O Cantinho do SCBraga

custodio1.jpg

«Estamos dentro dos nossos objetivos» – Custódio



O médio Custódio defendeu que o SC Braga está dentro das expectativas, isto porque garantiu a presença na final da Taça da Liga e luta pela conquista do terceiro lugar.

«Tivemos alguns problemas físicos que afetaram o nosso rendimento, mas estamos na final da Taça da Liga e na luta pelo terceiro lugar. Se calhar foram criadas expectativas demasiadas elevadas à volta do SC Braga o que faz com que as pessoas pensem que a equipa tem sido irregular. Não ganhámos tanto como queríamos mas estamos dentro dos nossos objetivos», afirmou Custódio, que esteve presente no centro escolar de São Frutuoso, para angariar novos sócios, na companhia de Carlos Eduardo.

O médio também abordou a lesão do avançado Éder: «É um grande jogador e irá recuperar bem e rapidamente. O grupo torce por ele».

Custódio respondeu também as críticas que foi sujeito pelo vice do Vitória de Guimarães Luís Cirilo na rede social «Facebook»: «As minhas batalhas são outras e não respondo a qualquer pessoa. Deseja apenas uma rivalidade saudável e que se manifeste em campo».
 
luizcarlos1.jpg

Luiz Carlos escolheu o Braga



Tudo acertado com Luiz Carlos. O médio do Paços de Ferreira será reforço do SC Braga na próxima temporada. Atleta e arsenalistas têm um pré-acordo firmado, que passará para um contrato definitivo depois de junho, quando o brasileiro concluir a ligação aos castores. O futuro vínculo do centrocampista deverá ser válido por quatro temporadas, ou seja, até 2017. Um detalhe a confirmar mais à frente mas que não coloca em dúvida o seu destino.

Aos 27 anos, Luiz Carlos dá novo salto na carreira, ele que tem sido uma unidade importantíssima na excelente carreira que o Paços de Ferreira vem desenvolvendo na Liga. E assim continuará a ser, independentemente de o atleta sair a custo zero no final da época.
 
Carlao1.JPG

Carlão escapa à dispensa



As sete vidas de Carlão. O avançado que já esteve para sair várias vezes do SC Braga, e que nos últimos dias acertou mesmo os termos da rescisão, vai permanecer no plantel.

A grave lesão de Éder determinou marcha atrás na dispensa do brasileiro, que estava de malas feitas para o seu País. A primeira opção de Peseiro para render Éder será José Luís, mas Carlão ganhou nova oportunidade.
 
AndreLeao.JPG

André Leão está na lista do SC Braga



Há mais um pacense a encantar o SC Braga: depois de garantida a contratação de Luiz Carlos (centrocampista, de 27 anos) para as próximas três épocas, André Leão é o novo foco de interesse dos guerreiros. Mas, ao contrário do brasileiro, que chegará a custo zero ao Minho, a transferência do médio-defensivo português implicará o investimento de milhares de euros, tudo porque o seu vínculo ao Paços de Ferreira apenas expira no verão de 2014.

A aposta em André Leão, que tem a mesma idade de Luiz Carlos, faz todo o sentido e a época de qualidade superlativa que o médio está a protagonizar na Mata Real faz dele um concorrente perfeito para a posição 6 dos arsenalistas, que é preenchida por Custódio.

Mais: atendendo a que o empréstimo de Rúben Amorim termina no final da época, há todo o interesse por parte dos dirigentes do SC Braga em encontrar alternativas válidas para a zona intermediária, preferencialmente, já com experiência em provas da UEFA, como é o caso de André Leão, que já experimentou a Liga Europa , ao serviço dos romenos do Cluj.

Segundo informações recolhidas por A BOLA, em Paços de Ferreira já não é segredo a cobiça do SC Braga. E também os responsáveis pacenses pretendem tirar proveito máximo de uma temporada anormalmente excecional, sob a forma de possíveis negócios, leia-se transferências, que permitam ao clube equilibrar as suas contas e encarar com maior fôlego financeiro o futuro imediato, pois a presença numa prova europeia (Champions ou Liga Europa), implicará gastos mais avultados.
 
sasso1.jpg

Sasso sofreu rotura abdominal e deixa Peseiro só com um central



Está confirmada a gravidade da lesão de Sasso. O central francês sofreu uma rotura na zona abdominal, falha o jogo com o Marítimo e poderá ter o resto da época comprometido. Com mais esta baixa, José Peseiro passa a contar com apenas um central de raiz no plantel, Paulo Vinicius. O recuo de Custódio para o eixo, no jogo com o Marítimo, é agora uma certeza.

No treino desta manhã, que se realizou à porta fechada, não estiveram também em acção Djamal, Douglão, Nuno André Coelho, Haas e Éder, que cumprem os programas de reabilitação.

Para quinta-feira está prevista nova sessão fechada às 10.30 horas, fechada, nos relvados de treino. À tarde, às 14.30 horas, dois jogadores vão visitar a EB 1 da Igreja - Este- S. Pedro, no âmbito da campanha de angariação de novos sócios nas escolas.
 
salino4.jpg

Salino rejeitou Sunderland



Leandro Salino recusou uma proposta para se mudar para o Sunderland, de Inglaterra, no próximo verão.

De acordo com várias publicações britânicas, o lateral-direito recebeu uma oferta muito tentadora, mas acabou por não a aceitar, apesar de neste momento ser livre de decidir o seu futuro, pois está a três meses de terminar vínculo com os minhotos do SC Braga.

A existência de um pré-acordo entre o jogador e o Olympiakos, da Grécia, terá travado a iniciativa do emblema inglês, atual 14.º classificado da Premier League, que pretendia contratar o brasileiro.
 
peseiro6.jpg

Lesões na defesa e meio-campo compensadas com adaptações



Com sete futebolistas lesionados no plantel, e o eixo da defesa dizimado e subtraído de quatro centrais, José Peseiro tem feito autêntica ginástica mental para conservar os equilíbrios do SC Braga.

A redução de efetivos é incontornável: Sasso e Éder estão de fora até ao final da época, Douglão tem ainda para mais duas semanas, Nuno André Coelho, Djamal e Haas são incógnitas. Só Rúben Micael tem regresso aprazado para o final deste mês.

A solução para tornar o lençol maior e não destapar os pés é fazer apelo à polivalência de alguns atletas. Frente ao Marítimo, o próximo adversário, Custódio deverá de novo fazer dupla com Paulo Vinícius no centro da defesa, experiência que já teve com a Naval e mais recentemente com V.Guimarães e Olhanense.

O internacional português tem produzido excelentes exibições no eixo. O problema de abdicar de Custódio no miolo é que obriga o treinador a tapar outro buraco. Mauro, da equipa B, foi a escolha no derby minhoto, mas Rúben Amorim também já atuou nessa zona do terreno.
 
josepeseiro4.jpg

«Em matéria de espetáculo e golos não se podem queixar de mim» - José Peseiro



Animado pela vitória da equipa em Olhão, José Peseiro espera que o SC Braga dê sequência ao ciclo positivo frente ao Marítimo: «Esperamos vencer. Mas para isso temos de jogar bem, ser coesos, unidos, fortes, concentrados em todos os momentos do jogo. O adversário é bom, é forte e sente-se melhor a jogar fora, assim o indicam os resultados. O Marítimo é uma equipa que faz transição ofensiva de qualidade»

Com a baixa de Sasso, os minhotos têm apenas Paulo Vinícius como opção de raiz. Santos, da equipa B, é uma opção, mas a escolha para segundo central deverá recair em Custódio. Apesar do azar, Peseiro não se queixa: «É o nosso trabalho. Não vale a pena pensar naqueles que nos faltam mas sim nos atletas que temos e que são suficientes e têm qualidade para dar resposta a esta tarefa complicada. Não é a primeira vez que isso acontece, não é novidade, mas é nestes jogadores que eu acredito.»

José Peseiro teve tirada curiosa a propósito da qualidade dos espetáculos na Liga Zon Sagres: «Neste aspeto, não se podem queixar do José Peseiro. Os jogos do Braga são os que têm mais golos. Se é por uma questão de espetáculo... Nem sempre isso os resultados são os desejados, estamos atrás do Paços, é um facto. Mas se é por uma questão de espetáculo, os nossos jogos oferecem mais golos que os do FC Porto e Benfica»

Rúben Amorim está em dúvida para o desafio com o Marítimo, por causa de um traumatismo numa coxa. «Vai ser avaliado esta tarde», comentou José Peseiro. Amorim poderá ser convocado «à condição», na expectativa de recuperar no dia do jogo com os insulares.
 
josepeseiro3.jpg

Convocados só no dia do jogo



É raro mas não é inédito. José Peseiro decidiu remeter para este sábado, dia do jogo com o Marítimo, o anúncio da convocatória.

Com sete baixas clínicas no grupo, e a incógnita sobre a utilização de Rúben Amorim, que sofreu traumatismo numa coxa, o treinador tem ainda outras dúvidas para desfazer, especialmente em relação aos jogadores da equipa B que irão ser chamados para o desafio com os insulares.
 
bragamaritimo1.jpg


Tumulto no SC Braga-Marítimo resulta num ferido ligeiro



O jogo de ontem correu de feição ao SC Braga, que bateu o Marítimo por duas bolas a zero, mas nem por isso deixou de se registar um episódio pouco recomendável fora das quatro linhas.

Durante a primeira parte, uma troca de palavras na zona de ligação entre os camarotes e a bancada redundou em agressões físicas.

O tumulto, que envolveu algumas pessoas que acompanhavam o jogador João Tomás, do Recreativo do Libolo - sem qualquer tipo de responsabilidade no incidente -, acabou por originar um ferido ligeiro.
 
santos.jpg

Aderlan Santos: o sétimo passageiro do eixo da defesa



O SC Braga estreou mais um jogador na Liga. O futebolista em causa, porém, já tinha vestido a camisola dos guerreiros esta temporada. Como é possível? Aderlan Santos (23 anos) já tinha representado o clube, sim, mas apenas na equipa B, por 18 ocasiões, após ter sido contratado ao Trofense, da Segunda Liga, no último verão.

«Senti-me tranquilo na estreia. Os meus colegas ajudaram-me muito durante a semana e transmitiram-me muita serenidade. A equipa esteve bem e fiquei feliz. É para isso que serve o projeto da equipa B», confessou Aderlan Santos, a viver as emoções do primeiro jogo na Liga, ele que é o sétimo futebolista a ser chamado a jogar nessa posição nevrálgica, a base da segurança defensiva.

Ora vejamos quem foram, até ao momento, os atletas em quem José Peseiro confiou para alinhar à frente do guarda-redes: Paulo Vinicius, Douglão, Nuno André Coelho, Maximilian Haas, Vincent Sasso - francês contratado nos últimos dias do mercado de inverno para suprir carências que aquele setor já evidenciava há muito e que sofreu uma lesão que o afasta até final da época - e... Custódio. Sim, o número 27 foi o único futebolista adaptado à posição e ontem lá teve de assumir nova missão de grande sacrifício face à lesão de Paulo Vinicius.
 
paulovinicius2.jpg

Paulo Vinícius reavaliado



O SC Braga retomou esta manhã, à porta fechada, o trabalho de campo, preparando o próximo jogo do Campeonato, frente ao Gil Vicente, sexta-feira, às 20 horas, no Estádio de Barcelos.

Paulo Vinícius, com uma mialgia na coxa direita, é a principal dor de cabeça para José Peseiro, para além de Rúben Amorim, que chumbou no teste físico que fez antes do desafio com o Marítimo. Os dois atletas foram esta manhã reavaliados.

Dada a proximidade da partida com os gilistas, ainda há reservas sobre a recuperação da dupla. Após a vitória sobre o Marítimo, José Peseiro manifestou a esperança de contar com Paulo Vinícius, que nos últimos jogos tem gerido o problema físico sem comprometer a sua presença no onze. Em relação a Rúben Amorim, o traumatismo que contraiu numa coxa ainda o limita bastante.

O quadro geral no SC Braga, em matéria de opções, é de resto desanimador: Custódio viu o nono amarelo do Campeonato e cumpre castigo; Douglão, Sasso, Haas, Nuno André Coelho, Rúben Micael, Djamal, Éder estão sob alçada do departamento médico.
 
QUARTA-FEIRA, 13-03-2013, ANO 14, N.º 4792




















PESQUISA




wdiap.jpg



autofocop.jpg






custodio2.jpg

Custódio é o jogador da Liga com mais minutos



Num quadro de limitações várias, José Peseiro tem razões para se interrogar sobre como poderá suprir a ausência de Custódio, castigado, na visita a Barcelos. Não é propriamente a questão de ter de refazer o onze, desafio que lhe tem sido permanentemente colocado, mas sim o desconforto de se ver privado do mais imprescindível dos seus jogadores.
Ainda que os técnicos sejam avessos à atribuição e reconhecimento de qualquer tipo de estatuto nos plantéis que têm às suas ordens, o argumento estatístico é indesmentível sobre a preponderância do jogador. E, aqui, não se invoca apenas a polivalência - ora médio, ora central quando assim tem de ser... - em sua defesa.

Presente em 35 dos 38 jogos realizados pelos arsenalistas esta época, o internacional português absorve mais tempo de competição do que qualquer outro companheiro do balneário. Todos contadinhos, são 3199 minutos (mais de 53 horas, mais de dois dias completos...) sempre a acelerar.

Um somatório assombroso, engrandecido pelo facto de ser o atleta do escalão principal com ação mais prolongada em todas as provas em que o seu clube está ou esteve envolvido.

Trajeto impressionante que supera, inclusivamente, números dos habitualmente intocáveis guarda-redes: Artur, do Benfica, é o segundo desta lista, com 3150 minutos.

À entrada de uma jornada de capital importância para o objetivo Champions - os Guerreiros acabaram de reassumir o 3.º lugar -, José Peseiro pode sempre contar com outro fiel discípulo. Hugo Viana fecha o pódio dos atletas que passam mais tempo dentro das quatro linhas: curiosamente, o esquerdino dos 3004 minutos é o habitual parceiro de Custódio à frente do setor defensivo dos minhotos.
 
mossoro7.jpg

Mossoró confiante que terceiro lugar já não foge ao SC Braga



Mossoró diz que o SC Braga vai segurar com as duas mãos o terceiro lugar da Liga, conquistado ao Paços de Ferreira na 22.ª jornada.

«Dá mais confiança e mais vontade de permanecer nesta posição. Vamos defrontar um adversário complicado, como é o Gil Vicente, nesta jornada, mas queremos muito vencer para manter o terceiro lugar. É mais confortável estar à frente do que correr atrás do objetivo. Com certeza que vamos concretizar o nosso objetivo», vaticinou o médio brasileiro, que esta quarta-feira esteve de visita à Escola EB1 de Frossos na companhia de Palmeira.

No que à preparação da equipa diz respeito, Salino, Paulo Vinícius e Carlão cumpriram gestão de esforço, enquanto Rúben Micael realizou o terceiro treino consecutivo com o restante plantel.

José Peseiro ultima a preparação do jogo com o Gil Vicente esta quinta-feira, com uma sessão que terá início às 16 horas. Antes do arranque dos trabalhos, o treinador fará o lançamento da partida da 23.ª jornada da Liga.
 
mauro1.jpg

«Tenho vontade de conquistar o meu espaço» - Mauro



Na falta de Custódio, José Peseiro voltou a dar uma oportunidade a Mauro, que frente ao Gil Vicente carimbou o segundo jogo como titular no SC Braga, o quarto desafio desde que subiu à equipa principal, proveniente da formação B.

«Todos os dias trabalho para jogar, não importa se é na A ou B. Jogando ao lado do Custódio ou do Viana, a minha vontade é jogar e conquistar o meu espaço», resumiu o médio brasileiro.

Em Barcelos, na casa que foi sua na temporada anterior, Mauro protagonizou exibição segura. «Foi uma vitória importante. Precisávamos de vencer para manter o terceiro lugar, que é o nosso objetivo no campeonato. Fiz uma exibição boa e foi importante termos triunfado.»

O jovem médio reconhece que os futebolistas mais cotados do SC Braga o ajudam a subir de nível: «Fica mais fácil jogar ao lado de jogadores experientes, porque eles ajudam bastante no campo.»
 
elderson1.jpg

Besiktas interessado em Elderson



As exibições produzidas por Elderson ao serviço da seleção da Nigéria - pela qual foi campeão na última edição do Campeonato Africano das Nações - e do SC Braga aguçaram o apetite do Besiktas, clube turco que tem o lateral-esquerdo no topo da lista para o reforço da equipa na próxima época.

Um interesse já manifestado de forma subtil em janeiro, mas que agora se tornou mais acentuada através de contactos com os agentes do atleta.

Elderson tem contrato com o SC Braga até 2014 e a administração da SAD não excluiu a hipótese de o negociar no verão se os números em cima da mesa forem apelativos.
 
Baiano2012.JPG

Baiano ainda não pensa na final da Taça da Liga



O brasileiro Baiano acredita que o SC Braga não mais vai lagar o terceiro lugar até ao final da temporada.

«Voltámos a ocupar o terceiro lugar e não o queremos mais largar até ao final da época. É esse o objetivo que perseguimos. Não há margem para erros, até porque o Paços de Ferreira tem uma boa equipa, está a realizar uma boa campanha e vai dar-nos luta até ao final», disse, durante uma visita ao colégio patronato Senhora da Luz, no centro de Braga, onde esteve acompanhado pelo colega de equipa André Pires.

Sobre a final da Taça da Liga: «Todos estão à espera desse jogo e todos querem vencer esse troféu mas, antes, temos outros com que nos preocupar.»

A lesão de Leandro Salino abriu uma vaga na posição de defesa-direito que Baiano pode voltar a ocupar: «Estou a trabalhar para ter oportunidade e, se surgir, procurarei fazer o meu melhor.»
 
joaopedro.JPG

SC Braga vence Oliveirense (2-0) em jogo de treino



O SC Braga recebeu e venceu esta sexta-feira, no estádio AXA, a Oliveirense por 2-0 num jogo bem disputado.

Perante cerca de 400 adeptos, os bracarenses foram mais fortes mas marcaram apenas na segunda parte, primeiro por João Pedro (56) e depois por Santos (65).

Novidade para a integração de Rúben Micael, que jogou os primeiros 45 minutos, que poderá indicar que estará mais próximo de ser opção para a receção ao Sporting já no dia 1 de abril.

Do lado do SC Braga atuaram de início: Cristiano; Baiano, Palmeira, Santos e Emídio Rafael; Mauro e Hugo Viana; João Pedro, Rúben Micael e Manoel e no ataque José Luís. Entraram ainda Patrão, Hélder Barbosa, Nikiema, Guilherme, Carlão e Ezequiel.

O plantel bracarense vai gozar folga no fim-de-semana, regressando segunda-feira.
 
josepeseiro3.jpg

Peseiro quer quebrar tradição e vencer o Sporting



Cimentar o terceiro lugar é o grande desígnio de José Peseiro nas sete jornadas que faltam para o fim da Liga. Mas durante esse período o treinador terá de ultrapassar algumas barreiras complicadas, a começar já pelo Sporting, num jogo agendado para dia 1 de abril.

Curiosamente, o treinador dos guerreiros do Minho (que até já treinou em Alvalade) não guarda as melhores recordações das partidas em que teve os leões como adversário no campeonato. Essa situação verificou-se por três ocasiões, duas delas ao serviço do Nacional, e uma outra, mais recente, pelos bracarenses. Das três, o melhor que conseguiu foi uma igualdade a uma bola na Choupana, juntando a esse empate duas derrotas, a última das quais na primeira volta.

É uma tradição que José Peseiro quer a todo o transe quebrar nesta quadra pascal e, para combater esse quadro negativo, beneficia do facto de a equipa atravessar a melhor fase da temporada no que diz respeito a resultados na Liga.

O SC Braga está há cinco jogos consecutivos na competição sem perder - os últimos quatro foram vitórias! -, pecúlio que lhe permitiu recuperar o pódio, por troca com o Paços de Ferreira, num ataque cerrado a uma posição que lhe permita disputar o play-off da Champions. Perante esta retoma classificativa, o treinador dos minhotos quer manter a equipa num plano superior e aproveitar a irregularidade exibicional dos leões para somar mais três pontos e continuar em busca de um dos objetivos da temporada: o terceiro lugar.
 
hugoviana5.jpg

Hugo Viana com tempo para definir o futuro



Não será este mês, nem muito provavelmente em abril, que Hugo Viana decidirá onde vai jogar na próxima temporada. Valorizado por exibições que sublinham a sua classe, a produção do esquerdino aproxima-se muito daquela que há oito anos lhe valeu salto milionário para o Valência, naquela que foi a sua segunda experiência no estrangeiro, depois do Newcastle entre 2002 e 2004.

A hipótese de voltar a emigrar é tão forte que com o escoar da época vão surgindo sinais claros dos mercados que se agitam à volta do médio. Fenerbahçe e Besiktas, da Turquia, Liga norte-americana de futebol (MLS), mercados emergentes e abastados como o Catar e a Arábia Saudita, e, mais recentemente, o Panathinaikos, da Grécia.

Aos 30 anos, Hugo Viana está na chamada zona de conforto para decidir a sua vida com tempo e sem precipitações. Sabendo-se que até agora têm sido infrutíferas as tentativas da SAD minhota em renovar o vínculo com o atleta, o apelo para abraçar um projeto que lhe garanta autonomia financeira é neste momento quase irreprimível.
 
Voltar
Topo