O Cantinho do SCBraga

carlao92.jpg

Carlão despede-se do AXA no sábado



Carlão vai despedir-se dos adeptos do SC Braga no sábado, no encontro com o Nacional. O avançado brasileiro está em final de contrato, tem uma cláusula que permitia à SAD renovar por mais uma época, mas não vai ser acionada.

A lesão de Éder, em fevereiro, abriu a Carlão espaço na equipa bracarense e travou até uma saída que estava anunciada. No entanto, o facto de ser um dos jogadores mais bem pagos do plantel pesou na decisão dos dirigentes em não renovarem o contrato. Carlão está pois de saída e tem mercado, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Na mesma situação estão Rúben Amorim, Hugo Viana, Quim, Salino e Emídio Rafael, que também acabam contrato e não continuarão em Braga.
 
joaopedro.JPG

«Temos de fazer o que nos compete» – João Pedro



O extremo João Pedro garantiu que o SC Braga irá tudo fazer para ganhar os dois jogos que faltam e tentar garantir o terceiro lugar.

«Temos dois importantíssimos jogos pela frente e pretendemos vence-los pois só fazendo o que nos compete, somando as vitórias e os pontos, é que podemos concretizar os nossos objetivos», afirmou João Pedro, durante a visita ao Centro D. João Novais e Sousa de atividades Ocupacionais de Pessoas com Deficiência Mental.

O extremo garantiu que não subestimaram o Paços de Ferreira: «O problema é que falhámos em alguns momentos e por isso é que estamos nesta situação».

João Pedro não revelou os momentos em que estivéramos menos bem: «Foram jogos em que não conseguimos vencer».

O jogador também analisou a sua época: «Estou satisfeito porque quando jogo penso que tenho cumprido, mas insatisfeito porque queria jogar mais, como todos os jogadores».

No que diz respeito à continuidade do treinador José Peseiro: «Não me compete abordar essa questão. Tenho de estar focado no jogo com o Nacional».
 
josepeseiro1.jpg

«Se não vencermos estamos fora do terceiro lugar» - José Peseiro



Jogo decisivo. Dramaticamente decisivo. José Peseiro não retira um grama de pressão sobre os ombros dos jogadores e é pragmático na projeção que faz da partida de sábado, com o Nacional. «Não vencendo estamos fora da luta pelo terceiro lugar. É um objetivo que acreditámos poder alcançar, mas para isso não podemos estar focados no resultado do adversário direto, apenas no nosso jogo», declarou o técnico do SC Braga.

Evitando fazer qualquer balanço sobre a temporada, «por ainda faltarem dois jogos e ser descabido fazê-lo agora», Peseiro focou a necessidade de os jogadores serem capazes de interpretar com clareza a importância de não tropeçar nesta jornada: «Não tenho que colocar nem retirar pressão, apesar de uma equipa boa ter de saber jogar com pressão. Se os jogadores só jogam bem sem pressão então não podem estar no Braga, talvez possam jogar noutras equipas sem os nossos objetivos. Jogadores e treinadores têm de saber jogar com o caráter decisivo do jogo.»

«Gostaríamos de estar noutra posição, mas essa é a nossa realidade», reforçou, afirmando esperar um Nacional «não muito diferente» daquele que defrontou na primeira volta. «É uma equipa que tem jogadores rápidos a fazer a transição ofensiva, que joga com posse e gosta de ter bola nos pés. Tem jogadores com estas características e em função disso torna-se numa equipa perigosa. Sabemos os pontos fortes que eles têm.»
 
nunoandrecoelho1.jpg

Nuno André Coelho e Haas de saída



Terminar a época em lugar Champions ou com a equipa remetida para a Liga Europa fará toda a diferença na hora de a SAD bracarense projetar em definitivo o plantel que vai atacar a próxima época, especialmente ao nível das contratações.

Também por isso, e depois de garantidos reforços como Luiz Carlos (médio, Paços de Ferreira), Pedro Santos (extremo, V. Setúbal), Felipe Pardo (avançado, Independiente de Medellín), Kappel (avançado, Doxa Dramas) ou Porcellis (avançado, Santa Clara), os responsáveis do SC Braga decidiram abrandar as movimentações no mercado, aguardando pela definição classificativa.

Quase fechado está o dossier saídas. Por exemplo: Hugo Viana (a partir da próxima época jogará num clube árabe), Salino, Rúben Amorim (volta ao Benfica), Quim e Carlão terminam contrato e nenhum prolongará o vínculo. A estes nomes podem juntar-se, agora, mais dois, ambos defesas-centrais e nenhum se assumiu como opção prioritária de José Peseiro. Nuno André Coelho ainda somou 17 jogos e 1319 minutos de utilização, enquanto a participação de Haas fica resumida a 745 minutos distribuídos por oito desafios, mas o registo exibido pelo internacional português não o satisfaz (com Leonardo Jardim jogou muitíssimo mais...) e o processo de despedida do SC Braga tem tudo para acontecer de forma bem pacífica.
 
cristiano1.jpg

Três regressos esperados e Cristiano como novidade



Elderson, Hugo Viana e Hélder Barbosa, que cumpriram castigo na 28.ª jornada, regressam à convocatória de José Peseiro para o jogo de sábado com o Nacional, às 18.15 horas, no Estádio Axa. A novidade na lista é a inclusão do guarda-redes titular da equipa B, Cristiano, no lugar do russo Kritsyuk, que irá defender a baliza da formação secundária no desafio frente ao FC Porto B, domingo.

Em relação ao jogo com o Moreirense, além de Kritsyuk saem Patrão e Rúben Micael, este por via do cartão vermelho que lhe foi exibido na última jornada. De fora, por lesão mantêm-se Haas, Sasso, Djamal e Éder.

Eis a lista completa dos convocados: Quim, Cristiano, Elderson, Nuno André Coelho, João Pedro, Mossoró, Hugo Viana, Rúben Amorim, Baiano, Paulo Vinicius, Hélder Barbosa, Custódio, José Luís, Alan, Douglão, Salino, Mauro, Santos e Carlão.
 
josepeseiro4.jpg

«Falarei do meu futuro depois do jogo com o V. Setúbal» - José Peseiro



José Peseiro chegou à sala de Imprensa do Estádio Axa com vinte minutos de atraso e a jogar... na defensiva. Na projeção do jogo com o Vitória de Setúbal, que marcará a sua despedida do SC Braga, o treinador não quis falar cerca do futuro nem comentar as palavras de António Salvador, que na sexta deixou implícita a ideia de mudanças profundas na equipa: «Para a semana vou falar sobre isso. Há dois ou três meses que querem avaliar a época, mas cumpro o que disse, só depois do jogo com o Vitória de Setúbal estarei disponível para falar sobre o futuro e comentar as declarações do presidente.»

No Bonfim perspetiva-se um SC Braga com muitas mudanças no onze, mas a atitude será a mesma, garante Peseiro: «Um jogo de futebol não representa uma época. Os objetivos foram-se mas os jogadores têm de se entregar ao jogo para fazer o melhor, respeitar-se a si próprios, respeitar o clube e a profissão. É isso que se espera de uma equipa mesmo perdendo os objetivos que tinha: nunca deixar de fazer o melhor para poder vencer, jogando bem e com espetáculo.»
Por fim, o treinador falou sobre a final da Liga Europa, que o Benfica perdeu para o Chelsea:

«Acima de tudo, parabéns ao Benfica por ter chegado à final. Nos últimos 10 anos várias equipas portuguesas chegaram a finais europeias e isso mostra a força e qualidade do produto que vendemos. A derrota é sempre penalizadora, e a este nível não o é menos, queríamos todos que o Benfica vencesse, mas o que fica é o resultado.»
 
peseirosalvador.jpg

Rescisão não será amigável quanto isso: Peseiro vai exigir pagamento do contrato



Fim. Ontem encerrou a época no SC Braga, com um último treino no Axa, e para José Peseiro começou a contagem decrescente para a rescisão do seu contrato, que vai até 2014.

Não o irá cumprir, como é público, porque para António Salvador era ponto de honra a equipa ter terminado o Campeonato, no mínimo, no 3.º lugar, de acesso ao play-off da Liga dos Campeões.

Falhado o objetivo máximo, nem a Taça da Liga serviu de consolo ao líder da SAD, que tem já selecionados os perfis para a sucessão: Jesualdo Ferreira, Paulo Fonseca ou Nuno Espírito Santo.

Peseiro sabe o que acontece à sua volta, mas repetiu a frase vezes sem conta: «O meu futuro está a ser discutido com o presidente». A rescisão não será um processo tão calmo quanto se previa. A alusão de Salvador às «distrações no banco» criaram quadro de clivagem.

Peseiro não o disse mas sentiu-se atingido na sua dignidade. Para início de conversa, exigirá o pagamento integral do ano de contrato que ainda tem (cerca de 360 mil euros).
 
anibalcapela1.jpg

Aníbal Capela renovou até 2017



Aníbal Capela, jovem central dos quadros do SC Braga, já acertou a renovação de contrato, que será válido até 2017, vendo premiado o seu bom trabalho ao serviço do Moreirense, nos últimos cinco meses.

Em Moreira de Cónegos, sob o comando de Augusto Inácio, o defensor juntou dois golos a um registo de várias chamadas ao onze.

Aníbal Capela é uma aposta de futuro dos arsenalistas e, ao contrário do que sucedeu no início da época recentemente concluída (começou por integrar a equipa B), o seu nome constará do plantel da formação principal na campanha que se segue.
 
erivaldo1.jpg

Erivaldo renovou por três anos



Erivaldo, avançado luso-angolano que representa a equipa B dos bracarenses, renovou contrato por três temporadas. O atacante chegou a Braga com 16 anos, proveniente do Beira-Mar, e na última temporada evoluiu na formação secundária dos guerreiros do Minho, tendo deixado boas indicações, facto que levou a SAD a prolongar o seu vínculo.
 
jesualdo13.jpg

Confirmado regresso de Jesualdo Ferreira a Braga



Jesualdo Ferreira esteve reunido com António Salvador, presidente do SC Braga, na última madrugada e chegou a acordo para voltar ao Minho. Confirmado o cenário que nos últimos dias foi ganhando força.

Recorde-se que Jesualdo Ferreira regressa a um clube que orientou de 2003 a 2006, altura em que se mudou para o Boavista e muito pouco tempo depois para o FC Porto, com o sucesso que se sabe. Deixou saudades, dele se diz que começou a fazer crescer o SC Braga, construindo as bases para os minhotos se intrometerem ano após ano na luta pelo título. Volta agora, com a responsabilidade de ganhar títulos.

O treinador de 67 anos, que no final do campeonato anunciou a saída do Sporting, sucede a José Peseiro, que tinha mais um ano de contrato, mas esteve esta manhã em Braga e assinou a rescisão.

Mais um ciclo na vida de Jesualdo Ferreira, que já treinou clubes como o Benfica, que foi campeão no FC Porto e teve passagens pelo Alverca, Málaga e Panathinaikos.
 
peseirosalvador.jpg

Rescisão com Peseiro oficializada



Em comunicado, o SC Braga oficializou esta quarta-feira a rescisão, por mútuo acordo, com o treinador José Peseiro, que tinha contrato com o clube minhoto válido por mais uma temporada.

«O SC Braga, futebol SAD, agradece todo trabalho e o grande profissionalismo de José Peseiro e respetiva equipa técnica pelos serviços prestados durante a época 2012/13. Na sequência do que tem sido o crescimento sustentado e sucesso do clube nos últimos anos, José Peseiro fará parte de mais uma “página” de êxitos do SC Braga», lê-se no comunicado do clube, que já tem garantida a contratação de Jesualdo Ferreira como sucessor.
 
jesualdo13.jpg

Jesualdo vai ter receção apoteótica



António Salvador partiu ontem com destino ao Brasil, em viagem de negócios, e só voltará a Braga no início da próxima semana, pelo que a apresentação oficial de Jesualdo Ferreira como treinador do SC Braga fica adiada alguns dias.

Para os adeptos, a notícia do regresso do professor a uma casa onde foi feliz está a ser recebida com entusiasmo.

Tanto assim é que está já a ser organizada através das redes sociais uma receção ao técnico que promete ser a mais apoteótica da história do clube.
 
hugovieira9.jpg

Hugo Vieira desejado em Braga




Hugo Vieira reentra nos planos do SC Braga. Há um ano, os guerreiros fizeram tudo para o resgatar do Gil Vicente, mas os argumentos financeiros então apresentados pelo Benfica tiveram peso tremendo na opção do atacante em apostar na rota benfiquista.

Agora, tudo é diferente: o espaço para se destacar na Luz encontra-se reduzido ao máximo e, com os bracarenses novamente dispostos a abrir-lhe as portas, o ex-gilista só não se mudará para a cidade dos arcebispos se as águias fizeram exigências consideradas incomportáveis pela SAD minhota.

Sim, porque a ligação ao Benfica tem validade por mais três épocas e o seu futuro encontra-se naturalmente dependente da decisão/autorização dos dirigentes do clube da Luz.
 
eduardo6.jpg

Eduardo tentado a regressar ao Minho



Eduardo é uma paixão que se reacende: há um ano foi assim, agora repete-se, mas com maior intensidade, emergindo uma diferença substancial nesta mais recente aproximação, pois o internacional português começa a demonstrar tremenda recetividade relativamente à ideia de voltar ao SC Braga e ao campeonato português (em 2011/2012 esteve cedido ao Benfica, mas pouco jogou).

Depois de uma época que esteve longe de corresponder às suas expectativas, até pelo final infeliz que ficou reservado para o Istambul BB (o clube turco, no qual o guardião português jogou por empréstimo do Génova, foi despromovido à segunda liga da Turquia), Eduardo está atualmente integrado nos trabalhos da Seleção Nacional (Portugal defronta a Rússia, dia 7, no Estádio da Luz, em jornada decisiva visando o apuramento para o Mundial do Brasil).
 
jesualdo13.jpg

Jesualdo Ferreira apresentado quinta-feira às 18 horas



Jesualdo Ferreira e respetiva equipa técnica serão apresentados quinta-feira, às 18 horas, na sala de Imprensa do Estádio Axa.

Numa curta nota publicada no site oficial do SC Braga, a SAD, sem nunca se referir ao nome de Jesualdo Ferreira, anuncia que «o novo treinador irá dirigir-se ao relvado de modo a poder ser recebido pelos sócios e adeptos do clube.»
 
juancarlos.jpg

Juan Carlos vai ficar no plantel



O extremo-esquerdo Juan Carlos, cedido pelo SC Braga ao Bétis, vai fazer parte do plantel arsenalista a pedido de Jesualdo Ferreira.

O treinador ficou entusiasmado com a qualidade e versatilidade do jovem avançado, de apenas 23 anos, que em 2011 foi adquirido pelo SC Braga ao Real Madrid, a troco de 2,5 milhões de euros, e depois revendido pelo mesmo valor à Sociedade Quality Football Ireland III Limited, fundo cujo consultor é o empresário Jorge Mendes.

O SC Braga ficou com 10 por cento dos direitos económicos do atleta e tem na sua posse os direitos federativos, consagrados num contrato que vai até junho de 2016. Internacional sub-21, Juan Carlos nunca esteve em Braga - assinou o vínculo em Espanha - e ontem o Bétis dava por quase concluído um novo empréstimo. Só que o fundo entende que, com Jesualdo, Juan Carlos pode valorizar-se ainda mais.

Pelo Bétis, o dianteiro disputou 24 jogos na Liga espanhola e um na Taça do Rei.
 
Florent2012.JPG

Florent fica na equipa principal



Florent já sabe que irá integrar o plantel às ordens de Jesualdo Ferreira e que, desta vez, não corre o risco de voltar a atuar pela formação B arsenalista ou de ser emprestado a uma terceira equipa. As exibições protagonizadas pelo lateral-esquerdo ao serviço do Moreirense, na segunda metade da época passada, convenceram o novo técnico dos guerreiros a reservar-lhe um espaço privilegiado nas opções para a campanha que se segue.

Sim, será o jogador francês a sombra de Joãozinho, último reforço conhecido do SC Braga versão 2013/2014. Aos 23 anos, Florent terá, finalmente, a oportunidade se mostrar na primeira equipa bracarense. Contratado há um ano ao Leixões, o defesa surgiu no Minho cheio de ilusões, mas José Peseiro cedo demonstrou que Ismaily (antes de ser vendido, em fevereiro, ao Shakhtar Donetsk) e Elderson eram as suas prioridades para o lado canhoto da defesa.
 
Aladje1.jpg

Aladje está na mira dos guerreiros



O internacional sub-20 Alberto Aladje foi uma das revelações da seleção portuguesa durante o Torneio de Toulon, marcando um golo frente à França e bisando com o México.

O jogador, de apenas 19 anos, há muito que se encontra no radar do SC Braga, mas a evolução revelada na prova recentemente disputada em terras gaulesas terá sido decisiva para o conjunto minhoto avançar para uma tentativa de empréstimo para a próxima temporada.
 
elderson1.jpg

Norwich volta à carga por Elderson



Elderson, 25 anos, chegou a Braga há três épocas e a sua ligação aos guerreiros expira no final da próxima temporada.

Atualmente ao serviço da seleção da Nigéria na Taça das Confederações, que se realiza no Brasil (hoje defronta a Espanha, no jogo de encerramento da fase de grupos), o lateral-esquerdo volta a ser notícia no Reino Unido. O jornal Belfast Telegraph anuncia que o destino do defensor poderá ser mesmo o Norwich City, clube inglês que em agosto apadrinhará a apresentação da equipa de Jesualdo Ferreira aos sócios.

Na mesma página em que o principal destaque até é Ricky van Wolfswinkel (sim, o atacante ex-Sporting que seguiu a rota da Premier League, após contrato assinado com o Norwich), a referência a Elderson é feita nos seguintes termos: o nigeriano surge integrado na lista de prioridades do emblema inglês.
 
mossoro7.jpg

Mossoró no Al Ahli de Vítor Pereira por 3,5 milhões de euros



Márcio Mossoró já não é jogador do SC Braga. O médio brasileiro foi contratado pelo Al Ahli, da Arábia Saudita. Nas arábias, Mossoró encontrará um velho conhecido... nada mais nada menos que Vítor Pereira, antigo treinador do FC Porto.

O Al-Ahli pagou 3,5 milhões de euros pelo passe do brasileiro, tinha ainda mais dois anos de contrato com os bracarenses.

Comunicado do SC Braga:

«O SC Braga, Futebol SAD, informa que procedeu à transferência dos direitos económicos e desportivos do jogador Márcio Mossoró para o Al Ahly, da Arábia Saudita. Dada a conduta exemplar do atleta nas cinco temporadas em que vestiu a camisola dos Gverreiros do Minho, a administração do SC Braga entendeu por bem anuir ao pedido do jogador em transferir-se para o Médio Oriente.

Marcio Mossoró desempenhou um papel fundamental nas conquistas dos Gverreiros do Minho nos últimos anos, vencendo a Taça Intertoto (2008) e a Taça da Liga (2012/13). Integrando o grupo e capitães de equipa, Mossoró participou em 177 jogos oficiais com a camisola do SC Braga, emblema em que atingiu o topo da carreira na Europa, conseguindo igualmente um lugar na história do Clube. Nesta nova fase da carreira, o SC Braga deseja as maiores felicidades pessoais e profissionais ao jogador.»
 
Voltar
Topo