O cantinho do lampiões

[img alt=Jonathan (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/benfica/2015/jonathan1.jpg[/img] Jonathan e Elbio já chegaram a Lisboa

Os reforços Jonathan Rodríguez e Elbio Álvarez chegaram, na manhã deste sábado, a Lisboa para reforçar o Benfica.

O avançado Jonathan foi o único que falou no aeroporto.

«Estou muito feliz mas ainda não sei quando é que vou ser apresentado», disse.

Para além dos dois jogadores, veio igualmente o empresário, um dirigente do Peñarol e um amigo dos atletas.
 
[img alt=Jonathan (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/benfica/2015/jonathan1.jpg[/img] «Jonathan pode valer hoje milhões e amanhã nada», diz jornalista

O conhecido jornalista uruguaio Jorge de Silveira alertou que o Peñarol fez bem em vender Jonathan Rodríguez (Benfica), isto porque o avançado é um jogador problemático.

«As pessoas falavam de Jonathan Rodríguez com um desconhecimento total. Hoje pode valer milhões e dentro seis meses pode valer nada», afirmou Jorge da Silveira, em entrevista ao El Observator.

O conceituado jornalista uruguaio explicou depois a origem dos problemas do jogador.

«As más companhias, bebe e teve alguns antecedentes em controlos internos positivos. Não tem uma cabeça forte e não teve sorte de ser criado num meio forte. Para mim é uma pena, porque tem um potencial fenomenal e apresenta condições únicas.»
 
Bento
UEFA escolhe Bento como melhor guarda-redes português


Os correspondentes da UEFA decidiram olhar para a história do futebol do Velho Continente e destacar os melhores guarda-redes de cada uma das federações representadas pelo organismo. Manuel Bento foi escolhido o melhor guardião português.

«O falecido Manuel Bento não era um guarda-redes típico. Com apenas 1.73 metros de altura, o número um natural da Golegã compensava com super-reflexos, frieza e atitude destemida. Apelidado de “homem de borracha” pela sua agilidade, fez 63 jogos pela Seleção de Portugal e jogou no Benfica para lá dos 40 anos. Pendurou as luvas em 1992 com dez campeonatos conquistados com as águias», lê-se no site oficial da UEFA, que recolheu o depoimento de Álvaro Magalhães:

«Era uma pessoa humilde e trabalhadora. Não era um futebolista exuberante e faltava-lhe algum sentido de estilo, no entanto, era tremendamente eficaz. Se, por exemplo, tivesse um dedo partido, encontrava outra fora para evitar que a bola entrasse na baliza.»

A UEFA destacou os seguintes guarda-redes:
Albânia: Perlat Musta
Andorra: Koldo Álvarez de Eulate
Arménia: Alyosha Abrahamyan
Áustria: Walter Zeman
Azerbaijão: Kamran Agayev
Bielorrússia: Mikhail Vergeenko
Bélgica: Jean-Marie Pfaff
Bósnia Herzegovina: Enver Maric
Bulgária: Borislav Mihaylov
Croácia: Vladimir Beara
Chipre: Nicos Panayiotou
República Checa: Petr Cech
Dinamarca: Peter Schmeichel
Inglaterra: Gordon Banks
Estónia: Mart Poom
Ilhas Feroé: Jákup Mikkelsen
Finlândia: Antti Niemi
França: Fabien Barthez
Macedónia: Blagoje Vidinic
Geórgia: Otar Gabelia
Alemanha: Sepp Maier
Gibraltar: Tony Macedo
Grécia: Antonis Nikopolidis
Hungria: Gyula Grosics
Islândia: Bjarni Sigurdsson
Israel: Yacov Hodorov
Itália: Dino Zoff
Cazaquistão: Kuralbek Ordabayev
Letónia: Aleksandrs Koli?ko
Liechtenstein: Peter Jehle
Lituânia: Vladas Tuckus
Luxemburgo: Jonathan Joubert
Malta: Mario Muscat
Moldávia: Denis Romanenco
Montenegro: Dragoje Lekovic
Holanda: Edwin van der Sar
Irlanda do Norte: Pat Jennings
Noruega: Erik Thorstvedt
Polónia: Jozef Mlynarczyk
Portugal: Manuel Bento
República da Irlanda: Shay Given
Roménia: Ion Voinescu
Rússia: Lev Yashin
São Marino: Claudio Maiani
Escócia: Jim Leighton
Sérvia: Milutin Soskic
Eslováquia: Viliam Schrojf
Eslovénia: Samir Handanovic
Espanha: Ricardo Zamora
Suécia: Karl Svensson
Suíça: Marco Pascolo
Turquia: Rustu Reçber
Ucrânia: Olexandr Shovkovskiy
País de Gales: Neville Southall
 
[img alt=Jorge Jesus height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BENFICA/jorgejesus4.jpg[/img] «Quem não queria estar na posição do Benfica?» - Jorge Jesus


Na antecâmara da visita a Alvalade, Jorge Jesus puxou dos galões de líder e lembrou que tanto o Sporting como o FC Porto gostariam de estar na posição do Benfica na classificação da Liga.

«Quem não queria estar na posição do Benfica, líder do Campeonato à 20.ª jornada com seis pontos de avanço sobre o segundo classificado? Mais confiança do que isto só se tivesse nove, dez ou onze pontos. É um fator que nos dá imensa confiança para este jogo. Aconteça o que acontecer, vamos estar sempre em primeiro e em melhor posição do que qualquer um dos nossos adversários», constatou.

Para Jorge Jesus, uma derrota no “derby” deixaria os leões em posição delicada na corrida ao título.

«Ficaria mais difícil porque tem dois rivais à frente, isto partindo do princípio que o outro rival [FC Porto] também ganha. Se fosse só um seria mais fácil recuperar», referiu, rematando:

«Esta é uma etapa rainha, vamos ter duas ou três até final do Campeonato. Queremos chegar na frente, se vencermos esta etapa ficamos melhor».
 
[img alt=Jesus e Wenger height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BENFICA/jesuswenger1.jpg[/img] «Benfica é o maior clube de Portugal» - Wenger


Depois dos rasgados elogios ao FC Porto, num documentário para a estação de televisão BeIN Sports, Arsene Wenger acabou por considerar o Benfica o maior clube português.

A resposta do treinador francês do Arsenal segue-se à pergunta: «O FC Porto ganhou mais título que o Benfica em Portugal. Isso faz do FC Porto o maior clube?»

«Não. Depende do que é para ti a dimensão de um clube. É o número de troféus que ganhou? Em parte, sim. Mas é também o apoio que o clube tem. A dimensão de um clube é, acima de tudo, o número de pessoa que ama esse clube. Infelizmente para o FC Porto, sem lhes tirar mérito, o Benfica é esse clube. É o clube do povo, em todos os países tens um clube assim», respondeu.
 
[img alt=Rúben Amorim height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BENFICA/rubenamorim4.jpg[/img] Jesus deve adiar regresso de Rúben Amorim ao onze


Jorge Jesus mostra algumas reservas em lançar Rúben Amorim para o lugar de Samaris no jogo com o Moreirense, no próximo sábado, referente à ronda 22 da Liga.

Impedido de fazer alinhar o internacional grego – vai cumprir castigo – em Moreira de Cónegos, o treinador das águias fica com uma vaga por preencher no meio-campo.

No entanto, atendendo ao escasso ritmo de jogo do português – somou 29 minutos de utilização nas duas partidas frente ao V. Setúbal - , a escolha, escreve A BOLA esta terça-feira, deverá recair em Bryan Cristante, perfilando-se André Almeida como alternativa ao italiano.
 
[img alt=Jorge Jesus height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BENFICA/jorgejesus9.jpg[/img] «Comigo os jogadores não fazem o que querem em campo» - Jorge Jesus


Jorge Jesus diz que os jogadores do Benfica entram em campo com indicações precisas sobre aquilo que têm de fazer, deixando claro que no futebol dos encarnados não há espaço para a arbitrariedade.

Constatação feita a propósito da evolução de Pizzi.

«Tem vindo a crescer, como todos os outros jogadores, no capítulo defensivo e ofensivo. Quando sentimos que o jogador trabalha melhor em cima das ideias da equipa, damos-lhe prioridade. Ele tem demonstrado nos jogos que está a melhorar», avaliou o treinador dos encarnados, em conferência de Imprensa.

«É nos treinos que ele também tem de demonstrar o que nós queremos, não é meter onze jogadores em campo e cada um corre e joga como quer. Comigo as coisas não funcionam assim. O Pizzi está integrado na ideia da equipa, tal como o Talisca e o André Almeida, e vamos definindo em função da estratégia para o jogo», explicou.

Privado do contributo de Samaris em Moreira de Cónegos, Jorge Jesus diz que «Cristante e André Almeida são os jogadores que estão mais prontos» para ocupar o lugar do internacional grego no meio-campo.
 
[img alt=Rúben Amorim height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BENFICA/rubenamorim6.jpg[/img] Rúben Amorim falha Moreirense


O médio português Rúben Amorim não marca presença na convocatória do Benfica para a deslocação, deste sábado, ao terreno do Moreirense, em jogo da 22.ª jornada da Liga portuguesa.

Para além da ausência de Rúben Amorim, o treinador Jorge Jesus não irá contar com o guarda-redes Júlio César, o extremo Gaitán (lesionados) e com o médio grego Samaris (castigado).

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;

Defesas: André Almeida, Jardel, Maxi Pereira, Sílvio, Luisão, Lisandro e Eliseu;

Médios: Cristante, Ola John, Talisca, Pizzi, Salvio e Gonçalo Guedes;

Avançados: Derley, Lima e Jonas.
 
jorgejesus18.jpg
«Ninguém tem dúvida de que a luta pelo título será a dois» - Jorge Jesus


A 11 jornadas para o final do campeonato, o treinador do Benfica diz que a luta pelo título será apenas feita com o FC Porto, deixando já de fora o Sporting, que se encontra atualmente a 12 pontos dos encarnados na classificação.

«Ninguém tem dúvida que a luta será a dois. O Benfica tem de fazer o que tem feito, sempre com a mesma pressão de ganhar, pensando naquilo que tem de fazer, pois não estamos dependentes de ninguém», afirmou Jorge Jesus.

Ao treinador dos encarnados foi perguntado se o facto de o FC Porto estar (à condição) apenas a um ponto, fruto da vitória em Braga, colocar mais pressão.

«Não nos preocupamos com ninguém, apenas com o nosso adversário seguinte. Os outros não nos interessam, pois só temos de fazer o nosso trabalho», vincou.
 
Pelé
Dálcio e Pelé a caminho da Luz


Dálcio e Pelé, internacionais sub-21 portugueses que têm brilhado no Belenenses, devem mudar-se para o Benfica no final da época, noticia A BOLA na edição deste sábado.

As negociações entre a SAD encarnada e os dois jovens jogadores estão já numa fase adiantada.

Dálcio, 18 anos, atua na posição de extremo e é produto da formação do Belenenses. Já Pelé, 23 anos, é médio e está no Restelo por empréstimo do Milan.
 
[img alt=Estádio da Luz height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/ESTADIOS/luz1.JPG[/img] Clube terá de pagar 447 mil euros em licenciamento de espaços comerciais

Embora o Benfica irá ter uma isenção parcial na ordem dois milhões de euros, o parecer da Assembleia Municipal de Lisboa refere que o clube encarnado terá de pagar cerca de 447 mil euros pelo licenciamento de espaços comerciais, segundo explica A BOLA.
 
[img alt=Luís Filipe Vieira height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BENFICA/luisfilipevieira6.jpg[/img] Vieira destaca humildade da equipa para superar momentos menos bons

O presidente do Benfica apelou ao apoio dos adeptos para que equipa reaja ao desaire com o Rio Ave e se mantenha na rota do título.

«Todos estamos focados em ganhar o campeonato. É esse o objetivo que perseguimos. Não vai ser fácil, mas se todos estivermos unidos em torno da equipa será seguramente uma garantia adicional. Juntos seremos sempre mais fortes e essa força tem de se mostrar. De agora até final da época temos de transmitir à nossa equipa o apoio de uma massa associativa que é única», disse Luís Filipe Vieira, que discursou durante a inauguração das novas instalações da Casa do Benfica de Loures.

«Não ganha quem não perde, ganha quem caindo se consegue levantar. E esta equipa já deu provas de que tem talento, mas tem também a humildade suficiente para pensar jogo a jogo e conseguir reconhecer e ultrapassar momentos menos bons», prosseguiu, lançando de seguida um reto aos adeptos:

«Domingo a domingo, quero ver os estádios por onde a nossa equipa passa, cheios com o nosso entusiasmo, com o nosso apoio, com as nossas bandeiras. Quero que a equipa sinta dentro de campo a razão de ser deste Clube e a responsabilidade que é vestir esta camisola.»
 
[img alt=Aleksandar Mitrovic height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/FOTOSAP/BELGICA/Mitrovic1.jpg[/img] Concorrência por Mitrovic
O Benfica não está sozinho na corrida à contratação de Aleksandar Mitrovic.

Relatos oriundos de Itália, veiculados pelo diário Tuttosport, colocam o avançado do Anderlecht como potencial reforço de Milan, Fiorentina e Roma para a próxima época.

Segundo a mesma fonte, o clube belga pretende receber 12 milhões de euros pelo passe do avançado de 20 anos, que estará também na lista de Newcastle e Swansea.
 
nelsonoliveiraDR1.jpg
Nélson Oliveira à espera de oportunidades no Swansea

Emprestado em janeiro pelo Benfica ao Swansea, Nélson Oliveira apenas uma vez foi titular no atual oitavo classificado da Premier League. O avançado, no entanto, garante estar a trabalhar para poder ter uma oportunidade.

«O futebol na Premier League é mais rápido e mais intenso. Poder jogar a este nível pode ajudar-me a voltar a jogar por Portugal. Mas primeiro tenho que jogar bem no Swansea e, sobretudo, quando tiver a oportunidade, conseguir agarrá-la», afirmou o jogador, em declarações ao site comeonyouswans.com.

A afirmação de Nélson Oliveira tem sido também travada pela presença do avançado francês Bafétimbi Gomis, habitual titular no ataque da equipa:

«Estou aqui há poucos meses e Gomis é um grande jogador, portanto entendo que ele seja o titular nesta altura. Quando tiver oportunidade, espero mostrar o jogador que sou. Entretanto, vou dando o máximo nos treinos para mostrar ao treinador que estou pronto.»
 
[img alt=Jonas é um dos que está em risco height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BENFICA/jonas7.jpg[/img] Cinco em risco de suspensão

Além de não poder contar com Luisão, que cumpre um jogo de castigo pela expulsão na última partida, frente ao Rio Ave (1-2), o Benfica tem agora cinco jogadores em risco de suspensão na partida desta tarde frente ao Nacional.

Maxi Pereira, Eliseu, Samaris, Salvio e Jonas são os jogadores que, caso sejam admoestados com cartão amarelo, terão de cumprir um jogo de suspensão.
 
adeptos3.jpg
Enchente em perspetiva na receção à Académica

O Estádio da Luz deverá registar esta tarde, no jogo com a Académica, aprazado para as 17 horas, a terceira maior casa da época.

Segundo A BOLA, os responsáveis encarnados colocam a fasquia acima dos 50 mil espectadores para assistir in loco ao encontro com a equipa de Coimbra, referente à 28.ª jornada da Liga.
 
[img alt=Maxi Pereira height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BENFICA/maxipereira11.jpg[/img] Nápoles quer Maxi Pereira

O Benfica continua sem renovar com Maxi Pereira e corre o risco de perder o lateral direito de 30 anos sem qualquer compensação financeira.

Desta feita e após o interesse de vários clubes, surge Gianfranco Cicchetti, um empresário com ligação ao Nápoles mostra interesse na vinculação do uruguaio e adianta que o clube italiano está a aguardar pelo processo.

«O Nápoles está a seguir o Maxi Pereira», disse o empresário em declarações à Rádio CRC.

São vários os destinos falados para Maxi Pereira embora este tenha vincado recentemente que quer continuar a vestir a camisola vermelha.
 
Salvio
Salvio à espera de uma grande final com o FC Porto

O clássico do próximo domingo está a mexer com as redes sociais e a agitação não passa ao lado dos jogadores do Benfica.

«Este domingo, temos uma grande final!», escreveu Eduardo Salvio no Twitter e no Instagram.

A mensagem do argentino, que recupera de lesão na coxa direita, gerou reações de algns colegas de equipa.

«100 por cento focado no próximo jogo», escreveu Nico Gaitán, «Faltam dois dias para o clássico!!!», assinalou Pizzi.
 
[img alt=Jorge Jesus height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BENFICA/jorgejesus19.jpg[/img] «Só me engano nos nomes quando quero» - Jorge Jesus
Jorge Jesus deu a entender esta sexta-feira, em conferência de Imprensa, que os equívocos quando pronuncia o nome de Julen Lopetegui são propositados.

Confrontado com as críticas do homólogo do FC Porto, o treinador das águias foi taxativo:

«É um problema do nosso adversário e não meu. Só me engano nos nomes quando eu quero».

«O que eu sei fazer melhor é treinar, a prática do jogo falado é outra coisa. Não quero desviar atenções de nada, o Benfica está focado desde a primeira hora nos seus objetivos e no Campeonato», frisou Jorge Jesus.

Não obstante, deixou claro que as palavras depreciativas de Lopetegui sobre a exibição das águias no clássico não caíram em saco roto.

«Não gostamos que nos desvalorizem e tentem branquear o que o Benfica tem feito neste Campeonato. O ano passado o Campeonato só tinha 30 jornadas, agora tem 34. À 30.ª jornada o Benfica tinha 74 pontos e agora tem 75», realçou Jorge Jesus.

O assessor de Imprensa do Benfica esclareceu que as declarações de Jorge Jesus ao semanário SOL foram prestadas no domingo, logo após o final do clássico.
 
[img alt=Maxi Pereira height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BENFICA/maxipereira9.jpg[/img] Galatasaray assume interesse em Maxi Pereira

O Galatasaray, através do vice presidente Abdurrahim Albayrak, assumiu que Maxi Pereira é um dos jogadores que poderá entrar no clube na próxima época.

«Penso que o Galatasaray precisará de dois defesas», afirmou o dirigente, num programa televisivo turco. Questionado com o nome de Maxi Pereira, Abdurrahim Albayrak atirou: «Provavelmente.»

Maxi, recorde-se, termina contrato com o Benfica no final da presente época, podendo por isso assinar por qualquer clube sem que os encarnados recebam qualquer compensação financeira.
 
Voltar
Topo