O Cantinho do SCBraga

DIEGOIVO1.jpg


Inscrição de Diego Ivo em risco

O departamento jurídico do SC Braga está a par do caso que envolve Diego Ivo e a queixa apresentada pelo Clube Atlético Diadema na justiça brasileira, alegando a existência de um contrato com o central válido até final do ano de 2014. A decisão na justiça civil pode prolongar-se no tempo e inviabilizar a inscrição do defesa na Liga.

O Diadema é um clube formado recentemente em São Paulo, gerido pela empresa de investidores Star Soccer, e que há alguns anos assinou contrato com Diego Ivo. O jogador foi sendo cedido a outros emblemas para jogar nos principais escalões do futebol brasileiro, onde se valorizou.

As boas referências cruzaram o Atlântico e despertaram o interesse dos bracarenses e é precisamente nesse momento que começa a nascer este imbróglio, porque o futebolista foi apresentado aos minhotos pelo empresário Jorge Baidek como estando livre de quaisquer compromissos. Na realidade, Diego Ivo tinha rescindido o vínculo laboral com o Diadema, alegando a existência de assinaturas falsas no seu contrato, só que o clube paulista recorreu para a justiça do trabalho.
Diego Ivo ganhou na primeira instância, mas o caso não ficou resolvido, porque houve lugar a recurso, com audiência marcada para 5 de fevereiro. Ou seja, nessa data já o mercado de transferências está fechado, pelo que será impossível inscrever o atleta nos serviços da Liga.

Pelo que foi possível apurar, o departamento jurídico do SC Braga tem na sua posse documentação do processo que corre no tribunal e tem estado a analisar o caso, além de que já existiram conversas com os responsáveis do Diadema, que prometem lutar pelos direitos que dizem ter sobre Diego Ivo e eventuais indemnizações, conforme referiu o investidor Eduardo Alves a A BOLA.

Fonte:
 
haas1.jpg

Haas titular com a Naval



No penúltimo treino antes do jogo com a Naval, esta manhã, nos relvados secundários do Axa, José Peseiro afinou à porta fechada a estratégia para encontrar o equilíbrio possível no eixo da defesa, setor mais deficitário da equipa neste momento por via da suspensão de Paulo Vinícius e da lesão de Douglão.

A boa nova é que Haas está totalmente recuperado de um traumatismo, treina-se sem limitações e deverá ser titular frente à Naval. Já em relação a Nuno André Coelho, o quadro é um pouco diferente.

A recuperar de uma fibrose, e ainda em tratamento, José Peseiro deverá preservar o central. Mesmo na eventualidade de NAC ser chamado à lista de convocados, é quase seguro que não será utilizado na Figueira da Foz, gozando de mais alguns dias para estabilizar o seu quadro clínico. Santos e Aníbal, da equipa B, ou Djamal, um deles formará parceria com Haas no centro da defesa.

Rúben Micael também dá continuidade ao tratamento a um traumatismo e só a meio de janeiro deverá estar apto para a competição.

Terça-feira, no primeiro dia do d 2013, José Peseiro fará a projeção da partida com a Naval às 13 horas, no auditório do Estádio Axa. Antes, o plantel cumpre novo treino matinal, seguindo depois do almoço com destino à Figueira da Foz.
 
peseiro03.jpg

«Temos de confirmar favoritismo em campo» - José Peseiro



José Peseiro está confiante de que o SC Braga dará na Figueira da Foz um passo importante para se apurar para as meias-finais da Taça da Liga. O jogo com a Naval, quarta-feira, é de exigência máxima.

«Há 12 jogos que a Naval não perde. Já passei por situações destas e até subi de divisão. Preferia que não houvesse dificuldades em nenhum clube. Por vezes há capacidade das equipas de se unirem e criarem laços de união e entreajuda maiores faces às dificuldades. É o caso da Naval, que perdeu jogadores mas manteve registo muito bom», declarou.

Peseiro não esconde que o SC Braga parte como favorito: «Somos favoritos, não tenho dúvida. Mas uma coisa é ser favorito outra é ter de entrar no campo concentrado e saber o que fazer para confirmar este favoritismo. A autoestima da Naval é elevada, além de que tem bons jogadores. Todas as equipas tiveram férias natalícias, à exceção da Naval. Temos de estar mais avisados das dificuldades. O resultado do Beira-Mar com o V. Guimarães permite-nos dizer que só dependemos de nós para chegar meias-finais. É um jogo importante mesmo antes de saber esse resultado. Queremos estar dependentes só de nós e para isso temos de vencer.»

O treinador do SC Braga fez uma radiografia sobre Diego Ivo, reforço para o eixo da defesa: «Diego Ivo é jogador jovem, com recursos, que o Braga contratou como oportunidade de negócio e prevendo o futuro. Vai ter de se envolver com a estrutura e com a equipa, terá pela frente um contexto diferente. O grupo recebeu-o bem o que pode ajudá-lo a queimar etapas. Vamos fazer as coisas com rigor, tempo e profissionalismo.»

Instado a comentar o recente interesse do Shandong, José Peseiro jogou na defensiva: «Não vou comentar. São coisas nossas, do treinador e da estrutura. Não tem sentido falar sobre isso, estou bem no Braga. Não vou adiantar mais nada do que isso, gosto de estar aqui e quero obter resultados no Braga.»

Michel permanece, por agora, em Braga. Peseiro não se alongou mais sobre o assunto: «Continua a treinar. E ponto final.»
 
LuisAlberto0.JPG

Vitória da Baía pede Luís Alberto



Cedido aos romenos do Cluj, mas ainda com contrato até 2015 com o SC Braga, Luís Alberto poderá mudar-se este mês para o Brasil.

O Vitória da Baía oficializou o interesse no concurso do médio defensivo e se as condições propostas pelos brasileiros agradarem aos minhotos, Luís Alberto irá mesmo mudar de ares, provavelmente, a título definitivo.

Este cenário permitirá ao SC Braga ter algum encaixe com o médio, que não faz parte dos planos de José Peseiro e tem um ordenado elevado.
 
haas2.jpg

Haas pode estrear-se hoje na Liga



Maximilian Haas, central alemão contratado esta época pelo SC Braga depois de ter representado o UD Leiria, pode ter esta noite, frente ao Moreirense (18 horas), a grande oportunidade de se estrear na Liga. Nuno André Coelho e Douglão estão lesionados e José Peseiro deve fazer Haas alinhar ao lado de Paulo Vinicius no centro da defesa.

Depois de uma lesão o ter afastado da equipa no início da temporada e ter mesmo chegado a ser dado como dispensável, Haas jogou frente a Pampilhosa (Taça de Portugal) e Naval (Taça da Liga), marcando mesmo o primeiro golo da equipa neste último encontro. E parece ter convencido Peseiro. «Tenho total confiança nele. Não se lhe pode exigir o mesmo dos outros, por ter pouco ritmo competitivo, mas fiquei contente com o seu desempenho», disse o treinador.
 
emidiorafaela1.jpg


Emídio Rafael reforça guerreiros

O lateral português Emídio Rafael, que estava em fim de contrato com o FC Porto, assinou, esta segunda-feira, pelo SC Braga até ao final da época, com opção por mais três temporadas, tal como A BOLA já tinha confirmado.

Emídio Rafael está há dois anos sem jogar, após ter contraído uma dupla grave lesão na partida frente ao Gil Vicente, a 29 de janeiro de 2011, para a Taça da Liga, onde o atleta fraturou o perónio e afetou o ligamento da perna esquerda.

Fonte:
 
helderbarbosa1.jpg


Celtic ataca contratação de Hélder Barbosa

O Celtic, equipa que roubou uma vaga ao Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões, pretende a contratação de Hélder Barbosa junto ao SC Braga.

De acordo com a Sky Sports, os bracarenses recusaram uma oferta inicial dos escoceses, que pretendiam o empréstimo do jogador até ao final da presente época.

A mesma fonte sustenta que o Celtic poderá agora tentar negociar com a equipa portuguesa a compra do passe do jogador de 25 anos.

«Hélder ficaria muito feliz por ir para o Celtic, posso garantir», terá afirmado o empresário de Barbosa, Ângelo Martins, citado pelo site britânico.

O contrato do extremo com o SC Braga termina em 2014.

Fonte:
 
Salino.JPG


Salino regressa para jogo decisivo

Leandro Salino cumpriu, frente ao Moreirense, o jogo de castigo que lhe tinha sido aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF e volta a ser opção para o treinador do SC Braga, podendo mesmo regressar ao onze dos guerreiros no encontro de amanhã, com o Beira-Mar.

A partida com os aveirenses será a terceira e última desta fase na Taça da Liga e vai definir quem segue em frente numa competição que os minhotos estão determinados a conquistar.

Sendo assim, e apesar dos minhotos voltarem a jogar já no próximo sábado, frente ao Nacional, na Madeira, é admissível que o treinador José Peseiro devolva a titularidade a Salino, que não foi utilizado nos dois últimos desafios, sendo rendido por Baiano.

Esta semana não há tempo a perder e, por isso mesmo, ontem, poucas horas depois de os guerreiros terem ganho por 1-0 ao Moreirense, a equipa retomou os trabalhos a pensar no desafio com o Beira-Mar.

O brasileiro será mesmo o único jogador a regressar ao grupo, porque a lista de lesionados mantém-se extensa, condicionando bastante as escolhas do treinador. Apesar de já ter iniciado treino no relvado, Rúben Micael continua a recuperar de um derrame num joelho, enquanto que os centrais Nuno André Coelho, que ontem celebrou os 27 anos, e Douglão prosseguem em tratamento e estão ainda bastante longe de retomarem a competição.

Deste modo, José Peseiro não tem grande margem de manobra e deve voltar a convocar jovens futebolistas que servem habitualmente na equipa B dos bracarenses. Questões e dúvidas que o técnico poderá esclarecer na conferência de imprensa, que antecede o último treino antes do jogo.

Fonte:
 
Baiano2012.JPG

Baiano é o alvo imediato dos gregos do Olympiakos



Baiano é o alvo imediato dos gregos do Olympiakos. Por empréstimo (tem contrato até junho de 2015) ou negociado a troco de boas contrapartidas financeiras, o lateral-direito brasileiro é decididamente o homem desejado por Leonardo Jardim. O treinador madeirense é, de resto, apreciador das qualidades do futebolista.

Foi Jardim quem sugeriu vivamente ao SC Braga a sua contratação. Até à grave lesão que sofreu em novembro de 2011, frente ao Benfica, o defesa fora totalista em todos os jogos dirigidos pelo agora treinador do Olympiakos — 15 partidas consecutivas com elevado rendimento.

De acordo com o último Relatório e Contas da SAD, o SC Braga é detentor de 80 por cento dos direitos desportivos de Baiano. O restante está na posse do Grémio Esportivo Anápolis, clube da 1.ª divisão goiana que é propriedade do agente FIFA António Teixeira.

Recuperado das mazelas físicas e sobretudo emocionais causadas pela primeira lesão grave da sua carreira profissional, Baiano tem conhecido uma utilização progressivamente mais regular por parte de José Peseiro.

Não há dúvida, contudo, de que Salino continuará a ser dono e senhor do lado direito da defesa bracarense, reduzindo a margem para Baiano destronar o compatriota.

Um possível empréstimo ao Olympiakos é menos interessante para os minhotos, na medida em que terão sempre de encontrar no mercado um lateral para fazer sombra a Salino.

Na equipa B as soluções não são assim tão evidentes. Já uma venda permitiria à SAD investir num defesa de qualidade, com contrato alargado a quatro anos. É bom não esquecer que Salino goza estatuto de jogador livre em junho...
 
rubenmicael01.jpg

Rúben Micael de regresso, João Pedro em estreia



O regresso de Rúben Micael e estreia do reforço João Pedro são as principais novidades na convocatória do SC Braga para o jogo de sábado, com o Nacional, no Estádio da Madeira.

Rúben Micael voltou no tempo determinado pelo departamento médico. Afastado dos relvados desde 30 de novembro, altura em que se ressentiu de um traumatismo no joelho direito frente ao FC Porto, o médio volta a ser convocado para defrontar um clube que foi a sua rampa de lançamento.

João Pedro, que herdou a camisola 7 de Luís Alberto, faz também parte dos 20 eleitos. O extremo está em boa condição física e aguarda-se com expectativa de fará a estreia oficial pelo SC Braga na Choupana.

Em relação à última convocatória, saiu Mauro. Douglão, Nuno André Coelho e Djamal mantêm-se de fora por lesão.

A lista de convocados do SC Braga é a seguinte:
Guarda-redes: Beto e Quim;
Defesas: Haas, Baiano, Salino, Ismaily, Paulo Vinicius e Aníbal Capela;
Médios: Rúben Amorim, João Pedro, Mossoró, Hélder Barbosa, Rúben Micael, Custódio, Alan, Guilherme e Hugo Viana;
Avançados: Éder, Carlão e Manoel.
 
micael3.jpg


Rúben Micael de volta à Choupana

Dentro dos prazos estabelecidos pelo departamento médico, Rúben Micael volta a constar entre as primeiras escolhas de José Peseiro.

O regresso do criativo acontece frente ao Nacional, o clube que o descobriu no União da Madeira e no qual exibiu atributos de craque entre 2008 e 2010, altura em que foi contratado pelo FC Porto. Foi precisamente frente aos dragões que Rúben Micael jogou pela última vez, a 30 de novembro do ano passado, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Ressentiu-se de um traumatismo no joelho direito contraído antes, frente ao Sporting.

Salvo alguma surpresa, Peseiro deverá manter Mossoró na zona das ideias, mas Rúben Micael poderá eventualmente acumular alguns minutos de forma a ganhar embalo para o desafio seguinte, com o V. Guimarães, na Taça da Portugal.

A paragem para uma abordagem mais assertiva da lesão produziu efeito. Na mesma situação estão Douglão e Nuno André Coelho, que também estacionaram no gabinete médico para curar de vez lesões de natureza muscular. Por agora, é Micael quem sobe ao relvado do Estádio da Madeira, onde tantas vezes foi aplaudido.

Fonte:
 
hugoviana2.jpg


Besiktas seduz Hugo Viana

Em final de contrato, e sem acordo para renovar com o SC Braga, Hugo Viana é alvo muito assediado e o Besiktas, com a ajuda do empresário Jorge Mendes, vai fazer investida para convencer o esquerdino a assinar.

Tamer Kiran, líder da Comissão de gere o Besiktas, é aguardado na próxima semana em Braga para negociar e acena com 1,5 milhões de euros.

A perspetiva de jogar na Turquia não seduz por aí além Viana, que tem destinos mais compensadores no horizonte.

Pode ser a última oportunidade do SC Braga fazer encaixe com o subcapitão, contudo a perda desportiva terá de ser compensada com a aquisição de outro médio.

Fonte:
 
toze1.jpg

Tozé Marreco pretendido para a equipa B



O avançado Tozé Marreco é desejado para reforçar a equipa B do SC Braga, desde que fique resolvida a rescisão de contrato com a Naval, apresentada unilateralmente pelo futebolista. Ao serviço dos figueirenses, Marreco apontou sete golos em 15 partidas da Segunda Liga.

Com esta entrada, os guerreiros poderão libertar um dos seus avançados para o Gil Vicente. Há já algum tempo que os galos solicitaram as cedências de José Luís, Manoel ou Yazalde, contudo esbarraram na pretensão inicial do presidente António Salvador de não fragilizar o plantel de António Conceição, que agora será reforçado.
 
hbarbosa43.jpg

Hélder Barbosa procura saída



A contratação de João Pedro e a progressiva utilização de Ismaily no lado esquerdo do ataque do SC Braga reduziram ainda mais a margem de conforto de Hélder Barbosa na equipa.

A pouca rentabilidade de um ativo que na época passada foi dos mais utilizados por Leonardo Jardim também não deixa de ser tema de reflexão por parte da SAD, que acolhe agora um eventual empréstimo, ou até venda do passe como uma via a ser explorada durante este mês - o SC Braga possui metade dos direitos económicos, o FC Porto o restante. Há uma semana foi noticiado o interesse do Celtic.
 
adeptos3.JPG

Adeptos organizam movimento para apoiar equipa no estágio




Dois adeptos do SC Braga criaram um movimento de apoio à equipa de José Peseiro através da rede social Facebook, desafiando o universo associativo e de simpatizantes do clube a juntar-se em grande número à porta do hotel onde a equipa vai estagiar, antes do jogo com o Vitória de Setúbal.

Com a designação `Somos do Braga no azar e na sorte`, a página criada pelos dois adeptos já mobilizou muitos bracarenses e a onda promete crescer nas próximas horas.

A concentração na unidade hoteleira do Bom Jesus onde irá estagiar o SC Braga está marcada para as 10.30 horas de domingo, sensivelmente no horário em que os jogadores saem do hotel para um passeio retemperador por aquela zona nobre de Braga.
 
ng2336275.jpg


"Arbitragens destas já não se usam"

Presidente do Braga ataca a equipa liderada por Duarte Gomes e recorda que já na quarta-feira os bracarenses tiveram razões de queixa. Mesmo sem Paulo Vinícius ante o Benfica, promete: "Vamos ganhar de certeza"
A arbitragem da equipa chefiada por Duarte Gomes, no Braga-Vitória de Setúbal, deixou indignado António Salvador, em particular a expulsão de Paulo Vinícius em cima do apito final, por vermelho direto.

"O jogador não fez nada para ser expulso", começou por dizer o presidente dos bracarenses, que elogiou os seus jogadores pelo caráter demonstrado "depois de unma semana complicada". No entanto, insistiu: "Em dez anos, nunca saí deste estádio, após uma vitória expressiva, tão indignado com o que se passou dentro das quatro linhas".

Salvador detalhou depois outras razões de queixa: "Há um penalti na primeira parte, também sobre esse jogador, que o árbitro não viu", acrescentando não entender como um dos assistentes anulou um golo por considerar que a bola passou a linha de fundo, "num canto, em que a bola cai no bico da pequena área, ao primeiro poste".

Para melhor ilustrar a sua irritação, António Salvador recorreu a um conhecido caso do futebol português, referindo já não haver lugar para casos assim na atualidade: "Não consigo perceber uma arbitragem destas, que já não se usa há muitos anos. Só no tempo do Calabote é que se usava arbitragens destas. Hoje, no futebol atual, moderno, credível, não pode haver arbitragens destas".

Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem CA), não foi esquecido. "Tenho toda a confiança nele mas que analise o que se passou e que tome as medidas que deve tomar", disse, rejeitando qualquer exposição ao CA: "Para quê? Isto já começou na quarta-feira [contra o V. Guimarães da Taça de Portugal]. Já nesse jogo ficaram dois penáltis por marcar a favor do Sporting de Braga. Pensem e tirem as ilações que entenderem".
A terminar uma promessa para a receção ao Benfica, no sábado: "Não joga Paulo Vinícius mas não tem problema: vão jogar onze. Com jogadores com este caráter e com esta humildade vamos ganhar de certeza".

Fonte:
 
sasso3.jpg

Minhotos confirmam Sasso até 2017



O SC Braga confirmou esta terça-feira, através do seu site oficial, a contratação do defesa-central Sasso, que representava o Beira-Mar. O francês assinou contrato até 2017, confirmando-se assim a notícia avançada por A BOLA.

Sasso já esteve, de resto, nas instalações do AXA, para cumprir os habituais exames médicos, num dia em que o restante plantel gozou de folga.

Os minhotos confirmaram ainda a cedência, até ao final da temporada, do avançado Yazalde, ao Beira-Mar.
 
Baiano2012.JPG

Baiano, Emídio Rafael e José Luís titulares frente ao Belenenses



Três atletas do plantel de José Peseiro são esta tarde titulares pela equipa B em jogo frente ao Belenenses, a contar para a 24ª jornada da Segunda Liga.

Emídio Rafael, Baiano e José Luís dão assim sequência à aposta do clube bracarense em dar ritmo competitivo aos jogadores menos utilizados no plantel principal.

Os dois laterais deverão ser convocados pelo técnico José Peseiro para o jogo frente ao Benfica, agendado para o próximo sábado.

Por seu lado, o avançado cabo-verdiano José Luís, espreita a possível saída de Carlão do clube minhoto, para poder voltar a ser opção na equipa principal.
 
[h=1]Braga empresta Beto ao Sevilha[/h]
ng2353444.jpg




O guarda-redes Beto vai jogar até ao final da temporada no Sevilha, do primeiro escalão do futebol espanhol, emprestado pelo Sporting de Braga, revelou fonte próxima do processo de transferência.

egundo a mesma fonte, o clube espanhol fica com opção de compra sobre o internacional português no final do empréstimo.
Beto, de 30 anos, chegou a Braga em julho de 2012, tendo então assinado um contrato válido por duas épocas.

O guarda-redes foi titular indiscutível dos "arsenalistas" no campeonato e na Liga dos Campeões, com exceção de dois jogos, um em cada competição, tendo apenas sido suplente de Quim nas taças da Liga e de Portugal.


Para o lugar de Beto, entra o russo Stanislav Kritsyuk, de 22 anos, ex- Akademiya Tolyatti, da terceira divisão daquele país.

O jovem guardião é internacional pela Rússia e assinou pelo Sporting de Braga, confirmou fonte oficial dos minhotos.





Jn




 
peseiro05.jpg

Movimentações de mercado continuam



O SC Braga prescindiu do último dia de inscrições na Liga: os reforços foram contratados e inscritos sem necessidade de aguardar pela data de encerramento do mercado de transferências. Aliás, João Pedro (Naval), Emídio Rafael (FC Porto) e Sasso (Beira-Mar) até já se estrearam oficialmente. Rabiola (Aves) e Kritsyuk (Akademiya Dimitrovgrad), os últimos a chegar ao Minho, também terão oportunidade de fazê-lo em breve.

Ainda assim, há alguns dossiers em aberto na mesa de António Salvador, líder do clube, todos relacionados com a colocação de jogadores que não entram nos planos de José Peseiro para o (muito) que falta jogar na presente campanha. Tal como A BOLA antecipou na edição de ontem, o central alemão Haas (recusou a hipótese de prosseguir a carreira no Moreirense), o defesa-esquerdo Elderson (o nigeriano está no CAN e só regressa de África do Sul depois do dia 3 de fevereiro, pois a seleção do seu país apurou-se para os quartos de final) e o médio líbio Djamal (era titularíssimo com Jardim, quase não jogou nesta campanha), mais o avançado brasileiro Carlão foram riscados pelo técnico e estão autorizados a escolher outro destino para prosseguirem a carreira.
 
Voltar
Topo