O Cantinho do SCBraga

salin6.jpg

Salin pode suceder a Quim



O fim de Quim no SC Braga poderá coincidir com o início da era Salin na baliza dos guerreiros. O guardião francês, que se deu a conhecer aos adeptos portugueses através de um convite recebido da Naval (época 2010/2011), cumpre a segunda temporada no Marítimo e é bastante apreciado pelo técnico José Peseiro.

Claramente em destaque na lista de potenciais reforços arsenalistas para a campanha 2013/2014, a mudança de Salin para o Minho verificar-se-á sempre em condições vantajosas e sem custo algum para os cofres da SAD, pois o guarda-redes está em final de contrato com os madeirenses. Aliás, é público o desejo do Marítimo em prorrogar o compromisso do francês por mais duas épocas, mas a resposta do futebolista continua a ser adiada. Tanta demora em acertar ou recusar a renovação começou a intrigar os dirigentes maritimistas, que temem a partida de Salin para o SC Braga.
 
eder3.jpg

«Temos equipa para vencer o Sporting» – Éder



O avançado Éder está confiante nas capacidades do SC Braga para vencer o Sporting e dar mais um passo para consolidar o terceiro lugar.

«De fora um jogador sofre muito mais, mas a equipa tem dado uma boa resposta e mesmo com várias contrariedades, em termos de lesões, temos vencido os jogos e isso é o mais importante. O jogo com o Sporting? É para vencer e temos equipa para isso», afirmou Éder, que esteve a entregar medalhas e autógrafos a 218 crianças, entre os 7 e 12 anos, que estiveram presentes no encerramento do encontro de Escolinhas de Futebol, que decorreu no Complexo da Rodovia.

O Paços de Ferreira tem vindo a disputar com o SC Braga o terceiro lugar: «O Paços tem uma boa equipa e tem feito uma boa época, mas estamos moralizados, atravessamos uma fase muito boa e não tenho dúvidas que o terceiro lugar será nosso. Esse é o objetivo de todos».

O avançado, que sofreu uma grave lesão, revelou também que a recuperação está a correr bem e que no início da próxima época estará de volta.

Por último, Éder analisou a situação da Seleção Nacional e defendeu que «com mais ou menos dificuldades Portugal irá ao Brasil».
 
custodiogolo.JPG

Custódio pronto para o Sporting



Único representante do SC Braga na equipa das quinas, Custódio regressou da dupla jornada da Seleção (Israel e Azerbaijão) na máxima força e com mais uma internacionalização, colecionada precisamente em paisagens azeris.

Depois de semana e meia de ausência, o internacional português reintegrou ontem os trabalhos com o plantel bracarense, exibindo sinais inequívocos de total disponibilidade para a receção aos leões, programada para a próxima segunda-feira à noite (20.30 horas).

A jornada 24 marcará igualmente o regresso de Custódio às opções de José Peseiro e ao onze, até porque o centro-campista falhou a visita a Barcelos, na pretérita ronda, consequência do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Líder do top de jogadores mais utilizados no SC Braga, o médio de 29 anos (já com renovação firmada para as próximas três temporadas) assume-se como um dos mais sólidos pilares do conjunto arsenalista, como facilmente se constata através do seu impressionante registo na presente campanha: 3169 minutos de ação distribuídos por 35 jogos.
 
helderbarbosa2.jpg

Hélder Barbosa gosta das grandes decisões



Sete, seis, cinco... A Liga entra no momento das grandes decisões, aumenta a vertigem e os milhões da Champions apelam ao espírito de superação dos guerreiros, pois o P. Ferreira não desarma (ontem, venceu o Gil Vicente e voltou a colocar-se, à condição, no pódio).

A atravessar uma das melhores fases da época (três triunfos consecutivos no campeonato é feito único e uma quarta vitória, na segunda-feira, só reforçará a proeza), o SC Braga dá mostras de uma pujança inatacável, contestando o cenário de fragilidade criado pela vaga de lesões que atacou em força o plantel. E um nome se destaca nesta série triunfal: Hélder Barbosa, ele que até fez planos para deixar o clube durante o mercado de inverno.

A cumprir a terceira temporada no emblema arsenalista, o extremo demorou tempo considerável a convencer José Peseiro a atribuir-lhe funções de relevo máximo nas manobras ofensivas, depois de uma campanha 2011/2012 superlativa (no reinado de Jardim, era figura intocável e os seis golos assinados na Liga fizeram dele o segundo melhor marcador da equipa - melhor só Lima, que agora brilha ao serviço do Benfica).

Incluído no onze frente a Olhanense, Marítimo e Gil Vicente, precisamente os últimos três jogos protagonizados pela formação bracarense, ninguém estranhará que Hélder Barbosa realize o quarto desafio seguido a titular. Aliás, o contrário é que será de admirar.
 
festasetubal1.JPG

Só há uma alternativa: vencer o Sporting



Bracarenses na melhor fase da época: quatro triunfos consecutivos na Liga. Perigo amarelo espreita, consequência do despique ombro a ombro com o Paços. Destino: Champions.

A curva ascensional descrita pelo SC Braga nas últimas jornadas (desde o triunfo frente aos eternos rivais de Guimarães, registado a 23 de fevereiro, são quatro jogos consecutivos a somar vitórias na Liga) é suficientemente convincente e convoca sensações bem agradáveis ao universo arsenalista, a tão poucas horas de o Estádio Axa ser palco de jogo grande, com a receção ao Sporting a adquirir, neste novo século, contornos de clássico, mérito da projeção obtida pelos guerreiros.

Ainda assim, o embate n.º 114 com os leões para o campeonato ficará inevitavelmente marcado por uma pressão acrescida a envolver os homens de José Peseiro, cenário inevitavelmente criado por um aceso despique com o surpreendente Paços de Ferreira pela vaga de acesso à Champions (os castores abriram a jornada 24 com sinal vitorioso aceso, ultrapassando o Gil Vicente e recuperando, provisoriamente, o 3.º lugar da tabela classificativa).

As contas a fazer não são nada complicadas (há mais sete partidas para realizar no campeonato e há 21 pontos em jogo), mas sugerem uma reduzida margem de erro, teoria reforçada à custa do perigo amarelo e da impressionante capacidade demonstrada pelos homens da capital do Móvel em se agarrarem ferreamente à ilusão de uma inédita presença na milionária competição europeia.
 
ArturJorge.jpg

Artur Jorge seguido pelo Siena



Faltam menos de três meses para concluir a temporada 2012/2013 e idêntico período para terminar o vínculo com o SC Braga.

Artur Jorge está em vias de decidir que rumo definirá para a sua carreira, partindo da perspetiva de não faltarem interessados nos seus serviços. O central júnior dos guerreiros tem sido opção na equipa B, em mais uma manifestação de confiança no seu valor, que o leva a somar também várias internacionalizações nas categorias jovens portuguesas.

Um capital que não passou despercebido ao Siena (Itália), clube que conta nas suas fileiras com os portugueses Salvador Agra e Jorge Teixeira e pelo qual também já alinhou esta época o central Neto, transferido para o Zenit (Rússia).

É, aliás, por estar em busca de um novo valor para o eixo da defesa que esta formação italiana se desdobrou em observações em território português, já tendo comparecido em vários compromissos de Artur Jorge, filho de um antigo central do SC Braga, conhecido precisamente pelo mesmo nome do herdeiro. Este interesse do Siena pode ganhar, brevemente, a forma de contrato, apurou A BOLA.
 
filipeaugusto2.jpg

Filipe Augusto no radar bracarense



Mais um nome que em breve poderá ser acrescentado à lista de reforços do SC Braga para a próxima época: Filipe Augusto, médio brasileiro de 19 anos que atua no Rio Ave, encontra-se no radar bracarense e, apesar de o contrato com os vila-condenses expirar apenas em 2017, há uma conjugação de interesses que poderá acelerar a concretização da transferência.

Inquestionavelmente, o presente arsenalista é marcado por uma louca corrida travada com o Paços de Ferreira pelo 3.º lugar e derradeira vaga disponível para aceder à elite europeia, via Champions (os pacenses levam dois pontos de vantagem), mas nos corredores de poder do Axa há muito se projeta o futuro. Basta conferir as caras novas já confirmadas para a campanha 2013/2014: Luiz Carlos (médio brasileiro, 27 anos, Paços de Ferreira), Pedro Santos (extremo português, 24 anos, V. Setúbal), Luís Silva (médio português, 20 anos, Leixões), Bruno Lamas (médio brasileiro, 20 anos, Santos), Rafael Porcellis (avançado brasileiro, 26 anos, Santa Clara) e Hugo Basto (central português, 19 anos, Varzim).

Filipe Augusto é só a mais recente tentação do SC Braga, que procura acautelar a eventual saída de Hugo Viana (a ligação ao emblema minhoto chega ao fim nesta época e o médio está a ser cobiçado por clubes turcos e gregos), considerando o vila-condense como alternativa perfeita.
 
braga1.jpg

SC Braga disponibiliza bilhetes para final da Taça da Liga a partir de sábado



A direção do SC Braga decidiu que vai colocar a partir de sábado os bilhetes para a final da Taça da Liga, frente ao FC Porto, marcada para 13 de Abril.

No sábado e domingo apenas os sócios com lugares anuais podem comprar bilhetes. Depois, na segunda e terça-feira chega a vez dos sócios e a partir de quarta-feira passará a venda livre.

Os bilhetes custam 10, 20 e 25 euros e sócio apenas pode comprar dois bilhetes.
 
peseiro03.jpg

«Faz mais falta esta taça ao SC Braga que ao FC Porto» - José Peseiro



«De certeza que vou jogar com um ponta-de-lança». Foi desta forma que José Peseiro encerrou a conferência de imprensa de lançamento da final da Taça a Liga, frente ao FC Porto.

As críticas sobre a estratégia utilizada pelo SC Braga no Dragão mereceram resposta célere do treinador, que deixou a garantia: «Mesmo que tivesse vencido ou empatado a estratégia para Coimbra seria sempre diferente.» Pelo meio, anunciou que Douglão «estará recuperado» para pelo menos fazer parte da convocatória.

- É o momento mais importante desde que chegou a Braga?
- Não sei se será. A disputa da presença do Braga na Champions não foi menos importante que a final da Taça da Liga. Não valia um troféu mas valia a entrada na Champions. Queremos ganhar este troféu, é uma ambição de há muitos anos do clube.

- Jogou sem ponta-de-lança no Dragão. Desta vez utilizará estratégia mais ousada do ponto de vista ofensivo?
- Não vou dizer qual é a estratégia, amanhã terão a possibilidade de ver. Muitas vezes as coisas não se passam como projetámos, mas como disse antes do jogo do FC Porto, independentemente da equipa que jogar, queremos dominar e ter a bola. Em três jogos com o FC Porto perdemos dois e ganhámos um, temos a noção de que para vencer este adversário temos de estar em grande nível. Se jogarmos como é normal treinarmos, e mais próximos da nossa filosofia e ideia de jogo, temos todas as condições de ganhar o troféu.

- Se vencer a Taça da Liga a época do SC Braga será um sucesso?
- Não faço esse tipo de avaliações agora, mas no final da época.

- E a avaliação do seu futuro?
- Igual, não me preocupa o futuro, nem me vai preocupar mais. Estou empenhado em ajudar o Braga a ganhar este título, que é uma ambição do presidente, dos adeptos, da estrutura.

- Tendo em conta as dificuldades que teve ao longo da época em repetir um onze, acha que era impossível fazer melhor?
- Não penso assim. Nunca fui de arranjar desculpas ou situações que me conformasse com a derrota. Não é por ter jogadores lesionados que o Braga deixa de ter obrigação de lutar pela vitória em todo o lado. Tenho sempre confiança nos atletas e nenhum reparo a fazer aos meus jogadores. Tenho, isso sim, é que valorizá-los por estarem numa final mesmo com tantas dificuldades. Lembro que num dos jogos da Taça da Liga atuámos com Haas e Custódio a centrais. Nunca tinham jogado juntos e era a estreia do Haas. Vamos fazer tudo para vencer a Taça, sem mais desculpas.

- Em que medida a derrota no Dragão condicionou o trabalho da semana destino a preparar esta final?
- Condiciona sempre, por causa da avaliação estratégica e emocional que se faz. No entanto, também digo que se tivéssemos vencido ou empatado, não era essa a forma que iríamos jogar amanhã. Mesmo que com aquela estratégia vencêssemos não a iria utilizar em Coimbra. Mas claro que há diferenças do ponto de vista emocional, teria sido melhor ganhar no Dragão, mas estamos numa final. Já ganhámos ao Porto e não é fácil ganhar a este adversário. Mesmo não sendo um bem-amado, a verdade é que o Porto do Vítor Pereira tem uma ideia de jogo, uma filosofia clara, mas podemos vencer um Porto que é poderosíssimo. Mas faz mais falta esta taça ao Braga que ao Porto!
 
festa7.jpg

A festa do SC Braga em Fotos



Vitória sofrida do SC Braga sobre o FC Porto, por 1-0, na final da Taça da Liga.

Um momento único para os guerreiros do Minho, que festejaram em grande. Já para os dragões, a tristeza era clara.

Veja as fotos da festa da Taça da Liga, que decorreu este sábado no Estádio Cidade de Coimbra 00:01 - 14-04-2013
print.gif






IMAGENS RELACIONADAS

aderlansantos1.jpg

custodiopeseiro1.jpg

festa1.jpg

festa2.jpg

festa3.jpg

festa4.jpg

festa5.jpg

festa6.jpg

festa7.jpg

festa8.jpg

festagolo.jpg

goloalan1.jpg

grupo1.jpg

hugoviana1.jpg

hugoviana2.jpg

quin1.jpg

taca1.jpg

antoniosalvador1.jpg

taca2.jpg

taca3.jpg

jacksonmartinesalexsandro1.jpg

 
douglao1.jpg

«É tempo de pensar no terceiro lugar» - Douglão



O defesa do SC Braga reconhece que os jogadores trabalharam com ânimo reforçado após a conquista da Taça da Liga mas lembra que ainda existem objetivos a alcançar na presente temporada.

«Esta semana trabalhou-se com muito ânimo depois de uma conquista importante porque há muito que o SC Braga procurava conquistar um título. Mas agora é tempo de pensar no campeonato e em garantir o terceiro lugar que dá acesso a nova presença na Champions», disse o brasileiro durante uma visita à escola EB1 Eira da Velha, em Adaúfe, onde se fez acompanhar do colega de equipa Carlão.

Na próxima etapa da corrida pelo acesso à Liga dos Campeões, os minhotos cruzam-se com a Académica: «Sabemos que vamos defrontar um adversário difícil, forte, que tem uma nova equipa técnica e é natural que os jogadores queiram mostrar-se. Este treinador (Sérgio Conceição) conhece bem o Braga e fez sempre grandes resultados no nosso estádio. Mas nós queremos os três pontos.»

O jogo entre SC Braga e Académica está marcado para as 20 horas desta sexta-feira, no Estádio Axa.
 
tatos3.jpg

Tatos para o ataque



Andreas Tatos, avançado grego de ascendência albanesa, poderá em breve ser confirmado como reforço do ataque do SC Braga para a próxima temporada.

O jogador pertence aos quadros do Olympiakos, clube com o qual tem contrato até junho de 2015, mas está atualmente cedido ao Aris de Salónica.

Tatos também pode atuar nas alas e já defrontou o SC Braga, em julho do ano passado, quando o Olympiakos mediu forças com os arsenalistas no Torneio do Guadiana.

Aliás, o primeiro sinal do interesse dos bracarenses no atacante de 23 anos aconteceu precisamente no Algarve, mas o Olympiakos optou por conservar Tatos no plantel, por indicação do então técnico Leonardo Jardim.
 
alan3.jpg

O `peso` da Taça da Liga na corrida dos milhões



Portas abertas no jogo com a Académica, 18 mil adeptos em festa, à espera de uma vitória e... da Taça da Liga, troféu conquistado 47 anos depois de o SC Braga ter levantado a Taça de Portugal, no Jamor.

Só que a Taça ganha ao FC Porto em Coimbra não desfilou pelo relvado do Estádio Municipal de Braga, acabando misteriosamente eliminada do cardápio, para deceção dos muitos sócios que esperavam criar uma simbiose com a equipa e elevar o ego bracarenses.

A Taça da Liga será exibida ao público no início desta semana, colocada em lugar de destaque no museu do clube e protegida por uma caixa de vidro já encomendada pela SAD.

O troféu é importante, mas os milhões da Liga dos Campeões também o são...
 
evandro1.jpg

Evandro para o lugar de Hugo Viana



Evandro Goebel, médio brasileiro de 26 anos do Estoril, é o mais sério candidato a substituir Hugo Viana no SC Braga. O médio internacional português está em final de contrato e tudo indica que o seu futuro não passará pela cidade dos arcebispos.

Deste modo, a SAD bracarense já está no terreno em busca de alternativas e, ao que A BOLA apurou, o médio do Estoril está no topo das preferências. Titular indiscutível desde que chegou à Amoreira, no final de setembro, Evandro conta igualmente com experiência ao mais alto nível na Europa, mercê das duas épocas que passou na Sérvia, ao serviço do Estrela Vermelha, onde, inclusivamente, jogou na Liga Europa.

Formado no Atlético Paranaense, Evandro somou chamadas em todas as seleções jovens do Brasil, sendo mesmo um dos jogadores que mais internacionalizações conta nesse particular.

Com contrato até 2014, Evandro, jogador que pertence à Traffic, acionista maioritário da SAD do Estoril, tem sido observado por outros clubes. A BOLA sabe que Génova e Chievo (Itália) estão também interessados no brasileiro, sendo que um deles já avançou com contactos formais.

A favor do SC Braga pode jogar a vontade de o jogador continuar em Portugal, bem como as boas relações de António Salvador com o homólogo Tiago Ribeiro, criadas aquando da transferência de Ismaily, também ele da Traffic.
 
douglao1.jpg

Douglão fixa-se no eixo central



Não tem sido fácil para Douglão esta temporada. O possante defesa-central foi afetado por arreliadoras lesões que o afastaram da competição, mas regressou ao ativo na final da Taça da Liga, onde atuou alguns minutos na parte final.

Mas face à onda de lesões que assolou os centrais do SC Braga, José Peseiro concedeu a titularidade a Douglão na receção à Académica, na última jornada, e a resposta foi francamente positiva: o brasileiro salvou mesmo um golo praticamente certo no final do encontro, impedindo o empate dos estudantes.

Perante este cenário, Douglão deve manter-se na equipa, a menos que José Peseiro opte por chamar novamente à equipa Nuno André Coelho, que foi titular na final da Taça da Liga, em Coimbra, mas depois se lesionou.
 
hugoviana5.jpg

Peseiro sem substitutos à altura de Hugo Viana e Elderson



Hugo Viana esteve nove jogos à bica. Ao décimo, com o Estoril, tropeçou num cartão amarelo fortemente contestado pelo SC Braga, como contestada foi a arbitragem de Bruno Paixão, que ainda expulsou Elderson, lateral-esquerdo. São dois lugares para os quais José Peseiro não tem substitutos com o conhecimento e a experiência daquelas duas unidades.

Problemas bicudos para resolver até sexta-feira, quando os bracarenses defrontarem o Moreirense. Hélder Barbosa também fica de fora na próxima jornada, mas em matéria de extremos o treinador não tem razões de queixa: João Pedro ou Mossoró podem ocupar o lado esquerdo do ataque sem provocar mais dores de cabeça.
 
eder6.jpg

Éder aponta à próxima época



Afastado dos relvados desde o final de fevereiro, Éder está a superar notavelmente todos os prazos definidos para a recuperação da rotura de ligamentos sofrida no jogo com o Benfica, nas meias-finais da Taça da Liga. De tal modo que o ponta-de-lança deverá mesmo iniciar os trabalhos da próxima temporada na máxima força.

Baixa muito importante na equipa de José Peseiro - encerrou a sua participação na Liga na 20.ª jornada... e com um bis na vitória (3-2) sobre o rival V. Guimarães -, o internacional português tem vencido todas as etapas com grande determinação. As últimas semanas da época mais o período do defeso deverão proporcionar o tempo desejável para o jogador se apresentar em condições de retomar em pleno a preparação.

Nestes termos, será mesmo de admitir que Éder volte a ser protagonista de várias notícias de mercado: a possibilidade de ser vendido até final de agosto é sempre uma hipótese a considerar, embora a associação ao Tottenham não faça qualquer sentido - André Villas Boas tem outro alvo para a sucessão de Adebayor.
 
emidiorafael1.jpg

Emídio Rafael na porta de saída



A informação já terá sido transmitida a Emídio Rafael: a ligação ao clube termina no final do mês de junho e a SAD prescinde da renovação. E numa altura em que a equipa de José Peseiro carece de opções para o lado esquerdo da defesa, o lateral sabe que não voltará a jogar pelo SC Braga, nem mesmo pelos `bês`, isto porque, o jogador estava a dois desafios de ver automaticamente prolongado o contrato, de acordo com uma das cláusulas inscritas no vínculo que estipulava a fasquia dos 17 jogos para ficar mais três anos no Minho.
 
rubenmicael2.jpg

Cinco jogadores a fugir ao amarelo



Titulares ameaçados de exclusão terão de ter nervos de aço no duelo com os cónegos.

Se as suspensões de Hugo Viana, Elderson e Hélder Barbosa (este de impacto mais reduzido) atiraram José Peseiro para um equilíbrio difícil quanto à composição do onze, o jogo com o Moreirense será outro teste de exigência máxima para um quinteto que está à porta da exclusão.

Salino (oito amarelos), Baiano, Rúben Micael, Mossoró e Alan (com quatro cartões) são unidades que terão de controlar os ímpetos para ficar com o registo limpo para a receção ao Nacional, na jornada seguinte, e para a partida de encerramento da Liga, frente ao Vitória de Setúbal.

Sasso é outro dos jogadores em risco de exclusão, mas neste caso não paira qualquer ameaça real sobre o central francês, que foi operado a uma rotura abdominal e só voltará ao ativo na próxima época.
 
rubenmicael2.jpg

Rúben Micael pediu desculpa a Olegário Benquerença



Já de cabeça fria e depois de ter sido reconfortado pelos colegas de equipa, Rúben Micael tomou a iniciativa de se deslocar ao balneário do árbitro Olegário Benquerença para pedir-lhe desculpa pela forma intempestiva como reagiu à expulsão, por acumulação de cartões amarelos, na segunda parte.

O médio do SC Braga reconheceu o erro e decidiu penitenciar-se pelo gesto irrefletido que teve em campo, que obrigou a equipa a um esforço redobrado. O juiz de Leiria aceitou as desculpas, esteve alguns segundos à conversa com o internacional português e terá reconhecido que a atitude do arsenalista se deveu à pressão do encontro.

Rúben Micael, que não se livrará de cumprir pelo menos um jogo de castigo diante do Nacional, abandonou as instalações do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas cabisbaixo, sendo cumprimentando por Hugo Viana, que se deslocou a Moreira de Cónegos, apesar de castigado, para dar força extra aos companheiros.

O médio, curiosamente, esteve depois à conversa com o presidente António Salvador, tentando explicar o momento em que exagerou na forma como reagiu ao adversário.

O líder arsenalista escutou com atenção o atleta, que pouco tempo depois seguiu em direção ao autocarro da equipa arsenalista.

Rúben Micael travou-se de razões com Florent, jogador que pertence aos quadros dos bracarenses e está no Moreirense na condição de emprestado. Não deixou de ser curioso o facto de o francês se ter abeirado por iniciativa própria do local onde se encontrava António Salvador para cumprimentá-lo e aproveitar para contar a sua versão do lance que ditou a expulsão de Rúben Micael.
 
Voltar
Topo