O cantinho dos lagartos

leonardojardim29.jpg

[size=14pt]«Não vamos ter as facilidades que tivemos na primeira volta» – Leonardo Jardim[/size]

O treinador do Sporting, Leonardo Jardim, está consciente que será praticamente impossível repetir o resultado alcançada em Alvalade, na primeira jornada (5-1), isto porque o Arouca está mais adaptado ao campeonato e em casa é muito perigoso.

«Com certeza que o Arouca quando veio a Alvalade foi a primeira experiente na primeira Liga e depois de cinco meses está diferente. É uma equipa mais adaptada, vem de duas vitórias consecutivas, estão mais fortes em termos defensivos e é uma equipa que no seu relvado tem criado sempre grandes dificuldades. Temos de respeitar o valor adversário, mas o Sporting joga sempre para vencer, tem de superar os obstáculos e jogar aquilo que normalmente fazermos para alcançar a vitória. Não vamos ter as facilidades que tivemos na primeira volta», afirmou Leonardo Jardim, em conferência de Imprensa.
 
brunodecarvalho6.jpg

[size=14pt]«Pinto da Costa fala porque tem de olhar para cima» - Bruno de Carvalho[/size]

As críticas de Pinto da Costa à arbitragem não caíram em saco roto. Depois da reação dos árbitros e do seu presidente, hoje foi Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, responder ao seu homólogo.

«É bom de vez em quando haver momentos de descontração. Foi com muito boa disposição que vi essas declarações. Há poucos dias foram anunciados os filmes para os óscares e há pessoas que deviam ser consideradas os melhores atores. Pessoas que têm beneficiando tanto com tantos erros são dignas de um Óscar», afirmou Bruno de Carvalho, à margem das Jornadas de Medicina Desportiva que decorrem este sábado em Alvalade.

Bruno de Carvalho, aliás, encontrou mesmo uma possível razão pelas fortes críticas de Pinto da Costa à arbitragem de Artur Soares Dias no clássico com o Benfica.

«Se calhar o facto de ter de olhar para cima», atirou o presidente do Sporting que, sobre o facto dos árbitros poderem boicotar os jogos do FC Porto, defendeu que «seria algo inédito e que faria falta ao futebol.»
 
leonardojardim12.jpg

[size=14pt]«Jogadores estão a mostrar que não são tão maus como se dizia» - Leonardo Jardim[/size]

Leonardo Jardim não se mostra surpreendido com a boa campanha do Sporting na Liga, atribuindo o segundo lugar na classificação, atrás do Benfica e à frente do FC Porto, à qualidade do plantel e ao trabalho diário nos treinos.

«Não estou surpreendido com a prestação da equipa. É resultado daquilo que os jogadores têm feito nos últimos seis meses e do nosso trabalho diário. Eles têm um padrão e uma identidade de jogo», realçou o treinador, em conferência de Imprensa.

«A nível de resultados desportivos não tínhamos estipulado se iríamos estar com dois ou três pontos à frente, ou três ou quatro pontos atrás. Sabíamos que o Sporting iria estar nos primeiros lugares, fazendo da sua qualidade coletiva uma boa prestação no campeonato e nas outras provas, e querendo acreditar que o plantel e aqueles que ficaram do ano passado não eram tão maus como se dizia no início da época. Eles estão a mostrá-lo no campo», vincou.
 
montero16.jpg

[size=14pt]Montero custou dois milhões de euros[/size]

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sporting, SAD informa ter pago um milhão quinhentos e cinquenta mil dólares, cerca de 1,1 milhões de euros, pela aquisição definitiva de 100 por cento dos direitos federativos e económicos de Fredy Montero.

A este montante acresce um milhão e duzentos mil dólares, sensivelmente 900 mil euros, que a SAD havia pago à Major League Soccer (MLS) pelo empréstimo do colombiano no início da época.

A MLS poderá ainda ter direito a receber montantes variáveis de até 1,3 milhões de euros, dependentes da performance desportiva de Fredy Montero e da SAD leonina.

Comunicado na íntegra:

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, vem informar que exerceu hoje o direito de opção para a aquisição definitiva de 100% dos direitos federativos e económicos do jogador Fredy Montero, pelo montante de USD 1 550 000 (um milhão quinhentos e cinquenta mil dólares) o qual acresce ao montante do empréstimo já pago à MLS no valor de USD 1.200 000 (um milhão e duzentos mil dólares).

Mais se informa que a MLS poderá ainda ter direito a receber montantes variáveis de até USD 1 750 000 (um milhão setecentos e cinquenta mil dólares) dependentes da performance desportiva do jogador e desta Sociedade.

O Jogador Fredy Montero celebrou contrato de trabalho desportivo até 30 de Junho de 2018, tendo a cláusula de rescisão sido fixada em € 60.000.000 (sessenta milhões de euros).
 
shikabalaDR1.jpg

[size=14pt]Shikabala assina por quatro épocas e meia[/size]

O Sporting confirmou, já depois da meia-noite, no seu site oficial, a contratação do egípcio Shikabala.

O jogador assinou por quatro épocas e meia e fica com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

«Foi uma negociação complicada, mas o que interessa, agora, é que realizei um grande sonho e estou num dos maiores clubes da Europa», afirmou o extremo de 27 anos, ex-Zamalek, ao site do clube leonino.
 
rojo7.jpg

[size=14pt]Rojo volta ao eixo defensivo[/size]

Os regressos de Marcos Rojo e de Slimani, que tinham falhado o jogo da Taça da Liga em Penafiel devido a castigo e a lesão, respetivamente, são as principais novidades nos convocados de Leonardo Jardim para o jogo de hoje com a Académica.

O técnico dos leões chamou 19 jogadores e, em relação à última lista, deixou de fora o brasileiro Welder, além de Ricardo Esgaio e Rúben Semedo.

O internacional argentino, naturalmente, voltará a assumir a titularidade no eixo defensivo ao lado de Maurício - teve a companhia de Eric Dier em Penafiel - e à frente de Rui Patrício, que também volta ao onze depois de ter dado a vez a Marcelo Boeck na Taça da Liga.

Nas laterais mantém-se Cédric e Jefferson, ao passo que o meio-campo vai retomar a fórmula habitual, com William Carvalho, Adrien e André Martins, que em Penafiel tinha cedido a titularidade a Vítor Silva.

No ataque, e com Slimani a voltar às opções de Jardim mas a começar a partida no banco, o inevitável Fredy Montero vai tentar quebrar o jejum de seis jogos sem marcar golos com a ajuda de Carrillo e Diego Capel, que deverão ser os eleitos de Jardim para ocuparem os corredores ofensivos e municiarem o centro do ataque, sendo que em relação ao último jogo Jardim opta por recuperar Capel para a titularidade depois de ter concedido novo oportunidade no onze ao jovem Carlos Mané, que retribuiu com mais um golo, o segundo ao cabo de outros tantos jogos como titular na equipa principal dos leões.
 
labyad8.jpg

[size=14pt]Poupança de 11,7 milhões de euros em salários[/size]

O Sporting acabou por ser um dos clubes mais ativos na reabertura do mercado, sendo que os leões, além do reforço da equipa principal e secundária, tinham ainda a preocupação de transferir jogadores como Labyad ou Jeffrén, eles que tinham salários muito elevados para a bolsa do leão e que nem sequer faziam parte das opções de Leonardo Jardim - treinavam-se ambos com a equipa B, mas também aqui não eram opção.

É tempo, pois, de fazer um balanço. Se no que diz respeito às contratações é preciso tempo para poder fazer-se uma avaliação mais rigorosa, apesar de, em princípio, se tratarem de jogadores que podem acrescentar algo à equipa, já em relação às saídas conclui-se que os leões obtiveram sucesso quase absoluto, pois conseguiram emprestar Labyad ao Vitesse por uma temporada e meia, e libertar Jeffrén a título definitivo, ele que assinou pelo Valladolid.

Contas feitas, entre os 4,5 milhões de euros que não vão pagar a Labyad, e os 7,2 milhões que Jeffrén não vai receber, o Sporting poupará 11,7 milhões de euros em salários com os dois jogadores.
 
leonardojardim26.jpg

[size=14pt]«Sporting tem entrado um pouco a medo» - Jardim[/size]

O treinador do Sporting assegura que não vai fazer grandes alterações à estratégia da equipa tendo em vista o derby do próximo domingo (18 horas) com o Benfica, no Estádio da Luz.

«Não vamos mudar nada de especial, o nosso modelo e a nossa organização será a mesma. Espero uma abordagem forte ao jogo, com uma entrada por cima do adversário. O Sporting tem entrado um pouco a medo frente aos “grandes” e no último jogo com a Académica e não queremos isso. Queremos uma equipa desinibida para ser mais forte que o adversário», disse Leonardo Jardim em conferência de imprensa.

O treinador espera ainda que o derby marque o regresso aos golos, depois do empate a zero com a Académica:

«O Sporting tem sempre o objetivo de fazer golos e de praticar bom futebol. Já fizemos mais golos, sabemos que existem fases em que defendemos melhor e temos mais eficácia na finalização. Queremos voltar a marcar golos, temos jogadores para isso, e é com esse intuito que partimos para este jogo, tendo em conta o nosso ADN.»
 
brunodecarvalho02.jpg

[size=14pt]Associação de Adeptos discorda de Bruno de Carvalho[/size]

A Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS), presidida por Hugo Malcato, e ao contrário do que havia sido divulgado numa primeira fase, já não levará a cabo o evento Pensar Sporting - 2014 no auditório do Estádio José Alvalade - o evento está agendado para dia 22 deste mês.

De acordo com Pedro Faleiro Silva, presidente do Comité Consultivo da AAS, em causa estão alegadas divergências com o presidente dos leões. Pedro Faleiro Silva escreveu na sua página no Facebook que Bruno de Carvalho «exigiu que a AAS tomasse uma posição pública sobre o tema da pirotecnia (corroborando a posição do clube sobre o tema em recente comunicado) para permitir que o evento se realizasse em Alvalade».

«Isto porque verificou que elementos afetos à AAS - igualmente sócios do clube - tinham postado nas suas páginas no Facebook opiniões contrárias às do clube», podia ler-se.

«Quando confrontado com a inaceitável chantagem que estava a efetuar, negou-a e, em simultâneo, exigiu que aquele evento tivesse um novo painel dedicado à pirotecnia. Algo que foi, prontamente, negado», acrescenta. A AAS ainda não divulgou onde vai agora decorrer a próxima edição do evento Pensar Sporting.
 
capel2.jpg

[size=14pt]Capel na linha da frente[/size]

Por estratégia, Leonardo Jardim não abriu o jogo quanto à equipa inicial que escolherá para defrontar hoje o Benfica. Por exemplo, deixou a garantia de que Eric Dier jogará de início, mas mesmo assim driblou as perguntas dos jornalistas afirmando que o internacional inglês tanto poderia jogar no meio-campo, colmatando a ausência de William Carvalho, como a central, descaindo Rojo para o lugar do lesionado Jefferson.

Mas de quem o técnico não falou foi de Capel e, provavelmente, será o espanhol um dos eleitos de Jardim, rendendo, em relação ao jogo com a Académica, o jovem Mané.

Com Wilson Eduardo praticamente garantido na ala direita, opções não faltam ao treinador leonino para a faixa contrária. Além dos já mencionados Capel e Mané há ainda Carrillo e, agora, Heldon. Mas quase garantidamente que será a experiência do extremo espanhol a prevalecer nas contas do treinador, face à juventude de Mané e à irregularidade do peruano.
 
leonardojardim26.jpg

[size=14pt]«Os jogadores vão dar uma boa resposta em Alvalade» – Leonardo Jardim[/size]

Depois do desaire registado frente ao Benfica (2-0), o treinador Leonardo Jardim acredita que os seus pupilos vão demonstrar o seu valor frente ao Olhanense, mas alertou que não será nada fácil.

«A estratégia com a Académica e com o Olhanense vai ser semelhante. Temos de construir e criar situações de golo, mais intensidade desde o início do jogo e conseguir finalizar. Contra a Académica não conseguimos e o Sporting precisa de mais eficácia e temos trabalhado nisso. Temos de voltar ao golo, mas para isso acontecer temos de melhorar também na construção. Acredito que a equipa vai dar uma boa resposta, eles sentem que não fizeram um bom jogo e vão dar uma boa resposta em Alvalade. Não é por um jogo mau que vamos desvalorizar o que tem sido feito ao longo da época. Temos apresentado um futebol de qualidade e é nesse caminho que vamos pensar no futuro», afirmou Leonardo Jardim, em conferência de Imprensa.

O técnico leonino não espera facilidade diante o Olhanense: «Não conheço adversários fáceis. Eles estão no fim da tabela, mas nós temos de impor o nosso jogo. Com os regressos de William Carvalho e Jefferson a nossa qualidade vai aumentar, porque são melhores na qualidade de passe e o jogo vai chegar melhor à frente».
 
ruipatricio.jpg

[size=14pt]Rui Patrício comemora hoje 26 anos[/size]

Este sábado, no Estádio José Alvalade, antes, durante ou depois do jogo com o Olhanense (20.15 horas), é muito provável que os adeptos do Sporting cantem o Parabéns a Você direcionados a Rui Patrício, que comemora, precisamente hoje, a passagem do seu 26.º aniversário, ele que é, claramente, um dos jogadores mais queridos do plantel, um estatuto que conquistou a custo e depois de muitas provas dadas.

No fundo, quem acompanha o fenómeno futebolístico recordar-se-á, seguramente, das críticas dirigidas ao guarda-redes aquando da sua chegada à equipa principal do leão, onde o dedo acusador lhe foi apontado várias vezes. Aqui, no entanto, valeu a teimosia de Paulo Bento, atual selecionador nacional e, na época, treinador dos leões, que enfrentou todo o tipo de críticas e assumiu, claramente, a aposta em Rui Patrício. E ganhou.

Mas, para isso, também contribuiu de forma decisiva a forma empenhada como o número 1 dos leões acreditou nas suas capacidades e agarrou o lugar.

Hoje, Rui Patrício deixou de ser um jovem em crescimento e tornou-se, por mérito próprio, titular do Sporting e da Seleção Nacional. Como o miúdo cresceu...
 
leonardojardim25.jpg

[size=14pt]Jardim não está obcecado com o clássico[/size]

O Sporting-FC Porto da 23.ª jornada da Liga, agendado para o fim de semana de 15 e 16 de março, promete emoções fortes em Alvalade. Porém, Leonardo Jardim diz que a diferença pontual entre leões e dragões em nada condiciona a preparação da equipa verde e branca.

«O nosso objetivo é nunca perder pontos, não é só até ao jogo com o FC Porto. Temos sempre a ambição de ter a competência máxima para vencer», salientou o treinador leonino, em conferência de Imprensa.

«O objetivo da época desportiva é o apuramento para a Champions e temos de trabalhar diariamente para que isso se torne uma realidade», realçou.
 
williamcarvalho3.jpg

[size=14pt]United não larga William Carvalho[/size]

«Scout» do Manchester continua em digressão pelo país espiando o médio leonino em todos jogos.

Já não é novidade para ninguém, mas a insistência e regularidade com que o Manchester United está a seguir os jogos de William Carvalho é só por si digna de destaque e, ontem, em Vila do Conde, o camisola 14 dos leões voltou a ser atentamente observado por um scout da equipa orientada por David Moyes.

Seja em Alvalade ou fora, os red devils não têm praticamente perdido um jogo que seja dos leões esta temporada e as recorrentes espionagens ao médio revelação da Liga 2013/14 só podem significar que o Manchester United está mesmo perdido de amores pelo jogador e a equacionar seriamente a hipótese de vir a resgatar o passe do médio ao clube de Alvalade.
 
montero15.jpg

[size=14pt]«Estamos satisfeitos com o nosso rendimento» - Montero[/size]

Apesar do jejum de golos, Fredy Montero não esconde a satisfação pelo atual momento do Sporting.

«Desde o primeiro dia, demonstrei que estava feliz por assinar pelo Sporting, a equipa que me abriu as portas do futebol europeu. Tenho muita vontade de mostrar o meu futebol. Sabemos que todas as equipas têm altos e baixos mas perdemos poucas partidas e estamos satisfeitos porque o nosso rendimento tem sido bom», disse o colombiano em declarações à TSF.

O avançado leonino concorre com Matic e João Moutinho ao prémio de melhor jogador da Liga na gala TSF: «É uma honra estar nesta gala entre grandes jogadores de equipas de topo a nível mundial. Que ganhe o melhor.»
 
capel11.jpg

[size=14pt]Rússia continua atenta a Capel[/size]

Capel parece estar a perder espaço no plantel e não é de descartar a hipótese do extremo poder ainda sair no decorrer desta época. O nome do esquerdino, que custou 3,5 milhões de euros, já foi associado ao interesse de clubes da Rússia, onde o mercado de transferência encerra amanhã.

Face às soluções existentes no plantel, a SAD do Sporintg não fecha a porta a qualquer negociação desde que as propostas sejam financeiramente atrativas, já que além do encaixe financeiro com a transferência (Sporting tem 85 por cento do passe) pouparia também nos salários do jogador.

Refira-se ainda que o Sevilha terá direito a 20 por cento da mais-valia numa futura transferência.
 
miguellopes3.jpg

[size=14pt]Nova cedência de Miguel Lopes ao Lyon está a ser equacionada[/size]

O Lyon quer ficar com Miguel Lopes nas suas fileiras, pelo menos, por mais uma temporada. O lateral, cedido pelo Sporting ao clube do principal escalão de França até final da época, é considerado peça fundamental na equipa mas a cláusula de opção de compra, de 10 milhões de euros, é proibitiva, sendo que o FC Porto, de onde saiu para Alvalade, teria direito a 50 por cento do valor da opção.

Por isso, o futuro de Miguel Lopes no Lyon pode passar por novos empréstimos... O internacional português, de 27 anos, tem contrato com o Sporting até 2018 mas deixou o emblema leonino por ter um salário demasiado elevado para as atuais possibilidades sportinguistas.
 
treino1.jpg

[size=14pt]
Menos 7 milhões de euros só em salários[/size]


Os resultados do primeiro semestre relativo ao exercício da SAD em 2013/14 são positivos em 3,724 milhões de euros. As principais causas para este resultado passam pela política de cortes, sobretudo nos gastos com salários, implementada por Bruno de Carvalho, e com as vendas dos passe de jogadores, sobretudo Bruma e Tiago Ilori.

Analisando a rubrica dos custos operacionais, verifica-se que houve um decréscimo de 6,724 milhões de euros em gastos com o pessoal, sendo que também se gastou menos quatro milhões de euros em fornecimentos e serviços externos. Os rendimentos com transações de passes apresentaram a maior variação absoluta positiva - mais 13,032 milhões de euros.

Do lado das receitas, houve um decréscimo devido, acima de tudo, à não participação nas competições europeias. Os principais devedores são o Galatasaray (5 milhões), o Norwich (4,750 milhões de Van Wolfswinkel) e o Liverpool (três) . O Sporting ainda tem a pagar, entre outros, a Barcelona (625 mil euros por Jeffrén), FC Porto (107 mil) e ao Atl. Madrid (1,5 milhões). O passivo da sociedade passou de 258 milhões para 264 milhões devido ao aumento do financiamento bancário que tem servido para pagar dívidas e indemnizações.
 
carlosxavier1.jpg

[size=14pt]«Muitos árbitros tremem quando apitam alguns clubes» - Carlos Xavier[/size]

Carlos Xavier, antigo capitão do Sporting, não cala a revolta pelo golo anulado ao Belenenses no jogo com o Benfica.

«Se tivéssemos bons árbitros e bons fiscais de linha, aquele golo teria sido validado. Muitos dos nossos árbitros tremem quando apitam alguns clubes, têm medo de fazer o que é certo. Não percebo o porquê de o golo ter sido anulado», protestou o ex-jogador, em declarações à Antena 1.

Noutro plano, acredita Carlos Xavier que a equipa de Leonardo Jardim «tem tudo na mão para garantir», pelo menos, o segundo lugar e consequente acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima época.
 
slimani9.jpg

[size=14pt]
«Nunca perdi a confiança» - Slimani[/size]


Slimani atravessa boa fase e não o escondeu à chegada à Argélia, onde já se juntou aos trabalhos da sua seleção.

«As coisas melhoraram muito para mim e sempre disse que nunca perdi a confiança. Trabalho muito, evoluo num grande clube e começo a colher os frutos do meu trabalho. Estou a jogar mais e tenho prazer em ser decisivo», disse o avançado, citado pelo jornal Le Buteur, que destacou a importância do argelino no triunfo em Alvalade sobre o SC Braga.

«Merecemos essa vitória, que nos permite manter o contacto com o líder [Benfica]. Título é objetivo? É prematuro falar disso. O nosso objetivo é jogo a jogo, o Campeonato ainda é longo», vincou.
 
Voltar
Topo