O cantinho dos lagartos

brumas1234.jpg

«A preocupação de Bruma não é dinheiro», garante empresário


Com a renovação em suspenso devido às eleições no Sporting, o representante de Bruma assegura que a continuidade do avançado depende dos projetos futuros no clube de Alvalade e na aposta nos jovens.

«Na idade de Bruma, a preocupação não é ganhar muito dinheiro mas sim estar inserido num bom projeto. Nos últimos anos, a instabilidade tem prejudicado principalmente os jovens jogadores, há vários exemplos, e o Bruma não quer ser apanhado nisso», disse Cátio Baldé em declarações à TSF, sublinhando que o Sporting «continua a ser o melhor clube formador do Mundo» e que Bruma «precisa beber» o que a Academia tem para ensinar.

«Deixei claro que a prioridade é renovar com o Sporting. A preocupação do jogador não são questões financeiras mas a indefinição e consistência na aposta dos jovens. Ele quer ter a certeza que vem aí um projeto que aposte nos jovens. Quer revelar-se no Sporting ao mais alto nível para depois, sim, ir para o estrangeiro e ganhar dinheiro», atirou.
 
vercauteren16.jpg

«Era impossível fazer um bom trabalho no Sporting» - Vercauteren




O treinador belga Franky Vercauteren falou ao jornal “Le Soir” da fugaz passagem pelo comando técnico do Sporting e da batalha legal que trava para rescindir contrato com o clube de Alvalade.

«Infelizmente, estou muito ocupado... administrativamente. O meu contrato não foi rescindido oficialmente e estou empenhado numa verdadeira batalha de advogados. Mas vou ganhar a causa, só não sei quando, pois eles não pagam sequer aos funcionários e técnicos atuais», disse Vercauteren em entrevista ao jornal belga, frisando ainda que «era impossível fazer um bom trabalho no Sporting».
 
Ivkovic1.jpg

«Rui Patrício merece um clube de outra dimensão» - Ivkovic


Tomislav Ivkovic, que vestiu a camisola do Sporting durante quatro temporadas, não tem dúvidas em afirmar que, se não fossem as decisivas intervenções de Rui Patrício, a equipa leonina estaria atualmente nos lugares de despromoção.

«É triste constatar isto, porque o Sporting era um grande clube e, neste momento, não é. Acho que, sem o Rui Patrício nesta forma, o Sporting estava abaixo da linha de água. Pelos jogos que fez no Sporting e na Seleção, merece um clube de outra dimensão», disse, em declarações àAntena 1, frisando que o internacional português foi o «salvador da pátria» no último clássico com o FC Porto.

O croata considera, por isso, inevitável a saída de Patrício no final da presente temporada: «Nunca o deixaria sair para um outro clube português. Para mim, o ideal para ele seria Inglaterra. A equipa não está forte e a saída do Rui vai ser uma baixa importante, um grande problema para o Sporting. Mas o clube tem dívidas e qualquer proposta irá satisfazer.»
 
joaorocha1.jpg


Morreu João Rocha

O Sporting está de luto. João Rocha, presidente do clube de Alvalade durante mais de uma década, faleceu esta madrugada, aos 82 anos.

João António dos Anjos Rocha assumiu a presidência do Sporting em 7 de setembro de 1973, tendo abandonado o cargo 13 anos depois, em 3 de outubro de 1986, por motivos de saúde.

Durante os seus mandatos, a equipa de futebol conquistou três Campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça. Nas restantes modalidades, foram mais de 1.200 os títulos conquistados.

Foi distinguido com o Prémio Stromp em três ocasiões, a primeira em 1973, na categoria Sócio, as restantes já como dirigente, e ainda com o Leão de Ouro com Palma, em 1987. Foi também considerado Sócio de Mérito do Sporting.

Em Assembleia Geral realizada em setembro do ano passado, foi aprovado, por unanimidade e aclamação, a atribuição do nome de João Rocha ao futuro pavilhão do clube, a ser erguido junto ao Estádio José Alvalade.

Fonte:
 
miguellopes6.jpg


Lesão deixa Miguel Lopes fora dos convocados para Coimbra

O lateral Miguel Lopes não integra a lista de convocados do Sporting para o jogo deste sábado (20.15 horas) com a Académica, referente à 22.ª jornada da Liga.

O internacional português junta-se assim a Boulahrouz e Schaars, igualmente indisponíveis devido a lesão, e Rojo, que cumpre castigo e não entra nas opções de Jesualdo Ferreira.

Em relação à convocatória para o clássico com o FC Porto, registam-se ainda os regressos de Jeffrén, André Martins e Arias e a saída de Ricardo Esgaio, por opção técnica.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck.
Defesas: Arias, Cédric Soares, Tiago Ilori, Fabrice Fokobo, Eric Dier e Joãozinho.
Médios: Rinaudo, Adrien, Jeffren, Capel, Carrillo, Labyad, André Martins, Bruma e Zezinho.
Avançados: Gael Etock e Van Wolfswinkel.

Fonte:
 
diasdacunha2.jpg

«João Rocha colocou o Sporting antes de qualquer interesse» – Dias da Cunha



O antigo presidente do Sporting Dias da Cunha analisou, de forma emocionada, a morte do também antigo máximo dirigente dos leões João Rocha e salientou todo o crescimento interno e externo que o dirigente alcançou durante os seus mandatos.

«Foi um dos grandes presidentes do Sporting. Era uma pessoa que colocou o Sporting antes de qualquer outro interesse», afirmou Dias da Cunha, à entrada da Basílica da Estrela.

O ex-presidente destacou o trabalho desenvolvido por João Rocha durante os 13 anos da sua presidência e deixou uma mensagem para os atuais candidatos: «Foi um exemplo para todos nós. Muitas vezes durante o meu mandato procurei-me inspirar em João Rocha. Ele foi determinante. Ele pegou no Sporting numa altura muito difícil e o Sporting sobreviveu. Pelo que se candidata hoje deve pensar naquilo que João Rocha fez e tente inspirar-se em João Rocha».
 
vercauteren30.jpg

Vercauteren em Lisboa para reunir com Godinho Lopes



Franky Vercauteren está em Lisboa para se reunir com Godinho Lopes no sentido de chegar a acordo para o pagamento dos salários a que tem direito até junho, data em que expirava o seu contrato.

O técnico belga sucedeu a Sá Pinto no comando técnico dos leões em outubro e assinou até final da temporada, mas os maus resultados ditaram o seu despedimento logo nos primeiros dias deste ano.

O presidente dos leões disse em entrevista ao Expresso que espera chegar a acordo com o treinador belga antes de abandonar a cadeira presidencial de Alvalade e revelou também que o Sporting ainda paga os ordenados a Ricardo Sá Pinto e a Domingos Paciência, que recentemente foi despedido do Corunha.

Contas feitas, os leões pagarão a quatro técnicos, pois além de Jesualdo Ferreira também terão direito ao vencimento aos seus antecessores.
 
carlosseverino13.jpg

«Godinho Lopes arrastou o Sporting para o pântano» - Carlos Severino



Em entrevista a A BOLA TV, Carlos Severino lançou duro ataque a Godinho Lopes, acusando o presidente demissionário do Sporting de arrastar o clube «para o pântano». Líder da lista A promete equipa «a jogar à Sporting» no prazo máximo de três anos.

«Desgostou-me que ele tenha dito que a sua ambição era honrar o Sporting, que honrar era ganhar, e ele desonrou o Sporting. O Sporting perdeu as estribeiras com gestão completamente ruinosa e irresponsável, que jamais me passou pela cabeça que pudesse acontecer com Godinho. Entrou em espiral recessiva que arrastou o Sporting para o pântano e, se não houver política rápida para o inverter, o Sporting não tem salvação», alertou, confiante de que a lista que lidera à presidência do clube tem «condições para reverter a situação».

«Não vai ser fácil, mas com a mola imensa que são três milhões de sportinguistas vamos dar a volta», garantiu, prognosticando que «em três anos» terá «equipa a jogar à Sporting, ambiciosa, a querer ganhar o campeonato a FC Porto e Benfica e a lutar com grande dignidade na Europa».
 
eduardobarroso2.jpg

«Questão dos salários em atraso é batata quente» - Eduardo Barroso



O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Eduardo Barroso, disse esta quarta-feira que a questão dos alegados salários em atraso no emblema de Alvalade é uma batata quente para os candidatos às eleições de 23 de março.

«O que penso sobre o que se tem dito sobre os salários? Quem fez o orçamento para esta época é que tem de se comprometer com o que se está a passar. Essa questão é uma batata quente que vai ficar na mão dos candidatos à presidência», disse aos microfones da Antena 1.

Eduardo Barroso disse ainda acreditar que estas eleições irão decorrer «sem os problemas das anteriores».

«Esta campanha está a correr bem, penso que os candidatos estão a ser civilizados. Tive bom encontro com todos eles na passada semana e todos reconheceram que, independentemente de quem ganhe, irá haver união depois das eleições e que estas serão transparentes e decorrerão sem problemas. Estou muito otimista e penso que não se vai repetir a campanha negra de há dois anos e não vão haver dúvidas sobre os vencedores», acrescentou.
 
godinholopes02.jpg

Núcleo Sportinguista de Tomar propõe expulsão de Godinho Lopes



O Núcleo Sportinguista de Tomar declarou esta quarta-feira, em comunicado, Godinho Lopes e João Varandas «Personas Non Gratas», propondo que ambos sejam expulsos da condição de sócios do Sporting em futura Assembleia Geral.

Comunicado do Núcleo Sportinguista de Tomar:

«Após o total alheamento, quer da direcção do Sporting Clube de Portugal, quer de um assalariado responsável pelos núcleos que dá pelo nome de Rogério de Brito aos nossos mais recentes emails e constantes solicitações, vem o Núcleo Sportinguista de Tomar tornar público e oficial que, para todos os efeitos, o Eng.º Godinho Lopes e o seu vice para os Núcleos João Varandas são, a partir desta data, “Personas Non Gratas” para este Núcleo que conta com 20 anos de existência e mais de 800 associados.

Considera ainda o Núcleo Sportinguista de Tomar que em futura Assembleia Geral devem estes elementos ser expulsos de associados do Sporting em virtude do estado financeiro e desportivo em que deixam o Sporting.

Com a equipa sénior de futebol a alcançar os piores resultados de sempre e com o clube na situação financeira mais calamitosa de todos os tempos, o Núcleo Sportinguista informa que tomará a iniciativa de propor a expulsão destes sócios e de promover um amplo debate em torno de todos os autores daquela que consideram “a página mais negra da história do Sporting Clube de Portugal”.»
 
enoquejoao1.jpg

Enoque João aponta dedo a Bruno de Carvalho



O presidente da Casa de Moçambique em Portugal, Enoque João, acusa Bruno de Carvalho de aproveitamento da recente visita que fez a Maputo em prol da sua candidatura à presidência dos leões.

«O Sporting tinha já em marcha um protocolo idêntico com Moçambique», garantiu Enoque João. «Foi claramente um aproveitamento de Bruno de Carvalho. Ele foi apresentar um projeto da Fundação Aragão Pinto com o governo de Moçambique e falou em nome do Sporting. Não o podia fazer e por isso digo que foi claramente um aproveitamento da situação», diz a A BOLA.

Enoque João acrescenta que a atitude de Bruno de Carvalho foi como que «uma punhalada a Godinho Lopes», o ainda presidente dos leões que, tal como o candidato da lista B, é moçambicano.

O presidente da Casa de Moçambique em Portugal enaltece depois as qualidades de José Couceiro, o candidato da lista C às eleições do Sporting, que têm lugar no próximo dia 23. «Devemos apoiar José Couceiro», apontou e completou: «Ele é uma referência do Sporting. Pelo passado que tem no clube e no futebol. E o Sporting é um clube de Portugal, não é um clube de bairro. Por isso Bruno de Carvalho deveria ter procedido de outra forma.»
 
godinholopes02.jpg

Godinho Lopes admite vender jogadores na próxima semana



Godinho Lopes esteve ontem ao final da tarde em Loures para renovar o protocolo com a Câmara Municipal local para a utilização do pavilhão Paz e Amizade por parte dos escalões de formação do futsal, e admitiu vender o passe de um jogador na próxima semana, ou seja, antes das eleições de sábado, para liquidar os salários em atraso.

O ainda presidente dos leões referiu que apresentou aos candidatos um documento no qual estava bem explicito serem necessários 25 milhões de euros para liquidar os compromissos existentes até final da temporada.

«Os atos de gestão são praticados por quem cá está. Comprei 25 jogadores, alimentei os outros todos, portanto tenciono continuar com o mesmo tipo de atitude até sair. Se tiver de vender quem comprei ou se tiver de vender quem alimentei, qual é o problema? Não pedi dinheiro a ninguém, tratei de todos os problemas do Sporting, paguei os salários e a minha preocupação é honrar os compromissos», disse.

Godinho Lopes revelou que nos 24 meses de mandato pagou 24 salários, pois quando chegou existiam dois meses de salários em atraso e que as candidaturas devem ter a consciência clara do estado em que se encontra o clube, até porque lhes foi entregue um documento. «Esse documento chegou aos jornais, mas também já sabemos quem o colocou, porque foram entregues documentos com ligeiras alterações aos três candidatos», adiantou.

«Estava lá bem referido que era preciso os 25 milhões de euros para terminar a época e isto não corresponde a qualquer chantagem porque transmiti de forma clara ao Conselho Leonino e aos outros dois órgãos a necessidade de 45 milhões para esta temporada. Sempre disse que eram necessários 25 milhões para terminar a época e para esse efeito tinham de pagar os salários de fevereiro e março. Se resolver estes problemas, fico feliz.», adiantou.
 
rinaudo2.jpg

Rinaudo aposta tudo na Liga Europa



Rinaudo disse, no final do jogo de ontem, que todos acreditam ser possível chegar à Europa e que, por isso, era imperioso vencer o V. Setúbal. Só lamentou que mais uma vez a equipa tenha sofrido tanto para somar três pontos.

«Era necessário vencer. Em jogos anteriores jogámos bem e não conseguimos ganhar, mas neste jogo tudo deu certo. Ficámos um pouco nervosos com o golo e tivemos de sofrer até final. Mas se não sofrermos não somos o Sporting. Se acredito em chegar à Liga Europa? Claro. Os números dizem que temos possibilidades de chegar a esse objetivo. Não foi o que queríamos no início da época, todos nos escaparam, mas continuamos a lutar por este. E se jogarmos 90 minutos a este nível tenho a certeza que o vamos conseguir», disse, concordando com Jesualdo nas críticas à irregularidade exibicional.

«Tem um pouco de razão porque a equipa por vezes responde bem e de um momento para o outro não. O jogo com a Académica foi um bom exemplo. Estamos a trabalhar para nos encontrarmos como equipa», realçou. A terminar, Rinaudo disse aceitar com naturalidade a venda de um jogador - «se o clube necessita...no futebol é assim e não podemos fazer nada com entradas e saídas», comentou -, e garantiu que não será ele a sair, deixando elogios a Godinho Lopes:

«Tenho de agradecer-lhe e aos dirigentes, porque sempre se portaram bem connosco. Não temos palavras para lhe agradecer. Gostávamos de lhe dar um título ou uma taça... Temos muitas responsabilidade na sua saída, é um ciclo que termina. Sábado conheceremos o novo e será bem-vindo.»
 
josecouceiro4.jpg

«Jesualdo Ferreira é o meu treinador, com um projeto de futuro» - José Couceiro



José Couceiro desfez esta terça-feira as dúvidas que pudessem existir sobre qual será o treinador do Sporting caso seja eleito presidente do clube no próximo sábado.

«Estamos satisfeitos com a evolução recente que a equipa tem tido. Tenho confiança no trabalho de Jesualdo Ferreira. É o meu treinador, com um projeto de futuro. O Sporting precisa de uma liderança forte e de estabilidade», afirmou o candidato da lista C num debate na SIC Notícias com Bruno de Carvalho e Carlos Severino.

José Couceiro diz que admite trocas de jogadores entre os grandes do futebol português e garante que vai apostar na Academia e na formação: «Admito trocas de jogadores. O que não admito é ser subalterno. Comigo, este último negócio (Izmailov para o FC Porto e Miguel Lopes para o Sporting) não tinha acontecido. O Sporting precisa de uma estratégia. Não é só dizer que vai apostar na formação. O Sporting precisa de apostar na Academia, de ter um recrutamento bom, o que implica um scouting bom. O que é fácil é chegar com dinheiro e comprar vários jogadores. Tem de haver identidade dentro da equipa.»

Para além da questão desportiva, falou-se também da parte financeira: «Já falei com investidores estrangeiros. Nacionalidade? O que importa não é a nacionalidade dos investidores mas sim a credibilidade. A questão é o Sporting encontrar num projeto de reestruturação financeira o seu equilíbrio futuro.»

Couceiro falou também sobre as modalidades: «A formação tem de ser transversal a todo o clube. Temos de ter todas as modalidades. Não vamos deixar cair nenhuma.»

No seu minuto final, em que se dirigiu aos sócios, José Couceiro apelou ao voto e pediu confiança «em que tem experiência na área desportiva» para que o Sporting «volte a ser primeiro».
 
brunocarvalho2.jpg

«Na minha juventude jogava tão mal como José Couceiro» - Bruno de Carvalho



Depois de ontem, no primeiro debate televisivo com os restantes candidatos, ter dado a entender que Jesualdo Ferreira tinha lugar na sua estrutura para o futebol, hoje Bruno de Carvalho, candidato à presidência do Sporting pela lista B, garantiu que não existe qualquer incompatibilidade com o treinador.

«Jesualdo faz todo o sentido no nosso projeto. Não há incompatibilidade, nem algum problema dele continuar. O que faremos é explicar-lhe o nosso projeto e aquilo que queremos para o futebol e se ele se sentir confortável vai continuar connosco. Para nós não há incompatibilidade e acredito que para ele também não», afirmou Bruno de Carvalho, em entrevista à Rádio Renascença, onde voltou a responder às críticas de José Couceiro de que não tem experiência no mundo do futebol:

«Se não percebesse não tinha a quantidade de antigos jogadores a apoiar-me como tenho. Na minha juventude jogava tão mal como José Couceiro. Fomos os dois maus jogadores, nisso temos um passado em comum. A verdade é que temos uma série de jogadores que nos apoiam e que conviveram muito com Couceiro, o que é sinal claro de que já perceberam quem entende mais de futebol, das modalidades e do Sporting. Comigo no futebol não estão homens meramente de terreno, porque isso há aos milhares, mas sim campeões. Virgílio e Inácio são homens do terreno e que sabem o que é ganhar no Sporting. Isto é fundamental para se ter sucesso.»
 
pedrobaltazar1.jpg

Pedro Baltazar anuncia apoio a José Couceiro



Pedro Baltazar, candidato à presidência do Sporting nas últimas eleições, ficou de fora da corrida deste ano e manifestou, esta quarta-feira, o seu apoio público à candidatura de José Couceiro, embora ressalvando que para o Conselho Fiscal optará pela lista independente de Caldeira Pires.

«Voto em José Couceiro porque defendo uma linha de credibilidade para o nosso Sporting Clube de Portugal», pode ler-se no comunicado do empresário, onde afirma ter gosto da «campanha séria» e do «falar verdade» do antigo treinador.

Para o ex-candidato à liderança José Couceiro «conta com uma equipa que pode fazer rutura com o passado» porque é constituída por «pessoas que respiram Sporting e que conhecem bem o clube».

A finalizar, Pedro Baltazar apela ao voto a todos os sócios, alertando que o Sporting atravessa o momento «mais grave da sua história desportiva e financeira» e «não pode cair em aventureirismos».

Apesar de apoiar Couceiro para presidente da direção, Baltazar esclarece que votará na lista encabeçada pelo Vicente Caldeira Pires para o Conselho Fiscal, porque considera que «uma lista independente é a melhor para fiscalizar as ações da direção».
 
godinholopes02.jpg


«Saio tranquilo e com pena de não cumprir o mandato» - Godinho Lopes



O presidente demissionário do Sporting, Godinho Lopes, votou pouco depois das 11 da manhã e elogiou a «boa afluência» às urnas, «apesar do mau tempo» que se faz sentir em Lisboa.

«Olho sempre para o futuro e não para o passado. Espero que o novo presidente traga unidade e tranquilidade, e que cumpra os quatro anos de mandato. Que consiga unir os sportinguistas e que consiga trazer sucesso ao Sporting», desejou Godinho Lopes, disponível para «ajudar naquilo que for preciso».

Na hora da despedida, o presidente do Sporting assumiu mágoa pela forma como sai do clube.

«Há um problema que é a consciência individual. Saio tranquilo, de consciência tranquila mas com pena de não cumprir o mandato até ao fim. Acho que merecia», afirmou Godinho Lopes.
 
[h=2]Bruno de Carvalho é o 42.º presidente do Sporting[/h]




SCP4.jpg


Bruno de Carvalho, líder da lista B, recolheu 53,63 por cento dos votos para o Conselho Diretivo, revelou o ainda presidente da Mesa da Assembleia Geral, Eduardo Barroso. O empresário sucede assim a Godinho Lopes, tornando-se no 42.º presidente da história do Sporting. Recorde-se que os resultados finais só serão conhecidos na terça-feira.

A lista C, de José Couceiro, o principal concorrente de Bruno de Carvalho, arrecadou 45,35 por cento dos votos para o Concelho Diretivo. Já Carlos Severino, que encabeçava a lista A, recolheu 1,02 por cento dos votos.

Quanto è escolha para a Mesa da Assembleia Geral, também a lista B ficou por cima. Jaime Marta Soares passará a presidir o órgão, que somou 50,47 por cento dos votos. A lista C arrecadou 44,46 por cento, enquanto a lista A somou 5,07 por cento.

A lista B, aqui encabeçada por Bacelar Gouveia, venceu igualmente a corrida para o Conselho Fiscal e Disciplinar, com 43,77 por cento dos votos, contra os 35,18 por cento da lista C. A lista D (independente) somou 18,89 por cento e a lista A ficou-se pelos 18,89 por cento.







a bola
 
Wolfswinkel4.jpg

«Irei fazer tudo para ajudar o Sporting até final do contrato» - Van Wolfswinkel



O ainda avançado do Sporting, Ricky van Wolfswinkel, já falou como jogador do Norwich City, apesar de apenas se mudar para Inglaterra no final da temporada.

«Irei abandonar o clube no final da época, mas irei fazer tudo para ajudar o Sporting até ao final do meu contrato. Gosto do clube e adoro as suas pessoas e todas em redor dele», afirmou o jogador em declarações ao site do Norwich City.

Van Wolfswinkel confessa que será difícil abandonar Alvalade, mas que o chamamento da Premier League falou mais alto. «É sempre difícil abandonar um clube e um local do qual gostas. O Sporting e os seus adeptos ajudaram-me a melhorar e passei lá bons momentos, mas a possibilidade de jogar no Norwich City e na Premier League foram razões suficientes para me mudar. Gostaria de agradecer o seu apoio», disse o holandês, que já falou com os seus compatriotas sobre o futebol da ilha. «Os holandeses que jogam na Premier League dizem que é a melhor competição do mundo. Eles só têm coisas boas a dizer sobre isso», acrescentou.

No geral, o avançado leonino assume estar «muito feliz» pela oportunidade. « Será fantástico jogar num estádio com grande apoio dos adeptos. Sempre foi um sonho meu jogar em Inglaterra e na Premier League e estou ainda mais entusiasmado que finalmente possa cumprir esse sonho num clube como o Norwich City. Este é o tipo de clube que precisava neste momento», finalizou.
 
eduardobarroso3.jpg

Hoje há resultados oficiais



A Mesa da Assembleia Geral, presidida por Eduardo Barroso, anunciará hoje, ao final da tarde, os resultados eleitorais definitivos das eleições que decorreram no sábado passado, depois de contabilizados todos os votos por correspondência que continuam a chegar a Alvalade, depois de decidida a prorrogação do prazo.

Ao que a A BOLA apurou, na véspera de eleições já havia cerca de 30 cartas que não tinham sido contabilizadas por terem chegado da parte da tarde ao clube, ontem chegaram mais 859 e hoje, à hora de almoço, os responsáveis deslocar-se-ão ao CTT para ir buscar as restantes - só serão aceites as que tiverem carimbo com data de 22 e esperam-se cerca de 200.

Assim, durante o dia de hoje serão contabilizados os derradeiros votos dos sócios sportinguistas, num processo que continuará a ser observado quer pelo delegados da MAG, quer pelos das quatro listas. E o anúncio dos resultados finais permitirá à MAG empossar Bruno de Carvalho na quinta-feira.
 
Voltar
Topo