O Cantinho do SCBraga

josepeseiro4.jpg

«Jogadores têm nível e caráter de campeões» - José Peseiro



José Peseiro fez esta tarde o lançamento do jogo frente ao Rio Ave. Depois das derrotas frente a P. Ferreira (Liga) e Cluj (Champions League), o técnico do SC Braga espera ver a equipa reagir positivamente e retomar o trilho das vitórias.

- Depois dos dois percalços sofridos consecutivamente como espera que a equipa reaja neste domingo?
- Foram derrotas consecutivas, mas intercaladas por três semanas... Espero uma reação positiva. O SC Braga tem jogadores com muito nível, com caráter de campeões para passar esta fase e ultrapassar as marcas que a última derrota, em especial, deixou.

- Nos jogos europeus desta semana, só uma equipa portuguesa conseguiu vencer. Terá sido por causa da pausa prolongada que tal se verificou?
- Não é a isso que nos podemos agarrar, pois sabíamos que havia essa pausa e havia jogos da seleção. O que acontece é que este é um projeto novo, com metodologias novas e não contar com todos os jogadores não é bom, mas isso não serve de desculpa. Os jogadores que cá não estiveram, passaram os dias na seleção e isso também lhes dá auto estima e confiança. Em situações normais, com essas mais-valias colmata-se a menor organização ou o menor tempo passado juntos, ainda mais sabendo que a nossa forma de jogar envolve mais riscos e é necessário mais tempo para automatizar os processos de jogos. Pelo contrário, os processos de jogo menos audazes, mais defensivos, precisam de menos tempo para serem automatizados.

- De que Rio Ave está à espera?
- Um Rio Ave bem organizado, que já ganhou em Alvalade e fê-lo com método e estratégia defensiva bem definida, com transições ofensiva fortes e rápidas.

- Nove golos sofridos em seis jogos preocupa-o?
- Preocupa-me sempre, claro, pois a nossa perspetiva é entrar em campo e não sofrer golos e marcar o maior número possível. Estaria alarmado, sim, se a nossa equipa estivesse com perfil e ideia de jogo defensiva, através da aglomeração de jogadores. Mas estamos a fazer as coisas de outra forma, queremos impor ritmo, impor uma ideia, um processo ofensivo que vai demorar algum tempos. É verdade que podemos passar por mais dissabores, mas não estou preocupado em mudar o processo. Também por isso fizemos 35 remates, gostaríamos de ter jogado como fizemos contra Udinese e Benfica, pois nos momentos da perda da bola estávamos sempre melhores posicionada. Também é um facto que não existem muitas oportunidades de golo por parte dos adversários, infelizmente as que existem são concretizadas...


- A coabitação de Micael e Mossoró é um dado adquirido?
- Contra a Udinense deu frutos, jogaram juntos nos dois jogos, não de início, mas nas segundas partes, e foi com eles que ficámos por cima e colocámos a equipa na Champions.

- Michel já pode jogar?
- Ainda não está totalmente em condições para jogar 90 minutos. Lembro, que ele esteve parado e já não joga há muito tempo. Vamos ver... No final do treino de hoje, decido se está ou não apto para poder estar com a equipa.

- O fantasma de Lima pode assombrar Éder?
- Já disse e repito, isso é outro filme, o Lima é do Benfica. Temos estes jogadores e acreditamos neles.
 
salino4.jpg

Salino não vai a Guimarães



A saída de Salino é a principal novidade da lista de convocados do SC Braga para o clássico minhoto com o Vitória, em Guimarães, da quinta jornada Liga.

Utilizado de início por José Peseiro em todos os jogos da equipa bracarense, à exceção do encontro com o Beira-Mar, na segunda jornada do Campeonato, o jogador brasileiro fica pela primeira vez de fora do lote dos convocados.

Em sentido inverso, foi chamado o também brasileiro Baiano.

Carlão, a contas com um traumatismo numa coxa, é o único elemento do plantel indisponível por impedimento físico.

Lista dos 18 convocados:

Guarda-redes: Quim e Beto;

Defesas: Baiano, Douglão, Paulo Vinícius, Nuno André Coelho e Elderson;

Médios: Custódio, Djamal, Rúben Amorim, Hugo Viana, Mossoró, Rúben Micael;

Avançados: Alan, Michel, Éder, Paulo César, Hélder Barbosa.
 
treino1.jpg

Peseiro já prepara Istambul



Satisfação generalizada entre os jogadores do SC Braga, que regressaram esta manhã ao trabalho com motivação acrescida após o triunfo (2-0) de ontem sobre o Vitória de Guimarães. José Peseiro começou a preparar a equipa para o jogo da Liga dos Campeões com o Galatasaray, agendado para próxima terça-feira.

Os titulares no clássico minhoto fizeram o habitual trabalho de recuperação ativa, enquanto os restantes participaram num treino normal que decorreu à porta fechada no Estádio AXA. O SC Braga não tem jogadores indisponíveis para o embate europeu em Istambul.

Amanhã, domingo, pelas 10.30 horas, a equipa treina pela última vez em solo português, estando a partida para a Turquia marcada para segunda-feira de manhã.
 
Guerreiros descontraem em manhã de jogo

peseiro10.jpg


Os jogadores do SC Braga realizaram, esta manhã, um curto passeio nas imediações do hotel onde a comitiva portuguesa se encontra instalada na zona periférica de Istambul.
A saída para o Estádio Turk Telekom Arena terá lugar após a derradeira palestra de José Peseiro, sensivelmente duas horas antes do início do jogo com o Galatasaray, aprazado para as 19.45 horas (mais duas em Istambul).
O hotel que acolhe a comitiva portuguesa dista apenas dez minutos do palco do encontro da 2.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, escolha a que não terá sido alheio o trânsito caótico da cidade turca.

Fonte:
 
Equipa chegou às 5.30 horas e já trabalha esta tarde

Braga03.jpg


A comitiva do SC Braga chegou esta madrugada ao Porto. Eram 5.30 horas quando o avião que transportou os minhotos aterrou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, após uma viagem de quatro horas e meia desde Istambul.
À sua espera estavam apenas familiares de alguns passageiros, que felicitaram os jogadores pela magnífica vitória no terreno do Galatasaray.
Durante o voo, o ambiente na cabina era próprio de um grande triunfo europeu, muito embora após a refeição ligeira servida a bordo quase todos os jogadores não tenham resistido ao cansaço, adormecendo.
Apesar do jogo intenso e da longa viagem desde a Turquia, o trabalho não tem interrupções para os Guerreiros do Minho, que realizam esta tarde, a partir das 17 horas, uma sessão de treino. No horizonte de José Peseiro está já o embate de domingo, frente ao Olhanense, desafio a realizar no Estádio Axa, em Braga, a contar para a sexta jornada da Liga.
Já no aeroporto, Salvador foi dos primeiros a sair. Os jogadores chegaram tranquilos e sorridentes espalharam-se por duas saídas.

Fonte:
 
douglao2.jpg

Douglão e Paulo César prosseguem recuperação



O defesa Douglão e o avançado Paulo César prosseguiram, esta sexta-feira, a recuperação às respetivas lesões.

O extremo Alan e o avançado Carlão trabalharam de forma condicionada numa sessão marcada pela ausência de muito jogadores, ao serviço das respetivas seleções, pelo que o treinador do SC Braga, José Peseiro, apostou na chamada de várias atletas da equipa B.

Amanhã está agendado um jogo particular frente ao Penafiel e no domingo os jogadores folgam.
 
antoniosalvador15.jpg

António Salvador atinge os 300 jogos na Liga




Tem sido o grande obreiro do crescimento do SC Braga na última década pela capacidade demonstrada em colocar o emblema minhoto num patamar claramente superior, ao nível de FC Porto, Benfica e Sporting nas competições nacionais. António Salvador, que em fevereiro de 2013 cumprirá uma década à frente dos destinos do clube, apresta-se para alcançar uma marca redonda na Liga portuguesa, atingindo domingo, na Madeira, diante do Marítimo, a sua 300.ª partida no escalão máximo do futebol português como presidente dos guerreiros do Minho.

A odisseia começou no já longínquo dia 3 de março de 2003, no Estádio do Bessa, com o Boavista. Não foi uma estreia auspiciosa, já que os bracarenses perderam por 1-2. Aliás, só ao oitavo encontro é que António Salvador soube o que era vencer no campeonato, registo obtido em casa, um triunfo gordo por 4-1 sobre o Nacional, então já com Jesualdo Ferreira como treinador.
 
alan2.jpg

Alan prestes a tornar-se o «rei» na Europa




Com os dois golos apontados no mediático Old Trafford, em Manchester, Alan está a dois remates certeiros de se tornar o melhor marcador de sempre da história do SC Braga nas competições europeias.

O capitão, que também já tinha feito o gosto ao pé na deslocação ao terreno do Galatasaray, tem neste momento oito golos apontados em todos os jogos que realizou nas provas da UEFA com a camisola dos arsenalistas, os mesmos que o austríaco Roland Linz e o compatriota Matheus.

Só Lima, que no defeso se transferiu para o Benfica, tem mais um tento apontado do que o extremo que ainda faz parte do plantel orientado por José Peseiro.

A marca de Alan na UEFA pelos guerreiros do Minho começou em 2008/2009 com um golo ao Portsmouth, seguiu-se outro na Champions ao Celtic de Glasgow, um ao Lech Poznan e outro ao Liverpool, estes para a Liga Europa. Em 2011/2012 faturou por um vez diante dos eslovenos do Maribor e está assim muito perto de superar o agora benfiquista Lima como o `rei` dos goleadores do SC Braga nas competições com a chancela da UEFA. Notável!
 
brunomartins1.jpg

Bruno Martins chamado ao treino





José Peseiro chamou à sessão desta manhã o guarda-redes suplente do SC Braga B, Bruno Martins, que se juntou a Cristiano (terceiro guardião do plantel principal e o titular nos bês), Beto e Quim. Foi à porta fechada que o treinador deu novo impulso à preparação do jogo com o Marítimo, domingo, no Estádios dos Barreiros

Douglão (mialgia), Ismaily (contusão na coxa esquerda) e Dajmal (traumatismo no joelho esquerdo)são casos ainda em avaliação, mas o central já fez algum treino de campo. Carlão voltou a subir ao relvado, mas continua a treinar-se sob vigilância médica, enquanto Paulo César, com uma mialgia, fez trabalho condicionado.

Sábado, ao fim da tarde, a comitiva bracarense parte com destino ao Funchal. Antes, fará um último treino no Axa, às15 horas, antecedido às 13.45 horas pela conferência de Imprensa de José Peseiro, na sala de Imprensa.
 
hugoviana1.jpg

«Estou convencido que Hugo Viana vai ficar» - António Salvador




O presidente do SC Braga, António Salvador, está confiante na renovação de Hugo Viana com o clube bracarense.

«Estou convencido que Hugo Viana vai renovar. É a nossa vontade e sei que ele está satisfeito no clube. Estou certo que ele vai ficar», afirmou Salvador aos jornalistas à margem da Assembleia Geral do clube.
 
josepeseiro4.jpg

«Só estando muito bem venceremos o Marítimo» - Peseiro





José Peseiro fez, ao início desta tarde, a projeção para o encontro de amanhã, no Estádio dos Barreiros, pelas 18 horas, frente ao Marítimo. O treinador do SC Braga não espera facilidades, na Madeira, e adianta que só «ao melhor nível» a sua equipa conseguirá somar pontos no Caldeirão.



SC Braga e Marítimo jogaram a meio da semana para as competições europeias. Estão em pé de igualdade para este jogo?
Não quero falar de questões físicas. É bom os nossos jogadores terem esse hábito de jogar duas vezes por semana. Com certeza que o mesmo acontece com o Marítimo. Também é importante estar neste patamar europeu. Não nos podemos desculpar nem fugir das responsabilidades. Estamos satisfeitos por estarmos na Champions. É difícil jogar no Caldeirão. A equipa do Pedro Martins tem jogadores de qualidade, é bem organizada, tem uma ideia de jogo, faz as coisas bem e não é uma equipa só de transições. É equilibrada e organizada em todos os momentos. Aliás, merecia ter vencido pelo menos dois jogos que já teve na Liga Europa. Só estando muito bem conseguiremos vencer.

A derrota em Manchester deu ou retirou confiança ao SC Braga?
Já falei com os meus jogadores e uma equipa como o SC Braga não pode ficar satisfeita com vitórias morais. Não nos satisfaz jogar bem e ter alguma posse de bola e sermos responsáveis pelo jogo em que o Manchester United teve menos oportunidades. Criámos situações de golo. Não faz sentido esta equipa agarrar-se a uma boa exibição. Não estamos felizes porque perdemos, após estar a ganhar por 2-0. Os media agarram-se ao produto final, ao resultado, mas para nós, treinadores, há outras situações em análise. Há coisas a limar, temos de melhorar para vencermos. A derrota não tirou moral nem confiança, mas não estamos felicíssimos quando perdemos.

As exibições do SC Braga pós-jornadas da Champions não têm sido consistentes. Está receoso para o que possa acontecer na Madeira?
O único jogo em que senti que a equipa não esteve focada, que não conseguimos colocar um envolvimento foi em Paços de Ferreira. Contra o Olhanense fomos enormes, recuperámos do resultado. Não é por jogarmos a meio da semana que necessariamente não fazemos um grande jogo ao fim de semana. A nossa equipa tem condições para estar ao melhor nível.

Preocupa-o o facto de a equipa ter sofrido 17 golos nos 12 jogos oficiais disputados até agora?
Preocupa mas não alarma. Já perguntaram por que razão o Manchester sofre tantos golos? Porque é uma equipa de matriz ofensiva, tal como nós. O progresso de organização da nossa equipa carece de tempo. Não temos sido tão fortes na transição defensiva. Estamos a trabalhar esses momentos, mas é mais complexo e demora mais tempo do que trabalhar a transição ofensiva. Arriscamos mais, temos mais bola, mas é preciso melhor esse aspeto no momento de perda de bola.
 
haas1.jpg

Haas chamado para o Marítimo





O treinador do SC Braga, José Peseiro, chamou 19 jogadores para o encontro de amanhã, diante do Marítimo, no Estádio dos Barreiros. Para o jogo da 7.ª jornada da Liga, o técnico bracarense promoveu três estreias nos convocados: Haas (recuperado de lesão) e dois jogadores da equipa B, o médio Mauro e o avançado José Manuel.

Em relação à última convocatórias saem da lista Ismaily, Zé Luis, Guilherme e Aníbal.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Beto;

Defesas: Hass, Nuno André Coelho, Baiano, Elderson, Salino e Vinicius;

Médios: Ruben Amorim, Mossoró, Rúben Micael, Custódio, Hugo Viana e Mauro;

Avançados: Hélder Barbosa, Michel, Éder, Alan e José Manuel;
 
nunoandrecoelho1.jpg

Nuno André Coelho na mira da Roma





Nuno André Coelho, defesa-central do SC Braga, é apontado pela Imprensa italiana como alvo do interesse da Roma.

Noticia a ´Sky Sport` que o clube romano pretende reforçar o eixo do setor defensivo em janeiro, na reabertura do mercado de transferências, surgindo o jogador português, de 26 anos, como um dos nomes que agrada ao treinador dos romanos, Zdenek Zeman.

De acordo com a mesma fonte, Nuno André Coelho poderá deixar o SC Braga por uma verba a rondar os cinco milhões de euros, valor que fica aquém dos 12 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão com o clube minhoto.

O jogador tem contrato válido até junho de 2015.
 
paulovinicius3.JPG

Paulo Vinícius só para a Champions





Paulo Vinícius vai perder o estatuto de totalista na Liga. Depois de sete jogos completos, o defesa-central saiu magoado do embate com o Marítimo e, apesar de a lesão não ser tão grave quanto se temia, José Peseiro prepara-se para o poupar frente ao Gil Vicente, reservando-o para a 4.ª jornada da Champions League, que prevê a histórica visita do Manchester United ao Estádio AXA.

Novembro será vivido em ritmo alucinante pelo SC Braga. Os jogos vão suceder-se a uma média incrível (praticamente um desafio a cada quatro dias) e o treinador bracarense terá obrigatoriamente de gerir todos os recursos disponíveis - aliás, vai começar forçosamente a fazê-lo com Paulo Vinícius na ronda que se segue no Campeonato.

O brasileiro deixou os Barreiros com queixas musculares, suspeitou-se de rotura, mas da reavaliação feita pelo corpo clínico do SC Braga surgiu um diagnóstico mais favorável.

Numa situação limite, Paulo Vinícius até poderia ser lançado diante do Gil Vicente, no entanto, José Peseiro prefere tê-lo a 100 por cento para o Manchester.

Com Douglão ainda a treinar-se condicionado — o brasileiro falhou, devido a lesão, os últimos três jogos bracarenses —, o alemão Haas poderá aspirar à condição de titular no Campeonato, para formar dupla com Nuno André Coelho, que se exibiu num plano superlativo na jornada anterior, concluído com o triunfo (2-0) sobre os madeirenses.
 
peseiro03.jpg

«Temos qualidade para fazer uma surpresa na Champions» - José Peseiro





José Peseiro acredita que o SC Braga reúne argumentos para protagonizar «uma surpresa» na presente edição da Liga dos Campeões.

«Os meus jogadores certamente têm capacidade e potencial. Dão-me confiança para abordar qualquer jogo com ambição e vontade de vencer. Esta equipa tem uma margem de progressão, projeto que vamos ser mais fortes», diz o treinador, em entrevista à revista oficial da UEFA.

«Tenho uma equipa com qualidade, jogadores bons, que para mim são os melhores. Não podia ter outra forma de estar e de pensar», justifica Peseiro, sublinhando «que é sempre possível uma equipa fazer uma surpresa».

«Temos capacidade, qualidade e ambição para isso», afiança.
 
douglao1.jpg

Paulo Vinícius, Ismaily, Paulo César, Djamal e Carlão falham Gil Vicente





O Sp. Braga treinou esta quinta-feira à porta fechada, em mais uma sessão de treino de preparação para a receção ao Gil Vicente, no sábado (18h30).

Paulo Vinícius, Ismaily, Paulo César, Djamal e Carlão vão falhar a oitava jornada da Liga ZON Sagres. A grande dúvida do dia é saber se o defesa central Douglão treinou sem limitações.
 
nunoandrecoelho1.jpg


Salvador quer mais de cinco milhões por Nuno André Coelho





Um dia depois de ter recebido a informação de que está pré-convocado para o jogo de particular que a Seleção Nacional realizará no próximo mês no Gabão, Nuno André Coelho virou atração mediática em paisagens italianas.

Tudo por causa da notícia divulgada pela Sky Sport, que coloca o nome do central bracarense na lista de potenciais reforços da Roma já em janeiro.

A cumprir a segunda temporada no SC Braga, o defensor tem contrato até 30 de junho de 2015 e está blindado por uma cláusula de rescisão de 12 milhões de euros.

A crer nos relatos provenientes de Itália, a Roma estará na disposição de avançar com uma proposta de cinco milhões pelo passe do central.

A BOLA sabe que por tal valor o presidente do clube e da SAD bracarenses nem admite conversas. António Salvador quer muito mais do que isso para ceder, a título definitivo, os direitos desportivos e económicos de NAC, além de se mostrar pouco disponível para vender o futebolista, de 26 anos, na reabertura da janela de transferências.
 
josepeseiro4.jpg

«Três pontos justos» - Peseiro





Para o treinador do SC Braga, apesar da sua equipa não ter entrado bem em campo, a vitória diante do Gil Vicente foi inteiramente justa (3-1). Ainda assim, também deixou elogios ao adversário.

«Era importantíssimo somar os três pontos, que conquistámos de forma justa. O Gil Vicente talvez tenha sido a equipa que menos mereceu perder aqui em Braga esta época. Não entrámos bem, permitimos que o Gil Vicente ganhasse confiança, mas felizmente chegámos ao intervalo a vencer. Na segunda parte o adversário empatou, mas depois reagimos bem e marcámos mais dois golos», afirmou José Peseiro na habitual flash interview.

«Tivemos pouca intensidade de jogo, lentos na circulação da bola, a responder tarde às perdas de bola. O Gil Vicente criou-nos muitas dificuldades e devo dar-lhe mérito», vincou.
 
josepeseiro4.jpg

«Manter identidade, seja qual for o adversário» - José Peseiro





O treinador do SC Braga considera que o ambiente em torno do Sporting em nada vai afetar os seus jogadores na deslocação a Alvalade, no domingo, jogo de destaque da 9.ª ronda da Liga.

«Quando uma equipa grande, e o SC Braga também é um grande, se encontra em condições menos favoráveis, cria-se um ambiente emocional. Mas esse envolvimento em torno do jogo com o Sporting está fora da nossa equipa. Temos de jogar à Braga, contra o Sporting ou outro qualquer adversário. Temos de olhar para nós, para a nossa forma de jogar porque é isso que queremos mostrar em campo», disse José Peseiro na antevisão ao jogo de domingo (20.15 horas).

«Amanhã, não vai contar o que o SC Braga ou o Sporting fizeram nos últimos jogos. Nós queremos manter a nossa qualidade de jogo e reduzir, ao mínimo, os erros individuais e coletivos. Vamos encontrar um Sporting com grande entrega ao jogo – é uma equipa com jogadores de qualidade. Este é um jogo importante para o Sporting, que quer dar a volta à situação para perseguir o terceiro lugar. Estamos preparados para isso porque este também é um jogo importante para nós», prosseguiu o treinador dos minhotos.

«Queremos manter a qualidade de jogo que tivemos frente ao Manchester United mas temos de reduzir os erros que proporcionaram a vitória ao adversário. Os resultados não nos deixam satisfeitos mas os processos e o que fizemos em campo sim. Trabalhámos para emendar as coisas menos boas», atirou.
 
josepeseiro3.jpg


Peseiro chama Haas para assalto a Alvalade





José Peseiro chamou 19 jogadores para o encontro com Sporting, agendado para amanhã, às 20.15, em Alvalade. Em relação à convocatória do jogo com o Manchester United, para a Liga dos Campeões, o destaque vai para a saída do médio Custódio, que ficará a cumprir castigo, e para a entrada do defesa Haas, para o seu lugar.

De fora, a contas com problemas físicos, ficam Paulo César e Paulo Vinicius

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Beto;

Defesas: Haas, Nuno André Coelho, Ismaily, Baiano, Elderson, Salino e Douglão;

Médios: Ruben Amorim, Mossoró, Rúben Micael, Djamal e Hugo Viana;

Avançados: Hélder Barbosa, Éder, Zé Luís, Alan e Carlão.
 
Voltar
Topo