O Cantinho do SCBraga

[img alt=Sérgio Conceição cumpre a promessa juntamento com a sua equipa técnica height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/BRAGA/sergioconceicaoASF.jpg[/img] Sérgio Conceição regressa a Braga...a pé
Sérgio Conceição é um homem de palavra. O treinador do SC Braga e os membros da sua equipa técnica vão a pé desde Vila do Conde até Braga.

Caso o clube minhoto garantisse o apuramento para a final da Taça de Portugal, essa seria a promessa a pagar. Com a presença no Jamor assegurada, Sérgio Conceição e a equipa técnica arrepiam caminho até Braga.

As cidades de Vila de Conde e Braga estão separadas por cerca de 50 quilómetros.

A informação foi confirmada por fonte oficial do clube.
 
WilliamPottker.jpg

William Pottker é reforço para 2015/16

Willian Pottker, de 21 anos, atua no Figueirense, da Série A do Brasil, é avançado e será reforço do SC Braga para a próxima época.

Como avança a edição de hoje do jornal A BOLA, o jogador virá cedido por uma época, a troco de 100 mil euros, sendo que a opção de compra já está definida: 1,5 milhões.

De fevereiro a abril esteve emprestado ao Linense (clube do estado de São Paulo), pelo qual apontou cinco golos em 13 jogos no campeonato paulista. O jogador já teve passagens pelo Ventforet Kofu, do Japão, e no Gandzasar FC, da Arménia.
 
sergioconceicao3.jpg

Minhotos com segunda pior sequência da era Salvador

A uma jornada do encerramento da Liga, o SC Braga, que já não vence há seis jogos consecutivos, atravessa um dos piores finais de campanha dos últimos anos.

Segundo revela A BOLA, desde que António Salvador foi eleito presidente do clube e da SAD, há 12 anos, só houve uma sequência pior do que esta: na temporada 2007/2008, que teve três treinadores (Jorge Costa, António Caldas e Manuel Machado), em que os bracarenses estiveram 11 jogos sem ganhar.
 
luizcarlos3.jpg

«Temos que conseguir o quarto lugar» – Luíz Carlos

Luíz Carlos falou esta manhã aos jornalistas e salientou que a equipa quer garantir o quarto lugar na última jornada do campeonato frente ao Vitória de Setúbal.

«A equipa só pensa em vencer na última jornada para terminármos a temporada no quarto lugar, que é o objetivo que foi estabelecido no início da temporada».

Os arsenalistas estão há seis jogos consecutivos sem ganhar, naquele que é o pior ciclo da época, sendo que o médio afirmou que a equipa tem consciência disso mesmo.

«Temos a consciência desta má fase mas queremos e vamos melhorar! Falta um jogo muito importante e vamos estar melhor, podem ter a certeza”.
O brasileiro falou antes do treino matinal, que contou com a presença do presidente da SAD, António Salvador.
 
sergioconceicao10.jpg

«O V. Guimarães devia estar a lutar pelo oitavo ou nono lugar!» - Sérgio Conceição

O técnico dos bracarenses deixou esta tarde várias críticas ao rival vimaranense e também a Rui Vitória, afirmando que a classificação do V. Guimarães não corresponde à realidade.

«O V. Guimarães é a equipa na Europa com mais penaltis a favor. Se estivessemos na liga da verdade, o Guimarães estava a lugar pelo oitavo ou nono lugar. Rui Vitória está crente que vai acabar em quarto? Ele que se preocupe mas é com a equipa dele!»

Quanto ao jogo de amanhã frente ao Vitória de Setúbal, Sérgio Conceição salientou que a equipa só pensa em conquistar o grande objetivo da temporada: o quarto lugar.

«A motivação é grande, tudo depende de nós e daquilo que fizermos. O grande objetivo da época é ficar entre os quatro primeiros e isso pode ser atingido amanhã. A fase mais negativa faz parte do passado, olhamos para o jogo como o maior objetivo da temporada», reiterou.
 
sergioconceicao2.jpg

«Não é fácil para os meus jogadores terem um treinador como eu» - Sérgio Conceição

Sérgio Conceição assumiu que a campanha do SC Braga foi ao encontro dos objetivos delineados no início da temporada. O técnico da equipa minhota mostrou-se ainda bastante orgulhoso com o trabalho desenvolvido.

«Foi uma época muito bem conseguida da nossa parte, os jogadores estão de parabéns e não é fácil para eles terem um treinador como eu, pela exigência, por tudo o que é o meu rigor, disciplina, mas penso que valeu a pena», disse Conceição no final do encontro.

No próximo dia 31 de maio, o SC Braga defronta o Sporting na final da Taça de Portugal. Instado a comentar o encontro, Conceição deixou clara a «vontade enorme» de conquistar a prova rainha.

«Vai ser um bom jogo entre duas boas equipas e vamos fazer tudo para ganhar e culminar a nossa época com uma vitória no Jamor. É uma vontade enorme de toda a gente no clube e todos juntos acho que vamos conseguir», perspetivou.
 
treino1.jpg

Viagem para Lisboa esta sexta-feira

A comitiva do SC Braga viaja esta sexta-feira de manhã para Lisboa, tendo em vista a final da Taça de Portugal com o Sporting.

A partida com destino ao sul do País deverá acontecer entre as 8.30 e as 9 horas, sendo expectável que muitos adeptos se desloquem ao Municipal de Braga para incentivar a equipa antes do importante compromisso do próximo domingo.

Sérgio Conceição fará o lançamento da final no sábado, a partir das 12.30 horas.

Para as 17.15 horas – horário do pontapé de saída do jogo com o Sporting – está aprazado o treino de adaptação ao relvado do Estádio Nacional.

A comitiva vai ficar instalada no Lagoas Park, em Oeiras.
 
joseluis3.jpg

José Luís, Tiago Gomes e Mauro sem limitações

O SC Braga realizou, esta sexta-feira, um treino de adaptação ao relvado do Jamor, por causa da final da Taça de Portugal, e a presença de José Luís, Tiago Gomes e Mauro sem condicionamentos foram as principais novidades.

O treinador Sérgio Conceição irá assim contar com os três jogadores para o embate, de domingo, frente ao Sporting, no Jamor.

O presidente António Salvador acompanhou a equipa e assistiu ao treino.

O técnico irá, no sábado, às 12.30 horas, marcar presença na habitual conferência de Imprensa.
 
sergioconceicao4.jpg

SAD instaura processo disciplinar para despedir Sérgio Conceição

A SAD do SC Braga anunciou, esta segunda-feira, através de comunicado, que instaurou um processo disciplinar a Sérgio Conceição, com vista ao despedimento do treinador com justa causa.

O comunicado explica que a decisão tem por base «graves factos ocorridos após o jogo da final da Taça de Portugal», no qual o SC Braga foi derrotado pelo Sporting nas grandes penalidades.

A SAD bracarense não coloca em causa o trabalho desenvolvido pelo treinador, mas aponta «o caráter conflituoso, autoritário e agressivo» de Sérgio Conceição, revelando mesmo alguns episódios ocorridos com o presidente António Salvador após a final da Taça de Portugal.

Eis o comunicado:

«A Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD, decidiu instaurar um procedimento disciplinar ao Treinador da Equipa Principal, Sérgio Conceição, com vista ao seu despedimento com justa causa.

Esta deliberação foi tomada na sequência dos graves factos ocorridos após o jogo da final da Taça de Portugal, que revelaram uma inadmissível falta de lealdade e de respeito por parte do treinador relativamente ao SCB e aos seus valores, à sua estrutura diretiva e ao presidente António Salvador.

Não estando em causa o mérito do trabalho desenvolvido por Sérgio Conceição, que, na perspetiva da Administração da SAD, logrou atingir os objetivos a que nos propusemos no início da época, o certo é que se tornou claro para o SCB que o caráter conflituoso, autoritário e agressivo deste treinador, exibido em diversos episódios a que assistimos ao longo da temporada, perante dirigentes de outras coletividades e até associados do Sporting Clube de Braga, não conhece limites.

Após ter tomado conhecimento da mensagem do presidente aos adeptos do Sporting Clube de Braga, publicada no nosso site no dia 1 de junho, o treinador delineou uma estratégia de ruptura com a SAD, começando por enviar a seguinte mensagem por SMS ao presidente António Salvador: “Muito bem, presidente. Fomos incompetentes… Boa maneira de sacudir a água do capote… A partir de agora podem livremente procurar alguém com competência”.

No dia 3 de junho, Sérgio Conceição, nas instalações do SCB, recusou-se a cumprimentar o presidente, na presença de toda a equipa técnica, ao mesmo tempo que lhe dirigiu insultos e ameaças de agressão de uma forma desabrida e tempestuosa, num incidente que foi testemunhado por elementos da estrutura e da equipa de futebol profissional que esperava o início do treino.

Nas reuniões que se seguiram, verificou-se não existir da parte do treinador qualquer tipo de arrependimento, porquanto este persistiu no mesmo tipo de comportamento, demonstrando não respeitar a estrutura diretiva do SCB e tornando insustentável a continuidade do Treinador ao serviço do nosso clube.

Face a esta espiral de atitudes completamente antagónicas às diretrizes do SCB, que põem em causa a coesão que sempre existiu na estrutura do clube, ferindo também o seu bom nome e honorabilidade, e particularmente face aos factos da passada quarta-feira, que comprometem de forma absoluta a possibilidade de manutenção do vínculo deste treinador, foi-lhe já entregue a Nota de Culpa tendente ao seu despedimento, seguindo o processo os trâmites legais.

O treinador Sérgio Conceição está suspenso de toda a atividade do SCB a partir desta segunda-feira.»
 
paulofonseca4.jpg

Paulo Fonseca por três anos

Paulo Fonseca é o eleito de António Salvador para suceder a Sérgio Conceição no comando técnico do SC Braga. Segundo escreve A BOLA na sua edição desta quarta-feira, o já ex-treinador do Paços de Ferreira foi sempre a primeira escolha do presidente dos minhotos desde que se tornou inevitável a saída de Conceição.

O SC Braga garante Fonseca sem ter a necessidade de indemnizar o Paços de Ferreira, conforme confirmou ontem o presidente da SQUD dos pacences, Rui Seabra.

O nome de Paulo Bento também esteve em cima da mesa, mas o destino do antigo selecionador nacional deve passar pelo Médio Oriente.
 
rubenmicael2.jpg

Rúben Micael perto de reforçar Guangzhou de Scolari

Rúben Micael está muito próximo de deixar o SC Braga para rumar ao Guangzhou Evergrande, equipa do primeiro escalão do campeonato da China, agora orientada pelo antigo selecionador nacional, Luiz Felipe Scolari.

Segundo escreve A BOLA, o emblema chinês está disposto a pagar um milhão de euros anuais ao médio madeirense.
 
rubenmicael3.jpg

«Guerreiros» oficializam saída de Rúben Micael

O SC Braga oficializou esta terça-feira, no «site» oficial, a saída do médio Rúben Micael para o Shijiazhuang Yongchang.

Comunicado do clube:

«A SC Braga, Futebol, SAD, informa que chegou a acordo com o Shijiazhuang Yongchang Football Club, da China, para a transferência dos direitos económicos e desportivos do jogador Ruben Micael, autorizando o atleta a viajar para as indispensáveis formalidades que tornarão definitivo o acordo.

«Ruben Micael serviu o SC Braga durante as últimas três temporadas, tendo somado um total de 86 jogos oficiais pelos Gverreiros e marcado 15 golos, um dos quais se revelou fundamental para a presença na UEFA Champions League 2012/13. Ruben Micael venceu, nessa mesma época, a Taça da Liga, tendo sido titular na final, frente ao FC Porto. Durante estes três anos, somou oito das suas 16 internacionalizações pela Seleção de Portugal.

O SC Braga deseja ao jogador as maiores felicidades para esta nova etapa da carreira.»
 
alef1.jpg

SC Braga desvia Alef do Benfica

Até ao final desta semana, António Salvador, presidente do SC Braga, quer garantir a contratação de Alef, como avança hoje o jornal A BOLA.

O médio brasileiro esteve presente no Campeonato do Mundo de sub-20, e o jogador chegou a estar nos planos do Benfica. O clube da Luz tentou o empréstimo, mas o Ponte Preta prefere vender do que ceder o jovem a outro clube.
 
marcelo1.jpg

Porta aberta para Marcelo

Marcelo, defesa-central do Rio Ave, é o principal candidato a substituir Aderlan Santos (cuja saída está iminente), como avança hoje o jornal A BOLA.

As qualidades do brasileiro, de 25 anos, agradam a Paulo Fonseca, tal como aos dirigentes do SC Braga que já na última época mostraram interesse na contratação do jogador.
 
danilo2.jpg

Danilo disputado por Valência e Mónaco

O Valência, de Nuno Espírito Santo, e o Mónaco, de Leonardo Jardim, estão a ombrear pela contratação de Danilo.

Segundo o diário `Superdeporte`, o clube espanhol está a envidar esforços para superar a concorrência do emblema do principado na corrida à contratação do jovem médio brasileiro.

Porém, escreve a mesma fonte que o Mónaco estará já muito perto de garantir o concurso de Danilo, cuja transferência está a ser intermediada pelo empresário português Jorge Mendes.
 
alef1.jpg

Alef confirma ter declinado proposta do Benfica

Alef chegou esta sexta-feira a Portugal para se vincular ao SC Braga para as próximas cinco épocas. Aos jornalistas, o médio brasileiro de 20 anos confirmou ter recebido também uma proposta do Benfica.

«Estou muito feliz por esta nova oportunidade, Queria continuar na Europa e surgiu esta proposta do SC Braga. Também tive uma oferta do Benfica, fiquei feliz com as duas mas escolhi o SC Braga porque é um bom projeto», explicou o jovem jogador à chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, revelando o contributo do compatriota Danilo na decisão de rumar ao Minho:

«Chamou-me à parte na seleção e disse-me que é o clube ideal para mim».

Também decisiva foi a deslocação de António Salvador ao Brasil, para se reunir com o empresário do médio do Ponte Preta.

«Deu confiança e permitiu perceber que era um projeto sério», referiu Alef.
 
eder2.jpg

Swansea avança por Éder

Éder está a ser apontado pela Imprensa britânica como potencial reforço do Swansea na próxima época.

Relatos oriundos de Terras de Sua Majestade dão conta de uma proposta de seis milhões de libras, cerca de 8,5 milhões de euros do clube do País de Gales pelo concurso do internacional português.

O avançado de 27 anos também já foi associado a Southampton e Bournemouth, clube recém-promovido à Premier League.
 
rodrigopinhocrislan2.jpg

Rodrigo Pinho e Crislan oficializados

O SC Braga anunciou, esta quarta-feira, as contratações dos avançados brasileiros Rodrigo Pinho, até 2018/2019, e de Crislan, cujo vínculo se prolonga até 2019/2020.

Além destes dois jogadores, os bracarenses já oficializaram Román, médio ofensivo espanhol (ex-Barcelona B), e as saídas de Rúben Micael (Shijiazhuang Yongchang, China), Éder (Swansea City, Premier League) e Sasso (emprestado ao Sheffield Wednesday, segundo escalão inglês).
 
paulofonseca4.jpg

Paulo Fonseca promete ser «um guerreiro» na apresentação

O presidente do SC Braga, António Salvador, apresentou ao final da tarde desta quinta-feira, na cidade minhota, Paulo Fonseca como o sucessor de Sérgio Conceição como treinador do clube para as próximas duas época.

Paulo Alexandre Rodrigues Fonseca, de 42 anos, chega do Paços de Ferreira, onde esteve na época 2014/15, depois de, em 2012/13 ter conduzido o emblema da capital do móvel à melhor classificação de sempre na Liga, um terceiro lugar, com apuramento para o ‘play off’ da Champions.

Depois de, na época 2013/14, ter comandado o FC Porto, Paulo Fonseca voltou, na temporada anterior, a Paços de Ferreira, de onde salta para o quarto classificado do último campeonato e finalista vencido da Taça de Portugal 2014/15.

«Agradeço as palavras do presidente António Salvado e a confiança depositada em mim e no meu trabalho. É uma honra enorme representar um clube com esta história, que nos últimos anos tem revelado um crescimento enorme a todos os níveis, e que se tem traduzido em resultados. Tem conseguido encurtar distâncias para os chamados três grandes do futebol português», afirmou Paulo Fonseca, em Braga, na cerimónia em que foi oficializado como treinador por duas épocas.

«Este é um casamento que já estava prometido há algum tempo. Mas considero que este é o momento ideal. Tenho a forte convicção de que é um compromisso que vai ser feliz e duradouro. O SC Braga é uma das grandes referências do nosso futebol e quero aqui firmar o compromisso de reforçar este estatuto. Quero tornar-me um guerreiro, que lute até à exaustão para defender as cores deste clube, como disse o presidente», disse Paulo Fonseca no primeiro dia à SC Braga.

«Independentemente dos clubes por onde passei, a minha forma de estar revela sempre o mesmo empenho em defender de forma digna e honesta os clubes. Considero que é um grande degrau que subo na minha carreira. Um desafio que encaro com grande ambição e grande equilíbrio, para fazer do SC Braga um clube muito maior», ajuntou o jovem treinador, que já passou por Odivelas, Pinhalnovense, Aves e pelos juniores do Estrela da Amadora antes de ter orientado o P. Ferreira.

Paulo Fonseca não escamoteou a ambição de fazer melhor do que o quarto lugar e a final da Taça de Portugal na última época, além de uma prestação honrosa na Liga Europa.

«A fasquia está alta em função do que o SC Braga conseguiu na última época. Não vou fazer promessas utópicas. Posso prometer é que o SC Braga vai entrar sempre para ganhar, com postura determinada, em qualquer campo e ante qualquer adversário. Um objetivo é qualificarmo-nos de novo para as provas europeias. E proponho-me encurtar distâncias, gostaria muito de morder os calcanhares aos três grandes», acrescentou Paulo Fonseca na apresentação como treinador do clube.

«O meu trabalho assenta em três premissas: vitória, qualidade e valorização. A vitória terá de ser sempre o objetivo, quero a minha equipa sempre com uma postura arrojada. Conhecem-me, e sabem que as minhas equipas gostam de ter a bola, defender longe da nossa baliza, e essa será uma das imagens de marca desta equipa», foi um pouco do véu que Paulo Fonseca destapou sobre como quer o SC Braga a jogar.

«Depois, espero ter qualidade no jogo: queremos ser uma equipa que subjuga os adversários mas que possa ser atrativa a quem gosta do jogo. O futebol é um jogo que emprega sedução. Com adeptos tão jovens como os nossos, queremos que olhem com orgulho para o futebol que o SC Braga apresenta. Se conseguirmos estas duas, atingiremos a valorização: valorizar o clube, o futebol e os seus jogadores», complementou o treinador a propósito.

«A equipa está em processo de transformação. Os reforços, se se confirmarem, são todos jogadores jovens: faz parte das nossas metas valorizar os jovens. Se essas três premissas forem alcançadas, acredito que teremos uma época de sucesso», acrescentou ainda, no seu discurso inicial, o novo treinador dos arsenalistas.


SEM MEDO DAS ESTATÍSTICAS

Durante a conferência de imprensa, Paulo Fonseca desdramatizou a dezena e meia de treinadores que passaram pelo SC Braga na última dúzia de anos, e tão pouco admitiu ter ponderado a circunstância quando avaliou a proposta de António Salvador e do clube a que preside.

«Percebo onde querem chegar, mas isso são números, é estatística. Até o presidente terá perguntado porque é que o treinador não se aguenta dois anos no clube. Tenho a certeza que vamos mudar isso, e vamos ter uma relação duradoura: costumo orientar os clubes só um ano, mas vamos mudar isso» foi a promessa que deixou.

Sem sinal de alarme se revelou igualmente quanto às saídas do plantel já consumadas, e as que até final de agosto (e do mercado) poderão ainda ser consumadas, sendo Rafa um dos jogadores mais cobiçados deste defeso.

«Estarem a sair jogadores do SC Braga revela o bom trabalho que está a ser efetuado no clube. Em meados de agosto, posso garantir que teremos uma equipa forte, à altura das exigências do SC Braga», retorquiu Paulo Fonseca a propósito.

À despedida, Paulo Fonseca reconheceu estar agora melhor preparado do que quando, em 2013/14, agarrou o leme do FC Porto.

«Não gostaria de entrar em comparações, mas faz parte da condição humana evoluirmos todos os dias. Com certeza que no P. Ferreira estive, neste último ano, melhor do que no FC Porto. Que me sinto mais forte do que no ano passado, isso claramente. Faz parte das vivências, do dia a dia, do que experienciamos no nosso cargo», concluiu o treinador do SC Braga até final de junho de 2017.
 
ricardoferreira1.jpg

Paulo Fonseca aposta em Ricardo para central

Paulo Fonseca, que é hoje apresentado, traz de Paços de Ferreira, além de três adjuntos, um defesa. Trata-se de Ricardo Ferreira e dá-se a particularidade de ser uma aposta pessoal do homem que sucede a Sérgio Conceição no cargo de treinador, como avança hoje o jornal A BOLA.

O jogador, de 22 anos, com formação no AC Milan e no FC Porto, passou ainda pelo Empoli e no Olhanense. Já no Paços de Ferreira, o defesa Ricardo foi treinado por Paulo Fonseca, e participou em 14 jogos oficiais.
 
Voltar
Topo