel Mota.

No entanto, as ligações ao Dragão começam logo no vice-presidente da secção profissional, António Rodrigues da Silva. Também o vogal Domingos Manuel Gomes é, de acordo com fontes do jornal Sporting «grande amigo de Reinaldo Teles e com grandes ligações ao FC Porto.» Luís Manuel Guilherme, também vogal, «é muito amigo de Adelino Caldeira».

Na secção não profissional, a mesma publicação identifica o vice Carlos Manuel Carvalho, ex-presidente do CA da AF Porto e acusado de corrupção passiva desportiva no caso Apito Dourado. Também Paulo Costa, responsável pelas nomeações dos árbitros para os escalões jovens, tem, segundo os leões, ligações ao FC Porto.

No final do artigo, há ainda uma caixa com o título Confidências, em que são descritas outras relações e feitas acusações, como Paulo Paraty e Devesa Neto trabalharem para o Benfica; e ainda: «Reinaldo Teles, sem dar nas vistas, continua a manter forte influência no mundo da arbitragem através de três grandes amigos: Carlos Carvalho e Belarmino Aleixo (para os árbitros) e José Ramalho (para os assistentes).»
 
Brunodecarvalho10.jpg

[size=14pt]«Está na altura de os três milhões de sportinguistas dizerem presente» - Bruno de Carvalho[/size]

Com 2014 a aproximar-se a passos largos, Bruno de Carvalho fez um pequeno balanço do seu mandato na presidência do Sporting.

O líder do conjunto de Alvalade assegura que estão reunidas todas as condições para que os adeptos estão cada vez mais próximos da equipa orientada por Leonardo Jardim.

«Desde que tomámos posse, esta Direção tomou várias medidas para permitir perante a conjuntura económica difícil que vivemos, que mais adeptos se tornassem sócios e que mais sócios viessem aos estádios e pavilhões nos quais compete o Sporting Clube de Portugal. Foram criados novos escalões de quotas para permitir que todos se possam tornar associados e com regalias. Como resultado tivemos apenas um acréscimo de cerca de 6000 novos sócios o que é manifestamente pouco para a grandeza do nosso Sporting Clube de Portugal. Sendo um Clube que privilegia o seu ecletismo e tendo a construção de um pavilhão próprio como objetivo, foi uma vez mais colocada à venda a Gamebox Modalidades, tendo apenas sido vendidas cerca de 200, o que é muito pouco para quem defende a manutenção de 35 modalidades e a construção de um pavilhão nosso», observou, em comunicado, Bruno de Carvalho, dando alguns exemplos do trabalho que tem sido levado a cabo nos últimos meses.

«A Direção e todos os profissionais ao serviço do Clube têm dado o seu melhor para a criação de uma nova mentalidade de vitória e de sucesso, com muito empenho, dedicação, rigor e competência, sendo essencial que os sportinguistas marquem a sua presença neste novo projeto para o Sporting Clube de Portugal, associando-se ao mesmo. Agora que estamos prestes a iniciar um novo ano e tendo esta Direção criado opções que permitem a todos, fazerem parte ativa deste Clube, está na altura dos 3 milhões de sportinguistas dizerem presente, mostrarem toda a sua força e união, e tornarem este projeto sustentado, forte, com capacidade de ser desenvolvido e assim, juntos, conseguirmos colocar o Sporting Clube de Portugal no lugar que merece. Apenas juntos conseguiremos, e está na altura de todos comprarem a Gamebox para o futebol e para as modalidades, tornarem-se sócios, assinarem o Jornal Sporting e demonstrarem de forma convicta, porque somos realmente o melhor Clube do Mundo. Está nas vossas mãos, pois: O Sporting é Nosso!», rematou.

No domingo, às 20.45 horas os leões recebem em Alvalade o FC Porto, num jogo relativo à 1.ª jornada do Grupo B da Taça da Liga.
 
SPORTING1.jpg

[size=14pt]FC Porto só terá lugares na tribuna[/size]

As relações entre o Sporting e o FC Porto continuam muito tensas, principalmente após o clássico do Estádio do Dragão, e para o jogo de amanhã o Sporting apenas disponibilizará aos responsáveis portistas os oito lugares na tribuna a que estes têm direito à luz dos regulamentos da Liga.

Face à inexistência de relações entre os dois emblemas, não haverá o jantar de cortesia que normalmente serve para convívio entre os dirigentes dos mais diversos clubes e o Sporting não vai disponibilizar qualquer camarote ao staff de apoio à equipa portista, uma vez que este procedimento decorre, normalmente, de uma permuta preestabelecida entre clubes. E como no recente clássico no Estádio do Dragão os dirigentes dos leões não tiveram direito a camarote, responderão agora na mesma moeda.

Pinto da Costa deverá, desta forma, sentar-se na tribuna de honra do Estádio José Alvalade, mas não ao lado do presidente da mesa da Assembleia Geral, Jaime Marta Soares, que normalmente ocupa o lugar de honra, pois Bruno de Carvalho, desde que assumiu a presidência do clube, senta-se invariavelmente no banco de suplentes.
 
brunodecarvalho25.jpg

[size=14pt]Bruno de Carvalho deu parabéns pela exibição[/size]

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, gostou da exibição da equipa frente ao FC Porto, em jogo a contar para a 1.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga (grupo B) e por isso, no final do jogo que teve lugar no Estádio José Alvalade, deu os parabéns aos jogadores pela atitude que colocaram em campo e que deixou os sportinguistas orgulhosos.

Apesar de tudo, o encontro terminou com um empate o que, naturalmente, deixou o líder dos verde e brancos com algum sentimento de frustração, pois ficou claramente a ideia de que os leões poderiam ter ganhado o jogo contra um dos principais rivais, que seguem logo atrás do Sporting na liderança da Liga e com os mesmos 33 pontos.

Uma vitória no domingo teria sido um bom tónico para o que aí vem na temporada e uma forma de passar o ano em grande, com a época 2013/14 leonina, para já, a superar as melhores expectativas numa temporada de contenção financeira e que poderia desculpar algum percalço desportivo. O certo é que o leão está bem vivo e segue na luta pelo título e com possibilidades de continuar em frente na Taça da Liga, apesar do empate caseiro com os dragões.

Bruno de Carvalho, na mensagem ao grupo, desejou ainda um novo ano cheio de bons resultados, numa clara manifestação de confiança no plantel.
 
jefferson7.jpg

[size=14pt]«A maioria dos árbitros não gosta do Sporting» - Jefferson[/size]

Chegou a Alvalade no início da época, mas Jefferson tem para si a ideia que os árbitros não gostam do Sporting.

«O Sporting é um clube do qual a maioria dos árbitros não gosta. Quando entro em campo sei que, de qualquer forma, vão tentar tirar o que o Sporting sabe fazer, que é jogar bom futebol. Se nos anularem um golo, temos de marcar outro e se nos anularem esse temos de marcar mais ainda para sairmos vencedores. Cada jogo é encarado como uma batalha e temos de vencer», referiu o jogador, em entrevista ao jornal do clube.

Jefferson soltou então o espírito que reina dentro do balneário leonino: «Estamos juntos contra tudo e contra todos.»

Da mesma forma que vincou a ambição existente: «Temos de encarar todos os jogos como até agora e fazer o que temos feito até aqui, e assim, com toda a certeza, vamos ter muitas alegrias até ao final do campeonato.»
 
carrico01.jpg

[size=14pt]Leões recebem verba por Carriço[/size]

O Sevilha anunciou ontem que vai exercer no final da época opção de compra definitiva sobre Daniel Carriço por 1,5 milhões de euros. Desta forma, o Sporting verá os seus cofres um pouco mais recheados, tendo em conta que receberá 75 mil euros relativos ao mecanismo de solidariedade de proteção à formação.

Carriço fez toda a formação em Alvalade, pelo que os leões receberão 5 por cento do total da transferência.
 
bilhetessporting.JPG

[size=14pt]Bilhetes para o Estoril esgotados em Alvalade[/size]

Esgotaram esta quarta-feira em Alvalade os bilhetes para o jogo com o Estoril.

Os sócios e adeptos do Sporting que estejam interessados em assistir ´in loco` ao encontro da 15.ª jornada da Liga podem ainda adquirir ingressos através do site vtickets ou no Estádio António Coimbra da Mota.

O jogo com o Estoril realiza-se no sábado, a partir das 20.15 horas.
 
leonardojardim22.jpg

[size=14pt]Jardim quer garantir a Champions antes de pensar em algo mais[/size]

Leonardo Jardim mantém que o regresso do Sporting à Liga dos Campeões é, por ora, «o grande objetivo» do clube de Alvalade para esta época. Se a classificação assim o ditar, poderá o leão lançar-se a novas conquistas.

«Já referi há algumas semanas que o Sporting tem ambições iniciais em termos de Liga dos Campeões, quer de forma direta ou indireta. Antes de conseguir esse objetivo não vamos falar em termos classificativos. Esse é o grande objetivo do clube e é para isso que vamos trabalhar diariamente. Depois de o conseguirmos, vamos ver se é necessário reformular e definir outros objetivos», argumentou o treinador, em conferência de Imprensa.
 
ruipatricio19.jpg

[size=14pt]Rui Patrício a 85 minutos do melhor ciclo de sempre[/size]

O jogo no Estoril encerra a primeira volta da Liga 2013/14 para o Sporting, que, além de poder confirmar a liderança da classificação e sagrar-se campeão de Inverno, consolidando o estatuto de sério candidato ao título, pode ainda ver Rui Patrício fixar na Amoreira um novo recorde de imbatibilidade entre os postes leoninos, alcançando o melhor registo de sempre em termos de jogos e minutos sem sofrer golos.

Desde que em 2006 se estreou na equipa principal dos leões, a 19 de novembro, no Funchal, ante o Marítimo, segurando os três pontos ao defender uma grande penalidade, o internacional português nunca esteve mais de cinco jogos completos sem sofrer qualquer golo, série que alcançou por duas vezes.

A primeira remonta à temporada 2009/10, com Carlos Carvalhal no comando. Entre 20 de fevereiro e 11 de março, os leões realizaram cinco partidas sem que os adversários conseguissem furar a defesa e as redes de Patrício. Foram 450 minutos sem sofrer golos, aos quais se adicionam os 41 minutos em branco do jogo imediatamente anterior a esta série (derrota por 1-2 ante o Everton, no Goodison Park) e os 67 do jogo logo a seguir, uma vitória por 3-1 sobre o V. Guimarães, que marcou em Alvalade por Valdomiro ao minuto 67. Foram 558 minutos em branco, no total, número que constitui o atual recorde de imbatibilidade de Patrício.

Duas épocas depois, em 2011/12, agora com Ricardo Sá Pinto a comandar os destinos da equipa, fevereiro voltou a ser um bom mês para Patrício, que estaria cinco jogos completos imbatível, num total de 521 minutos sem sofrer golos.

Depois da época passada ter sido, também neste capítulo, para esquecer, eis que nesta Patrício está à beira de estabelecer, então, um novo máximo. Leva já cinco jogos consecutivos sem sofrer golos - ficou em branco com V. Guimarães, P. Ferreira, Gil Vicente, Belenenses e Nacional (com o FC Porto foi Boeck o titular) - está imbatível há 423 minutos. O último golo sofrido foi no derby da Luz, para a Taça de Portugal, aos 97 minutos do prolongamento, da autoria de Luisão. Faltam, agora, 85 minutos de inviolabilidade para estabelecer novo máximo de minutos e 90 para alcançar recorde de seis jogos seguidos em branco.
 
Voltar
Topo