O Cantinho do SCBraga

peseiro10.jpg

José Peseiro chama 21 para a viagem à Roménia




Depois do último treino em solo nacional, antes da viagem para a Roménia, onde vai defrontar o Cluj o SC Braga revelou a lista dos convocados para o encontro da Liga dos Campeões. José Peseiro chamou 21 jogadores, com o destaque em relação À última convocatória a ser a saída de Haas, que não está inscrito na Champions.

De fora ficam também Paulo Vinicius e Paulo César, ainda a contas com problemas físicos.

O plantel bracarense ruma amanhã à Roménia, com voo marcado para as 10 horas da manhã, treinando-se no estádio Constantin Radulescu, às 20 horas portuguesas.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Cristiano, Quim e Beto;

Defesas: Aníbal, Nuno André Coelho, Salino, Douglão, Ismaily, Élderson e Baiano;

Médios: Rúben Amorim, Mossoró, Hugo Viana, Rúben Micael, Custódio e Djamal;

Avançados: Carlão, Alan, Hélder Barbosa, Zé Luís e Éder.
 
josepeseiro5.jpg

«Não vamos ficar a nove pontos do FC Porto» - José Peseiro




José Peseiro está otimista para o embate de domingo com o FC Porto, no Estádio Axa, mostrando-se convicto que o SC Braga não vai perder o jogo com o campeão nacional.

«Fui eu e a estrutura que criámos expectativas quando fui apresentado. Hoje exige-se mais ao SC Braga, a cobrança é maior e isso é bom. Fico satisfeito por pensarem que nove pontos de diferença afastam o SC Braga do objetivo [n.r.d. de lutar pelo primeiro lugar], pois é sinal de que temos esse objetivo», sublinha.

«Não vamos ficar a nove pontos do FC Porto, tenho essa convicção. Só se fala disto agora porque o SC Braga está diferente», considera José Peseiro, admitindo que «era mais fácil não assumir candidaturas».

«Prefiro ter 40 mil pessoas a assobiar e a dizer mal do que dois mil a apoiar», salienta.

O projeto iniciado esta temporada, diz, «precisa de tempo e de vitórias para ser consistente».
 
Quim2012.JPG

Quim pronto para jogar




Foi assim com o Leixões (3-0, após prolongamento) e o Pampilhosa (3-1), será assim na receção ao FC Porto? Nas duas anteriores eliminatórias da Taça, José Peseiro apostou no princípio da rotatividade na baliza, prevendo-se que faça o mesmo depois de amanhã. Logo, Quim será o n.º 1.

Por uma questão de coerência (se confiou nele nos outros dois jogos realizados para a competição, haverá motivos para o técnico agora desconfiar?), é perfeitamente natural que o experiente guardião do SC Braga (37 anos, 454 jogos oficiais como profissional) alimente o desejo de recuperar, nem que seja momentaneamente, o rótulo de dono da baliza arsenalista.

A viver uma época à sombra de Beto, Quim ainda só colecionou 300 minutos de ação e porque o duelo com o Leixões (3.ª eliminatória da Taça) durou duas horas.

Os outros 180 minutos que constam do registo pessoal foram acumulados num jogo da Liga (titular na 2.ª jornada, por lesão de Beto, nos 3-1 ao Beira-Mar) e num outro da Taça (o Pampilhosa foi o adversário e o resultado foi o mesmo do embate com os aveirenses).

Com a Europa irremediavelmente perdida e a ilusão do título de campeão nacional mais distante (a derrota no domingo significou o atraso de nove pontos para os líderes FC Porto e Benfica), sobram as Taças (a da Liga joga-se a partir de dezembro) para manter acesa a chama dos títulos com que tanto sonha António Salvador e toda a legião bracarense. O dragão volta a surgir no caminho dos minhotos e a intenção dos homens de José Peseiro é confirmar, depois de amanhã, a desforra da Liga.
 
josepeseiro5.jpg

«Temos condições para bater o FC Porto» - José Peseiro


José Peseiro não sente que o desfecho do jogo da Taça de Portugal, com o FC Porto, possa determinar o seu futuro no comando técnico do SC Braga. O treinador falou de um processo de jogo que precisa ser consolidado, revelou confiança na vitória e confirmou que Quim será o titular na baliza.

- Este é um jogo de vida ou de morte para o SC Braga?
- Não há jogos de vida ou de morte no futebol. Há um jogo de futebol e um adversário que é muito bom. O jogo da Liga não altera a minha opinião: temos condições para bater o FC Porto.

- O que retiveram de útil da derrota com o FC Porto, na última jornada do Campeonato?
- Os níveis de confiança à entrada do jogo deixaram-nos à mercê do domínio e das oportunidades criadas pelo FC Porto. Depois a equipa equilibrou-se. As derrotas que tivemos não fazem bem, mas reagimos. Vimos o vídeo desse jogo. Vamos ser uma equipa mais afirmativa e dominadora. No processo ofensivo e defensivo só me lembro de um FC Porto desta dimensão no tempo de Mourinho, mas isso não nos retira confiança. Jogaremos olhos nos olhos com o adversário.

- O SC Braga tem sofrido golos nos finais dos jogos. Há uma explicação para isso acontecer?
- No Manchester foi aos 80 minutos, com o FC Porto aos 90 minutos. Esperemos agora resolver a questão mais cedo. Os golos surgiram numa fase em que o SC Braga mais tempo afastou o adversário da nossa área. Temos de manter os níveis de concentração.

- Pode confirmar se o Quim continuará a ser o titular da baliza na Taça?
- O Quim vai jogar. Mantenho confiança nele na Taça.

- Sente-se pressionado com todo o ambiente criado à sua volta?
- Não. Com a experiência que acumulamos... Bem, não direi que fiquemos mais insensíveis, porque sou sensível e emocional, sem esse lado emocional o processo, para mim, não funciona. Não me preocupa. É bom, porque é sinal de que o Braga atingiu um patamar de exigência elevado.

- O que se passa com o SC Braga? Fica a ideia de que aquela equipa destemida do início de época desapareceu...
- O Braga não desapareceu. Com o Cluj não fomos 60 ou 70 por cento da equipa que realmente somos. Nos outros jogos não há uma relação tão linear entre o que foi a exibição da equipa e o que foi o resultado. Não nos conforta, mas diz-nos que o processo está em construção e em consolidação.

Olegário Benquerença é um árbitro que lhe transmite confiança?
- Todos os árbitros me transmitem confiança. Erram tanto como os jogadores e treinadores, com a diferença de que são mais falados. Espero que não haja erros neste jogo, iguais aos que aconteceram com o Manchester e o FC Porto.
 
eder6.jpg

«Depois da expulsão foi mais fácil» - Éder


Éder apontou o golo da vitória (2-1) do SB Braga que atirou o FC Porto para fora da Taça de Portugal e no final da partida considerou que a vitória foi justa, admitindo que as coisas ficaram mais fáceis para a equipa da casa após a expulsão de Castro.

«Mesmo antes já estávamos melhor no jogo mas depois da expulsão de Castro foi mais fácil. No último jogo estivemos bem e nos minutos finais o FC Porto venceu sabíamos que se mantivéssemos o que fizemos iríamos conseguir vencer», disse Éder no final da vitória que considerou merecida:

- Controlámos o jogo tivemos mais ataques, mais remates e a vitória é merecida. Já há muito tempo que estávamos à procura desta vitória e acho que vamos continuar assim. Trabalhamos para isso todos os dias, em todos os jogo e felizmente a vitória apareceu e estamos muito contentes.
 
josepeseiro3.jpg

Peseiro obrigado a mexer na defesa



Prosseguem os trabalhos de preparação do SC Braga visando o jogo frente ao Galatasaray (quarta-feira, 19.45 horas), que encerra a fase de grupos da Champions e também a participação dos arsenalistas nas provas europeias desta época.

Num treino novamente realizado à porta fechada, nos relvados anexos ao Estádio AXA, José Peseiro estará forçosamente a testar novas soluções na defesa, devido à indisponibilidade de Douglão para o duelo com os turcos (o central brasileiro foi expulso na Roménia, diante do Cluj, e cumpre castigo imposto pela UEFA).

Resta saber se Paulo Vinícius será a aposta inicial do técnico e o sucessor de Douglão, depois de uma considerável ausência da competição (falhou os últimos sete jogos dos minhotos, por se encontrar a recuperar de uma lesão sofrida com o Marítimo, num desafio referente à 7.ª jornada da Liga).
 
peseiro5.jpg

Guerreiros preparam despedida à Europa




José Peseiro voltou a reunir todo o plantel para mais um treino, o penúltimo antes da receção ao Galatasaray, referente à derradeira jornada da fase de grupos da Champions League.

Depois de terem atuado, neste domingo, ao serviço da equipa B (vitória sobre o Trofense, por 2-0), o guarda-redes Cristiano, os defesas Elderson e Baiano, mais os avançados José Luís, Manoel e Yazalde, todos titulares na ronda n.º 16 do campeonato da Segunda Liga, tinham ordens para se apresentar esta manhã nos trabalhos da formação principal, que decorrem à porta fechada, nos relvados anexos ao estádio AXA.

Douglão, que terá de cumprir castigo frente aos turcos, devido à expulsão no desafio frente ao Cluj, é o único jogador indisponível para o encontro de quarta-feira à noite (19.45 horas) que marca o adeus dos arsenalistas nesta época às provas europeias.
 
josepeseiro5.jpg

José Peseiro: «Nunca discuti com o José Luís, nem o presidente me impôs nada»


José Peseiro reagiu de forma assertiva a uma notícia do Correio da Manhã, que deu conta de uma discussão acesa do atacante José Luís com o treinador e de uma alegada pressão de António Salvador para que Éder jogasse sempre a titular, para ser vendido em janeiro:

«A notícia é falsa, atentatória e ridícula. Não houve nenhuma reunião com o presidente ou com o jogador sobre isso. A única verdade é que nós temos muita confiança no José Luís. Nunca na minha vida alguém exigiu o que quer que fosse e mesmo que exigisse não o faria. Nunca me impuseram escolhas. É atentatória para o presidente do Braga, o qual nunca me condicionou. Estes comportamentos são obsoletos e que acho que já não existem em Portugal. Em Braga nunca tal se passou nem ao longo na minha carreira.»

Mais: o técnico lembra que o atual titular do ataque tem conhecido um rendimento muito elevado. «É uma notícia atentatória para o José Luís, porque é um jogador que admiramos muito. Temos muitas expectativas em relação a ele. Tem sido de uma entrega e determinação total. Nunca o José Luís mostrou desagrado ou desconforto por qualquer situação. Por fim, é ridículo porque só quem quer brincar é que pode afirmar que o Éder joga no Braga por exigência de alguém e não pelas suas qualidades. Não está em causa o valor do José Luís ou do Carlão, mas como pode alguém pode pensar que o Éder joga no Braga sem ser pelas suas qualidades? Não vislumbro o alcance da notícia. Se é para desestabilizar, não funciona», garantiu.

Sobre Michel, que irá sair do SC Braga em janeiro, Peseiro confirmou o que o clube tem mantido em segredo: «O Michel está lesionado. A única questão é essa, ele está lesionado.»
 
josepeseiro7.jpg

«Tomámos conta jogo, assumimos, fomos muito bons» - José Peseiro




O treinador do SC Braga, José Peseiro, elogiou os jogadores após a vitória dos arsenalistas por 4-1 no terreno da Académica.

«Tomámos conta jogo, assumimos, fomos muito bons. Reconheço as questões da viagem da Académica [que se deslocaram a Telavive na quinta-feira para a Liga Europa], mas não quero deixar de dar os parabéns aos meus jogadores», afirmou o técnico aos microfones da Sport TV.

«Este era um jogo que esperávamos difícil. Reconheço que, talvez a UEFA devesse ponderar isto, mas a gestão da Académica não terá sido fácil. Mas devo enaltecer que tornámos o jogo fácil», acrescentou.

Sobre o jogo entre o Sporting e Benfica, Peseiro foi pragmático: «Não importa o resultado, queremos é olhar para cima».
 
diegoivo.jpg

Diego Ivo vai assinar até 2017




O acordo entre SC Braga e o central Diego Ivo pode ser oficializado e anunciado ainda hoje: em cima da mesa está um contrato de quatro anos e meio, ou seja, até junho de 2017. O negócio está a ser conduzido por António Salvador, presidente do emblema minhoto, e acelerou nas últimas horas, de forma a evitar a concorrência de clubes brasileiros que também estão a tentar a contratação do jogador.

Diego Ivo já disse a A BOLA que está entusiasmado com a possibilidade de vir para a Europa e o SC Braga enche-lhe as medidas.
 
abdi2.JPG

Abdi (Olhanense) a caminho do AXA



Ainda há arestas a limar entre os clubes, mas Abdi (extremo do Olhanense) poderá em breve ser oficializado como jogador do SC Braga. Com apenas um ano de contrato com o clube algarvio, Abdi deixou José Peseiro encantado com o jogador no encontro que os de Olhão empataram a quatro golos no Estádio AXA, onde o extremo fez um golo.

Abdi já marcou por quatro vezes esta época e tem o perfil desejado para resolver o problema no lado esquerdo do ataque dos minhotos e compensar a mais que provável saída de Hélder Barbosa, desejado no Olympiakos. SC Braga e Olhanense estão em negociações para concluir uma transferência que pode também envolver jogadores, sendo que os nomes de Haas e Manoel são os que mais agradam aos algarvios.
 
josepeseiro2.jpg

Guerreiros podem conseguir segundo melhor registo de pontos em seis épocas



O SC Braga aborda o Estoril com uma certeza: a passagem de ano será celebrada no terceiro lugar, objetivo mínimo traçado para esta época. Claro que a despedida de 2012 - no que ao Campeonato diz respeito - só será plenamente feliz com uma vitória sobre o Estoril, pois dissipará o fantasma da oscilação de rendimento que o conjunto de Peseiro exibiu, muito por responsabilidade do desgaste da Champions.

A goleada à Académica (4-1) trouxe à superfície a verdadeira identidade de um SC Braga que ainda não desistiu da ideia de ser campeão. Um objetivo lógico, rezam os números e os resultados. À entrada da 12.ª jornada, os Guerreiros já defrontaram os três grandes (1 ponto ganho apenas, ao Benfica) e têm a possibilidade de assinar o segundo melhor registo pontual das últimas seis temporadas, precisamente as de crescimento acelerado do projeto de António Salvador.

Se o SC Braga ganhar hoje ao Estoril somará 23 pontos, mais um que em igual período da temporada passada, e só suplantado pela campanha de sonho protagonizada por Domingos Paciência em 2009/10 (29 pontos), quando os minhotos foram vice-campeões.
 
carlao92.jpg

Carlão fica até ao final da época




O avançado brasileiro Carlão, de 26 anos, vai ficar em Braga pelo menos até final da temporada, cumprindo o vínculo assinado com os minhotos.

Apesar de terem surgido em Itália ecos do interesse de clubes como Torino, Siena e Pescara no avançado, A BOLA apurou que à empresa que gere a carreira do jogador nada chegou e que a vontade do próprio futebolista é ficar na formação bracarense para retribuir a confiança depositada por José Peseiro. Recorde-se que Carlão tem apenas seis jogos esta época e um golo marcado, na 11.ª jornada, à Académica.
 
caetano.jpg

Caetano pode chegar em janeiro



É uma aposta surpreendente, tendo em conta o pouco tempo de utilização de Caetano, esta época, mas o negócio está em marcha: SC Braga e Paços de Ferreira discutem a transferência do extremo para o Axa já em janeiro.

A perspetiva dos bracarenses é, numa primeira fase, Caetano reforçar a formação B, mas com a porta da equipa A bem aberta, ou não fosse o vice-campeão mundial de sub-20 uma unidade já com experiência acumulada ao mais alto nível.

A BOLA sabe que o negócio está em fase final de conclusão, embora envolvido em forte secretismo, até pelo facto de neste momento Caetano ser cartaz de uma campanha de reforço associativo dos castores.
 
diegoivo.jpg


Diego Ivo chega quinta-feira

Diego Ivo, reforço do SC Braga para o eixo da defesa, vai chegar a Portugal na manhã do dia 27.

O jogador embarca em São Paulo a 26 e no dia seguinte, já em solo português, irá submeter-se a exames médicos, passo fundamental para ratificar o acordo estabelecido com os minhotos e que consagrará contrato válido até 2017.

Diego Ivo aproveitará os dias até viajar para estar junto da sua família, em Ibirapuã, zona rural que pertence ao distrito de Juazeiro e onde o brasileiro é figura conceituada, ao ponto de a autarquia local lhe ter prestado homenagem, colocando uma placa com o seu nome à entrada da cidade.

Fonte:
 
michel2.jpg

Michel notificado para voltar à Luz



Nem todos os jogadores que voltam das férias vão ficar no plantel do SC Braga.

São conhecidos os casos de Haas, que irá ser cedido, e de Hélder Barbosa e Paulo César, desejados por outros clubes.

Michel é que já tem destino traçado: será recambiado para o Benfica, tendo já sido notificado da decisão pelo clube minhoto.
 
DIEGOIVO2.jpg

Diego Ivo já está em Braga



Diego Ivo chegou ontem a Portugal, na companhia de Leandro Salino e Ismaily, com quem viajou desde o Brasil. O reforço da defesa tinha ordens para não falar à Comunicação Social e respeitou escrupulosamente o protocolo, seguindo diretamente para o Estádio Axa, onde se submeteu a uma primeira bateria de testes médicos.

O acordo entre o ex-jogador do Sport Recife e o SC Braga, válido até 2017, deverá ser anunciado em breve pelo clube minhoto. Na prática, Diego Ivo continua ligado ao Sport Recife até ao final do ano, e só por uma questão de cortesia o SC Braga adiará para o início de janeiro a oficialização da entrada do defesa-central.
 
lica1.jpg


Licá entra nos planos para reforçar ataque

Licá pode fazer companhia a Jefferson na viagem desde o Estoril até Braga.

O atacante, de 24 anos, está na lista de possíveis reforços do emblema minhoto para o que resta desta temporada.

O jogador foi preponderante na subida dos estorilistas à Liga e esta temporada continua a revelar-se como uma das peças mais influentes na equipa da Linha, não tendo falhado qualquer partida no Campeonato e apontado dois golos.

O SC Braga vai aproveitar janeiro para retocar vários setores da equipa, incluindo o ataque, que acaba de perder Michel, jogador que nunca entrou nos planos de José Peseiro e que regressa ao Benfica.

É nesse sentido que surge a possibilidade de contratar Licá, que é apreciado pelo treinador dos bracarenses e que pode entrar num pacote que inclui o esquerdino Jefferson.

Fonte:
 
ivodr1.jpg

«Quero ajudar o SC Braga a conquistar títulos» – Diego Ivo



O defesa-central Diego Ivo, ex-Sport Recife e que assinou por quatro anos e meio, revelou que chegou cheio de ambição ao SC Braga e espera ajudar o clube português a conquistar títulos.

«A minha expectativa é boa. Espero fazer bons jogos e ajudar o SC Braga a conquistar títulos. Quero também aproveitar esta oportunidade para melhorar a minha vida e ajudar o Braga», afirmou Diego Ivo, em declarações no «site» oficial dos «guerreiros.

O defesa também revelou as suas características e ambições: «Sou rápido, tenho boa recuperação e isso ajuda em campo. Sonho chegar à seleção brasileira e ajudar a minha família, porque já passei por muitas dificuldades».

Diego Ivo, de 23 anos e 1.88 metros, não será uma opção imediata, visto que terá de superar a habitual adaptação a uma realidade e futebol diferentes daquilo que estava habituado.
 
DIEGOIVO2.jpg


Diego Ivo em tribunal

A contratação de Diego Ivo está envolvida num caso de justiça, tudo porque o grupo de investidores Star Soccer alega que o defesa-central tem contrato até dezembro de 2014 com o Clube Atlético Diadema e uma cláusula de rescisão avaliada em 3 milhões de euros.

O imbróglio começou quando surgiu a possibilidade de Diego Ivo se transferir para o SC Braga.

O jogador entendeu rescindir o vínculo laboral com o Diadema, alegando que o seu contrato continha assinaturas falsas.

O caso deu entrada no Tribunal do Trabalho brasileiro e Diego Ivo venceu em primeira instância, mas os investidores recorreram da decisão e já está marcada nova audiência para 5 de fevereiro, conforme explicou Eduardo Alves, da Star Soccer, ameaçando enviar o caso à FIFA.

«Ele assina sempre de forma diferente e posso provar isso mesmo nos três contratos que tenho com outros clubes.

Já recorremos junto da justiça brasileira e no próximo dia 2 vou comunicar o caso à Confederação Brasileira de Futebol, de forma a travar o envio de qualquer documentação.

O passo seguinte será dar conhecimento de tudo isto à FIFA», afirmou o investidor a A BOLA.

Fonte:
 
Voltar
Topo