«Faz mais falta esta taça ao SC Braga que ao FC Porto» - José Peseiro
«De certeza que vou jogar com um ponta-de-lança». Foi desta forma que José Peseiro encerrou a conferência de imprensa de lançamento da final da Taça a Liga, frente ao FC Porto.
As críticas sobre a estratégia utilizada pelo SC Braga no Dragão mereceram resposta célere do treinador, que deixou a garantia: «Mesmo que tivesse vencido ou empatado a estratégia para Coimbra seria sempre diferente.» Pelo meio, anunciou que Douglão «estará recuperado» para pelo menos fazer parte da convocatória.
- É o momento mais importante desde que chegou a Braga?
- Não sei se será. A disputa da presença do Braga na Champions não foi menos importante que a final da Taça da Liga. Não valia um troféu mas valia a entrada na Champions. Queremos ganhar este troféu, é uma ambição de há muitos anos do clube.
- Jogou sem ponta-de-lança no Dragão. Desta vez utilizará estratégia mais ousada do ponto de vista ofensivo?
- Não vou dizer qual é a estratégia, amanhã terão a possibilidade de ver. Muitas vezes as coisas não se passam como projetámos, mas como disse antes do jogo do FC Porto, independentemente da equipa que jogar, queremos dominar e ter a bola. Em três jogos com o FC Porto perdemos dois e ganhámos um, temos a noção de que para vencer este adversário temos de estar em grande nível. Se jogarmos como é normal treinarmos, e mais próximos da nossa filosofia e ideia de jogo, temos todas as condições de ganhar o troféu.
- Se vencer a Taça da Liga a época do SC Braga será um sucesso?
- Não faço esse tipo de avaliações agora, mas no final da época.
- E a avaliação do seu futuro?
- Igual, não me preocupa o futuro, nem me vai preocupar mais. Estou empenhado em ajudar o Braga a ganhar este título, que é uma ambição do presidente, dos adeptos, da estrutura.
- Tendo em conta as dificuldades que teve ao longo da época em repetir um onze, acha que era impossível fazer melhor?
- Não penso assim. Nunca fui de arranjar desculpas ou situações que me conformasse com a derrota. Não é por ter jogadores lesionados que o Braga deixa de ter obrigação de lutar pela vitória em todo o lado. Tenho sempre confiança nos atletas e nenhum reparo a fazer aos meus jogadores. Tenho, isso sim, é que valorizá-los por estarem numa final mesmo com tantas dificuldades. Lembro que num dos jogos da Taça da Liga atuámos com Haas e Custódio a centrais. Nunca tinham jogado juntos e era a estreia do Haas. Vamos fazer tudo para vencer a Taça, sem mais desculpas.
- Em que medida a derrota no Dragão condicionou o trabalho da semana destino a preparar esta final?
- Condiciona sempre, por causa da avaliação estratégica e emocional que se faz. No entanto, também digo que se tivéssemos vencido ou empatado, não era essa a forma que iríamos jogar amanhã. Mesmo que com aquela estratégia vencêssemos não a iria utilizar em Coimbra. Mas claro que há diferenças do ponto de vista emocional, teria sido melhor ganhar no Dragão, mas estamos numa final. Já ganhámos ao Porto e não é fácil ganhar a este adversário. Mesmo não sendo um bem-amado, a verdade é que o Porto do Vítor Pereira tem uma ideia de jogo, uma filosofia clara, mas podemos vencer um Porto que é poderosíssimo. Mas faz mais falta esta taça ao Braga que ao Porto!