Recuperação de Slavio pode demorar oito meses, segundo Henrique Jones
O antigo médico da Seleção Nacional explicou como será feita a intervenção cirúrgica a Eduardo Salvio, argentino do Benfica que está em Itália para fazer a reconstrução do ligamento cruzado do joelho direito.
«Numa primeira fase, terá feito o preenchimento ósseo do túnel inicial da primeira plastia, eventualmente tratar algumas lesões acessórias da cartilagem ou do menisco que podem estar associadas, deixar o processo cicatrizar do ponto de vista ósseo, durante dois meses ou três e avançar com segurança para uma nova ligamentoplastia. Eventualmente ou não, uma plastia acessória de reforço interno para prever ainda mais a eventualidade de novas situações, como a que aconteceu», disse em declarações à
Renascença.
Para Henrique Jones, um jogador que «faz a rotura do ligamento cruzado anterior, nunca mais volta a ser, em termos dinâmicos e fisiológicos, o mesmo que com o ligamento original».
Porém, «o trabalho diário de reeducação do joelho permita índices competitivos muito próximos dos 100 por cento» isto apesar de, no caso de Salvio, «o prognóstico ser um pouco mais reservado».
Sobre a recuperação, «nestes casos poderá ir aos seis, sete ou oito meses», sendo o suporte psicológico igualmente importante: «Quando o atleta se libertar do medo da lesão, é quando dá o passo em frente, o `click` para voltar novamente à competição».