Lima «pronto para mais uma grande época»
O avançado Lima, de 31 anos, deixou o aviso aos novos recrutas que, juntamente com o brasileiro, se apresentaram esta quinta-feira no Caixa Futebol Campus (Seixal) para a reabertura da oficina encarnada, que «a responsabilidade e a exigência» de vestir o manto da águia «são elevadas».
«É fundamental prepararmo-nos bem na pré-época. Será uma época longa, com muitos jogos. Por isso esta fase é primordial. Os jogadores estão conscientes disso e vão preparar-se bem. A responsabilidade e a exigência são elevadas no Benfica. Todos os jogadores vão partilham desta noção e sabem da importância da pré-época», afirmou o ponta-de-lança, à margem do primeiro dia, dedicado aos exames médicos, na BTV.
E o prestigiado torneio de verão Champions Cup, que levará o Benfica aos Estados Unidos da América, Canadá e México – neste país, mais concretamente em Monterrey, cidade e clube onde o Pantera Negra chegou a jogar também, irá, de resto, disputar-se a Eusébio Cup 2015 – entusiasma Lima para continuar de pé quente, a marcar golos em catadupa, como em 2014/15.
«É sempre importante levar o nome e a história do Benfica fora de Portugal. Onde quer que joguemos, há sempre adeptos do Benfica a ver-nos. Vai ser interessante e diferente, levando o nome do Eusébio, o grande ídolo do nosso clube. Será uma festa bonita noutras fronteiras. Já estou ansioso. Espero que seja diversão para nós e para o público, na certeza que muitos portugueses estarão a apoiar-nos, como sempre», afirmou Lima.
No que toca à motivação para a nova época, moral ao máximo do avançado encarnado, mesmo se o treinador mudou. «Estou supermotivado para um novo ano! Foi assim quando cheguei ao clube, e há que manter sempre a motivação em alta. Nós, jogadores, temos de nos mostrar e dar crédito ao treinador, mostrar-lhe que pode contar com o grupo», afirmou Lima.
«Este é um grupo que trabalha muito e gosta de ganhar. Desejo boa sorte ao nosso treinador e esperamos o mais rápido possível assimilar os métodos de trabalho de Rui Vitória», foi a promessa que deixou uma das lanças ofensivas da águia por excelência, a par de Jonas, na época anterior dos bicampeões nacionais.
Sem perder a noção do que se joga na pré-época, Lima deixou um conselho aos recém-chegados à equipa encarnada e que vão procurar ganhar o seu espaço e afirmar-se no grupo. «É importante haver referências do clube. Procurei observar sempre como faziam os mais velhos, na minha carreira. Espero que esses garotos, esses novos craques, venham agregar a equipa do Benfica. Vão ser bem recebidos. São jogadores já consagrados», lembrou, antes de deixar claro que todos vão ter de dar o litro para convencer Rui Vitória da sua qualidade nesta fase.
«Se forem inteligentes e procurarem absorver o máximo possível dos outros do elenco, vão ter uma boa referência e um bom seguimento da carreira, independentemente de qualquer coisa. Mas vão ter de se dedicar, não é fácil. Mas com o talento que Deus lhes deu, os novos vão conseguir», foi a experança manifestada pelo goleador encarnado.
Com Júlio César a seu lado, na televisão do clube, Lima recordou «o sonho de muitos anos de lhe marcar um golo, pois o Júlio é divertido, gente boa, trouxe ambiente diferente ao balneário» e foi lesto a responder ao repto do amigo e compatriota para marcar (pelo menos) tanto como em 2014/15.
«Tentei amolar a minha ‘faca’ da melhor maneira no Pará. O Júlio César ficou de ir lá mas não foi. Foi bom ir à minha cidade, estar com a família. Renova e melhora o ânimo, autoestima e motivação. Podem contar comigo, vamos fazer, uma vez mais, grande época», concluiu um avançado com fome de bola... e de golos.