O cantinho dos lagartos

A partir de hoje há três candidatos em Portugal» - Jorge Jesus

Nas primeiras palavras como treinador do Sporting, Jorge Jesus deixou a promessa de voltar a fazer do leão um candidato a todos os títulos em Portugal.

«Está na hora de caminharmos todos juntos, está na hora de a família sportinguista perceber que o mais importante é o Sporting Clube de Portugal e está na hora de assumirmos que queremos ser candidatos a todos os títulos em Portugal. A partir de hoje não há dois candidatos em Portugal, há três candidatos», afirmou, convicto, para gáudio dos milhares de adeptos que se deslocaram ao Estádio José Alvalade.

«Temos de acordar o leão adormecido. Viva o Sporting Clube de Portugal», exclamou Jorge Jesus.

Jesus emocionado com vídeo de boas-vindas

A cerimónia de apresentação ficou marcada pela exibição de um vídeo, no ecrã gigante de Alvalade, de boas-vindas ao novo treinador dos leões. Vídeo que serviu, igualmente, para homenagear Virgolino Jesus, pai de Jorge Jesus e antiga glória do Sporting que incutiu no filho o amor pelo clube verde e branco.

«Não foi fácil ver estas imagens. Obrigado por não terem ficado em casa», agradeceu Jorge Jesus, visivelmente emocionado.

«Jorge Jesus, bem-vindo de volta a Alvalade», podia ler-se no final do vídeo.

brunodecarvalho8.jpg

«É um dia para sentirmos orgulho» - Bruno de Carvalho

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi o primeiro a falar antes da apresentação do treinador Jorge Jesus, lembrando o aniversário do clube:

«É um dia para sentirmos orgulho por alguém se ter lembrado de criar o maior clube do mundo há 109 anos. Obrigado a todos os que vieram, parabéns. Viva o Sporting Clube de Portugal.»

brunodecarvalhoGALA.jpg

«Os interesses do Sporting devem estar acima dos ataques dos adversários» - Bruno de Carvalho

No discurso que encerrou a 2.ª Gala Honoris Sporting, Bruno de Carvalho deixou um apelo à união da família sportinguista, frisando que dela dependerá o sucesso da nova era que se inicia em Alvalade.

«O importante é ganhar. Quer se goste mais de umas coisas e menos de outras, quer se tenha uma opinião mais para a esquerda ou mais para a direita, o que realmente importa é que cada um de nós ponha sempre os interesses do Sporting Clube de Portugal acima de qualquer gosto particular, de qualquer ataque dos nossos adversários, e tão alto que nada nem ninguém nos impeça de sermos cada vez mais fortes, ganhadores e campeões», exortou o líder leonino.

«Ultrapassada a primeira fase de resolução dos problemas dramáticos de natureza financeira que encontrámos, superados os problemas de identidade, autoestima, mentalidade e subserviência, cumpridas que estão quase na totalidade as medidas apresentadas no programa eleitoral, estamos a iniciar um novo tempo. Subindo a fasquia, é certo, mas absolutamente convencidos que este é o desígnio que o nosso clube merece», traçou Bruno de Carvalho, acrescentando:

«A construção de um novo pavilhão, o reforço da aposta no ecletismo através de novas modalidades com o objetivo de conquistar títulos que nos honrem, e um modelo organizativo no futebol profissional onde não são só intenções, são realidades. (...) Somente todos juntos estes projetos nos vão trazer a glória e o sucesso».

Novos equipamentos para 2015/2016

A apresentação dos equipamentos para a época 2015/2016 foi um dos momentos altos da 2.ª Gala Honoris Sporting, no Coliseu dos Recreios.

academia1.jpg

Adjuntos de Marco Silva impedidos de entrar na Academia

João Pedro e Gonçalo Pedro, elementos que integravam a equipa técnica de Marco Silva no Sporting, foram esta quinta-feira impedidos de entrar na Academia do clube, em Alcochete.

Segundo a Renascença, os leões entendem que tanto o adjunto como o preparador físico se deveriam ter apresentado em Alvalade, para não interferirem nos trabalhos da equipa de futebol.

A GNR terá tomado conta da ocorrência.

Jorge Jesus deu primeiro treino

Jorge Jesus orientou esta quinta-feira, na Academia, em Alcochete, a primeira sessão de trabalho como treinador do Sporting.

Um dia depois de ter sido apresentado oficialmente no Estádio José Alvalade, o novo timoneiro dos leões vestiu o equipamento de treino e pisou pela primeira vez o relvado do `quartel-general` dos leões.

godinholopes2.jpg

Godinho Lopes sobre Bruno de Carvalho: «Preocupa-me a falta de caráter»

O antigo presidente do Sporting considerou «divisionista» o atual líder leonino e acusa Bruno de Carvalho de falta de caráter e de não defender os valores do clube de Alvalade.

«Caracterizo-o como uma pessoa turbulenta, divisionista no meio do Sporting que não protege os interesses do clube. Em vez de procurar fazer auditorias bem feitas – para precaver se as pessoas fizeram realmente aquilo de que são acusadas -, não: vem regozijar-se em duas Assembleias Gerais com power points feitos por si, deturpando a verdade», disse em entrevista à Renascença, negando qualquer desvio de dinheiro do clube, conforme acusação que lhe valeu a expulsão de sócio do clube:

«É mentira. Eu não fui expulso por desvios mas por uma auditoria do meu mandato. (...) Tenho vida para além do Sporting. Procurei servir o clube da melhor forma que sei, erros todos cometem. Tenho a consciência que cumpri o meu dever. Poderei provar os valores das vendas de jogadores, tudo o que passou no período em que lá estive», prosseguiu, frisando que pretende ser «reintegrado como sócio do Sporting para demonstrar o erro» que foi a sua expulsão.

Godinho Lopes voltou depois a apontar bateria a Bruno de Carvalho: «As palavras que foram ditas, os insultos que foram feitos... deixo isso para a análise dos sportinguistas e do público em geral. O que me preocupa é a falta de caráter.»

«Parece que estamos num mundo de selva mas isso não alterara os meus valores: ética, boa-fé, e a verdade, no fundo aquilo que defendi como adepto e sócio do Sporting», acrescentou, acusando Bruno de Carvalho de estar em falta com esses valores que são, no fundo, os do clube:

- Defendo que o Sporting deve ser diferente dos demais e defender os valores que fazem parte dessa diferença. Isso está em causa? É evidente. A maneira como Manuel Fernandes foi tratado, a maneira como Marco Silva foi tratado, a maneira como eu fui tratado ou a maneira como não foram respeitados acordos, compromissos e valores do clube.

slimani8.jpg

Slimani decide futuro depois das férias

Islam Slimani coloca-se à margem das notícias que dão conta do interesse de vários clubes no seu concurso, remetendo para depois das férias, quando se apresentar ao trabalho no Sporting, uma decisão quanto ao futuro.

«O meu futuro não é uma preocupação nesta altura. Para ser honesto, estou a desfrutar de umas férias em casa. Dentro de dez dias estarei no arranque da temporada do Sporting e, nessa altura, logo veremos», afirmou o avançado, em declarações ao jornal Le Maghreb.

Slimani tem contrato com os leões até 2017 e uma cláusula de rescisão na ordem dos 30 milhões de euros.

Jorge Jesus já transmitiu a Bruno de Carvalho que o argelino é uma peça fundamental no plantel que vai atacar a época 2015/2016.

teo1.jpg

Teo Gutiérrez a caminho de Alvalade

O Sporting está na iminência de garantir a contratação de Teo Gutiérrez para as próximas três temporadas.

Conforme pode ler-se na edição deste sábado de A BOLA, a SAD leonina já chegou a acordo com o avançado e com o River Plate para a transferência do internacional colombiano para Alvalade.

«Sabemos que Jorge Jesus o quer muito. Ele também quer o Sporting e está extremamente feliz. Teo foi campeão em todos os clubes por onde passou e vai para o Sporting para ser campeão», adiantou Efrain Pachon, agente do futebolista, em declarações a A BOLA.

A contratação de Teo Gutiérrez vai custar três milhões de euros.

adrien3.jpg

Mónaco prepara oferta por Adrien

A imprensa francesa insiste no interesse do Mónaco em Adrien Silva. Segundo o jornal Le Parisien, o clube do Principado está disponível para negociar com o Sporting uma transferência entre os 10 e os 15 milhões de euros.

A mesma fonte refere que a contratação de Adrien é um desejo de Leonardo Jardim, que viu o meio-campo enfraquecido com a saída de Geoffrey Kondogbia para o Inter de Milão.

gelsonwallyson2.jpg

Gelson e Wallyson com lugar no plantel

Gelson Martins e Wallyson são os dois jovens jogadores que Jorge Jesus vai promover ao plantel principal do Sporting esta temporada, noticia A BOLA.

Tanto o extremo como o médio têm demonstrado qualidade ao treinador nestes primeiros dias de trabalho da pré-temporada e, acima de tudo, soluções que podem ser potenciadas num futuro próximo.

Gelson Martins e Wallyson chegaram mesmo a jogar pela equipa principal na época passada, na Taça da Liga, sendo que o médio brasileiro ainda disputou os últimos minutos no derradeiro encontro da Liga, com o Rio Ave.

ewerton6.jpg

Ewerton vai parar 12 semanas

O Sporting confirmou esta quinta-feira, através de comunicado, a realização de uma artroscopia ao tornozelo esquerdo de Ewerton, devido a uma rotura total do ligamento lateral interno.

A cirurgia decorreu no Hospital CUF Descobertas e esteve a cargo do Dr. Manuel Sousa e do Dr. Pedro Pessoa.

Segundo fez saber a Direção Clínica dos leões, a intervenção decorreu como previsto e o tempo de recuperação do defesa-central será de doze semanas.

rabia1.jpg

Rabia pode regressar ao Al-Ahly por empréstimo

Desde a chegada de Jorge Jesus ao comando técnico do Sporting todos os jogadores que estiveram emprestados ou na equipa B na última época têm tentado demonstrar na Academia que merecem um lugar no plantel principal.

O defesa-central Ramy Rabia é um desses atletas e, segundo o site egípcio Kingfut, não conseguiu convencer o técnico leonino e aguarda pela definição do seu futuro.

De acordo com a mesma fonte, um empréstimo é o cenário mais provável, mas uma venda em definitivo também não está descartada, sendo que o Al-Ahly, antigo clube de Rabia, é o emblema que surge na melhor posição para garantir a contratação do central leonino.

ewerton4.jpg

«Ewerton vai voltar mais forte», diz empresário

Tomás Vilela, representante de Ewerton, considera que a intervenção cirúrgica a que o defesa brasileiro foi submetido foi a melhor solução. «É manter a cabeça erguida, mas certamente vai voltar mais forte. Esta lesão estava a ser recorrente e era importante resolver a situação», afirmou, em declarações à Antena 1.

«Esperamos que em setembro já possa estar a jogar», completou o representante, mostrando-se otimista quanto à recuperação de Ewerton, operado ao tornozelo esquerdo.

marcosilva10.jpg

Marco Silva deixa mensagem de despedida

Marco Silva despediu-se do Sporting com uma mensagem de agradecimento pela forma como foi acolhido em Alvalade, formulando votos de «maiores felicidades» ao clube leonino.

«A vida de um treinador é feita de mudança e chegou a hora de abraçar um novo desafio, como treinador do Olympiakos, na Grécia, a minha primeira experiência fora de Portugal. Não posso, contudo, esquecer o último ano ao serviço do Sporting Clube de Portugal, nem deixar de proferir uma palavra de apreço pela forma como fui acolhido em Alvalade», escreveu Marco Silva.

O treinador deixou uma palavra especial a adeptos, jogadores e a todos aqueles que trabalharam em prol do coletivo.

«Para os adeptos fica o meu agradecimento, por mim e por toda a equipa, pelo apoio que foi essencial na tarefa de lidar com as adversidades que sempre surgem durante uma época desportiva. Na minha memória ficam, também, os jogadores, pelo esforço e união, e todos aqueles que, na equipa técnica e no staff de apoio, contribuíram com o seu trabalho diário para que pudéssemos lutar pelos nossos objetivos», salientou Marco Silva, finalizando:

«Inicio uma nova etapa da minha carreira, desejando as maiores felicidades futuras para o Sporting Clube de Portugal».

montero3.jpg

«O meu rendimento em Portugal irá atrair olhares» - Montero

Em entrevista ao portal ´FutbolMLS´, Fredy Montero, avançado colombiano do Sporting, admitiu que a passagem por Portugal e as dificuldades que tem encontrado ao longo da carreira o tornaram «um jogador mais maduro e completo».

Montero elogiou ainda os adeptos sportinguistas, revelando algumas das qualidades que neles encontrou.

«Ganhei empatia com os sportinguistas. São adeptos que sabem muito, veem para além de um bom passe ou de um golo, agarram-se ao caráter dos jogadores e ao seu estilo de jogo», disse.

O avançado de 27 anos acredita que por jogar em Portugal irá atrair clubes de grande dimensão.

«Sinto-me feliz por estar numa equipa grande em Portugal e o meu rendimento aqui certamente irá atrair olhares», afirmou.

Sobre a saída, Fredy Montero não deu muita importância aos rumores.
«Existem sempre rumores de saída», disse.

danielsampaio1.jpg

«Contratação de Jorge Jesus foi uma grande jogada» - Daniel Sampaio

Daniel Sampaio, ex-vice-presidente da Assembleia Geral do Sporting, acredita que Bruno de Carvalho e Jorge Jesus vão recolocar os leões no trilho do sucesso.

«O presidente Bruno de Carvalho satisfez todos os pedidos de Jorge Jesus... Manuel Fernandes, Octávio Machado e três a cinco jogadores que virão com certeza. Está tudo a correr muito bem. São duas pessoas com convicções fortes mas que estão a rumar para o mesmo lado, o que deverá potenciar a resposta do Sporting», prognosticou em declarações à Antena 1.

A contratação de Jorge Jesus, além de poder enfraquecer um adversário direto, constitui, acima de tudo, uma inegável mais-valia para os leões.

«Não é só tirar ao rival, mas dar ao Sporting um treinador que tem uma grande capacidade de tornar o clube campeão da Liga, pois tira o máximo das suas equipas. Este ano acredito mais [na conquista do título]», realçou Daniel Sampaio, acrescentando:

«A contratação de Jorge Jesus foi uma grande jogada para o Sporting, dá-nos muita esperança».

Noutro plano, o antigo dirigente do Sporting mostrou-se «muito satisfeito» com o desfecho do diferendo com Marco Silva.

«Marco Silva fez um bom trabalho, não um trabalho excecional, e era importante chegar a um acordo para que o assunto não se arrastasse e Marco Silva pudesse treinar outra equipa e o Sporting pudesse ter Jesus em pleno», argumentou.

Vitória frente aos ‘bês’ no primeiro teste de Jorge Jesus

A equipa principal do Sporting venceu este sábado a equipa B, por 3-0, num jogo de preparação que decorreu na academia do clube, em Alcochete.

Os golos foram apontados por Wallyson, Fredy Montero e Slimani, todos na segunda parte, com Jorge Jesus a observar pela primeira vez os jogadores em situação de jogo.

O guarda-redes esloveno Azbe Jug, uma das caras novas do Sporting, foi testado na baliza.

Fotos: Sporting CP

teogutierrez1.jpg

Empresário revela acordo entre clubes para a transferência de Téo Gutiérrez

Segundo Efraín Pachón, representante de Teófilo Gutiérrez, Sporting e River Plate já chegaram a acordo com vista à transferência do avançado colombiano para Alvalade.

«O acordo entre os clubes está fechado. Falta apenas acertar os detalhes do contrato com o jogador, mas penso que não será complicado», disse o empresário em declarações ao jornal El Heraldo, acrescentando:

«Teo está feliz. Vai jogar a Liga dos Campeões e o Sporting tem um plantel brilhante. Acabam de contratar o Bryan Ruiz, a equipa tem jogadores de qualidade.»

Mitroglou1.jpg

Mitroglou para fechar até segunda-feira

O Sporting continua em negociações com o Fulham com vista à contratação de Kostas Mitroglou, uma operação que os leões querem ver concluída até segunda-feira.

Segundo o jornal A BOLA, o Sporting deverá pagar uma verba a rondar um milhão de euros pelo empréstimo do jogador, faltando definir se o contrato de cedência contemplará uma cláusula de opção de compra definitiva do passe do avançado grego no final da temporada.

O jogador de 27 anos, que está disposto a baixar o salário para ingressar no Sporting, não era uma prioridade para os leões mas as negociações com o Fulham avançaram após o falhanço no processo Ricky van Wolfswinkel.

Voltar